sexta-feira, 1 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Remco Evenepoel e Primoz Roglic no Paris/Nice que se inicia este domingo”


Por: José Morais

Vai para a estrada este domingo 3 de março o Paris/Nice, com uma etapa de 157,7 quilómetros, em Les Mureaux, com a prova a abrir o calendário da UCI das provas do World Tour por etapas realizada ma europa, e terá um percurso total de etapas de 1.218,7 quilómetros, divididos em oito etapas, onde os destaques vão para o ciclista belga Remco Evenepoel da equipa da Soudal QuickStep e o ciclista esloveno Primoz Roglic a estrear-se na equipa da Bora-Hansgrohe, com a prova a não contar com o ciclistas da equipa da UAE Team Emirates, Tadej Pogacar. 

O Paris/Nice realizou-se pela primeira vez em 1933, e possui entre os seus grandes campeões nomes como, Eddy Merckx, Miguel Indurain, Jacques Anquetil e Sean Kelly, e como é já tradição, a prova vai iniciar-se no norte de França, muito perto de Paris.

Nesta edição vai largar com uma etapa com subidas curtas, tendo uma segunda etapa mais plana, e vai contar antes das montanhas e descer para a costa mais ensolaradas da Riviera francesa até ao final em Nice um contrarrelógio por equipas, que nesta época irá também receber a etapa final da Volta a França, que foi alterada motivado pelos Jogos Olímpicos de Paris.

 

As etapas:

 

Etapa 1 – 3 de março – domingo – Les Mureaux – Les Mureaux – 157,7km

Etapa 2 – 4 de março – segunda-feira – Thoiry – Montargis – 177,6km

Etapa 3 – 5 de março – terça-feira – Auxerre – Auxerre – 26,9km

Etapa 4 – 6 de março – quarta-feira – Chalon-sur-Saône – Mont Brouilly – 183km

Etapa 5 – 7 de março – quinta-feira – Saint-Sauveur-de-Montagut – Sisteron – 193km

Etapa 6 – 8 de março – sexta-feira – Sisteron – La-Colle-sur-Loup – 198,2km

Etapa 7 – 9 de março – sábado – Nice – Auron – 173km

Etapa 8 – 10 de março – domingo – Nice – Nice – 109,3km

“Pogacar, Roglic e João Almeida iniciam época este fim de semana”


Líder da Emirates vai estar na Strade Bianche, os outros dois no Paris-Nice

 

Por: Record

Este fim de semana fica marcado no que ao ciclismo diz respeito pela estreia na temporada de 2024, entre outros, de Tadej Pogacar, Primoz Roglic e João Almeida.

O líder da Emirates alinha este sábado na clássica Strade Bianchi, enquanto o chefe-de-fila agora da Bora (saiu da Visma) e o português, que corre na Emirates, serão duas das estrelas do Paris-Nice, que começa este domingo.

Na Strade Bianchi, vai estar ainda Nelson Oliveira (Movistar), sendo que Ruben Guerreiro (Movistar) vai participar na corrida francesa por etapas.

Oliveira e Pogacar alinharão depois no Tirreno-Adriático (começa dia 4), prova que, sendo em Itália, serve de preparação para o Giro, corrida onde o chefe-de-fila se vai estrear este ano.

Fonte: Record on-line

“Ciclismo internacional marca calendário nacional”


Março promete ser um mês de atividade intensa no calendário nacional de ciclismo e de grandes emoções, com seis provas internacionais agendadas para diferentes vertentes. A Clássica da Arrábida e a Volta ao Alentejo, na estrada, merecem destaque, tal como o Troféu Internacional de Pista Artur Lopes, na Pista, porém, a competição internacional estende-se também ao BTT, tanto no cross country olímpico (XCO) como no downhill (DHI), e até aos granfondos.

 

Emoções fortes na Pista e no BTT

 

As emoções fortes começam já este fim de semana (2 e 3 de março), com o Troféu Internacional de Pista Artur Lopes, no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia. Para além dos portugueses Daniela Campos, Diogo Narciso, Emília Baía, Gabriel Baptista, Iúri Leitão, Ivo Oliveira, João Matias, Maria Martins, Miguel Salgueiro e Patrícia Duarte, a lista de inscritos conta com nomes como Elia Viviani ou Mateusz Rudyk, entre outros.

A competição terá início no sábado, com provas de madison, eliminação, scratch, velocidade e corrida por pontos, entre as 10h e as 21h. Para domingo, entre as 10h e as 18h, estão agendadas provas de omnium, keirin e, novamente, corrida por pontos. A entrada é gratuita.


No domingo (3 de março), a primeira prova pontuável da Taça de Portugal de XCO (cross country olímpico) também vai roubar atenções, no 10.º BTT XCO de Melgaço e naquela que será a pista que vai receber o Campeonato da Europa de Elite em 2025. As corridas no Centro de Estágios de Melgaço terão início às 9h00 de domingo, com a Corrida C1 (cadetes masculinos e femininas), seguindo-se a C2 (juniores masculinos e todas as categorias femininas), às 10h15, a C3 (masters masculinos e paraciclismo), às 12h30, e a C4 (sub-23 e elites masculinos), às 14h30. Perspetiva-se uma grande afluência, estando já inscritos mais de 380 atletas nas várias categorias em prova, com nomes de relevo, incluindo Vlad Dascălu, atual campeão europeu de XCO.

Ainda no fim de semana de 2 e 3 de março, as provas internacionais estendem-se aos granfondos, com o UCI Granfondo World Series Coimbra Region. A prova, na qual estão inscritos mais de mil atletas, é pontuável para o Campeonato do Mundo Gran Fondo da UCI, a realizar em agosto, em Copenhaga, na Dinamarca. No sábado, em Coimbra, vai decorrer o contrarrelógio de 20 quilómetros, a partir das 10h. No domingo, em Montemor-o-Velho, os ciclistas partem às 9h para as provas de fundo o granfondo (cerca de 148 quilómetros) e o mediofondo (106 quilómetros).


A competição internacional continuará ao longo do restante mês de março. Ainda no BTT, vão ter lugar as duas primeiras provas pontuáveis da Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano. A primeira, decorrerá a 17 de março, em Seia, estando a segunda agendada para 24 de março, no Carvoeiro. As inscrições ainda estão abertas, mas a lista de inscritos já conta com nomes grandes da vertente, incluindo Loïc Bruni e Loris Vergier, os dois primeiros classificados do ranking UCI, e as elites femininas Marine Cabirou, Lisa Baumann e Mille Johnset.

 

Pelotão internacional na Arrábida e no Alentejo

 

Na estrada, o pelotão internacional volta a competir em solo nacional graças a duas provas integradas no calendário da UCI. A 17 de março, terá lugar a Clássica da Arrábida, corrida que vai ganhando raízes como uma das provas de um dia de maior relevância em Portugal, com partida em Setúbal, passagem em Sesimbra e chegada a Palmela, atravessando toda a região que dá nome ao evento.

Poucos dias depois, entre 20 e 24 de março (quarta-feira a domingo), decorrerá a 41ª edição da Volta ao Alentejo, com início em Castro Verde e final em Évora. Ao longo de cinco etapas, todas em linha, os ciclistas vão percorrer 852,7 quilómetros, marcados por 13 prémios de montanha e 15 metas volantes, atravessando 32 dos municípios da região. A “Alentejana” vai contar com a participação de 18 equipas: 12 portuguesas (nove continentais e três equipas de clube) e seis estrangeiras.

 

As cinco etapas da Volta ao Alentejo

 

1ª etapa (20 de março): Castro Verde (11h15) - Beja (15h35), 158 km

2ª etapa (21 de março): Vidigueira (11h00) - Grândola (15h45), 180,9 km

3ª etapa (22 de março): Mourão (11h20) - Reguengos de Monsaraz (15h35), 168,4 km

4ª etapa (23 de março): Monforte (11h30) - Castelo de Vide (15h40), 147,7 km

5ª etapa (24 de março): Nisa (11h00) - Évora 15h45), 187,9 km

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Strade Bianche e Paris/Nice marcam arranque de um mês de março com muito ciclismo nos canais Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

O ciclismo está de regresso às emissões do Eurosport e março promete ser um mês recheado de muita ação nas estradas da Europa. Ao todo o canal emite 26 provas do World Tour da UCI que prometem fazer as delícias dos fãs da modalidade. Este fim de semana acompanhe duas espetaculares corridas que marcam a preparação das equipas para as grandes voltas do calendário.

Este sábado realiza-se mais uma edição da Strade Bianche, ou Estradas Brancas, uma das mais bonitas e duras clássicas da temporada realizada em Siena, Itália. Ao longo de um percurso de 215 quilómetros, os ciclistas terão de superar 15 setores de ‘sterrato’, troços de terra batida, que tornam esta corrida única. A meta fica situada na imponente Piazza del Campo, onde se realiza o famoso ‘Palio’ da cidade, uma corrida de cavalos que atrai milhares de espetadores. Nelson Oliveira é o único ciclista português em prova num pelotão que conta ainda com estrelas internacionais como Tadej Pogacar, Marc Hirschi ou Matej Mohoric.

A corrida pode ser vista em direto no Eurosport 2, a partir das 13:00h. Os fãs vão poder ver igualmente a Strade Bianche feminina, em direto, no Eurosport 2, a partir das 11:00h. Demi Vollering está de volta para tentar conquistar esta clássica italiana pela segunda vez depois do triunfo no ano passado. A não perder!

No domingo, arranca a 82.ª edição da Paris-Nice, ou “Corrida para o Sol” como também é conhecida esta corrida por causa do bom tempo que geralmente acompanha a passagem do pelotão do Norte para o Sul. Tal como o nome indica, a Paris-Nice liga estas duas cidades francesas durante oito dias de competição ao longo de cerca de 1200 quilómetros.

A luta pela camisola amarela promete ser animada numa edição que conta com a presença de Remco Envenepoel e Primoz Roglic, favoritos à vitória. João Almeida e Ruben Guerreiro são os únicos portugueses pré-inscritos na Paris-Nice. Quem vencerá na chegada a Nice dia 10 de março? A resposta pode ser vista diariamente em direto no Eurosport.

O arranque da Paris-Nice pode ser visto este domingo no Eurosport 2, em direto, a partir das 14:10h Antes, a partir das 13:00h, o canal emite em direto o final do Grand Prix Jean-Pierre Monseré, na Bélgica.

A semana seguinte arranca em grande com a Tirreno – Adriático, uma prova de estrada por etapas em Itália que liga as costas dos mares Tirreno e Adriático, daí ser conhecida também como “A Corrida dos Dois Mares”. De 4 a 10 de março as tardes do Eurosport prometem ser animadas com esta grande competição que serve de “aperitivo” para o Giro d’Italia.

Após a transmissão de clássicas como a italiana Milão - Turim na quarta-feira, dia 13, a belga Bredene Koksijde e a francesa Grand Prix de Denain – Porte du Hainaut, ambas na quinta-feira, 14 de março, é a vez do primeiro Monumento da temporada: a Milão - San Remo (16 de março). O segundo grande evento do mês será realizado na Bélgica: a Volta à Flandres ou De Ronde Van Vlaanderen poderá ser acompanhado na íntegra, tanto a prova masculina como a feminina, no Eurosport, dia 31 de março. Esta prova, que normalmente se realiza em abril, teve o esloveno Tadej Pogacar como vencedor de 2023, que terminou à frente do neerlandês Mathieu Van der Poel, vencedor da edição de 2022.

Outra das grandes corridas do mês é a Volta à Catalunha que acontece entre os dias 18 e 24. Um evento que tradicionalmente conta com forte presença de ciclistas portugueses. Conheça a lista completa de provas que poderá ver em março no Eurosport – A Casa do Ciclismo.

 

Strade Bianche masculina e feminina 

2 de março – Siena, Itália

 

Paris – Nice 

3 a 10 de março – França

 

Tirreno – Adriático 

4 a 10 de março – Itália

 

Volta a Drenthe feminina

9 de março – Países Baixos

 

Volta a Taiwan 

10 a 14 de março – Taiwan

 

Danilith Nokere Koerse masculina e feminina 

13 de março – Bélgica

 

Milão – Turim 

13 de março – Itália

 

Grand Prix de Denain – Porte du Hainaut 

14 de março – França

 

Clássica Bredene Koksijde 

15 de março – Bélgica

 

Milão – San Remo 

16 de março – Itália

 

Troféu Alfredo Binda masculino e feminino 

17 de março – Itália

 

Cholet Agllo Tour 

17 de março – França

 

Volta à Catalunha 

18 a 24 de março – Espanha

 

Brugge – De Panne masculina 

20 de março – Bélgica

 

Brugge – De Panne feminina 

21 de março – Bélgica

 

E3 Saxo Classic

22 de março – Bélgica

 

Gent – Wevelgem masculina e feminina 

24 de março – Bélgica

 

Através da Flandres 

27 de março – Bélgica

 

Route Adélie de Vitré 

29 de março – França

 

Grande Prémio Miguel Indurain 

30 de março – Espanha

 

Volta à Flandres masculina e feminina 

31 de março – Bélgica

A transmissão das provas pode sofrer alterações de horários ou cancelamentos

Fonte: Eurosport

“Sabgal / Anicolor vai estar na Póvoa de Varzim domingo para disputar XXVII Clássica da Primavera”


Domingo, dia 03 de março, a XXVII Clássica da Primavera será o próximo desafio da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor. Trata-se de uma corrida carismática e com história no calendário nacional, que atrai muita gente à Póvoa de Varzim para assistir a um belo espetáculo de ciclismo. 

A 27.ª Clássica da Primavera será a primeira prova pontuável da Taça de Portugal Jogos Santa Casa e a estrutura de Águeda vai estar presente com os seguintes sete corredores: Artem Nych, Frederico Figueiredo, André Carvalho, Rafael Reis, José Sousa, Duarte Domingues e Tiago Caetanita. 

Este domingo, o pelotão vai partir da Avenida Vasco da Gama, na Póvoa de Varzim, às 10H55, para um percurso acidentado com 145,8 km, onde vão estar instaladas sete Metas Volantes e sete Prémios de Montanha de 3.ª categoria. A chegada, no mesmo local da partida, está prevista para as 14H28. 


A corrida vai ser disputada em formato de circuito, fora da cidade da Póvoa de Varzim, com destaque para as Metas Volantes instaladas em Navais e os Prémios de Montanha na freguesia de Laúndos, com as suas sete subidas ao Monte de São Félix. 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, referiu que “esta é uma corrida carismática do nosso calendário, já com vários anos. É uma clássica sempre muito bem disputada e que particularmente gostamos bastante. Por isso queremos fazer o nosso melhor possível para dignificar os nossos patrocinadores e parceiros e trazer o melhor resultado para a nossa estrutura”.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com