segunda-feira, 29 de março de 2021

“Através da Flandres marca início de uma semana com muito ciclismo mo Eurosport”


Irmãos Ivo e Rui Oliveira da UAE-Team Emirates, na lista de pré-inscritos para a clássica belga

 

Por: Vasco Simões

Fode foto: Getty Images

Eurosport emite no domingo a Volta a Flandres, um dos cinco monumentos da temporada

É já esta quarta-feira, dia 31 de março, que se realiza a 76.ª edição da famosa clássica de ciclismo belga Dwars door Vlaanderen ou Através da Flandres, e vai poder acompanhar toda a ação em direto no Eurosport a partir das 13:45h.

A prova de 2020 foi cancelada devido à pandemia, mas a de 2021 vai mesmo para a estrada apesar de sofrer algumas condicionantes. A organização convida todos os espetadores assistirem à corrida desde casa em segurança evitando assim os aglomerados.

A Através da Flandres tem partida para a localidade de Roeselare e termina 184,1 quilómetros depois em Waregem. Ao longo do percurso, o pelotão enfrenta vários setores de ‘empedrado’ e ‘muros’ muito duros com destaque para o Kluisberg, o Knokteberg, o Taaienberg, o Vossenhol e ainda o Nokereberg, este último a 10 quilómetros da meta, ideal para fazer a diferença!

Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) é um dos grandes favoritos à conquista desta edição da clássica belga depois de já o ter feito no passado, em 2019. Terá concorrência de peso como a do campeão do mundo o mundo, o francês Julian Alaphilippe, ou do dinamarquês Kasper Asgreen, que há dias ganhou a E3 Saxo Bank Classic. Os irmãos Ivo e Rui Oliveira (UAE – Team Emirates) são os únicos ciclistas portugueses na lista de pré-inscritos para a clássica belga.

Esta é uma corrida que servirá de teste para muitos ciclistas que participam este domingo na Volta a Flandres, um dos cinco ‘Monumentos’ da temporada e que poderá ver igualmente no Eurosport – A Casa do Ciclismo. 

Acompanhe toda a ação da Através da Flandres, esta quarta-feira, 31 de março, em direto no Eurosport 1 a partir das 13:45h, com os comentários de Paulo Martins e Gonçalo Moreira.

Fonte: Discovery Networks

“Philippe Gilbert abdica da Volta a Flandres e faz pausa para recuperar de exaustão”


Ciclista belga 38 anos teve uma prestação modesta na Milão-San Remo, o único dos cinco ‘Monumentos’ que falta no seu palmarés

 

O belga Philippe Gilbert (Lotto Soudal), o ciclista em atividade mais laureado nas clássicas, anunciou hoje que vai falhar a Volta a Flandres e fazer uma pausa, invocando “uma falta de frescura mental e física”.

“Em conjunto com a equipa, decidi gozar agora um período de descanso, porque isto não está a correr nada bem. Há algum tempo que isto não está a funcionar. Dedicámos tempo a analisar tudo o que podíamos analisar e a melhor explicação que encontrámos foi uma falta de frescura mental e física”, explicou o vencedor da Volta a Flandres de 2017, citado em comunicado da Lotto Soudal.

Gilbert, de 38 anos, teve uma prestação modesta na Milão-San Remo, o único dos cinco ‘Monumentos’ que falta no seu palmarés, e abandonou as emblemáticas E3 Harelbeke e Gent-Wevelgem, as suas duas últimas clássicas.

O belga, que não estará à partida da Volta a Flandres no próximo domingo, acredita que o seu mau momento de forma resulta de “todo o trabalho” que fez após a queda sofrida na primeira etapa da Volta a França do ano passado, da qual saiu com uma lesão no joelho esquerdo.

“Naquele momento, tive um diagnóstico errado quanto à lesão no joelho. Não percebemos a gravidade da segunda queda, que foi bastante mais grave do que pensávamos. Talvez devêssemos ter parado a época de 2020 aí mesmo”, disse o belga, que já tinha fraturado a rótula anteriormente, e que parou apenas duas semanas após a queda no Tour.

Gilbert assumiu ainda que a primeira vez que pedalou sem dor foi na véspera da Milão-San Remo, disputada em 20 de março, e que, talvez por isso, o seu corpo esteja a descomprimir após tantos meses de dor.

“A minha ideia é estar 4-5 dias sem bicicleta e, depois, retomar os treinos devagar. As clássicas das Ardenas ainda são possíveis, mas ainda é demasiado cedo para traçar objetivos precisos. Quero sentir-me, física e psicologicamente, a 100% para desempenhar um papel nos finais. É para isso que corro”, concluiu.

O veterano belga, campeão do Mundo em 2012, é uma das grandes referências nas clássicas, contando no seu palmarés com vitórias no Paris-Roubaix (2019), Liège-Bastogne-Liège (2011), Volta à Lombardia (2010 e 2009), e ainda na Amstel Gold Race (2017, 2014, 2011 e 2010), na Flèche Wallone (2011), assim como em etapas na Volta a França e Volta a Espanha.

Fonte: sapo on-line

“UCI pede sanções para Bouhanni por sprint perigoso”


Ciclista da Arkéa-Samsic encostou Jake Stewart às barreiras na prova Cholet-Pays de Loire

 

 Por: Lusa

Foto: Instagram Nacer Bouhanni

A União Ciclista Internacional (UCI) condenou esta segunda-feira "firmemente" a conduta "perigosa" do francês Nacer Bouhanni, pedindo sanções para o 'sprinter' da Arkéa-Samsic um dia depois deste ter encostado Jake Stewart às barreiras na prova Cholet-Pays de Loire.

"A UCI condena firmemente a conduta perigosa do corredor Nacer Bouhanni, que empurrou Jake Stewart (Groupama-FDJ) contra as barreiras no 'sprint' final da Cholet-Pays de la Loire, em França, no domingo", lê-se no comunicado da federação internacional.

Nacer Bouhanni, que terminou a corrida em terceiro, foi desclassificado pouco depois pelo colégio de comissários, após a análise das imagens televisivas, onde se vê o francês a 'fechar' a trajetória a Jake Stewart, empurrando, com o ombro, o britânico contra as barreiras.

"A UCI decidiu levar o incidente à sua Comissão Disciplinar e pedir a imposição de sanções que sejam apropriadas à gravidade da sua ação", conclui o comunicado.

Após a prova, Stewart partilhou o vídeo da chegada no Twitter, interpelando diretamente Bouhanni: "Perguntar-te-ia em que estavas a pensar, mas, claramente, não tens cérebro. A ironia é teres-me dito que não tenho respeito depois da meta. Aqui fica um vídeo pedagógico sobre a que se assemelha 'a falta de respeito'".

Também a Groupama-FDJ abordou o incidente, notando que foi apenas "por sorte" que o seu ciclista não caiu.

Até ao momento, nem Bouhanni, conhecido tanto pelas 69 vitórias no palmarés como pelas suas polémicas e feitio difícil, nem a Arkéa-Samsic se desculparam pelo 'encosto' do 'sprinter' francês de 30 anos.

A UCI endureceu a posição quanto a manobras perigosas em 'sprints' desde a queda violenta do holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep) na Volta à Polónia do ano passado, que valeu uma suspensão de nove meses ao seu compatriota Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma), que o atirou contra as barreiras num 'sprint' a 80 km/hora.

A federação internacional justificou a sua inédita decisão -- é a mais pesada sanção aplicada a um corredor sem ser por doping -- com a "importância de agir neste tipo de incidentes de um ponto de vista disciplinar, de forma consistente" e de continuar a trabalhar para melhorar a segurança na estrada.

Fonte: Record on-line

“Calendário Nacional de Estrada”


Cinquenta e nove dias de competição de elite entre maio e outubro

 

Por: José Carlos Gomes

O calendário português de ciclismo para equipas continentais terá, em 2021, 59 dias de competição, entre 11 de abril e 5 de outubro. Calendário de estrada conta com novidades para as equipas de clube e para as femininas e engloba ainda o Campeonato do Mundo de Paraciclismo.

 

O início mais tardio da época, provocado pela pandemia de SARS-CoV-2, não significa uma redução da ambição desportiva, comparando com a temporada de 2019, a última que decorreu em condições de normalidade. O número de dias de competição calendarizado para as equipas profissionais é igual aos dias de competição realizados em 2019. Além disso, surgem novas provas no calendário de 2021, o Grande Prémio do Douro Internacional (10 a 13 de junho) e a Clássica de Viana do Castelo (3 de julho).

 

Depois de reintroduzido no calendário em 2020, o Campeonato Nacional de Rampa mantém-se em 2021, com o aliciante de disputar-se, no dia 12 de setembro, na icónica subida da Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Vai ainda ser concretizado o objetivo de prolongar a época, com corridas de índice competitivo elevado depois da Volta a Portugal. Nesse aspeto, o Grande Prémio Jornal de Notícias irá realizar-se entre 30 de agosto e 5 de setembro.

 

As equipas de clube, além de poderem participar nas provas nacionais destinadas também às equipas continentais, disporão de 14 dias de competição exclusiva para sub-23 e/ou equipas de clube, de forma a promover oportunidades de desenvolvimento dos jovens atletas e uma visibilidade acrescida às equipas em corridas nas quais não terão a concorrência dos blocos profissionais.

 

Entre as provas exclusivas para os mais novos, surge o novo Troféu Ribeiro da Silva. É um conjunto de três corridas que homenageia um dos corredores portugueses mais bem-sucedidos da história em idade sub-23 e que, simultaneamente, ajudará a desvendar novos talentos.

 

O ciclismo feminino segue igualmente uma trajetória ascendente. A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa contará com quatro corridas pontuáveis e surgem duas novas competições por etapas. A mais simbólica é a 1.ª Volta a Portugal Feminina, entre 20 e 22 de agosto, que se junta ao Grande Prémio da Beira Alta, na estrada nos dias 12 e 13 de junho.

 

O pelotão júnior também continuará a ser desafiado com um conjunto de corridas em que se pretende um nível de exigência tendencialmente elevado. A Taça de Portugal terá quatro provas pontuáveis, iniciando-se já em abril, com o Troféu José Poeira, em Odemira, nos dias 17 e 18. Os corredores sub-19 disporão ainda de três provas por etapas: Volta ao Concelho de Loulé (15 e 16 de maio), Grande Prémio do Minho Júnior (23 a 25 de julho) e Volta a Portugal de Juniores (26 a 29 de agosto).

 

Os cadetes – categoria para jovens de 15 e 16 anos – mantêm uma lógica competitiva em dois níveis. A época inicia-se com provas de nível inter-regional, passando com o evoluir da época para corridas de âmbito nacional. A Taça de Portugal abarca as duas configurações. Como categoria de ligação entre as escolas e o percurso de alto rendimento, os cadetes serão já desafiados a corridas por etapas: Grande Prémio Viriato (3 e 4 de julho, Volta a Portugal de Cadetes (30 de julho a 1 de agosto) e Grande Prémio Alves Barbosa (25 e 25 de setembro).

 

Um dos grandes eventos velocipédicos do ano em Portugal será o Campeonato do Mundo de Paraciclismo, que irá realizar-se no Circuito Estoril, em Cascais, entre 9 e 13 de junho. A competição interna irá juntar os paraciclistas a eventos de outras categorias.

 

A Taça de Portugal acompanhará os juniores, em Odemira e na Volta a Loulé, e os profissionais, na Volta a Albergaria e no Troféu Joaquim Agostinho. Pela primeira vez, o Campeonato Nacional de Paraciclismo integra o programa do Campeonato Nacional de Estrada de Elite e Sub-23, em Vila Velha de Ródão e Castelo Branco.

Calendário Estrada: https://www.fpciclismo.pt/prova-estrada

Calendário Paraciclismo: https://www.fpciclismo.pt/prova-paraciclismo 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com