sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

“Vem aí uma nova competição de btt no Eurosport nasce a UCI Montain Bike World Series”


Por: Vasco Simões

A União Ciclista Internacional (UCI) e a Warner Bros. Discovery anunciaram esta quarta-feira a criação de uma nova competição: UCI Mountain Bike World Series. Este campeonato de BTT reúne numa só competição as Taça do Mundo de cross-country olímpico (XCO), maratona de cross-country (XCM), Downhill (DHI), enduro (EDR) e E-enduro (E-EDR).

Desta forma, e pela primeira vez, as competições de BTT ficam reunidas sob uma única marca, as World Series. O pináculo desta nova estrutura será a Taça do Mundo permitindo que todos os formatos floresçam de forma independente. Dará igualmente exposição extra a atletas e equipas.

As World Series de BTT da UCI vão também oferecer a oportunidade aos amadores de encontrarem o seu lugar no palco da elite. Algumas corridas de XCM, EDR e E-EDR estarão abertas a amadores pelo que estes aspirantes a profissionais poderão competir lado a lado com os seus heróis. Isto permite abrir um caminho desportivo de alto nível para estes atletas na busca de pontos de qualificação de modo a progredir nas categorias de elite.

Este alinhamento de formatos e corridas será visto na perfeição em setembro em Les Gets, Morzine e Châtel (França), num festival de 10 dias de ação de BTT. Com provas de todos os formatos e abertas a amadores, o evento pretende ser uma referência para uma nova era das Bicicletas de Todo Terreno.

Os eventos desta nova competição, como a Taça do Mundo de XCO, XCC e DHI, podem ser vistos em direto e ‘on demand’ através do Discovery+ e da App do Eurosport e ainda no GCN+. Já a Taça do Mundo de XCM, EDR e E-EDR terão programas com o resumo detalhado de cada jornada. Nos próximos meses serão anunciadas mais formas de poder assistir.

David Lappartient, Presidente da UCI: “A popularidade global do BTT está a aumentar e, ao combinar todos os seus principais formatos, para além de competir com pilotos de elite e amadores numa importante série, aumentaremos o apelo desta disciplina. Com o seu ambiente de festival, mistura de corridas e cobertura em direto expandida, a UCI Mountain Bike World Series oferece uma experiência nova e atrativa para os atletas, fãs e novatos na comunidade de BTT”.

Chris Ball, CEO da ESO Sports: “Ao criar uma única plataforma global que unifica os principais formatos de corrida com o estatuto de Taça do Mundo da UCI pela primeira vez, a nova UCI Mountain Bike World Series permitirá igualmente a integração e crescimento de amadores, de eventos e de um festival para corridas da Taça do Mundo”.

“O nosso objetivo de longo prazo é o de elevar os principais formatos de corrida da Taça do Mundo da UCI, levando os atletas e equipas a um novo patamar. Também queremos manter a capacidade de entreter e envolver os ciclistas de BTT em todos os níveis. O futuro é incrivelmente empolgante e estamos honrados de inaugurar uma nova era do desporto”.

*O ‘streaming’ está disponível através do Discovery+ na Áustria, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Suécia, Reino Unido e Irlanda.

Fonte: Eurosport

“Jay Vine assume liderança do Tour Down Under em vitória de Pello Bilbao”


Australiano foi terceiro na terceira etapa

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Tour Down Under

O ciclista australiano Jay Vine (UAE Team Emirates) ascendeu hoje à liderança do Tour Down Under, ao ser terceiro na terceira etapa, com o mesmo tempo do vencedor, o espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious).

Vine, que ocupava o segundo posto da geral após a etapa de quinta-feira, a dois segundos do seu compatriota Rohan Dennis (Jumbo-Visma), então líder, aproveitou hoje a última grande dificuldade do dia, a subida de Corkscrew Road, que chega a atingir uma inclinação de 9,2%, para deixar para trás o seu principal opositor, seguindo, com Bilbao e com o britânico Simon Yates (Team Jayco-AlUla), isolados para a meta.

Com o objetivo da liderança alcançado por Vine, o triunfo na etapa acabou discutido por Bilbao e Yates, com o espanhol a ser mais forte e a vencer em 2:48.10 horas, o mesmo tempo de Yates e Vine.

Na classificação geral, Vine lidera agora com um total de 10:32.50 horas, menos 15 segundos do que Bilbao, que agora o secunda, e 16 face a Yates, terceiro classificado.

O português André Carvalho (Cofidis) foi 64.º na tirada, com mais 2.08 minutos do que o vencedor, subindo ao 97.ª posto, a 10.23 minutos do líder.

No sábado, cumpre-se a quarta etapa, que vai ligar Port Willunga a Willunga Township, após 133,2 quilómetros. Tradicionalmente, esta etapa contava com a inclusão da subida ao lendário Willunga Hill, mas, este ano, a corrida não passa por lá, sendo a tirada disputada em terreno essencialmente plano.

Fonte: Record on-line

“Destaques fevereiro na Eurosport”


Por: Vasco Simões

Em fevereiro, a programação do Eurosport promete muitas horas de ação e entretenimento. O ciclismo está de regresso com as primeiras provas da temporada, que servem de preparação para as ‘Grandes Voltas’, e neste mês há destaque nacional com a Volta ao Algarve e a Figueira Champions Classic. Mas há mais! Os fãs vão poder seguir também as melhores equipas do mundo em provas como a Volta aos Emirados Árabes Unidos, Volta à Comunidade Valenciana, Volta à Andaluzia, Volta à Arábia Saudita e Volta aos Alpes Marítimos e de Var assim como as clássicas Omloop Het Nieuwsblad, Kuurne – Bruxelas – Kuurne ou Grand Prix Le Samyn.

O calendário do mês contempla ainda os Campeonatos do Mundo do Ciclocrosse e os Campeonatos da Europa de Ciclismo de Pista.

Fonte: Eurosport

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua João Matias regressa à competição no Troféu Internacional Artur Lopes


Por: Xavier Silva

O Troféu Internacional Artur Lopes disputa-se entre sexta-feira e domingo e permitirá ver, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, os principais nomes do ciclismo português de pista, mas também um lote interessante de corredores estrangeiros.

Após o Campeonato Nacional de Pista, onde João Matias se revelou em boa forma conquistando três medalhas, estará de novo em ação no Velódromo Nacional e com um programa bem preenchido.

No primeiro dia de competição, João irá competir na Corrida por Pontos. Sábado será dia de disputar o concurso de Omnium e no domingo irá participar nas provas de Scratch e Madison.

A entrada será gratuita e convidamos desde já todos aqueles que possam, para um belo espetáculo desportivo no Velódromo Nacional.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“O ciclismo arranca em força em janeiro no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Tour Down Under, Vuelta a San Juan, Malhorca Challenge, e Volta à Arábia Saudista são as corridas que os fãs de ciclismo vão poder ver este mês, com André Carvalho da Cofidis a competir no Tour Down Under, ainda a equipa lusa do AP Hotels And Resorts-Tavira, integra pelotão da Vuelta a San Juan com quatro portugueses, João Almeida, Rui Costa e Rui Oliveira aquecem motores no Malhorca Challenge

O melhor ciclismo do mundo está de volta aos ecrãs do Eurosport. Este fim de semana, os fãs vão poder assistir à conclusão do Tour Down Under, na Austrália, a primeira prova da temporada do World Tour 2023. Este evento marca também o regresso ao calendário da UCI depois de vários cancelamentos devido à pandemia de Covid-19. Siga toda a ação do Tour Down Under, onde compete o luso André Carvalho da Cofidis, e descubra quem será o grande vencedor da prova australiana.

Este domingo, dia 22 de janeiro, fica igualmente marcado pelo arranque de uma nova edição da Vuelta a San Juan, na Argentina. Depois da loucura pela conquista do Mundial de Futebol, no Catar, em dezembro do ano passado, o país acolhe uma das mais importantes provas de ciclismo da América do Sul. Remco Evenepoel está na Argentina e estreia-se com a camisola arco-íris de Campeão do Mundo.

O belga foi também o último a vencer a Vuelta a San Juan em 2020. Após dois anos sem competição, devido à pandemia, espera-se uma grande competição e muito público nas estradas. O pelotão contará ainda com a presença de uma equipa portuguesa, a AP Hotels and Resorts – Tavira, composta pelos ciclistas lusos Rafael Lourenço, Venceslau Fernandes, Rúben Simão e Carlos Salgueiro e os espanhóis Álvaro Trueba e Délio Fernández.

O final de janeiro promete muito ciclismo e, entre os dias 25 e 29, o Eurosport emite mais uma edição do Malhorca Challenge, nas Ilhas Baleares, em Espanha. O seu clima ameno é o palco ideal para equipas e ciclistas aquecerem motores para a nova temporada. São cinco dias de competição e cinco troféus em jogo. Os portugueses João Almeida, Rui Costa e Rui Oliveira vão discutir esta edição do Malhorca Challenge, assim como outras estrelas internacionais como Julian Alaphilippe, Biniam Girmay, Guillaume Martin ou Matteo Tretin.

A derradeira semana do mês começa com mais uma fantástica e exótica corrida: a Volta à Arábia Saudita. O contraste dos arranha céus e das dunas do deserto fazem desta uma prova diferente para equipas e ciclistas. Esta edição, que começa dia 30 de janeiro, tem partida marcada para o aeroporto internacional de Al-Ula e termina dia 03 de fevereiro em Maraya. O português Ruben Guerreiro é um dos cabeças de cartaz na lista de pré-inscritos para esta edição.

Tour Down Under, Vuelta a San Juan, Mallorca Challenge e Volta à Arábia Saudita, eis algumas das excelentes propostas para acompanhar este mês de janeiro no Eurosport ‘A Casa do Ciclismo’.

 Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com