Por: José Morais
Foto: Nuno Veiga/Lusa
O regresso do ciclismo
nacional à estrada está marcado para 13 de fevereiro, dia em que se inicia a
época de 2022, tudo aponta com um regresso à normalidade, mas até ao momento
nada de certezas, porque tudo poderá acontecer.
Em 2022 estão previstos
cinquenta e nove dias de competição, entre eles irão ser realizadas oito provas
por etapas, dez clássicas, onde se juntam diversos circuitos, com algumas
provas a aumentarem a sua duração, e ainda um europeu de sub-23, que será uma
novidade.
Aveiro recebe a primeira prova
de estrada a 13 de fevereiro, uma prova já tradicional na abertura da época, a
qual antecederá a Volta ao Algarve, este ano repleta de equipas de nome, e tudo
se espera ser o regresso à normalidade, depois da época de 2021º Covid-19 ter
comprimido o calendário em cinco meses.
Algo positivo e de aplaudir,
será o crescimento dos dias de competição, com mais provas, mais clássicas, o
caso do Grande Prémio do Douro Internacional e do Grande Prémio o Jogo, que
irão ter mais dias de competição.
A Volta ao Algarve, a Clássica
à Arrábida, a Volta ao Alentejo, o grande Prémio de Torres Vedras, a Volta a
Portugal, continuarão a ser provas do calendário internacional, com a corrida
de Torres Vedras, a prova que homenageia o malogrado Joaquim Agostinho, que vai
para a estrada a 30 de junho, irá recuperar os quatro dias de competição,
estando também previstos para o Grande Prémio o Jogo, onde o Douro Internacional
tem previsão para crescer até aos sete dias, onde as corridas da Global Media
irão aumentar novamente a importância do calendário, onde novamente o Grande
Prémio Jornal de Notícias fará o encerramento da época, já que a estreia em
2021 foi um grande êxito, com uma semana de corrida entre agosto e setembro.
Porem, o mês de julho irá ter
uma novidade absoluta, com a realização na Anadia do Europeu sub-23, onde o
pelotão nacional irá ter três clássicas para preparação para a Volta a
Portugal.
Todo este calendário, se o
mesmo se confirmar pelas informações fornecidas à Federação Portuguesa de
Ciclismo pelas organizações das provas, será uma época que terá 59 dias de
competição, divididos por oito provas por etapas, dez clássicas, dois dias de
nacionais de estrada, onde se juntam quatro circuitos do final da época, e
ainda o festival de pista de Tavira.
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