segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

“Mark Cavendish vence segunda etapa da Volta aos Emirados”


Ruben Guerreiro chegou no 12.º posto e João Almeida em 34.º, ambos com o mesmo tempo do vencedor

 

Por: Lusa

Foto: Twitter/Quick-Step

O britânico Mark Cavendish (Quick-Step) venceu esta segunda-feira ao sprint a segunda etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, na qual o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) conservou a liderança.

Os dois portugueses presentes na prova chegaram integrados no pelotão, com Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) a chegar no 12.º posto e João Almeida (UAE Emirates) no 34.º, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Cavendish cumpriu os 173 quilómetros entre a ilha de Hudayriyat e Abu Dhabi Breakwater em 4:20.45 horas, superando sobre a meta Philipsen, que venceu no domingo a primeira etapa e lidera a prova com um total de 9:03.03 horas, menos quatro segundos do que o russo Dmitry Strakhov (Gazprom-Rusvelo) e seis do que Cavendish, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Na classificação geral, Guerreiro é 20 e Almeida 40.º, ambos a 16 segundos do líder.

A terceira etapa da prova disputa-se na terça-feira, um contra-relógio individual de nove quilómetros em Ajman.

Fonte: Record on-line

“Homenagem ao ciclista Manuel Abreu”


O ciclista vimaranense Manuel Abreu vai ser homenageado no próximo dia 25 de fevereiro, em Gondar – Guimarães, aquando dos 25 anos do seu falecimento.

A iniciativa é promovida conjuntamente pela Paróquia de Gondar e pelo Agrupamento 409 do CNE - Corpo Nacional de Escutas, à qual se associam a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A homenagem começará pelas 18h00 com a deposição de uma coroa de flores na campa do antigo ciclista, no cemitério de Gondar, seguindo-se a celebração de uma eucaristia e uma homenagem-memória na cripta da Igreja de Gondar com testemunhos de algumas figuras públicas do ciclismo e com a exposição de troféus significativos.

Manuel Abreu nasceu em Gondar (Guimarães) a 5 de janeiro de 1963 e faleceu a 25 de fevereiro de 1997, tendo sido distinguido pela Câmara Municipal de Guimarães com a medalha de mérito desportivo e pela Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo.

Enquanto jovem, Manuel Luís Campos de Abreu acompanhou de perto a carreira de ciclista dos seus irmãos João e Jerónimo, quando estes representavam a equipa da Coelima. Com 20 anos de idade, em 1983, deixou a fiação onde trabalhava para se dedicar em exclusivo ao ciclismo. Representou a equipa da Coelima, de 1983 a 1985, tornou-se profissional nesse ano pelo Vitória Sport Clube e representou a seguir a equipa Garcia Joalheiro.


Manuel Abreu representou ainda nas formações Tensai / Mundial Confiança / Santa Marta, Sicasal /Acral e Maia / Jumbo, nesta última ao lado do seu irmão mais novo Joaquim Sampaio.

Sagrou-se Campeão Nacional de ciclismo de estrada, Campeão Nacional de Rampa por duas vezes e venceu várias provas, entre as quais o Grande Prémio do Minho de 1996.

Na Volta a Portugal em bicicleta ganhou o prémio do combinado em 1992, ano em que terminou a prova rainha do ciclismo português em segundo lugar.

Representou Portugal em diversos Campeonatos do Mundo e marcou presença em várias Voltas a Espanha e no Giro de Itália.  

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Triatlo Quinta do Lago 1ª etapa taça de Portugal”


O Clube de Natação de Torres Novas venceu a 1ª etapa da taça de Portugal de triatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Pela 1ª vez uma equipa feminina de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, venceu coletivamente uma prova de uma competição nacional de triatlo.

Aconteceu este domingo, na Quinta do Lago no Algarve, numa prova muito competitiva, com Maria Tomé, a atleta do Clube Natação torrejano a vencer categoricamente a 1ª etapa da taça de Portugal de triatlo, acompanhada no pódio por Joana Miranda, que depois de uma excelente prova alcançou o 3º lugar.

Mas, houve mais 2 atletas a representarem as cores torrejanas, que alcançaram também o top 10 nesta prova da Quinta do Lago, Ana Ramos foi 9ª e Joana Oliveira 10ª classificada.


Ainda no setor feminino, Beatriz Ferreira, com uma boa recuperação no ciclismo concluiu na 15ªposição, Catarina Moutinho, atleta ainda júnior, foi 25ªclassificada (4ª Júnior) e Claúdia Orvalho na sua estreia neste tipo de distância como atleta cadete alcançou o 46ºlugar à geral (14ª Cadete).

No setor masculino, o Clube de Natação de Torres Novas, numa presença com um total de 22 atletas (13 masculinos e 9 femininos), também não se deixou intimidar pela forte concorrência, pois sendo os atuais campeões nacionais de triatlo por clubes e vencedores da taça de Portugal em 2021, iniciaram esta competição na defesa deste título, alcançando coletivamente o 2ºlugar nesta 1ªetapa.

Tiago Fonseca e Ricardo Batista alcançaram o 4º e 5ºlugares respetivamente, numa prova ganha por João Pereira do Benfica, enquanto João Nuno Batista (atual vice-campeão do mundo em juniores) também ficou no top 10, alcançando o 7º lugar e Gonçalo Oliveira o 9º lugar.


De salientar ainda, o 12ºlugar de João Ferreira, o 14ºlugar de Gustavo do Canto (1º Júnior), o 19ºlugar de Pedro Afonso Razões (2º Cadete), o 26ºlugar de Guilherme Pires, todos dentro no top 30, numa prova com uma participação de cerca de 200 atletas, disputada na distância sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5.000m/corrida).

Nesta prova competiram ainda mais atletas pelo Clube torrejano, Luís Moleiro foi 34º, Manuel Dias 49º (10º Cadete) Adriano Correia 58º, Martim Salvador 62º (15º Cadete).

A próxima prova, será a 1ªetapa do campeonato nacional de duatlo em Arronches, no próximo dia 5 de março.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Evenepoel: «Quando os vi a atacar, abrandei. Sabia que a minha vantagem era grande...»”


Vencedor da Volta ao Algarve "desfrutar um pouco mais dos últimos metros com a amarela"

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Remco Evenepoel quis 'coroar' o bis na Volta ao Algarve em bicicleta com um triunfo no alto do Malhão, mas, perante a maior explosividade de Sergio Higuita, preferiu saborear a sua amarela, cruzando a meta a celebrar.

Com os principais favoritos ainda agrupados à entrada do derradeiro quilómetro da 48.ª edição, o camisola amarela atacou, mas cedo percebeu que não iria longe, preferindo, então, seguir ao seu ritmo e assistir ao longe ao triunfo do colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), que bateu o compatriota Daniel Martínez (INEOS) no 'sprint' pela quinta e última etapa.

"Eu ataquei, mas vi que os outros conseguiam acompanhar-me e que, provavelmente, não iam contra-atacar logo. Então, decidi impor um ritmo elevado até faltarem 200 metros [para a meta] e, quando os vi a atacar, abrandei. Sabia que a minha vantagem era grande... Queria desfrutar um pouco mais dos meus últimos metros com a camisola amarela, por isso é que celebrei na meta", justificou o jovem de 22 anos, após juntar o triunfo nesta edição ao de há dois anos.

Esperava-se uma última jornada espetacular, de jogadas táticas e ataques de longe, como aconteceu no ano passado, no dia da consagração de João Rodrigues, mas hoje os 173 quilómetros a partir de Lagoa expuseram apenas as debilidades da INEOS, que hipotecou o segundo lugar de Ethan Hayter para garantir um terceiro para o 'egoísta' Daniel Martínez, confirmaram as aptidões do combativo Higuita, o 'azarado' da Fóia, e um merecido pódio do 'vice' Brandon McNulty (UAE Emirates), além da habilidade para gerir corridas da Quick-Step Alpha Vinyl.

No sábado, após ganhar o 'crono' e vestir a amarela, Evenepoel tinha antecipado "uma corrida muito dura no início" e o seu prognóstico confirmou-se, com a INEOS a lançar para a frente da corrida, logo na contagem de terceira categoria de Picota (43,6 quilómetros), Jonathan Castroviejo, que se fez acompanhar de Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), e Jokin Murguialday (Caja Rural).

A iniciativa, contudo, não vingou, e, já depois de Fabio Jakobsen assegurar o triunfo na classificação por pontos, que também conquistou na edição de 2020, formou-se um grupo de 20 fugitivos, entre os quais estava o campeão olímpico e mundial de ciclocrosse, o britânico Thomas Pidcock (INEOS), o português Ivo Oliveira (UAE Emirates), o campeão nacional José Neves (W52-FC Porto) ou João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), o justo vencedor da classificação da montanha.

Após várias 'escaramuças' na fuga, cuja vantagem chegou a rondar os três minutos, isolaram-se na frente, na primeira ascensão ao Malhão, Dries de Bondt (Alpecin-Fenix), George Zimmermann (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) e Oliveira, o primeiro do trio a descolar, numa altura em que a Quick-Step Alpha Vinyl 'cedeu' a perseguição a BORA-hansgrohe, Groupama-FDJ e INEOS.

A formação britânica, aquela que melhores condições tinha para destronar o jovem belga, apostou em Daniel Martínez, o quarto da geral, para 'agitar' a corrida, com o colombiano a protagonizar sucessivos ataques nos 2,6 quilómetros da ascensão de segunda categoria, com uma inclinação média de 9,2%, e a 'eliminar', na sua 'empreitada', o companheiro Ethan Hayter, segundo à partida e 'vice' de 2021 -- no final, haveria de pedir-lhe desculpa por um 'erro' que relegou o britânico para o quarto lugar final.

A todos respondeu o camisola amarela, já sem 'escudeiros' para ajudá-lo num grupo reduzido então a uma dezena de unidades, mas que 'engrossou', nomeadamente com colegas do prodígio belga, na descida que antecedeu a nova subida ao Malhão -- foi também aí que o sonho de De Bondt e Zimmermann acabou.

Foi já nos derradeiros metros da subida que McNulty atacou, Martínez respondeu e acabou ultrapassado pelo campeão de fundo do seu país, que cruzou a meta após 04:14.53 horas, o mesmo tempo creditado a Martínez. McNulty chegou um segundo depois, acompanhado do vencedor na Fóia, o francês David Gaudu (Groupama-FDJ), com Evenepoel a cortar placidamente a meta, erguido na bicicleta, com a mão a tocar na amarela.

"É maravilhoso [voltar a ganhar]. Disse antes da prova que gostava de regressar e fazer o mesmo que há dois anos e estou feliz por ter podido alcançá-lo. Sabia que o contrarrelógio era a etapa mais importante para mim, dei tudo, e hoje ainda sentia esse esforço nas minhas pernas", confessou, antes de subir ao pódio, ladeado do norte-americano da UAE Emirates, segundo a 01.17 minutos, e de Martínez, terceiro a 01.21.

Estava confirmado o triunfo que o 'crono' tornou inevitável, num dia perfeito para a formação belga, que sai do Algarve com três camisolas -- o belga também venceu a classificação da juventude -- e três vitórias em etapas, duas das quais de Jakobsen.

Numa 'Algarvia' para esquecer para as equipas portuguesas, exceção feita a João Matias - Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) também merece uma menção honrosa pelo oitavo posto na tirada de hoje -, o melhor dos representantes do pelotão nacional foi o espanhol Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano), na 19.ª posição, a 06.29 minutos de Evenepoel, enquanto o melhor luso foi Ricardo Vilela (W52-FC Porto), 22.º classificado a quase nove minutos.

Fonte: Record on-line

“Viktor Manakov estreia-se na Turquia com Seleção da Rússia”


No fim-de-semana de 19 e 20 de fevereiro, o corredor da ABTF Betão-FEIRENSE Viktor Manakov fez a sua estreia na época 2022 com a Selecção Russa no Grand Prix Velo Alanya e Grand Prix Justiniano, na Turquia, ambas as corridas de categoria 1.2 do calendário Europeu UCI.

Na primeira prova, disputada no sábado 20, percorreram-se 129,8 quilómetros entre Okurcalar e Güzelbağ, marcados por quedas e uma parte final de 25 quilómetros bastante endurecidos por três subidas e estrada em gravilha. Foi precisamente na parte montanhosa da prova que o cazaque Igor Chzhan (Almaty Cycling Team) fugiu aos adversários e seguiu em solitário até à meta, onde festejou a vitória.

Numa corrida que Viktor Manakov descreveu como caótica, o corredor da ABTF Betão-FEIRENSE manteve-se no segundo grupo até à última subida, quando se viu envolvido numa queda e a recolagem ao grupo foi dificultada por problemas mecânicos, com a corrente a saltar a cada pedalada mais forte, devido ao terreno instável. Ainda assim, o saldo foi positivo para o corredor russo: “Senti boas pernas após todo o inverno na Rússia e amanhã será uma corrida mais plana”, concluiu Viktor Manakov, que terminou em 124.º lugar, a 18m19s do vencedor.

No domingo 21, o Grand Prix Justiniano foi caracterizado por um terreno mais plano, num total de 156,3 quilómetros entre Okurcalar e Alanya. Segundo o corredor da ABTF Betão-FEIRENSE, a prova foi “bastante rápida a um ritmo de 46,5 km/h”. Aos primeiros quilómetros, inúmeros ataques deram origem à fuga do dia com quatro corredores na frente, sendo o mais resistente Kirill Malkov (Inex Siberian Team), alcançado pelo pelotão a cerca de 35 quilómetros para final. Como era esperado, a meta disputou-se ao sprint com vitória de Yauheni Karaliok (Minsk Cycling Club).

Manakov terminou o dia no pelotão e focado no “objectivo de continuar a aperfeiçoar a forma física para estar bem nas corridas portuguesas, mais exigentes a nível montanhoso. Estou ansioso por começar a correr com a equipa ABTF Betão-FEIRENSE. Espero mostrar a minha melhor forma no Grande Prémio O Jogo, sendo o principal objetivo a Volta a Portugal, com etapas interessantes para as minhas características”, revelou Viktor Manakov, que fechou o dia em 113.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor.

Fonte: Equipa ABTF Betão-FEIRENSE

“Rescaldo da Equipa ABTF Betão-FEIRENSE na Volta ao Algarve”


Foto: João Fonseca

Ao longo dos últimos cinco dias, entre 16 e 20 de Fevereiro, a ABTF Betão-FEIRENSE esteve a disputar a 48.ª Volta ao Algarve, prova de categoria 2.PRO do calendário Europeu UCI. No total das cinco etapas foram percorridos 798,1 quilómetros, com início em Portimão e final no Alto do Malhão.

O belga Remco Evenepoel, da equipa WorldTour Quick-Step Alpha Vinyl Team, conquistou a camisola amarela e Ivo Pinheiro foi o corredor mais destacado da ABTF Betão-FEIRENSE, fechando a Algarvia em 58.º da geral.

A ABTF Betão-FEIRENSE começou a Volta ao Algarve ao ataque, com Fábio Oliveira a integrar a fuga da primeira etapa, que ligou Portimão a Lagos num total de 199,1 quilómetros. Contudo, na frente do pelotão as equipas interessadas num final ao sprint, nomeadamente Quick-Step Alpha Vinyl Team, Alpecin-Fenix e Intermarché-Wanty-Gobert Matérieux controlaram a vantagem dos fugitivos e terminaram com a aventura à falta de 35 quilómetros para o final.

Duas quedas colectivas fragmentaram o pelotão no final da jornada, com alguns dos corredores da ABTF Betão-FEIRENSE a ficarem envolvidos. Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team) venceu ao sprint e vestiu a camisola amarela. No final do dia, Fábio Oliveira mostrou-se satisfeito com a prestação: “É sempre bom estar na primeira fuga da Volta ao Algarve a representar ABTF Betão-FEIRENSE! Foi um dia animado e agora é recuperar para amanhã, estar o melhor possível pois ainda temos muitos quilómetros até ao final desta Algarvia”.


A segunda etapa percorreu 182,4 quilómetros entre Albufeira e o Alto da Fóia, em Monchique. Assim que foi dado o tiro de partida formou-se uma fuga de seis corredores com Fábio Oliveira a repetir a proeza do dia anterior. Contudo, a aventura foi prontamente anulada pelo pelotão.

Uma nova fuga tomou a frente da corrida e durou até ao momento decisivo da etapa, quando restavam 29 quilómetros para o final e as duas subidas mais duras do dia: a 2.ª categoria da Picota e a 1.ª categoria da Fóia a coincidir com a meta.

Os primeiros ataques deram-se na subida da Picota, mas sem êxito, com a armada britânica da Ineos-Grenadiers a marcar o elevado ritmo no pelotão, que foi ficando cada vez mais restrito na aproximação à subida da Fóia. Na derradeira escalada, novos ataques sucederam-se com o francês David Gaudu (Groupama-FDJ) a ser o mais forte na linha de meta e a subir à liderança da camisola amarela.

André Cardoso e Ivo Pinheiro foram os mais resistentes da ABTF Betão-FEIRENSE, ao manterem-se no grupo principal até à subida da Picota. Ambos terminaram a 11m41s do vencedor, com André Cardoso a cruzar a meta em 76.º e Ivo Pinheiro em 89.º lugar. André Cardoso esclareceu: “Foi mais uma etapa nervosa, muito stress no pelotão. Acabámos por ter a felicidade de sair ilesos das quedas, mas com o esforço extra de fazer a recolocação no pelotão ficámos arredados da discussão da etapa. Contudo, estamos contentes com o desempenho e a condição física de todos os atletas no arranque desta temporada”.

A terceira e mais longa etapa desta edição ligou Almodôvar a Faro em 211,4 quilómetros. Às primeiras pedaladas, sete corredores formaram a fuga do dia, que chegou a superar os seis minutos de vantagem para o pelotão, onde a distância foi controlada pelas equipas interessadas num final ao sprint.

Depois de não conseguir integrar nenhum corredor na fuga, a ABTF Betão-FEIRENSE não baixou os braços e manteve-se interventiva na corrida ao colocar Micael Isidoro e Venceslau Fernandes a puxar na frente do pelotão juntamente com as equipas WorldTour Alpecin-Fenix e Quick-Step Alpha Vinyl Team. Este trabalho realizado a cerca de 80 quilómetros para o final da jornada serviu como factor de aprendizagem de trabalho de equipa com vista à época que temos pela frente.

Micael Isidoro realçou que “A etapa foi muito longa e tensa, sempre com ritmo elevado e com algumas estradas com alguns buracos, fazendo com que todo o pelotão estivesse com muita atenção. Como não conseguimos meter nenhum ciclista na fuga do dia, tentámos minimizar um pouco fazendo a perseguição com as equipas do WorldTour. Tanto eu como o Venceslau tentámos representar as cores da ABTF Betão-FEIRENSE”. Com a fuga anulada, o pelotão acelerou compacto até Faro, onde Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team) voltou a erguer os braços para a vitória. Ivo Pinheiro foi o primeiro elemento da ABTF Betão-FEIRENSE a cruzar a meta em 44.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor. David Gaudu (Groupama-FDJ) manteve a camisola amarela.

Na quarta etapa pedalou-se o contra-relógio individual, e foi o corredor da ABTF Betão-FEIRENSE Francisco Pereira quem partiu em primeiro lugar. Diferente de épocas anteriores, nesta Volta ao Algarve foram pedalados 32,2 quilómetros entre Vila Real de Santo António e Tavira, com o belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) a fazer o melhor tempo, 37m49s, o que lhe valeu a subida à liderança da camisola amarela.


Ivo Pinheiro foi o corredor da ABTF Betão-FEIRENSE a pedalar o melhor tempo, fechando o dia em 79.º lugar e a destacar que “Foi um contra-relógio que se revelou bastante longo, o meu primeiro com mais de 30 quilómetros. O meu desempenho acabou por ser bom, muito devido à experiência do chefe Andrade nesta disciplina. Estou convicto que a curto prazo, com treino específico, tenho capacidade de melhorar bastante nesta vertente, pela qual sou apaixonado desde muito novo”.

Na quinta e última etapa da Volta ao Algarve, a equipa sofreu vários contratempos, que condicionaram a sua prestação no decorrer dos 173 quilómetros, que ligaram Lagoa ao Alto do Malhão. Numa jornada com seis prémios de montanha, dois dos quais no alto do Malhão, o ritmo foi elevado desde o início com diversas tentativas de fuga, o que dificultou a recuperação dos corredores, que sofreram avarias mecânicas em momentos cruciais da corrida, como sucedeu com Francisco Pereira e Fábio Oliveira.

Ainda assim, a ABTF Betão-FEIRENSE lutou para superar os contratempos, fechando o dia com Ivo Pinheiro a ser o primeiro corredor da equipa a cruzar a meta em 45.º lugar, a 2m31s do vencedor Sergio Higuita (Bora-hansgrohe). Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) conquistou a camisola amarela.

A destacar nesta 48.ª edição da Volta ao Algarve, a presença do administrador Danny Tavares, da ABTF Betão, e do presidente Rodrigo Nunes, do Clube Desportivo Feirense, que se revelou de extrema importância para a confiança da equipa e de todos os corredores na estrada.

 

Balanço da Volta ao Algarve por Joaquim Andrade, director desportivo da equipa

 

“Considero que fizemos uma Volta ao Algarve positiva, mesmo com algumas dificuldades que soubemos ultrapassar. Logo no primeiro dia, alguns corredores ficaram envolvidos numa queda, mas fomos superando dia-a-dia e o balanço geral acaba por ser positivo. Sabemos que ainda estamos à procura da melhor condição, no entanto acabámos por estar presentes numa das principais fugas da Volta, com o Fábio Oliveira, e tivemos a confirmação do que já esperávamos, que o Ivo Pinheiro será um valor a ter em conta para a época que iniciámos agora”.

 

Classificações 48.ª Volta ao Algarve

Classificação Geral:

 

1.º Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) 19h35m03s

2.º Brandon McNulty (UAE Team Emirates) a 1m17s

3.º Daniel Martinez (Ineos-Grenadiers) a 1m21s

...

58.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 23m33s

74.º André Cardoso (ABTF Betão-Feirense) a 29m19s

90.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-Feirense) a 34m59s

94.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) a 35m33s

133.º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 1h10m01s

 

Geral Equipas:

 

1.ª Ineos-Grenadiers 58h51m40s

11.ª ABTF Betão-FEIRENSE a 1h18m50s

 

Geral Juventude:

 

1.º Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

16.º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense)

Próxima prova 06/03, 25.ª Clássica da Primavera (1.12)

Fonte: Equipa ABTF Betão-FEIRENSE

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Frederico Figueiredo é o 8.º classificado no Alto do Malhão 5ª e última etapa”


Fotos: João Fonseca

Frederico Figueiredo, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi hoje o 8.º classificado na chegada ao Alto do Malhão, após concluir os 173 km da 5.ª e última Etapa da Volta ao Algarve, que partiu de Lagoa.

O trepador foi o melhor português na chegada, a 40 segundos do vencedor do dia, o colombiano Sergio Higuita (Bora-hansgrohe). A vitória da 48.ª edição da corrida mais internacional do ciclismo português pertence ao belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team). 


O bom ritmo da prova fez com que a fuga só surgisse depois dos 50 km. Era um grupo bem numeroso, com 20 corredores, onde esteve Rafael Reis, mas só resistiram até faltarem 24 km para a meta. 

Na aproximação à subida final, cerca de 30 elementos juntaram-se na frente para os 3 km finais e Frederico Figueiredo estava entre eles. O trepador da Glassdrive / Q8 / Anicolor reunia, assim, as condições necessárias para discutir a etapa, ladeado por alguns dos melhores corredores do mundo. Terminaria com um honroso 8.º lugar, que o levaria à 28.ª posição da Geral Individual, sendo o melhor classificado da equipa na prova. 


Para Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, “foi um dia perfeito para a equipa. Conseguimos entrar na fuga do dia, com Rafael Reis, uma fuga com bastante qualidade e numerosa, dada a própria dureza do percurso. Na parte final tudo correu como planeámos. Estivemos na discussão, entre os melhores, com o Frederico Figueiredo a fechar com o 8.º lugar e melhor português. É um excelente resultado e um marco importante, o Fred provou ser um dos melhores trepadores portugueses”. Em jeito de balanço desta Volta ao Algarve, o dirigente felicita toda a equipa pelo bom desempenho, “uma formação bastante jovem e que sobressaiu através do Afonso Eulálio, Pedro Silva e Fábio Costa. Estamos muito satisfeitos com o bom trabalho de todo o grupo”. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

48.ª VOLTA AO ALGARVE 

5.ª ETAPA: Lagoa – Alto do Malhão» 173 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA

 

1.º Sergio Higuita (Bora-hansgrohe, 04h14m53s 

2.º Daniel Martínez (INEOS Grenadiers), mt 

3.º Brandon McNulty (UAE Team Emirates), a 01s 

8º Frederico Figueiredo (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 40s 

82.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09m37s 

123.º Javier Moreno (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 17m21s 

127.º Fábio Costa (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 18m37s 

DNF Rafael Reis (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m26s 

DNF Afonso Eulálio (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09m06s 

DNF Héctor Sáez (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09m41s 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 5.ª Etapa) 

 

1.º Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), 19h35m03s 

2.º Brandon McNulty (UAE Team Emirates), a 01m17s 

3.º Daniel Martínez (INEOS Grenadiers), a 01m21s  

28.º Frederico Figueiredo (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10m16s 

105.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 40m36s 

109.º Fábio Costa (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 42m09s 

130.º Javier Moreno (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 58m35s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª INEOS Grenadiers, 58h51m40s 

22.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 01h05m53s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 15 Pontos 

23.º Fábio Costa (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

  

1.º Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), 19h35m03s 

12.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), 20h15m39s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com