domingo, 28 de abril de 2019

“DIOGO SAMPAIO E DANIEL FERREIRA NO TOP 5”

Decorreu hoje, dia 28 de Abril, com partida e chegada na vila de Idanha-a-Nova, o GRANFONDO RAIANO.

A prova foi organizada em três distâncias, curta 55km, média 110km e Longa 160km, com a designação de Minifondo, Mediofondo e Granfondo, respectivamente.

Diogo Sampaio e Daniel Ferreira foram os dois atletas da ASFIC que representaram a equipa, competindo no percurso longo e com cerca de 2350metros de acumulado.

A prova teve início acerca das 09horas, alinhando a partida mais de 350 atletas, os atletas da ASFIC apenas contaram com o apoio das suas esposas, que os acompanharam na deslocação para esta competição.

Apos 20 km percorridos, o pelotão partiu e ficou na frente um grupo com cerca de 30 atletas, onde estavam inseridos os 2 atletas da ASFIC.

Do grupo dos 30 atletas, e com cerca de 40 km percorridos, viria a sair uma fuga de 3 atletas.

A faltar cerca de 40 km para o final, e estando a ASFIC em inferioridade numérica, os atletas da equipa nunca deixaram de ser audazes e Diogo Sampaio acompanhado de 2 adversários, conseguiram também escapar ao pelotão na tentativa e se juntarem ao único atleta em fuga, uma vez que os outros 2 já haviam sido alcançados.

Ate ao fim o atleta em fuga não foi alcançado, tendo o atleta da ASFIC, Diogo Sampaio, cortado a meta em 3 lugar, alcançando também o 2º lugar do seu escalão.

 Daniel Ferreira cortaria a meta em 5º lugar, vencendo no escalão de elites.

Mais uma vez os atletas da ASFIC, mesmo em minoria perante os adversários, mostraram toda a sua raça e honraram a camisola da equipa.

Fonte: ASFIC

 

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa/Fiona Hunter-Johnston isola-se na liderança da Taça”

Fiona Hunter-Johnston venceu pela segunda vez em três provas disputadas na Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. Em Arruda dos Vinhos, corredora britânica da equipa Campinense-Velo Performance impôs-se folgadamente à colega de equipa Jo Tindley. Raquel Queirós foi terceira classificada

A britânica Fiona Hunter-Johnston, vencedora em título da Taça de Portugal Feminina, forneceu mais uma pedalada à eventual revalidação vitoriosa no troféu ao conquistar, em Arruda dos Vinhos, a segunda vitória em três provas disputadas da atual edição da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. O triunfo da corredora da equipa Campinense-Velo Performance, que faz alinhar nas corridas nacionais diversas atletas de origem britânica, aumentando o nível competitivo do troféu, foi alcançado de forma folgada - com 4m31s de avanço sobre a segunda classificada - e com o apoio do coletivo, dado que mais duas suas colegas de equipa terminaram classificadas nos primeiros lugares.

A corrida de 68,7 quilómetros, disputada na freguesia de S. Tiago dos Velhos, foi disputada em circuito de seis voltas, tendo Fiona Hunter-Johnston cumprido a distância em 2h07m52s, à média de 32,2 km/h. A compatriota e colega de equipa Jo Tindley foi segunda classificada disputando a posição diante da Raquel Queirós (Quinta das Arcas / Jetclass / Xarão), terceira classificada, com o mesmo tempo.

Depois de cumpridas as etapas de Albufeira, Palmela e Arruda dos Vinhos, o ranking da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa é liderado por Fiona Johnston (Campinense-Velo Performance) com 135 pontos. A sub-23 Lauren Dolan (Team Rytger), vencedora da segunda etapa e ausente dos pontos em Arruda dos Vinhos, soma 85 pontos enquanto que Jo Tindley (Campinense-Velo Performance) é a terceira posicionada com 60 pontos. Raquel Queirós, na quarta posição, com 40 pontos é a primeira portuguesa da tabela.

As corridas de Arruda dos Vinhos - as juniores percorreram 45,8 quilómetros, as cadetes e as masters somaram 34,4 quilómetros - serviram, nas categorias de Cadetes e de Juniores, para confirmarem o estatuto das atuais líderes do troféu nestas categorias. A cadete Beatriz Roxo (Maitos) somou a terceira vitória em três disputadas no troféu tal como a júnior Daniela Campos (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ).


Nas categorias Master, Inês Trancoso (Maitos), em Master 30, somou a segunda vitória em três provas disputada, tal como a colega de equipa Rita Reis, em Master 40, tendo ambas aproveitado a etapa de Arruda dos Vinhos para se isolarem no ranking da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. Na categoria Master 50, Cristina Gonçalves (Bike & Nutrition Shop) foi batida por Maria Jesus (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ) em S.Tiago dos Velhos mas permanece no comando da classificação da Taça de Portugal.

Na classificação por equipas, a liderança coletiva pertence à formação nortenha dos Maiatos. A quarta e penúltima prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa decorre a 25 de maio.

Fonte: FPC

“Taça de Portugal de Enduro”

João Rodrigues e Maaris Meier com arranque vitorioso em Celorico da Beira

Primeira prova da Taça de Portugal de Enduro 2019 disputou-se no Cadafaz, em Celorico da Beira. João Rodrigues e a estoniana Maaris Meier foram os primeiros vencedores do troféu

João Rodrigues e a estoniana Maaris Meier são os primeiros líderes da Taça de Portugal de Enduro 2019 assumindo essa condição após os respetivos triunfos na etapa inaugural do troféu, no Cadafaz, em Celorico da Beira. A proximidade da Serra da Estrela endureceu de forma natural uma competição com seis provas especiais classificativas no percurso de 34 quilómetros (desnível negativo de 1660 metros / Desnível positivo de 1635 metros) levada de vencida, na categoria de Elite Masculinos, por João Rodrigues, o único a concluir as seis PEC's em menos de 18 minutos.

O triunfo folgado do atleta da Casa do Povo de Abrunheira deu-se com 37.338 segundos de avanço sobre o espanhol Nicolas Carrera (LTM Santacruz) e 39.593 segundos sobre José Oliveira (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde). Estes três primeiros classificados foram quem mais pontos acumularam na primeira etapa da Taça de Portugal de Enduro: João Rodrigues somou 200 pontos, Nicolas Carrera, 150 pontos e José Oliveira, 120 pontos. A vantagem conseguida por João Rodrigues foi construída desde a primeira PEC mas foi nas PEC's #2 e #4 que consolidou de forma substancial o seu avanço. Em 2018, João Rodrigues foi o sétimo classificado da Taça de Portugald de Enduro conquistada pelo campeão nacional da especialidade, José Borges.

Na categoria de Femininas + 17 Anos, a estoniana Maaris Meier, vencedora da Taça de Portugal de Enduro na época anterior, provou que a melhor defesa é o ataque e levou de vencida a primeira das cinco provas pontuáveis da Taça de Portugal de Enduro. A corrida feminina assistiu um acérrimo duelo entre a estoniana da equipa Maiatos e Ana Costa (Ciclo Madeira Clube Desportivo) com a cronometragem final a separar a vencedora da derrotada por menos de quatro segundos.

Ana Costa entrou melhor na primeira e na segundas PEC's mas acabou batida por Meier nas três classificativas seguintes. Na geral da Taça de Portugal de Enduro, a polivalente Maaris Meier - compete ainda noutras disciplinas de BTT - soma 200 pontos, sendo secundada por Ana Costa, com 150 pontos e Ana Leite (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) com 120 pontos.

Rui Tapada (CAJ Raposa), quarto classificado da Taça de Portugal de Enduro Cadetes em 2018, foi o vencedor da categoria Júnior. No Cadafaz, Tapada impôs-se Rodrigo Fonseca (BTT Seia) e Tiago Silva (Tomatubikers / Toyota - Macedo & Macedo). Nos Cadetes, com apenas três PEC's a contabilizar, o primeiro triunfo do ano na Taça de Portugal foi André Fernandes (Caniço Riders), mais rápido do que Manuel Loureiro e Raul Miranda que competem com as cores espanholas do CC Coruxo.

Nas categorias de Master's sagraram-se vencedores, acumulando as primeiras lideranças das respetivas categorias no Ranking da Taça de Portugal de Enduro 2019, os seguintes corredores: Márcio Ferreira (MCF / Xdream / Município de São Brás) em Master 30; Hugo Manteigas (Casa do Povo de Abrunheira) em Master 40; Carlos Taboas (QueBici MarciSport) em Master 50; Fátima Vida (Assoc. 20Kms Almeirim/Restaurante O Forno) em Master Feminino.

Por equipas, o ranking da Taça de Portugal de Enduro, após a disputa da prova inaugural, é comandado pela Casa do Povo da Abrunheira, seguido da equipa Maiatos e da formação Vasconha BTT Vouzela. A segunda prova da Taça de Portugal de Enduro disputa-se a 19 de Maio, em Murça.

Fonte: FPC

“Taça de Portugal de BMX”

Hugo Martins e Javier Morales

vencem na Boavista

Jornada dupla correspondente à terceira e quarta ronda da Taça de Portugal de BMX Race consagrou em Lisboa distintos vencedores e reafirmou um novo líder do troféu na principal categoria 

A jornada dupla da Taça de Portugal de BMX Race instalou na liderança Hugo Martins, ainda que o fim de semana de competição na pista da Boavista (Lisboa) tenha servido para acentuar a distribuição de pontos no ranking da categoria de Maiores de 19 anos. O campeão nacional Hugo Martins foi o mais rápido na ronda três numa corrida disputada sábado à tarde. Na final a oito corredores, a vitória do corredor do Team BMX Quarteira deu-se diante do Elite Jaime Airosa (BMX Águias De São Gabriel Best Point) e de Carlos Rosado (CBP - Clube Bicross de Portimão), respetivamente segundo e terceiro classificados.

O triunfo de Hugo Martins permitiu-lhe abeirar-se da liderança do troféu que, até então, tinha no invicto Alejandro Kim o seu líder. O espanhol da Yellow Mad BMX venceu este ano as duas primeiras rondas da Taça de Portugal de BMX Race, em Setúbal, mas foi uma ausência notada em Lisboa: esteve a disputar o arranque da Taça do Mundo de BMX Supercross.

Já a quarta ronda da Taça de Portugal de BMX Race, disputada este domingo, trouxe um novo vencedor na categoria de Maiores de 19 anos. Desta feita regressou o domínio espanhol, ausente na jornada anterior, com o triunfo de Javier Morales. Hugo Martins, não repetiu o sucesso na véspera, mas valeu-se do segundo lugar para ultrapassar Alejandro Kim na tabela geral e converter-se no novo comandante do ranking da Taça de Portugal de BMX Race.

No pódio da principal corrida da prova terminou Jaime Airosa (BMX Águias De São Gabriel Best Point). As contas do ranking da Taça de Portugal de BMX Race, na categoria de Maiores 19 anos, colocam Hugo Martins na liderança com 43 pontos, sendo que Javier Morales segue-lhe no encalço com 42 pontos e Jaime Airosa não se deixa ficar, é terceiro, com 41 pontos. Alejandro Kim, após uma jornada dupla sem pontuar, tombou para a sétima posição da tabela.

André Ribeiro (Núcleo Bicross Setúbal/KLnowledge Inside) foi um vencedor repetido na categoria júnior. O líder da Taça de Portugal permaneceu invencível e somou duplo sucesso na pista do Bairro da Boavista. No sábado, Ribeiro venceu diante de Leandro Lopes e, no domingo, superiorizou-se ao colega de equipa Gonçalo Carvalho. Na geral do ranking, André Ribeiro soma 48 pontos contra os 29 pontos acumulados por Gonçalo Carvalho.

Na categoria feminina de maiores de 15, a júnior Jéssica Conceição (Núcleo Bicross Setúbal/KLnowledge Inside) regressou dominante ao troféu e prevaleceu nas duas corridas somando os primeiros 18 pontos da competição. No entanto, Catarina Veríssimo (Team BMX Quarteira) conserva a liderança do ranking, com 28 pontos, tendo sido segunda classificada em ambas as corridas.

O melhor coletivo da jornada dupla foi o Núcleo Bicross de Setúbal que se revelou imbatível na classificação por equipas. Os pontos somados na Pista da Boavista permitiram à equipa de Setúbal fortalecer a liderança do Ranking coletivo da Taça de Portugal de BMX Race. Cumprida a primeira metade do troféu, com quatro provas disputadas, o Núcleo de Bicross de Setúbal soma 84 pontos, contra 76 pontos do Team BMX Quarteira e 59 do Linda-a-Pastora Sporting Clube, equipa anfritiã desta jornada.

A Taça de Portugal de BMX Race regressa a 18 e 19 de maio com a disputa da quinta e sexta rondas do troféu num encontro marcado para a Pista Municipal de BMX Race em Portimão.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com