domingo, 25 de junho de 2023

“Tadej Pogacar campeão esloveno de fundo pela primeira vez”


Corredor da Emirates junta título ao de contrarrelógio, conquistado na quinta-feira

 

Por: André Antunes Pereira

Tadej Pogacar sagrou-se este domingo, pela primeira vez, campeão nacional de fundo da Eslovénia. Três dias após ter ganho a prova de contrarrelógio, na qual celebrou... com a noiva, o corredor da UAE Team Emirates deu nova prova de força a menos de uma semana do início da Volta a França.

Pogacar cortou a meta isolado, deixando Luka Mezgec (Team Jayco) em segundo, a 38 segundos. Matej Mohoric (Bahrain) foi 3.º e chegou 4 minutos e 56 segundos depois de Pogacar, que em 2023 já soma 14 vitórias em 21 dias de corrida.

Recorde-se que o esloveno regressou à competição nos nacionais eslovenos, após a queda de que foi vítima na Liège-Bastogne-Liège, a 23 de abril, tendo sofrido múltiplas fraturas num pulso. 

Fonte: Record on-line

“Ivo Oliveira e o título de campeão: «Falei com o meu irmão e decidimos atacar»”


Gémeos fazem dobradinha em Mogadouro

 

Foto: FC Ciclismo

Ivo Oliveira é o novo campeão nacional de fundo, em prova conquistada em Mogadouro. No final explicou que houve uma aliança com o irmão gémeo, Rui, que terminou sem segundo.

"Entrei numa fuga praticamente no início da corrida. Senti que não podia deixar a decisão para o final. Falei com o meu irmão e decidimos atacar no início da subida, a três voltas do fim. Foi o Rui que atacou, mas teve resposta do Fábio Costa. Mal o Rui foi apanhado arranquei eu sozinho. Depois foi sofrer, sofrer, sofrer, até à meta. Na última volta tive de tirar os pés dos pedais a descer, porque vinha com câibras, mas concretizámos a estratégia", relatou o ciclista da Emirates, reconhecendo ser este um dia muito especial na sua carreira, que tem sido dividida entre a estrada e a pista.

"Diria que é a minha principal vitória na estrada. Ganhei recentemente o contrarrelógio e discuti a geral na Boucles de la Mayenne, mas ser campeão nacional e vestir esta camisola durante um ano é algo que só em sonhos é que pensei. Graças a Deus, à minha equipa, ao meu staff, à minha família e à minha namorada, consegui-o", disse.

Fonte: Record on-line

“Ciclismo Glassdrive / Chanceplus / Allegro Cristiana Valente é a nova Campeã Nacional de Fundo Elite e Nádia Alexandre é Medalha de Bronze em Sub-23”


Fotos: João Fonseca Photographer

Cristiana Valente, corredora da Equipa Feminina de Ciclismo Glassdrive / Chanceplus / Allegro, sagrou-se Campeã Nacional de Fundo Elite em Mogadouro, confirmando as expectativas que o Diretor Desportivo, Bruno Pires, tinha para a corrida. Na categoria de Sub-23, Nádia Alexandre conquistou a Medalha de Bronze, ao concluir a prova na 3.ª posição, o que vem revelar o resultado do bom trabalho que tem estado a ser desenvolvido pela estrutura de Águeda, que tem apenas dois anos.


Foi na sexta-feira que os Campeonatos Nacionais começaram para a Glassdrive / Chanceplus / Allegro, com a participação de Ana Sobreira no Contrarrelógio Individual Elite. A atleta terminou na 9.ª posição, sendo “uma prova que realizou para ganhar experiência, mas com uma participação muito digna”, referiu Bruno Pires.

Sábado chegava o dia das grandes conquistas. Bruno Pires recordou, que “tal como disse antes da prova, vinha para ganhar. Estava convicto que tinha a ciclista mais forte e sei o que vale, sei os valores e os watts que está a mover e também sei o que se está a andar comparando com as rivais. Sabia que, em condições normais, iríamos ser Campeões Nacionais com a Cristiana Valente. Por isso é mais do que merecido, ela tem trabalhado imenso, é uma profissional e uma atleta, da cabeça aos pés”.


Para Cristiana Valente “foi uma corrida fantástica, que me deixou muito orgulhosa pela forma como corremos. Parabéns a todas nós, Mulheres Ciclistas deste país. Se me dissessem no início da época que o íamos conquistar, não teria acreditado. Mas sempre acreditei no trabalho e treino dia após dia. Os resultados são o reflexo disso. Podia dizer que fiz / faço muitos sacrifícios, mas quando queremos muito algo, não existem sacrifícios, mas sim oportunidades. Tenho os melhores comigo, por isso agradeço à minha Equipa, às minhas colegas, são incansáveis para que eu possa terminar com o melhor resultado possível e à minha Família. A Camisola é Nossa!”.


Não foi necessária muita tática, a corrida desenrolou-se como previsto, com Cristiana Valente a acompanhar sempre as atletas da frente, sendo visível que era a mais forte. “As coisas acabaram por correr bem, não houve impedimentos (nem quedas nem furos) e estamos todos de parabéns! Acabámos por ter a Nádia Alexandre na 3.ª posição das Sub-23 e os outros elementos também estiveram bem, tanto a Ana Sobreira como a Maria Santos: foram equipa, que não é só quem ganha, é quem faz parte daquele grupo, porque a líder acaba por sentir que tem alguém à volta e todas elas estiveram muito bem. Neste momento fazem parte da história do ciclismo português. Cristiana Valente acaba de entrar para esta história, porque escreveu o seu nome enquanto Campeã Nacional em 2023. Estou extremamente feliz por elas e pela estrutura. É uma equipa muito recente, mas que realmente tem vindo a evoluir, pela forma de correr e de fazer ciclismo em Portugal”, adiantou Bruno Pires.


“É o meu primeiro título nacional como Diretor Desportivo, já tinha sido Campeão Nacional como ciclista e agora vivê-lo como Diretor Desportivo foi algo que realmente me encheu de orgulho e que me faz sentir que vale a pena todo o trabalho que se tem vindo a fazer desde agosto, que foi quando comecei a preparar esta equipa. As coisas agora vão surgindo. Estamos todos de parabéns e temos todos de estar orgulhosos. Os patrocinadores também estarão muito satisfeitos, porque de facto vêm que estão com pessoas sérias e que lideram bem um grupo, que lhes traz resultados e dignifica a aposta que estão a fazer em nós”, concluiu o dirigente da estrutura.

 

CLASSIFICAÇÕES:

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA

CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL:

ELITES FEMININAS: Mogadouro – Mogadouro» 21,5 km

 

1.ª Ana Caramelo (Maiatos), 30m53s

2.ª Vera Vilaça (Massi Tactic), 31m45s

3.ª Alessia Teixeira (Academia Efapel de Ciclismo), 32m38s

9.ª Ana Sobreira (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 35m16s

 

PROVA DE FUNDO:

ELITES FEMININAS: Mogadouro – Mogadouro» 89 km

 

1.ª Cristiana Valente (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 02h38m48s

2.ª Vera Vilaça (Massi-Tactic), a 02m35s

3.ª Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova), a 02m52s

16.ª Ana Sobreira (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), a 24m25s

 

SUB-23 FEMININAS: Mogadouro – Mogadouro» 89 km

 

1.ª Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango), 02h41m22s

2.ª Beatriz Roxo (UCI Cantabria Deport-Rio Miera), a 08m22s

3.ª Nádia Alexandre (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), a 16m38s

 

JUNIORES FEMININAS: Mogadouro – Mogadouro» 66,4 km

 

1.ª Daniela Simão (Academia Efapel), 01h59m49s

2.ª Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), a 01m32s

3.ª Rita Tanganho (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), a 04m20s

7.ª Maria Santos (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), a 13m16s

Fonte: Equipa Feminina de Ciclismo Glassdrive / Chanceplus / Allegro

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis próximo do pódio na Prova de Fundo dos Nacionais e Pedro Silva em destaque nos Sub-23”


Fotos: João Fonseca Photographer

Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, terminou hoje a Prova de Fundo Elite dos Campeonatos Nacionais na 4.ª posição, seguido de Fábio Costa, em 5.º lugar. Já ontem, dia em que se disputou este título na categoria Sub-23, Pedro Silva e Duarte Domingues resistiram às temperaturas elevadas e concluíram em 5.º e 6.º, respetivamente. O Clube Desportivo Fullracing fecha os Nacionais com um título, através de Cristiana Valente, atleta da Equipa Feminina Glassdrive / Chanceplus / Allegro e nova Campeã Nacional de Fundo Elite Feminina.


Hoje, a Prova de Fundo de Elite masculina teve 169,6 km e foi logo aos 7 km que 10 corredores escaparam em fuga, com a Glassdrive / Q8 / Anicolor representada por Rafael Reis. Aos 30 km saíram do pelotão mais quatro corredores, um deles Fábio Costa, que fariam a junção à frente da corrida aos 50 km. A fuga era agora composta por 14 unidades, com dois corredores da estrutura de Águeda.

Com a fuga a ganhar vantagem, rápido se percebeu que a discussão da vitória estava na frente da corrida e começaram os ataques. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) destacou-se, a mais de 50 km da meta e os restantes fugitivos já não conseguiram responder. O corredor gaiense acabaria por sagrar-se o novo Campeão Nacional de Fundo Elite, vencendo isolado com mais de 1 minuto para o 2.º e 3.º classificados.


Ontem, os 141,4 km da Prova de Fundo Sub-23 contaram com um trio que fugiu aos 50 km, onde estava Duarte Domingues. As movimentações foram-se sucedendo e os principais candidatos ao triunfo acabaram por juntar-se a este trio, formando um grupo de 12 unidades, a 40 km da meta. Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) era um deles e isolou-se, pedalando sozinho mais de 35 km até à meta, sendo ele o Campeão Nacional de Fundo Sub-23. Pedro Silva chegou na 5.ª posição, 04m35s depois, seguido de Duarte Domingues, que concluiu a prova na 6.ª posição.


“Foi uma boa prova de estrada da parte dos nossos Sub-23, tanto o Pedro como o Duarte estiveram sempre na frente da corrida e na disputa. Ambos fizeram uma grande corrida e estão os dois de parabéns, o que me leva a fazer um bom balanço da parte da estrada dos nossos Sub-23”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.

Quanto à categoria de Elite, o dirigente afirmou que “foi também uma grande prestação de toda a equipa. Claro que ambicionámos uma medalha, mas isso não foi possível. Houve situações de corrida que não permitiram que pudéssemos estar no pódio, mas terminar em 4.º e em 5.º, com o Rafael Reis e o Fábio Costa, é honroso para a nossa equipa. Tudo fizemos para trazer uma medalha, não foi possível, mas toda a equipa está de parabéns, não esquecendo o Luís Mendonça e o Frederico Figueiredo, porque todos fizeram um bom trabalho”.


 

CLASSIFICAÇÕES:

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA

PROVA DE FUNDO

ELITES: Mogadouro – Mogadouro» 169,6 km

 

1.º Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), 04h16m19s

2.º Rui Oliveira (UAE Team Emirates), a 01m06s

3.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), a 01m15s

4.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m26s

5.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m38s

15.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05m29s

19.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt


SUB-23: Mogadouro – Mogadouro» 141,4 km

 

1.º Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), 03h38m37s

2.º João Macedo (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), a 02m05s

3.º Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), a 02m48s

5.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m35s

6.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05m10s

 

 

Cristiana Valente é a nova Campeã Nacional de Fundo Elite e Nádia Alexandre é Medalha de Bronze em Sub-23

 

Cristiana Valente, corredora da Equipa Feminina de Ciclismo Glassdrive / Chanceplus / Allegro, sagrou-se Campeã Nacional de Fundo Elite em Mogadouro, confirmando as expectativas que o Diretor Desportivo, Bruno Pires, tinha para a corrida. Na categoria de Sub-23, Nádia Alexandre conquistou a Medalha de Bronze, ao concluir a prova na 3.ª posição, o que vem revelar o resultado do bom trabalho que tem estado a ser desenvolvido pela estrutura de Águeda, que tem apenas dois anos.


Foi na sexta-feira que os Campeonatos Nacionais começaram para a Glassdrive / Chanceplus / Allegro, com a participação de Ana Sobreira no Contrarrelógio Individual Elite. A atleta terminou na 9.ª posição, sendo “uma prova que realizou para ganhar experiência, mas com uma participação muito digna”, referiu Bruno Pires.

Sábado chegava o dia das grandes conquistas. Bruno Pires recordou, que “tal como disse antes da prova, vinha para ganhar. Estava convicto que tinha a ciclista mais forte e sei o que vale, sei os valores e os watts que está a mover e também sei o que se está a andar comparando com as rivais. Sabia que, em condições normais, iríamos ser Campeões Nacionais com a Cristiana Valente. Por isso é mais do que merecido, ela tem trabalhado imenso, é uma profissional e uma atleta, da cabeça aos pés”.

Para Cristiana Valente “foi uma corrida fantástica, que me deixou muito orgulhosa pela forma como corremos. Parabéns a todas nós, Mulheres Ciclistas deste país. Se me dissessem no início da época que o íamos conquistar, não teria acreditado. Mas sempre acreditei no trabalho e treino dia após dia. Os resultados são o reflexo disso. Podia dizer que fiz / faço muitos sacrifícios, mas quando queremos muito algo, não existem sacrifícios, mas sim oportunidades. Tenho os melhores comigo, por isso agradeço à minha Equipa, às minhas colegas, são incansáveis para que eu possa terminar com o melhor resultado possível e à minha Família. A Camisola é Nossa!”.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Campeonato Nacional de Masters”


Quatro dobradinhas no Campeonato Nacional de Masters

 

Por: Vasco Moreira

O Campeonato Nacional de Estrada de Masters masculinos terminou este domingo, com a prova de fundo, que começou às 11h e teve partida e chegada em Reguengos de Monsaraz. Entre as dez categorias, quatro atletas conseguiram festejar a dobradinha, juntando o título nacional de fundo ao de contrarrelógio.

A prova dos amadores de elite e dos masters 30 foi de 131,4 quilómetros. Entre os amadores de elite, Hélder Azevedo (Cadao/Soutense/Rematelaborado) foi o mais rápido, com 03h08m55s, à frente de Bruno Rosa (UCA/Terralem Lda/Pracer Perfiles) e Nuno Almeida (Penacova/CE Gonçalves/Touch/Azeitonense).

Em masters 30-34, David Belo (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira) destacou-se, com 3h11m47s, à frente de Filipe Madeira (Viveiros Vitor Lourenço/ Sintra C. Ciclismo) e Daniel Marques. Já em masters 35, Bruno Saraiva (C.P.R. A-do-Barbas/AKIplast/PVS) renovou o título nacional, também com um tempo de 3h11m47s, tendo superado Rui Casquinha (UCA/Terralem Lda/Pracer Perfiles) e Gonçalo Filipe (Penacova/CE Gonçalves/Touch/Azeitonense).

Nas categorias de masters 40, a distância foi de 101,8 quilómetros. Luís Lameira (Skoda Irmãos Leite/ Tourencinho) foi o melhor nos masters 40-44, com 2h25m26s, tendo batido a concorrência de José Costa (Bike & Nutrition Shop) e Hélder Pereira (Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP). Já em masters 45, Nuno Manso (Swick/Casa Benfica Almodôvar) sagrou-se campeão com um tempo de 2h19m11s, à frente de Élio Silva (Cadao/Soutense/Rematelaborado) e Hugo Moreira.

As restantes categorias (masters 50, 60 e +70) percorreram 72,3 quilómetros. Em masters 50-54, Rui Brito (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira) festejou o título com 1h41m30s, à frente de António Faisco (UCA/Terralem Lda/Pracer Perfiles) e Carlos Matos (AMCP Bike Team). Nos masters 55, Vítor Lourenço (Viveiros Vitor Lourenço/Sintra C. Ciclismo) sagrou-se campeão com 1h44m10s, tendo superado Luís Gomes (Vertentability/CRG) e José Afonso (Cadao/Soutense/Rematelaborado).

Em masters 60-64, Leonardo Sousa (Penacova/CE Gonçalves/Touch/Azeitonense), com 1h44m10s, conquistou o título nacional, à frente de João Marques (360 BikeTrail/Mundimat/CCA Paio Pires) e Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel). Na categoria acima, masters 65, festejou João Pinto (Boavista/RP/Paredes), graças a um tempo de 1h44m46s, que superou os registos de Vítor Graça (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno) e Joaquim Fernandes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Por fim, em masters +70, apenas três ciclistas terminaram a prova e Manuel Domingos (Centro de Ciclismo de Loulé/ITN -Mecânica e Peças) revalidou o título, com 1h55m35s. Vitorino Pereira e Augusto Guerreiro (Academia Joaquim Agostinho / UDO) fecharam o pódio.

Entre todos os vencedores, destaque para as dobradinhas de Vítor Lourenço, Leonardo Sousa, João Pinto e Manuel Domingos, que juntaram o título de fundo ao título de contrarrelógio, e ainda para Bruno Saraiva e Manuel Domingos, que revalidaram os títulos de fundo conquistados em 2022.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Óbidos Cycling Team Tomás Bauwens 10º na prova de fundo sub-23 dos Campeonatos Nacionais de Estrada”


Por: Helena Dias

Foto: João Fonseca

A Óbidos Cycling Team alinhou à partida para os Campeonatos Nacionais de Estrada 2023 com o objectivo de alcançar o melhor resultado possível, nestes que foram os primeiros Campeonatos disputados pela jovem equipa da Região Oeste. Os ciclistas responderam à chamada com uma boa prestação, alcançando o melhor resultado com Tomás Bauwens, 10º na prova de fundo sub-23.

O calor e as altas temperaturas marcaram os dias na vila de Mogadouro, em Bragança, requerendo um esforço extra aos ciclistas em disputa pela camisola de campeão nacional. A prova de fundo sub-23 desenrolou-se ao longo de 141 quilómetros, compostos por uma primeira parte de 26 quilómetros até à entrada no circuito, onde completaram cinco voltas. A jornada foi bastante atacada e vários foram os ciclistas a estarem na frente da corrida. A Óbidos Cycling Team esteve nas principais movimentações do dia com Bernardo Jorge, Miguel Correia e posteriormente com Marco Marques, Gabriel Casal e Tomás Bauwens. Também na frente esteve o internacional Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), que seguiu em solitário à falta de 34 quilómetros para a meta, onde ergueu os braços para a vitória com uma vantagem acima dos 2 minutos para os adversários. Tomás Bauwens cruzou a meta em 10º e Miguel Carvalho no 18º lugar. Os dois ciclistas da Óbidos Cycling Team pertenceram ao leque de 25 ciclistas, dos 69 à partida, que terminaram a exigente prova.


Também a prova de fundo dos atletas elites terminou com a vitória de um dos fugitivos do dia. A corrida de 169,6 km foi composta por uma primeira parte de 56,4 km até à entrada no circuito, ao qual foram dadas igualmente cinco voltas. A fuga da jornada formou-se nos quilómetros iniciais e foi constituída por 13 corredores, entre os quais se destacou o internacional Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) que, a cerca de 50 km para o final, se isolou na frente e triunfou em solitário. Diogo Silva foi o único ciclista elite da Óbidos Cycling Team em competição, terminando no 34º lugar. Para esta corrida estiveram 62 corredores à partida, terminando apenas 36.

 

Classificação Geral – Prova de Fundo Sub-23:

 

1º Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) 3h38m37s

2º João Macedo (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) a 2m05s

3º Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) a 2m48s

10º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 5m17s

18º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 17m23s

DNF Miguel Correia (Óbidos Cycling Team)

DNF Marco Marques (Óbidos Cycling Team)

DNF Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team)

DNF Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team)

DNF Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team)

 

Classificação Geral – Prova de Fundo Elite:

 

1º Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) 4h16m19s

2º Rui Oliveira (UAE Team Emirates) a 1m06s

3º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) a 1m15s

34º Diogo Silva (Óbidos Cycling Team) a 11m14s

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“Campeonato Nacional de Estrada dia 3”


Ivo Oliveira campeão nacional de fundo após mais de 160 quilómetros em fuga

 

Por: José Carlos Gomes

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) conquistou hoje, em Mogadouro, a prova de fundo para elite do Campeonato Nacional de Estrada, após ter andado em fuga mais de 160 quilómetros, 50 dos quais em solitário.


A corrida de 169,6 quilómetros começou a desenhar-se logo aos sete quilómetros, quando escaparam ao pelotão dez corredores: Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense), David Livramento (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), César Martingil (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), Gonçalo Carvalho e António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Bernardo Gonçalves (XSpeed United).


Ao quilómetro 30 saíram do pelotão mais quatro corredores, que fariam a junção à frente da corrida cerca do quilómetro 50. Estes quatro homens eram Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e Rafael Silva (Efapel Cycling).

O grupo de 14 unidades em fuga foi somando quilómetros e vantagem sobre o pelotão, onde apenas a Rádio Popular-Paredes-Boavista, sem representação na fuga, tentava remar contra a maré.


Quando se percebeu que a discussão da vitória estava na frente da corrida começaram os ataques na frente de corrida. A três voltas do final, Rui Oliveira atacou, tendo resposta pronta de Fábio Costa. Ivo Oliveira desferiu, de imediato, um poderoso ataque, a mais de 50 quilómetros da meta, e os restantes fugitivos já não conseguiram responder. O gaiense foi, então, acumulando vantagem.

Quando a renda de Ivo Oliveira sobre os anteriores colegas de fuga já ultrapassava os dois minutos, começou a fazer-se uma seleção entre os perseguidores, na luta pelo segundo lugar, porque a vitória era já uma miragem.


Ivo Oliveira pedalava para a consagração e seis corredores destacavam-se nas posições imediatas: Rui Oliveira, David Livramento, Fábio Costa, Rafael Reis, Luís Gomes e Gonçalo Carvalho. Na subida a meio do circuito, Rui Oliveira e Luís Gomes deixaram para trás os companheiros de ocasião para formar um pódio totalmente composto por ciclistas naturais de Vila Nova de Gaia.

A diferença de Ivo Oliveira para trás foi caindo, devido às dificuldades físicas do comandante da corrida, mas nada que o impedisse de celebrar, ao fim de 4h16m19s de prova (média de 39,7 km/h). Na luta pelo segundo lugar sobressaiu Rui Oliveira, a 1m06s do irmão gémeo. Luís Gomes fechou o pódio, a 1m15s.

“Entrei numa fuga praticamente no início da corrida. Senti que não podia deixar a decisão para o final. Falei com o meu irmão e decidimos atacar no início da subida, a três voltas do fim. Foi o Rui que atacou, mas teve resposta do Fábio Costa. Mal o Rui foi apanhado arranquei eu sozinho. Depois foi sofrer, sofrer, sofrer, até à meta. Na última volta tive de tirar os pés dos pedais a descer, porque vinha com câibras, mas concretizámos a estratégia”, contou Ivo Oliveira.

“Diria que é a minha principal vitória na estrada. Ganhei recentemente o contrarrelógio e discuti a geral na Boucles de la Mayenne, mas ser campeão nacional e vestir esta camisola durante um ano é algo que só em sonhos é que pensei. Graças a Deus, à minha equipa, ao meu staff, à minha família e à minha namorada, consegui-o”, confessou o novo campeão nacional de fundo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Raquel Queirós 37.ª no Europeu de BTT”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional competiu este domingo no Campeonato da Europa de BTT (XCO), numa prova que integra o programa dos Jogos Europeus, que decorrem em Cracóvia-Malopolska, Polónia. Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team), a melhor dos dois portugueses em prova, terminou em 37.ª, enquanto Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) acabou em 54.º.

A prova feminina foi a primeira a ter início, às 10h30. Puck Pieterse (Países Baixos), foi a mais rápida a percorrer as cinco voltas no percurso de 3,9 quilómetros, em 1h18m26s, à frente de Mona Mitterwallner (Áustria) e Sina Frei (Suíça). Raquel Queirós, que teve um problema no sapato logo na primeira volta, terminou a prova em 1h30m51s, 12m25s depois do melhor tempo, e conseguiu melhorar o 42.º lugar de 2022, tendo terminado na 37.ª posição.

Às 13h15 foi a vez dos atletas masculinos entrarem em prova e darem sete voltas a um percurso de 4,1 quilómetros. Vlad Dascalu (Roménia) foi o mais rápido, com 1h19m41s, tendo superado Josef Lars Forster (Suíça) e Luca Braidot (Itália). Ricardo Marinheiro chegou 11m11s depois do melhor tempo, na 54.ª posição, num total de 1h30m52s.

“Vínhamos com o objetivo claro de fazer melhor que no ano passado e fizemos bastante melhor nas elites femininas, apesar da Raquel Queirós ter partido uma peça do sapato na primeira volta, o que a fez perder muito tempo. Na prova masculina, o Ricardo Marinheiro não conseguiu pôr em prática aquilo que é capaz de fazer e que tem demonstrado ao longo do ano”, analisou o selecionador Pedro Vigário.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional/Treze paraciclistas bisam em Mogadouro”


Por: José Carlos Gomes

O dia de competição no Campeonato Nacional, em Mogadouro, abriu com a prova de fundo de paraciclismo, que coroou treze campeões nacionais, exatamente os mesmos que, na sexta-feira, venceram a prova de contrarrelógio.

Nas classes de competição com maior número de participantes, impuseram-se Flávio Pacheco, em H4, João Monteiro (Paredes/Fortunna), em C4, e Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo), em C5.

Foi, no entanto, na corrida masculina de tandem, a classe B, que se assistiu a uma chegada mais “apertada”. Jorge Pina, guiado por Bruno Silva, bateu sobre a linha de meta a dupla formada por André Dias e Luís Cordeiro (Korpo Activo/Penacova). Também subiram ao pódio como campeões Ana Silva e Joana Silva (Descobre Destreza Associação Desportiva), na classe B feminina.

Nas corridas de classe C, sagraram-se ainda campeões Bernardo Vieira, em C1, Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), em C2, e Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar), em C3.

André Soares (Academia Efapel de Ciclismo) venceu a prova D, de corredores com deficiência auditiva, antes de alinhar à partida para a prova de fundo de elite masculina, ao serviço da Efapel Cycling.

Nas hanbikes, além de Flávio Pacheco, destacaram-se Sérgio Gomes (Descobre Destreza Associação Desportiva), em H2, João Pinto (Mirachoro/Centro de Ciclismo de Portimão), em H3, Luís Gomes em H5, e Felismina Gomes (Europcar Associação Salvador), também em H5, mas no setor feminino.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com