segunda-feira, 14 de abril de 2025

“Pogacar revela o motivo pelo qual cometeu o erro que originou a sua queda: "Estava a olhar para as motas..."


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Tadej Pogacar não conseguiu vencer na sua estreia na temível Paris-Roubaix, mas voltou a encantar o mundo do ciclismo com mais uma exibição memorável. O campeão do mundo da UAE Team Emirates - XRG concluiu a edição de 2025 no segundo lugar, apenas atrás de Mathieu van der Poel, após um erro que acabou por definir a corrida.

Durante grande parte da jornada, Pogacar não só seguiu todas as movimentações do neerlandês como também lançou vários ataques, mostrando que a sua estreia nos paralelos não foi apenas simbólica. Mas a pouco mais de 38 quilómetros da meta, tudo mudou: ao abordar uma curva com velocidade a mais, Pogacar caiu, deixando Van der Poel isolado na liderança - uma posição que este manteria até à chegada ao velódromo.

“O ambiente foi fantástico”, afirmou o esloveno após a corrida. “Em todos os sectores havia imensa gente e isso dá-nos força. Quer com vento lateral ou de frente, quando há público, isso ajuda sempre.”

Sobre o momento da queda, Pogacar não escondeu a sua frustração: “Vi as motas paradas na curva. Estava a olhar para elas e na minha cabeça, elas iam em frente. Ninguém estava a virar. Cheguei à curva demasiado depressa. Havia vento de costas, estava a atacar e íamos a dar tudo. Foi tudo rápido demais.”

Apesar do erro, o campeão do mundo mostrou-se orgulhoso com a sua prestação: “Foi, sem dúvida, uma das corridas mais difíceis que já fiz na minha carreira. É uma pena não ter tido o GPS ligado nos últimos 40 quilómetros, quando estávamos cinco na frente. A potência que estava a produzir foi das mais altas que alguma vez fiz.”

Pogacar não venceu, mas confirmou que é capaz de competir ao mais alto nível mesmo no terreno mais hostil do ciclismo. Se a estreia já foi assim, a expectativa para o regresso do esloveno ao Inferno do Norte é enorme.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/pogacar-revela-o-motivo-pelo-qual-cometeu-o-erro-que-originou-a-sua-queda-estava-a-olhar-para-as-motas

“Van der Poel multado após vencer a Paris-Roubaix, mas nada abala o herói do dia”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Nada parece capaz de abalar o espírito de Mathieu van der Poel esta noite, depois de conquistar uma vitória histórica na Paris-Roubaix 2025. No entanto, o júri da corrida tentou fazê-lo, aplicando uma multa considerável ao ciclista da Alpecin-Deceuninck e ao seu diretor desportivo, Christoph Roodhooft.

O motivo? Van der Poel terá recebido alimentação depois da zona limite, já nos últimos 14 quilómetros, numa altura em que seguia isolado na frente da corrida e a caminho do seu terceiro triunfo no Inferno do Norte. De acordo com o regulamento, a alimentação nesta fase não era permitida, e o contacto com o carro da equipa foi considerado irregular. A penalização: 1.000 francos suíços tanto para o ciclista como para o seu diretor.

Após a chegada, Van der Poel reconheceu o desgaste acumulado nas últimas dezenas de quilómetros. “Sofri muito nos últimos 30 quilómetros, especialmente depois do erro do Tadej,” admitiu o holandês. “Caso contrário, teria sido muito difícil nos isolarmos. Mas tive de ir sozinho de longe, e isso custou muita energia.”

Mas a Alpecin-Deceuninck não foi a única a ser visada. Outras equipas também foram penalizadas pelo comportamento fora do regulamento. A Arkéa-B&B Hotels, a Intermarché-Wanty e a Decathlon AG2R La Mondiale viram os seus diretores desportivos — Sébastien Hinault, Aike Visbeek e Julien Jurdie serem multados em 200 francos suíços cada, devido a ciclistas que seguiram fora do percurso oficial.

Mais grave foi o caso de Marcel Sieberg, diretor da Tudor Pro Cycling, que foi desclassificado a meio da prova e multado em 500 francos suíços por irregularidades relacionadas com o carro de apoio da equipa.

A Intermarché-Wanty voltou a ser penalizada com uma multa adicional de 200 francos, depois de um membro da equipa ter sido apanhado a entregar comida fora das zonas regulamentares.

Apesar dos incidentes administrativos, a jornada ficou marcada pela exibição dominante de Van der Poel, que igualou Tom Boonen e Roger De Vlaeminck com três vitórias na clássica dos paralelos. A discussão sobre penalizações fica, para já, em segundo plano pelo menos até a poeira de Roubaix assentar.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/van-der-poel-multado-apos-vencer-a-paris-roubaix-mas-nada-abala-o-heroi-do-dia

“Duatlo Cross: François Vie e Filipa Gonçalves campeões nacionais”


François Vie e Filipa Gonçalves são os novos campeões nacionais de duatlo cross. A prova decorreu este domingo (13 de baril), em Malhada Sorda.

 

No sector feminino, Filipa Gonçalves, atleta individual, superiorizou-se à concorrência, terminando os 5600 m de corrida, 21940 m de ciclismo e mais 2540 m de corrida em 01:44:32. Paula Pita do Bairro dos Anjos foi segunda classificada, enquanto Maria Inês (Clube Desportivo em Movimento), ainda em idade júnior, fechou o pódio.

Entre os homens, a vitória sorriu a François Vie. O atleta do SFRAA Triatlo terminou a prova em 01:19:19, com cerca de 3 minutos de avanço face a Renato Teixeira, do GD Goma. O pódio masculino ficou completo com o terceiro posto de António Barata, do Outsystems Olímpico de Oeiras.

“Estamos perante uma prova importante do calendário nacional, o CN Duatlo Cross. Uma prova bem disputada com boa participação feminina e masculina, um percurso desafiante, paisagens idílicas e a natureza no seu estado mais puro. Foi muito agradável. Malhada Sorda e Almeida têm história e respeitam muito a sua história. A aldeia está muito bem preservada, tem passado e tem futuro.

As gentes e as forças políticas locais sabem receber, são hospitaleiros e tudo fazem por estes territórios. Por isso, nome da Federação de triatlo e dos triatletas, agradeço ao sr. presidente da C.M Almeida, ao sr. presidente da junta de freguesia da Malhada Sorda e a toda a comunidade local, dizendo-lhes que podemos desde já pensar na próxima edição”, sublinhou Fernando Feijão, Presidente da FTP.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Espectador que atirou garrafa a Van Der Poel entrega-se à polícia: "É uma tentativa de homicídio"


O incidente ocorreu nos quilómetros finais da Paris-Roubaix, que o ciclista neerlandês acabou por vencer pela terceira vez consecutiva

 

Foto: AFP or licensors

O espectador que terá atirado um 'bidon' à cara de Mathieu Van Der Poel no último domingo durante o Paris-Roubaix, ter-se-á entregue às autoridades.

A informação é avançada pelo jornal neerlandês 'Het Nieuwsblad', que acrescenta que o espectador dirigiu-se a uma esquadra da zona de Mira. Esta informação terá sido entretanto confirmada pelo Ministério Público da Flandres Ocidental.


Para além disso, e de acordo com a rádio 'RMC Sport', o Ministério Público de Lille irá abrir um inquérito para apurar todos os factos.

Tudo aconteceu a cerca de 33 quilómetros da meta. Mathieu Van der Poel seguia isolado, após saída de estrada de Tadej Pogacar, e preparava-se para conquistar o Paris-Roubaix pela terceira vez consecutiva.

Nessa altura, um 'bidon' cheio foi-lhe deliberadamente arremessado à cara, algo que acabou por não prejudicar de sobremaneira a corrida do neerlandês, que acabou mesmo por conquistar a prova.


"Não podemos deixar passar isto. A garrafa estava cheia, pesava para aí meio quilo e eu rodava a 40km/h. Doeu imenso, podia ter-me partido o nariz. Se a UCI não fizer nada, a equipa (Alpecin) vai fazer, foi uma tentativa de homicídio, não é como atirar um copo de cerveja", afirmou Van der Poel

Fonte: Sapo on-line

“XVII volta em bicicleta ao concelho de Almodôvar”


Decorreu no dia 12 e 13 de abril de 2025, a XVII volta em bicicleta ao concelho de Almodôvar, uma das provas com mais mítica no calendário nacional master e que conta sempre com a presença de quase todas as equipas nacionais.

Nesta edição marcaram presença 180 atletas em representação de 13 equipas nacionais.


A equipa de ciclismo do CRP Ribafria (Benedita), Grupo Parapedra / MAF / Riomagic participou nesta competição com doze ciclistas da sua formação (João Letras, Jorge Letras, Paulo Simões, Jorge Marques, Raul Ribeiro, Paulo Pereira, Ricardo Sequeira, Hélder Loureiro, Humberto Pereira, Fábio Aguiar, Hélder Azevedo e Luis Teixeira).


A primeira etapa e início da XVII Volta ao Concelho de Almodôvar, decorreu na tarde do dia 12 abril, uma etapa de 107,3 km, com partida em Almodôvar e chegada ao Alto Santa Clara a Nova.

A partida para a etapa foi dada as 14h30, com o pelotão a rodar sempre a grande velocidade e no primeiro prémio de montanha do dia, o pelotão sofreu uma grande fragmentação.


A passagem do segundo prémio de montanha do dia, e já com cerca de 70 km percorridos, deu-se uma fuga de 3 atletas, com a equipa do CRP Ribafria a assumir anulação da fuga.

Com a fuga anulada deu-se novo contra-ataque no pelotão de dois atletas, os quais entraram nos últimos 3 km com cerca de 15 segundos de vantagem sobre o grupo perseguidor, onde estavam 3 atletas do CRP Ribafria.


Os fugitivos apenas foram alcançados já em cima da meta, por um atleta do grupo perseguidor que viria a ganhar a etapa, tendo o João Letras do CRP Ribafria fraquejado na subida e cortado a meta em 11º lugar.

A segunda etapa decorreu na manhã de 13 abril, composta por 68 km, com partida na localidade de Rosário e chegada a Corte Zorrinho).


A corrida rodou sempre a grande velocidade, com vários ataques da equipa do CRP Ribafria e da equipa do 2º classificado, mas que nunca surtiram efeito, tendo a etapa terminado ao Sprint, com João Letras a vencer a etapa.

A terceira e última etapa decorreu na tarde de 13 de abril, no circuito de Santo Amaro, o qual é composto por 10 voltas de 4,5 km.


A equipa do CRP Ribafria, partiu para a última etapa com o intuito de tentar atacar e fracionar a equipa do líder criando uma fuga.

Logo na segunda volta a equipa do CRP Ribafria perdeu o seu atleta Helder Azevedo, que quando estava na frente do pelotão foi vítima de queda.


Durante todo o circuito o camisola amarela não mostrou fragilidades, vindo a corrida a acabar ao sprint, com o camisola amarela a vencer a etapa e o João Letras a cortar a meta em segundo lugar.

A equipa do CRP Ribafria saiu de Almodôvar com a vitória na segunda etapa, um 8 lugar a geral individual e o 2º lugar coletivamente.


Foi uma prova que não correu bem a equipa do CRP Ribafria pela primeira etapa, mas que foi dado uma resposta por toda a equipa na segunda e terceira etapa, onde a equipa esteve em evidência, apenas lamentado a queda do Hélder Azevedo, e por isso estamos muito orgulhosos deles, pela união, garra e determinação com que lutaram e pela evidencia e destaque do CRP Ribafria e todos os patrocinadores.

Fonte: Equipa de ciclismo do CRP Ribafria



“Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua Prestação sólida no Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto”


A equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua teve uma participação destacada no Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto, disputado neste domingo, 13 de abril. A prova, com um percurso de 151,2 km entre a Figueira da Foz e a Aldeia das Dez, em Oliveira do Hospital, marcou o encerramento da Taça de Portugal de Estrada 2025 nas categorias Elite e Sub-23.

Os ataques começaram cedo na corrida, e após algumas tentativas falhadas, a fuga do dia formou-se com 35 quilómetros percorridos. Entre os nove ciclistas que se destacaram estava António Barbio, da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua. A fuga seguiu a um ritmo elevado, com 45 quilómetros percorridos na primeira hora e uma vantagem máxima de 1m35s sobre o pelotão.

António Barbio foi um dos destaques da equipa ao conquistar a primeira meta particular em Penacova (KM 73,2), mostrando estratégia, força no grupo de fuga inicial e assegurou a presença da equipa no pódio.

Rafael Barbas teve uma excelente performance ao terminar na 12ª posição geral e garantir o segundo lugar na classificação da juventude, um resultado promissor para o jovem ciclista que será uma das apostas da equipa para a Volta a Portugal do Futuro. Gonçalo Carvalho também apresentou uma prestação sólida, finalizando na 13ª posição da classificação geral.

Francisco Alves sofreu uma queda durante a prova e precisou ser encaminhado ao hospital para observação. Felizmente, o atleta encontra-se estável e sob cuidados médicos.

O diretor desportivo Gustavo Veloso comentou sobre o desempenho da A corrida correu mais ou menos dentro do esperado. Conseguimos meter o Barbio na fuga e ganhar uma das metas particulares em Penacova, de onde são os nossos patrocinadores Águas de Penacova. Na parte final, assumimos na frente da corrida para entrar bem colocados na descida e na subida – isso aconteceu. Na última subida, cada um com as suas forças chegaram à meta. O Rafael Barbas e o Gonçalo Carvalho conseguiram acabar na frente. Vamos agora para os próximo objetivos focados em alcançar os melhores resultados possíveis”

A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua segue motivada para os próximos desafios da temporada, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento dos seus atletas e na busca por resultados expressivos que consolidam a equipa como referência no ciclismo nacional.

 

Classificação Geral Individual

Figueira da Foz - Aldeia das Dez: 151,2 Km

 

1º. Alexis Guerin (Anicolor-Tien21) - 3h33m54s

12º. Rafael Barbas (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 17 s

13º. Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 23 s

17º. Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 53 s

22º. António Barbio (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 1m

65º. João Matias (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 7m26s

68º. Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua), a 9m20s

DNF. Francisco Alves (Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua)

 

Classificação por Equipas

 

1º. Anicolor-Tien21, 10h42m30s

4º. Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua, 10h43m15s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados -Mortágua

“Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano de Valdevez”


Jack Reading e Maria Pomes vencem na 3.ª Taça de Portugal de Downhill

 

Por: Rafael Simões

Jack Reading (Gravity School Racing) e Maria Pomes (La Sorrera BikePark) foram quem mais brilhou este domingo, na 3.ª Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano.

Depois de Seia e do Carvoeiro, este domingo foi a vez de Arcos de Valdevez receber a terceira pontuável da temporada, mais concretamente o Campo Desportivo do Lameiro, em Prozelo.


Na elite masculina, Reading foi o mais rápido da tarde: só precisou de 02:06.609 minutos para terminar o percurso de 1.6 quilómetros. Neo Tielens (Optimum Alliance) – vencedor da categoria de sub-23 – ficou em segundo, a mais de quatro segundos do líder, e Tomás Barreiros (Wildboys-Tomar Cidade Templária) fechou o pódio, a praticamente cinco segundos do primeiro posto.

Na elite feminina, Maria Pomes fez a prova em 02:38:473 minutos, ela que também venceu nas sub-23. Pi Mireia (BGR-MAS) foi segunda, a mais de dois segundos, Kira Zamora (4Racing Team) foi terceira, a quase cinco segundos.

Nos sub-23 masculinos, Álvaro Pestana e Nuno Reis, dupla da Casa do Povo de Abrunheira, ficou atrás de Neo Tielens. No feminino, o pódio é exatamente igual à da elite.


Na formação, VanDuyse Briek (Optimum Alliance) ganhou nos sub-19 masculinos, Tai Nui (Gravity School Racing) nos sub-17, Daniel Barcia (The Bike C.C.) nos sub-15 e James Sousa (MCF-Xdream-Munícipio de São Brás) nos sub-13.

Sofia Figueira, da Maese Ourense, foi a única competidora de formação no feminino, no escalão de sub-15.

Nos masters, Hannah Heyse (BTT Loulé-Elevis) venceu no feminino, enquanto Parpan Andraina (Team Racepark Schulenberg) não terminou a corrida.

No masculino, Rafael Machado (AD Galomar-E-BIKE Madeira) foi o mais rápido em M30, Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing) em M35, Manuel Bessa em M40, Ricardo Soares (Bikezone Team) em M45, Miguel Pintos (CC Coruxo) em M50, António Mendes (Wildboys-Tomar Cidade Templária) em M55 e, por fim, Fernando Ferreira (CD Santo António) em M60.

A 4.ª Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano realiza-se nos próximos dias 26 e 27 de abril, em Castro Daire.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Anicolor / Tien21 Alexis Guérin é o vencedor do Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto"


Fotos: Ciclismo +TV

Alexis Guérin, da Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21, venceu o Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto, ao chegar isolado à histórica Aldeia das Dez, em Oliveira do Hospital. O francês de 32 anos estreia-se, assim, a ganhar em Portugal, trazendo a 2.ª vitória da época para a estrutura que tem sede em Águeda. Por seu turno, Fábio Costa, hoje 15.º classificado, não conseguiria defender a Taça de Portugal em Elite, ficando em 3.º lugar do ranking. O coletivo está todo de parabéns pelo excelente desempenho ao longo da clássica, que trouxe também a vitória da Geral por Equipas. 


A viagem de 151,2 km partiu da Figueira da Foz com destino à Aldeia das Dez, em Oliveira de Hospital, onde estava a meta do Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto. Aos 35 km formou-se a fuga do dia por um grupo de nove corredores, que nunca chegou aos 02 minutos de diferença. Após a 2.ª Meta Particular (112,3 km), em Tábua, três ciclistas conseguiram contra-atacar e juntaram-se à fuga, um deles era Alexis Guérin, da Anicolor / Tien21. A escapada passava a ter 12 elementos, com 120 km percorridos. 


Com o aproximar da meta, as movimentações na cabeça de corrida foram decisivas e resistiram apenas cinco elementos na frente, Alexis Guérin e Pedro Silva, da Anicolor / Tien21, eram dois deles. Mas só o francês aguentou até ao fim, conquistando a vitória, isolado. Artem Nych seria o 4.º classificado, a 04 segundos do colega de equipa. 


Quanto às contas finais da Taça de Portugal de Elites, Emanuel Duarte, 3.º classificado do dia, garantiu a vitória com 225 pontos. Já Fábio Costa, líder à partida, caiu para o 3.º lugar, com 160 pontos. 

Alexis Guérin foi o grande vencedor deste domingo e disse que “hoje não foi um dia fácil, porque planeámos tudo para Fábio Costa. Depois, nos últimos 25 km, tentámos algo com Pedro Silva, tendo em vista a Classificação Geral. Houve um excelente trabalho de toda a equipa, com muita união. Já muito perto do final, ouvi no rádio ‘Alexis, tenta dar o teu melhor’, não hesitei e dei mesmo o meu melhor e ganhei, trouxe a vitória para a nossa equipa. Somos uma equipa muito forte, a melhor de Portugal, por isso conseguimos e ganhámos esta corrida”. 


“Foi uma vitória bonita, para a toda a equipa. É uma vitória coletiva, com um grande trabalho de todos. Sabíamos a qualidade dos adversários e as dificuldades que tínhamos pela frente. Tentámos também defender a Taça, mas não foi possível. Toda a equipa está de parabéns pelo excelente trabalho que fez. Esta é também uma vitória para os nossos patrocinadores, parceiros e adeptos”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Anicolor / Tien21. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

TROFÉU REGIÃO DE COIMBRA – ALDEIAS DO XISTO 

Figueira da Foz – Aldeia das Dez (Oliveira do Hospital)» 151,2 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA ETAPA 

 

1.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), 03h33m54s 

2.º Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), a 04s 

3.º Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), mt 

4.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), mt 

15.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), a 44s 

39.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 01m55s 

40.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), mt 

43.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), a 02m38s 

84.º José Sousa (Anicolor / Tien21), a 15m53s 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA

  

1.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), 03h33m54s 

2.º Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), a 04s 

3.º Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), mt 

4.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), mt 

15.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), a 44s 

39.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 01m55s 

40.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), mt 

43.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), a 02m38s 

84.º José Sousa (Anicolor / Tien21), a 15m53s 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

 

1.ª Anicolor / Tien21, 10h42m30s 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing


“2.º Troféu Rui Costa 3ª etapa”


Francisco Cardoso confirma triunfo no Troféu Rui Costa

 

Por: Rafael Simões

Francisco Cardoso confirmou este domingo a vitória no 2.º Troféu Rui Costa – Grande Prémio dos Campeões de Cadetes, depois de um fim de semana de domínio na Póvoa de Varzim.

O ciclista da Academia Efapel de Ciclismo brilhou no sábado, ao vencer a primeira etapa, e na manhã deste domingo ao ser mais rápido no contrarrelógio individual. À tarde, bastou-lhe ser 14.º no segundo setor da etapa, numa chegada ao sprint da qual fez parte, para garantir o triunfo.

Afonso Silva entrava para a última prova como o maior adversário de Cardoso, já que estava no segundo lugar da geral, com 16 segundos de desvantagem. O corredor da Landeiro-KTM-Matias&Araújo despediu-se em grande, com a vitória neste segundo setor da etapa dois, mas não conseguiu chegar à Camisola Amarela.


No segundo posto, com os mesmos 1h17m14s, ficou Vasco Silva (Silva&Vinha-ADRAP-Sentir Penafiel), e Leonardo Leandro (Caldas Ecosprint-E.Leclerc-CN Seixal) fechou o pódio, numa corrida que se fez no Circuito Rui Costa, em Aguçadoura, com oito voltas num percurso total de 52 quilómetros.

Na classificação geral, Francisco Cardoso foi então o grande vencedor ele que ganhou também a classificação da montanha, com 16 segundos de vantagem face a Afonso Silva e 31 face a Rodrigo Afonso (Tensai-Sambiental-Santa Marta).

Simão Pedrosa (Tensai-Sambiental-Santa Marta) triunfou na classificação por pontos, ao passo que nas equipas, a Landeiro-KTM-Matias&Araújo foi a grande vencedora. José Gomes, precisamente da Landeiro-KTM-Matias&Araújo, terminou como líder da juventude.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de XCM Paredes Coura”


Dupla da Guilhabreu MTB Team brilha na 2.ª Taça de Portugal de XCM

 

Por: Rafael Simões

Carlos Cruz e Melissa Maia, ambos da Guilhabreu MTB Team, venceram este domingo a 2.ª Taça de Portugal de XCM, na IX Maratona de BTT Paredes de Coura.

Na elite feminina, Melissa Maia terminou os 93 quilómetros que começaram e acabaram na Rua Conselheiro Miguel Dantas, em frente à Câmara Municipal de Paredes de Coura, em 4h42m51s, com uma vantagem de quase dez minutos para as mais diretas concorrentes.

Leandra Gomes, da SAERTEX Portugal-CRIAZinvent chegou em segundo lugar, com um tempo de 4h51mh34s, e Maaris Meier (SAGIPER-NSCP Mortágua) fechou o pódio dez segundos depois.

Já na elite masculina, o triunfo de Carlos Cruz foi mais equilibrado: o corredor da Guilhabreu MTB cortou a meta ao cabo de 4h16m43s, 23 segundos antes de André Rodrigues (BTT Gardunha-Fundão), segundo classificado. Filipe Francisco, da (CDASJ-Cyclin’Team-Munícipio de Albufeira) ficou no terceiro posto, com um tempo de 4h22m11s.


Nos masters masculinos, Rui Carvalho (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) venceu nos M30, Renato Ferreira (MR3Eventus-Prozimbral) em M35, David Vaz em M40, Martinho Sagaroça (BTT Gardunha-Fundão) em M45, Pedro Sousa CDASJ-Cyclin’ Team-Munícipio de Albufeira em M50, António Passos (Rompe Trilhos-Ajpcar) em M55, Fernando Gonçalves (SAERTEX Portugal-CRIAZinvent) em M60 e Rui Norte (Arlu BTT) em M65.

Nas bicicletas elétricas, Rafael Clino foi o mais forte no masculino, Cátia Cristovão (Róódinhas-Master Vantagem) triunfo no feminino.

Nas masters femininas, Vânia Vilaça (ACDL Team) foi a mais rápida em M30, Ângela Gonçalves (SAERTEX Portugal-CRIAZinvent) festejou em M40.

No paraciclismo, Tiago Craveiro (Grupo BTT de Manteigas) venceu na categoria D, ele que foi o único a competir, enquanto Ricardo Mendes (SAERTEX Portugal-CRIAZinvent) triunfou na categoria C.

A Taça de Portugal de XCM prossegue no fim de semana de 17 e 18 de maio, com a terceira prova pontuável, em Ansião.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com