sexta-feira, 23 de agosto de 2024

“Natalie Revelo é a primeira líder da Volta a Portugal Feminina Sub-19 contrarrelógio”


A equatoriana Natalie Revelo (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team) é a primeira camisola amarela da Volta a Portugal Feminina Sub-19, depois de ter vencido o contrarrelógio individual que marcou o arranque da prova, na tarde desta sexta-feira, em Almeirim.

O dia ia longo quando teve início a primeira etapa da 3.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19. Foi já depois da vitória de Gonçalo Costa na Volta a Portugal de Cadetes que o pelotão de jovens atletas femininas sub-19 começou a partir para um contrarrelógio praticamente plano de 11,2 quilómetros, idêntico ao dos cadetes masculinos.

O percurso foi o ideal para a recém vencedora da Clássica Feminina - La Vuelta, que se destacou das demais e celebrou a vitória com um registo de 15m45s. Natalie Revelo, de resto, superou a colega Antonie Cermanová (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team), segunda classificada, em 23 segundos, e Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SC Farense), terceira, em 24. A ordem, bem como a diferença temporal, repetem-se na classificação geral.

A 3.ª edição da Volta a Portugal de Cadetes prossegue este sábado, com a segunda etapa, uma ligação de 66,6 quilómetros entre Santarém (15h) e Benavente (16h55), marcada pela contagem de montanha de terceira categoria a 6,5 quilómetros da meta.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta a Portugal de Cadetes 1ª etapa”


Gonçalo Costa faz valer título de Campeão Nacional

 

Por: Vasco Moreira

Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo) é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal de Cadetes, depois de ter feito valer o título de campeão nacional no contrarrelógio inicial da prova, esta tarde, em Almeirim.

Foi depois de uma manhã marcada pela palestra “Ética no Desporto”, que contou com intervenções de Maria Martins, a primeira portuguesa a integrar o pelotão World Tour, recém-chegada dos Jogos Olímpicos de Paris, Artur Lopes, presidente da AG da FPC, e António Júlio, diretor executivo da ADOP, que teve início a 16.ª Volta a Portugal de Cadetes.

Na primeira etapa, o pelotão de cadetes enfrentou um contrarrelógio praticamente plano de 11,2 quilómetros. E foi nesse trajeto, idêntico ao da tirada inaugural da 3.ª Volta a Portugal Feminina de Sub-19, que o campeão nacional de contrarrelógio na categoria de cadete se destacou dos demais.


Gonçalo Costa percorreu o percurso em 15m19s e festejou a vitória com uma vantagem de dez segundos sobre Dimas Mota (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), segundo classificado, e de onze sobre o espanhol Oscar Morante (TBG Lithosport), que liderou a classificação provisória durante largos minutos, mas acabou na terceira posição. Nas contas da geral, a classificação da etapa repete-se, bem como as diferenças.

A 16.ª edição da Volta a Portugal de Cadetes continua este sábado, com a segunda etapa, uma ligação de 84,9 quilómetros entre Santarém e Benavente. A tirada termina à segunda passagem na meta e fica marcada pelas duas passagens na contagem de montanha de terceira categoria, em Benavente.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vuelta: O'Connor sem problemas para manter camisola vermelha”


O ciclista australiano, quarto do último Giro, tem 4.45 minutos de vantagem sobre Roglic e 4.59 face a João Almeida (UAE Emirates)

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O ciclista australiano Ben O'Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) mostrou-se hoje recuperado do esforço que na véspera o levou à liderança da Vuelta, mantendo a posse da camisola vermelha, na chegada a Córdoba.

Com os primeiros da geral no primeiro grupo, o belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) sprintou quase sem oposição para o segundo triunfo na presente edição da Volta a Espanha, agora na sétima etapa, entre Archidona e Córdoba.

Van Aert reforçou assim a liderança da classificação por pontos, tanto mais que o seu principal rival, o australiano Kaden Groves (Alpecin Deceuninck), chegou num grupo atrasado, a 1.17 minutos. Groves descolou na subida do dia e mais à frente caiu.

A etapa, de 180,5 quilómetros, foi cumprida por Wout van Aert em 4:15.39 horas, deixando o checo Mathias Vacek (Lidl-Trek) em segundo e o espanhol Pau Niquel (Kern Pharma) em terceiro, num grupo de 33 ciclistasem que estavam, entre outros, O'Connor, 17.º, o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), 18.º, e o português João Almeida (UAE Emirates), 29.º, os três primeiros classificados da geral, respetivamente.

O'Connor, quarto do último Giro e que também já foi quarto do Tour, tem 4.45 minutos de vantagem sobre Roglic e 4.59 face a João Almeida (UAE Emirates).

A nível do top-20 apenas se registou uma mudança - a descida de quarto para oitavo do alemão Florian Lipowitz (BORA-hansgrohe), que perdeu 1.17 minutos e está agora a 5.35, numa estratégia da BORA-hansgrohe que passava por testar O'Connor, mas a sua série de ataques acabou contraproducente com o percalço do germânico.

Quanto à UAE Emirates, apostou em lançar um dos seus corredores mais atrasados, Marc Soler, que andou isolado na aproximação a Córdoba, para quebrar e ser passado pelo primeiro grupo, já sem capacidade de reação.

O português Nelson Oliveira (Movistar) trabalhou em defesa do seu chefe de fila, o espanhol Enric Mas, novo quarto da geral, e acabou por se atrasar um pouco, entrando em 113.º, a 11.27.

Na classificação geral, perdeu 18 lugares, para 81.º, já a 32.23.

A oitava etapa da Vuelta realiza-se no sábado, com 159 quilómetros entre Úbeda e Cazorla. É uma tirada de média montanha, com uma escalada de segunda e outra de terceira, a coincidir com a meta.

Fonte: Sapo on-line

“Rui Costa fraturou uma costela na Vuelta: «Num só ano já conto com 3 fraturas. Algum padre por aí?»”


Ciclista português com ano bastante azarado

 

Por: Record

A queda sofrida na quarta-feira, durante a etapa 5 da Vuelta'2024, resultou na fratura de uma costela para Rui Costa. A revelação foi feita pelo próprio ciclista português da EF Education - EasyPost nas redes sociais, numa publicação na qual deu ainda conta do azar repetido que tem tido este ano, com uma terceira fratura... depois de uma carreira inteira ser qualquer lesão deste género.

"Quero agradecer a todos pela preocupação após a minha queda. Já estou por casa, repeti exames e tenho uma fratura da costela. Nunca tinha fraturado nada em toda a minha carreira e num só ano, já conto com 3 fraturas. Algum padre por aí? Acho que estou a precisar de uma bênção. Podia ser pior e em breve estarei de volta", garantiu o ciclista português de 37 anos, que na sua publicação agradeceu à sua equipa e também aos portugueses pelo apoio recebido.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Van Aert vence 7.ª etapa e Roglic ganha 6 segundos à concorrência”


Esloveno da Red Bull bonificou na contagem de montanha, João Almeida segue em 3.º da geral

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) arrecadou hoje o segundo triunfo na presente edição da Volta a Espanha, ao vencer ao sprint a sétima etapa, entre Archidona e Córdoba.

No fim da ligação de 180,5 quilómetros, Van Aert - que já tinha triunfado na chegada a Castelo Branco, na terceira tirada - cortou a meta em 4:15.39 horas, deixando o checo Mathias Vacek (Lidl-Trek) em segundo e o espanhol Pau Niquel (Kern Pharma) em terceiro.

A classificação geral continua a ser liderada pelo australiano Ben O'Connor (Decathlon AG2R La Mondiale), que tem 4.45 minutos de vantagem sobre o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), segundo, e 4.59 face ao português João Almeida (UAE Emirates), que se mantém em terceiro, após hoje ter sido 29.º, com o mesmo tempo do vencedor.

A oitava etapa realiza-se no sábado, com 159 quilómetros entre Úbeda e Cazorla.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Paulo Fernandes 19.º na corrida por pontos”


Por: Vasco Moreira

Paulo Fernandes foi, na manhã desta sexta-feira, 19.º classificado na corrida por pontos do Campeonato do Mundo de Pista de Juniores, em Luoyang, na China.

O jovem ciclista de 18 anos qualificou-se para a final na nona posição da segunda manga, com dois pontos, ainda durante a madrugada. Na final, Paulo Fernandes não somou pontos e foi 14.º na ordem de chegada, o que correspondeu ao 19.º lugar final.

“Na qualificação, o Paulo teve algumas dificuldades no domínio técnico e tático. Conseguiu os pontos para passar à final apenas no último sprint e a prova acabou por tornar-se bastante desgastante. Na final, melhorou aspetos técnicos, fez uma melhor gestão de energia, mas não conseguiu ser eficaz, acabando por fazer um resultado abaixo do esperado”, explica Gabriel Mendes, Selecionador Nacional de Pista.

A medalha de ouro foi conquistada pelo belga Nicolas Aernouts, com 31 pontos, a de prata pelo brasileiro Lucca Marques, com 23, e a de bronze pelo britânico Finlay Tarling, com 20.

Paulo Fernandes volta a entrar em prova este sábado, com prova de omnium. A qualificação está agendada para as 4h05 e os eventos da final irão decorrer entre as 5h50 e as 13h50 - scratch às 5h50, corrida tempo às 7h25, eliminação às 11h20 e corrida por pontos às 13h50.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta a França do Futuro/Lucas Lopes e Daniel Lima no top 15 da geral”


Por: José Carlos Gomes

Os portugueses Lucas Lopes e Daniel Lima continuam a subir na classificação geral da Volta a França do Futuro e, hoje, após a quinta etapa da prova, ocupam o 13.º e o 15.º lugares respetivamente. O britânico Joseph Blackmore recuperou a camisola amarela.

A entrada em Itália, numa ligação de 119,3 quilómetros, entre Les Karellis a Condove, foi bastante mais atribulada do que poderia imaginar-se. Com os primeiros quilómetros a serem muito atacados, o pelotão estava completamente fragmentado a meio da viagem, quando se alcançou a última montanha do dia, o Col do Mont-Cemis, ao quilómetro 66,1.

Nessa altura, de um grupo de 24 corredores resistiam oito na dianteira, entre os quais vários homens do top 10 da geral. O camisola amarela á partida, Pablo Torres, não era um deles e nunca conseguiu chegar-se à frente da corrida.

Seriam os oito atacantes a discutir a etapa. A vitória sorriu ao italiano Florian Samuel Kajamini, diante do belga Emiel Verstrynge e do britânico Louis Sutton. Pablo Torres chegaria num minigrupo de três ciclistas, a 4m58s do vencedor, perdendo a camisola amarela para um dos atacantes, Joseph Blackmore.


Lucas Lopes voltou a estar em evidência, cruzando a meta num primeiro grande grupo perseguidor, no 16.º lugar, a 5m09s do vencedor. A 7m21s chegaram Gonçalo Tavares, 28.º, Alexandre Montez, 34.º, e Daniel Lima, 37.º. António Morgado foi 82.º, a 14m40s.

Na geral, Joseph Blackmore regressou ao topo, tendo nos lugares imediatos o neerlandês Tijmen Graat, a 24 segundos, e o francês Léo Bisiaux, a 45. Lucas Lopes subiu ao 13.º posto, a 10m40s, e Daniel Lima melhorou uma posição, sendo agora o 15.º, a 12m02s. Seguem-se Alexandre Montez, 36.º, a 23m01s, Gonçalo Tavares, 53.º, a 37m19s, e António Morgado, 78.º, a 1h00m58s.

Portugal está na sétima posição da geral coletiva, entre as 25 equipas que iniciaram a prova.

A Volta a França do Futuro termina neste sábado. A sexta e última etapa, a disputar em Itália, terá 127,2 quilómetros, ligando Bobbio Pellice ao Col delle Finestre. A meta, colocada a 2174 metros de altitude, coincide com um prémio de montanha de categoria especial.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com