quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

“Já estão abertas as inscrições para a Semana Europeia de Cicloturismo”


A Federação Portuguesa de Ciclismo informa de que a edição de 2022 da Semana Europeia de Cicloturismo vai decorrer em Meppel, Países Baixos, entre 9 e 16 de julho, e as inscrições já estão abertas. Os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo têm desconto para explorar esta semana de convívio e pedaladas, num dos países com maior tradição velocipédica.

Meppel é uma cidade histórica, fundada em 1442, marcada pela tradicional paisagem dos Países Baixos, onde os canais, os moinhos de vento e as quintas verdejantes são um cenário perfeito para umas férias sobre bicicleta. A proximidade com a Alemanha e com o Mar do Norte são outras caraterísticas de Meppel, na província de Drenthe.

Poderá encontrar informações gerais sobre Meppel aqui: https://uect.org/pt/semana-europeia/meppel-2022/informacao-geral  , enquanto as informações práticas sobre a Semana Europeia de Cicloturismo estão disponíveis aqui: https://uect.org/pt/semana-europeia/meppel-2022/informacoes-praticas

Inscrições Online aqui: https://uect.org/pt/component/uect/

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Será a 13 de fevereiro que época de ciclismo arrancará”


Por: José Morais

Foto: Nuno Veiga/Lusa

O regresso do ciclismo nacional à estrada está marcado para 13 de fevereiro, dia em que se inicia a época de 2022, tudo aponta com um regresso à normalidade, mas até ao momento nada de certezas, porque tudo poderá acontecer.

Em 2022 estão previstos cinquenta e nove dias de competição, entre eles irão ser realizadas oito provas por etapas, dez clássicas, onde se juntam diversos circuitos, com algumas provas a aumentarem a sua duração, e ainda um europeu de sub-23, que será uma novidade.

Aveiro recebe a primeira prova de estrada a 13 de fevereiro, uma prova já tradicional na abertura da época, a qual antecederá a Volta ao Algarve, este ano repleta de equipas de nome, e tudo se espera ser o regresso à normalidade, depois da época de 2021º Covid-19 ter comprimido o calendário em cinco meses.

Algo positivo e de aplaudir, será o crescimento dos dias de competição, com mais provas, mais clássicas, o caso do Grande Prémio do Douro Internacional e do Grande Prémio o Jogo, que irão ter mais dias de competição.

A Volta ao Algarve, a Clássica à Arrábida, a Volta ao Alentejo, o grande Prémio de Torres Vedras, a Volta a Portugal, continuarão a ser provas do calendário internacional, com a corrida de Torres Vedras, a prova que homenageia o malogrado Joaquim Agostinho, que vai para a estrada a 30 de junho, irá recuperar os quatro dias de competição, estando também previstos para o Grande Prémio o Jogo, onde o Douro Internacional tem previsão para crescer até aos sete dias, onde as corridas da Global Media irão aumentar novamente a importância do calendário, onde novamente o Grande Prémio Jornal de Notícias fará o encerramento da época, já que a estreia em 2021 foi um grande êxito, com uma semana de corrida entre agosto e setembro.  

Porem, o mês de julho irá ter uma novidade absoluta, com a realização na Anadia do Europeu sub-23, onde o pelotão nacional irá ter três clássicas para preparação para a Volta a Portugal.

Todo este calendário, se o mesmo se confirmar pelas informações fornecidas à Federação Portuguesa de Ciclismo pelas organizações das provas, será uma época que terá 59 dias de competição, divididos por oito provas por etapas, dez clássicas, dois dias de nacionais de estrada, onde se juntam quatro circuitos do final da época, e ainda o festival de pista de Tavira.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com