sexta-feira, 1 de março de 2024

“Ciclismo internacional marca calendário nacional”


Março promete ser um mês de atividade intensa no calendário nacional de ciclismo e de grandes emoções, com seis provas internacionais agendadas para diferentes vertentes. A Clássica da Arrábida e a Volta ao Alentejo, na estrada, merecem destaque, tal como o Troféu Internacional de Pista Artur Lopes, na Pista, porém, a competição internacional estende-se também ao BTT, tanto no cross country olímpico (XCO) como no downhill (DHI), e até aos granfondos.

 

Emoções fortes na Pista e no BTT

 

As emoções fortes começam já este fim de semana (2 e 3 de março), com o Troféu Internacional de Pista Artur Lopes, no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia. Para além dos portugueses Daniela Campos, Diogo Narciso, Emília Baía, Gabriel Baptista, Iúri Leitão, Ivo Oliveira, João Matias, Maria Martins, Miguel Salgueiro e Patrícia Duarte, a lista de inscritos conta com nomes como Elia Viviani ou Mateusz Rudyk, entre outros.

A competição terá início no sábado, com provas de madison, eliminação, scratch, velocidade e corrida por pontos, entre as 10h e as 21h. Para domingo, entre as 10h e as 18h, estão agendadas provas de omnium, keirin e, novamente, corrida por pontos. A entrada é gratuita.


No domingo (3 de março), a primeira prova pontuável da Taça de Portugal de XCO (cross country olímpico) também vai roubar atenções, no 10.º BTT XCO de Melgaço e naquela que será a pista que vai receber o Campeonato da Europa de Elite em 2025. As corridas no Centro de Estágios de Melgaço terão início às 9h00 de domingo, com a Corrida C1 (cadetes masculinos e femininas), seguindo-se a C2 (juniores masculinos e todas as categorias femininas), às 10h15, a C3 (masters masculinos e paraciclismo), às 12h30, e a C4 (sub-23 e elites masculinos), às 14h30. Perspetiva-se uma grande afluência, estando já inscritos mais de 380 atletas nas várias categorias em prova, com nomes de relevo, incluindo Vlad Dascălu, atual campeão europeu de XCO.

Ainda no fim de semana de 2 e 3 de março, as provas internacionais estendem-se aos granfondos, com o UCI Granfondo World Series Coimbra Region. A prova, na qual estão inscritos mais de mil atletas, é pontuável para o Campeonato do Mundo Gran Fondo da UCI, a realizar em agosto, em Copenhaga, na Dinamarca. No sábado, em Coimbra, vai decorrer o contrarrelógio de 20 quilómetros, a partir das 10h. No domingo, em Montemor-o-Velho, os ciclistas partem às 9h para as provas de fundo o granfondo (cerca de 148 quilómetros) e o mediofondo (106 quilómetros).


A competição internacional continuará ao longo do restante mês de março. Ainda no BTT, vão ter lugar as duas primeiras provas pontuáveis da Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano. A primeira, decorrerá a 17 de março, em Seia, estando a segunda agendada para 24 de março, no Carvoeiro. As inscrições ainda estão abertas, mas a lista de inscritos já conta com nomes grandes da vertente, incluindo Loïc Bruni e Loris Vergier, os dois primeiros classificados do ranking UCI, e as elites femininas Marine Cabirou, Lisa Baumann e Mille Johnset.

 

Pelotão internacional na Arrábida e no Alentejo

 

Na estrada, o pelotão internacional volta a competir em solo nacional graças a duas provas integradas no calendário da UCI. A 17 de março, terá lugar a Clássica da Arrábida, corrida que vai ganhando raízes como uma das provas de um dia de maior relevância em Portugal, com partida em Setúbal, passagem em Sesimbra e chegada a Palmela, atravessando toda a região que dá nome ao evento.

Poucos dias depois, entre 20 e 24 de março (quarta-feira a domingo), decorrerá a 41ª edição da Volta ao Alentejo, com início em Castro Verde e final em Évora. Ao longo de cinco etapas, todas em linha, os ciclistas vão percorrer 852,7 quilómetros, marcados por 13 prémios de montanha e 15 metas volantes, atravessando 32 dos municípios da região. A “Alentejana” vai contar com a participação de 18 equipas: 12 portuguesas (nove continentais e três equipas de clube) e seis estrangeiras.

 

As cinco etapas da Volta ao Alentejo

 

1ª etapa (20 de março): Castro Verde (11h15) - Beja (15h35), 158 km

2ª etapa (21 de março): Vidigueira (11h00) - Grândola (15h45), 180,9 km

3ª etapa (22 de março): Mourão (11h20) - Reguengos de Monsaraz (15h35), 168,4 km

4ª etapa (23 de março): Monforte (11h30) - Castelo de Vide (15h40), 147,7 km

5ª etapa (24 de março): Nisa (11h00) - Évora 15h45), 187,9 km

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com