quinta-feira, 23 de julho de 2020

“Obrigatoriedade de renovação de exame médico-desportivo, informa a Federação Triatlo Portugal”

A renovação do exame médico-desportivo torna a ser obrigatória

Torna a ser obrigatória a renovação dos exames médico-desportivos, depois da publicação em Diário da República do Decreto-Lei n.º 18-A/2020, de 23 de abril, que veio estabelecer medidas excecionais e temporárias na área do desporto, no âmbito da pandemia causada pela doença COVID-19.

O artigo 8.º do referido diploma, tendo em vista assegurar uma resposta eficaz aos constrangimentos gerados pela situação de exceção vivida à data, determinou a suspensão temporária da «obrigação de renovação dos exames médico-desportivos prevista no n.º 3 do Despacho n.º 11318/2009, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 89, de 8 de maio de 2009.»

Na sequência de uma avaliação promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., a pedido do Governo, numa altura em que existe um processo progressivo de retoma da prática desportiva e considerando o facto de já não existirem os constrangimentos que se verificavam no momento da implementação da medida, concluiu-se que, por motivos de segurança, a supra dita suspensão devia deixar de vigorar, revogada agora pelo Decreto-Lei n.º 39-A/2020, de 16 de julho que veio alterar «as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19».

Com este Decreto-Lei que revoga a medida anterior, solicitamos a todos os atletas que ainda não tenham renovado os seus exames-médico-desportivos, que o façam com a maior brevidade possível, pedindo aos clubes que desenvolvam as diligências que considerarem necessárias para fazer cumprir esta regra de segurança.

Agradecemos a todos o apoio prestado!

Consulte o Diário da República aqui: https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/138217278/details/maximized

Fonte: FTP


“COVID-19: Cancelada corrida em bicicleta entre Paris e Bourges devido à pandemia”

Prova estava marcada para 08 de outubro.

A edição de 2020 da corrida em bicicleta Paris-Bourges, prevista para acontecer em 08 de outubro, foi cancelada devido à “pandemia de covid-19 e ao atual contexto económico", anunciou hoje a organização.

"Muitos dos nossos parceiros foram afetados pela crise ligada ao novo coronavírus e foi difícil para eles acompanharem-nos este ano. A 70.ª edição de Paris-Bourges é, portanto, adiada para 2021", justificou a organização do evento.

A pandemia de covid-19 já motivou vários cancelamentos ou adiamentos de corridas em bicicleta, entre elas o ‘Tour’, habitualmente organizado durante as três primeiras semanas de julho, adiado para o período entre 29 de agosto e 20 de setembro, com início na cidade de Nice.

Fonte: Sapo on-line


“BTT: Tiago Ferreira supera os dois 'Everesting' em menos de 24 horas”

Atleta olímpico português fixou um novo recorde mundial

Por: Fábio Lima

O português Tiago Ferreira fixou esta quinta-feira um novo recorde mundial (ainda por homologar) de ascensão ao longo de 24 horas numa bicicleta de BTT, ao completar um total 17753 metros de subida num evento privado promovido pela Red Bull realizado em São Pedro do Sul. Para conseguir este feito incrível, que representa um duplo Everesting, o atleta nacional, de 31 anos, deu 83 voltas a um percurso de cerca de 2,8 quilómetros (1,4 km a subir e outros 1,4 km a descer) com 241 metros de desnível.

No total, refira-se, Tiago Ferreira totalizou 247,5 quilómetros feitos ao longo destas 24 horas, nas quais apenas saiu da bicicleta para trocar o pneu (furou logo nas primeiras horas de desafio), para montar o sistema de iluminação para cumprir a fase noturna do desafio e também para um curto momento de descanso e de abastecimento.

Em média, o atleta nacional necessitou de cerca de 11 minutos para completar cada subida e cerca de 4 para descer.

Fonte: Record on-line


Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com