domingo, 16 de outubro de 2016

“Reportagem no “Jornal de Ciclismo” do “9º Mega Passeio Lisboa/Santarém”

Já está on-line a reportagem no “Jornal de Ciclismo”, do “9º Mega Passeio Lisboa/Santarém” realizado este domingo entre Lisboa e Santarém, a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/?p=43568 ou em: http://jornalciclismo.com/ onde pode ainda visualizar outras notícias.

9º Mega Passeio “Lisboa/Santarém”

Cerca de 900 participantes pedalaram até ao Festival Bike

Texto e fotos: José Morais  

Santarém foi este fim-de-semana palco de mais um Festival Bike, o Centro Nacional de Exposições (CNEMA), o evento é o espaço privilegiado para conhecer as novidades do mercado e um ponto de encontro para todos aqueles que de forma profissional, desportiva ou de lazer se encontram ligados a este ramo. O certame é a referência do mercado nacional e tem como objetivo realçar as marcas e as empresas nacionais e internacionais que operam nesta área. Importadores, lojistas, distribuidores, organizadores de eventos, comunicação social, atletas profissionais e amadores, e muito público interessado, transformam o Festival Bike num evento único e incontornável. Por outro lado, a qualidade e a diversidade de produtos em exposição, a oportunidade de apresentação de novos modelos de bicicletas, equipamentos e acessórios, o envolvimento de empresas e entidades promotoras da Bicicleta enquanto meio saudável para a prática desportiva ou para momentos de lazer, têm contribuído para o crescimento sustentado do Festival Bike.

E foi inserido neste certame, que mais uma vez, e pelo nono ano consecutivo, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) levou para a estrada o seu Mega Passeio, ligando Lisboa a Santarém num distância de 80 quilómetros aproximadamente, que juntou cerca de 900 amantes das duas rodas sem motor.

O Parque Tejo em Lisboa, junto ao Rio Trancão, foi o local da concentração, que ocorreu a partir das 7 horas da manhã, a partida estava marcada para as 8,30, mas um contratempo de última hora pela parte da Brigada de Trânsito da GNR, já que a informação que dispunham era fazer o acompanhamento só a partir de Vila Franca, por a outra área ser da PSP, a partida foi dada apenas pelas 9,15, após a chegada do elementos da GNR. Com o pelotão a iniciar as pedaladas, o mesmo seguiu por Sacavém, Nacional 10, Póvoa de santa Iria, Alverca, Alhandra, Vila Franca de Xira, Carregado, Azambuja, Cartaxo, e Santarém, onde o logo pelotão chegou, pouco passava das 12 horas.

Olhando as pedaladas:

O Mega Passeio, é já um evento de tradição, e considerado por muitos uma clássica, é o evento que quase encerra o calendário oficial da FPCUB, e onde muitos fazem questão de participar, não só pelo Festival Bike, mas também por ser um passeio cheio de adrenalina, um passeio para relaxar, um passeio onde o convívio é imenso, e com um trajeto muito propicio para rolar.

Este ano, o número de participantes não bateu o de algumas edições anteriores, o caso de 2014 que ultrapassou os 1600 participantes, porem, o número foi muito positivo, números que satisfez a organização, tendo em conta que também neste dia existiam vários eventos, infelizmente o momento que Portugal tem passado nos últimos anos com a tão celebre crise, também motivo para menor número de cicloturistas, não esquecendo que diversos grupo e clubes suspenderam as suas atividades, já que deixaram de ter apoios, tudo isto junto, se justificam os números, e também nas palavras de José Manuel Caetano, presidente da FPCUB em entrevista no final, o mesmo dizia; “ Este é o número possível de participantes, que com as atuais dificuldades que ainda vamos passando no país, estão aqui presentes, tivemos um grande pelotão, mesmo assim, juntar todas estas pessoas a pedalar, não é fácil, mas o importante foi a participação, continuar este projeto, e trabalhar para que o mesmo possa continuar por muitos mais anos, este ano correu tudo muito bem, conseguimos manter quase sempre o pelotão compacto, e chegamos a Santarém com as pessoas satisfeitas, o que para nós é o mais importante, o sucesso de um evento”.

E foi sem dúvida um belo passeio, pedalada certa, mais uma vez contou na cabeça do pelotão com a equipa da LA Alumínios, a qual manteve a cadência, juntamente com dois cicloturistas da FPCUB, os quais ostentavam nas suas bicicletas um a bandeira de Portugal, o outro da FPCUB, que deram cor e alegria ao passeio, o qual contou ainda com o apoio de duas viaturas e uma moto, e dos dois batedores da GNR, que apesar de ter sido em número reduzido, estão de parabéns os dois batedores, pelo excelente trabalho feito.

Num domingo, que acordou cheio de nevoeiro, com o mesmo a levantar mais tarde, mas sem sol, e muito sombrio, apenas depois da passagem pelo Cartaxo, o sol fez a sua graça, e aqueceu o longo pelotão, que serpenteou entre Lisboa e Santarém, como se de uma serpente colorida se trata-se.

Foi a 9ª edição do Mega Passeio, que mais uma vez demostrou a importância no calendário nacional da FPCUB, um evento que tem sem dúvida pernas para continuar, e muitos adeptos a participar, e no final do mesmo, muitos já mostraram a vontade de marcarem presença em 2017 na 10ª edição, o qual acontecerá em mais um Festival Bike, e contará sem duvida com participantes que desde o primeiro passeio sempre marcaram presença, com alguns repetentes, e com outros novos que irão disfrutar de uma pedalada sem dúvida diferente dos tradicionais passeios domingueiros.

Da nossa parte, também fazemos votos de marcar presença novamente em 2017, assim, queremos deixar os parabéns á organização, e desejar a todos os votos de bons passeios, boas pedaladas.

“Reportagem no “O Praticante” do “9º Mega Passeio Lisboa/Santarém”

Já está on-line a reportagem no “O Praticante” do “9º Mega Passeio Lisboa/Santarém” realizado este domingo entre Lisboa e Santarém, a mesma pode ser visualizada em: http://www.opraticante.pt/9o-mega-passeio-lisboasantarem/ ou em: http://www.opraticante.pt/  onde pode ainda visualizar outras notícias.

“Galeria Multimédia” divulgação das Fotos do “9º Mega Passeio Lisboa/Santarém”

Já estão on-line na “Galeria Multimédia”, as fotos do “9º Mega Passeio Lisboa/Santarém” realizado este domingo entre Lisboa e Santarém, as mesmas podem ser visualizadas em: