terça-feira, 23 de março de 2021

Ciclismo é para todos

 Ciclismo é para todos



“João Almeida: «Vou dar o meu melhor para manter a camisola de líder»”


Ciclista português assumiu o comando da Volta à Catalunha depois do 3.º lugar no CRI

 

Por: Record

Foto: EPA

João Almeida assumiu a liderança da Volta à Catalunha e está determinado a manter-se no comando da geral nos próximos dias. O português da Deceuninck-Quick Step foi hoje 3.º no contrarrelógio e acabou por vestir a camisola de líder.

"Senti-me bastante bem no contrarrelógio, as sensações foram boas", começou por explicar a Record.

"Os próximos dias têm muita montanha e vou dar o meu melhor para manter a camisola de líder. Não vai se fácil, mas veremos como estão os adversários. Tenho uma boa equipa a meu lado e vamos dar tudo o que temos", prometeu.

Fonte: Record on-line

“Anuário Cyclin’Portugal lançado para dinamizar turismo com bicicleta”


Por: José Carlos Gomes

A Federação Portuguesa de Ciclismo acaba de lançar a primeira edição do anuário Cyclin’Portugal, uma ferramenta de divulgação e dinamização do turismo com bicicleta.

O Anuário Cyclin’Portugal é uma publicação com 104 páginas, disponibilizada, numa primeira fase, em formato digital, em fpciclismo.pt e cyclinportugal.pt. Será também criada uma edição impressa gratuita, com edição prevista para esta primavera.

O Anuário Cyclin’Portugal é uma ferramenta de dinamização do turismo com bicicleta, apresentando aos ciclistas os Centros Cyclin’Portugal do país, com sugestões para aproveitarem as infraestruturas cicláveis, mas também o contacto com a natureza, as paisagens e a gastronomia.

“Com o regresso da primavera e o fim do confinamento, prevê-se, nos próximos meses, um incremento sem precedentes no número de praticantes de ciclismo de recreio em Portugal. Esta publicação representa mais um compromisso da Federação com o turismo responsável, sustentável e ativo, apresentando um variado ‘menu’ de opções para pedalar por esse país fora, qualquer que seja a idade ou nível de aptidão técnica e física”, explica o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e coordenador do Programa Nacional Ciclismo para Todos, Sandro Araújo.

Nesta edição estão em destaque 22 Centros Cylin’Portugal e a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, território que recebeu a Semana Europeia de Cicloturismo em 2019. O leitor também encontrará neste documento os contactos úteis da Federação Portuguesa de Ciclismo e das Associações Regionais da modalidade, assim como ligações, através de códigos QR para outros guias já publicados pela Federação: Guia de Ciclismo de Dinamização da Atividade Turística e Guias de Percursos Cicláveis do Algarve, da Arrábida e da Beira Baixa.

“Portugal é um destino a descobrir, com um enorme potencial neste setor. A Federação Portuguesa de Ciclismo tem dado um importante contributo para a caraterização deste produto e para a promoção do território, através do mediatismo dos grandes eventos e das grandes figuras da modalidade.

Este anuário é um documento com qualidade e que vai surpreender o mercado internacional do turismo com bicicleta. A ativação no terreno é também fulcral, por via da criação de infraestruturas, oferta hoteleira especializada e organização de eventos. Este anuário é um guia do melhor que temos vindo a realizar nesta área em Portugal”, reforça o presidente da Federação, Delmino Pereira

O lançamento do Anuário Cyclin’Portugal surge após a segunda edição do Fórum Cyclin’Portugal, iniciativa que decorreu nas últimas quatro sextas-feiras, em formato online, devido à situação pandémica. Cada uma das quatro sessões contou com 150 participantes.

Ler o Anuário Online: https://www.cyclinportugal.pt/pt/10-conteudos/122-anuario-cyclin-portugal-2021

 Descarregar PDF: https://www.fpciclismo.pt/pagina/anuario-cyclinportugal

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Almeida sobe a líder da Volta à Catalunha após ‘crono’ da segunda etapa”


Por: SIF // RPC

Foto: EPA

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu hoje à liderança da geral individual da Volta à Catalunha em bicicleta, ao ser terceiro no contrarrelógio da segunda etapa, ganha pelo australiano Rohan Dennis (INEOS).

Com um tempo de 22.27 minutos, necessários para cumprir os 18,5 quilómetros em Banyoles, Dennis venceu o ‘crono’, à frente de dois homens da Deceuninck-QuickStep: o francês Rémi Cavagna, segundo, a cinco segundos, e Almeida, a 28.

Nas contas da geral individual, o ciclista luso ocupa agora o primeiro lugar, com menos de um segundo de vantagem para o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates), segundo, e três segundos para o espanhol Luis León Sánchez (Astana), terceiro colocado.

Depois de ter sido 27.º na primeira etapa, o português, de 22 anos, prossegue a boa forma numa temporada de 2021 em que acabou a Volta aos Emirados Árabes Unidos em terceiro e o Tirreno-Adriático em sexto, depois de em 2020 ter liderado a Volta a Itália durante 15 dias.

O contrarrelógio, em que o português fez o terceiro 'top 10' na especialidade só este ano, fez a primeira seleção entre favoritos à vitória final, colocando Almeida na frente, mas também 'consagrou' um grande tempo de Rohan Dennis, que não vencia desde os Mundiais de 2019, então o segundo título seguido na especialidade.

“Estou aliviado. Passou muito tempo entre vitórias, tem sido difícil. Mas é ótimo voltar a estar no topo, é fantástico. A equipa sempre apoiou e acreditou que podia fazê-lo”, explicou, após ver confirmado o triunfo, 545 dias depois do último, e o primeiro com a INEOS.

Na quarta-feira, a terceira etapa liga o canal olímpico de Castelldefels à estância de esqui Vallter2000, que encerra uma tirada de 203,1 quilómetros com uma ascensão de categoria especial, o primeiro teste à liderança de Almeida.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/João Marques quarto no arranque do Europeu”


Por: José Carlos Gomes

João Marques começou em grande estilo o Campeonato da Europa de Ciclismo de Estrada para Surdos, sendo quarto classificado na prova de velocidade, hoje disputada em Alanya, Turquia.

A corrida desta tarde, apesar de ser em estrada, imitou as regras da velocidade em pista. Primeiro os 16 participantes fizeram uma prova individual para obtenção de tempos e alinhamento dos confrontos individuais entre os oito mais rápidos.

João Marques começou a jornada com o quarto tempo, assegurando a passagem aos quartos-de-final. Na primeira eliminatória, o corredor português levou a melhor sobre o turco Can Kilic. Nas meias-finais acabou desfeiteado pelo russo Ilya Gutenev, ficando fora da final, mas acedendo à corrida de definição do terceiro e quarto classificados.

Na luta pelo bronze, João Marques não conseguiu bater o russo Nikolai Dittenbir, ficando com a quarta posição. Ilya Gutenev sagrou-se campeão da Europa, enquanto o eslovaco Adrian Babic averbou a medalha de prata.

Nesta quarta-feira vai disputar-se o contrarrelógio individual. A prova terá 35,8 quilómetros, num percurso maioritariamente plano, mas com um obstáculo montanhoso a meio do traçado.

Será uma subida longa, com inclinações suaves na maioria da extensão, mas com troços que atingem os 11,5 por cento. Na descida de volta, mais longa ainda e, em média menos inclinada, haverá rampas com 13,5 por cento, o que obrigará a concentração máxima. O contrarrelógio disputa-se entre as 9h30 e 10h30.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com