sábado, 19 de agosto de 2017

“Morreu Stephen Wooldrige, antigo campeão olímpico e mundial de pista”

Australiano tinha 39 anos

O ex-ciclista australiano Stephen Wooldrige, campeão olímpico e mundial de pista, morreu este sábado, aos 39 anos, informou a Federação Australiana de Ciclismo, sem precisar a causa da morte.

Wooldridge conquistou o primeiro dos quatro títulos mundiais de perseguição em 2002, juntamente com Peter Dawson, Brett Lancaster e Luke Roberts, voltando a subir ao mais alto lugar do pódio em 2003, 2004 e 2006.

Nos Jogos Olímpicos Atenas2004 conquistou a medalha de ouro na mesma especialidade, numa equipa também formada por Graeme Brown, Peter Dawson, Brett Lancaster, Brad McGee e Luke Roberts.

Depois de ter arrumado a bicicleta, Wooldrige integrou a federação australiana como presidente da Comissão de Atletas.

O presidente da federação 'aussie', Nick Green, expressou as condolências à família do ciclista, numa nota publicada no site oficial da federação.

"Steve será recordado, não só pelos seus êxitos, mas também pela contribuição que deu a este desporto", escreveu Nick Green.

Fonte. Record on-line

“Vuelta: BMC vence contrarrelógio coletivo na primeira etapa, Rohan Dennis lidera”

Equipa norte-americana venceu a primeira etapa da 72.ª Volta a Espanha.

A equipa norte-americana BMC venceu hoje o contrarrelógio por equipas que abriu a 72.ª Volta a Espanha em bicicleta, com o australiano Rohan Dennis a vestir a camisola vermelha de líder da geral.

A equipa norte-americana, encabeçada por Dennis, o primeiro líder da ‘Vuelta’, confirmou o favoritismo que tinha para a jornada inaugural, um ‘crono’ coletivo de 13,7 quilómetros na cidade francesa de Nimes, e terminou a prova em 15.58,04 minutos, seis segundos a menos do que a belga Quick-Step Floors, segunda formação mais rápida, e a alemã Sunweb, terceira.

No domingo, os ciclistas correm a segunda etapa, entre Nimes e Gruissan, ainda em território francês, numa ligação plana de 203,4 quilómetros propensa a uma chegada final ao ‘sprint’, no primeiro teste ao camisola vermelha Rohan Dennis.

Fonte: Sapo On-line

“Volta a França do Futuro”

Queda afasta portugueses do sprint

Por: José Carlos Gomes

Uma queda de um corredor francês na última curva dos 132,4 quilómetros, entre Inzinzac-Lochrist a Bignan, que compuseram a segunda etapa da Volta a França do Futuro, impediu a Equipa Portugal de disputar as primeiras posições no sprint final, ganho pelo holandês Fabio Jakobsen, futuro corredor da Quick-Step Floors.

Portugal voltou a demonstrar ambição e, na fase decisiva da tirada, colaborou na perseguição ao duo de escapados, formado pelos gauleses Maxime Roger (Auvergne Rhône Alpes) e Adrien Garel (Bretagne), representantes das seleções regionais das zonas gaulesas que apoiam e por onde passa a Volta a França do Futuro. E também foi bem visível, durante a transmissão televisiva, o esforço dos lusos, na cabeça do pelotão, já depois de alcançada a fuga, dentro dos 15 últimos quilómetros.

Com a aproximação da meta outras seleções assomaram à cabeça do pelotão, acabando por prejudicar o posicionamento dos ciclistas lusos. Na última viragem, quando tentavam progredir para se acercarem do top 10, Francisco Campos e Rui Oliveira ficaram envolvidos na queda provocado por um ciclista gaulês. Francisco Campos acabou mesmo por cair, enquanto Rui Oliveira ficou parado, pois a estrada quedou bloqueada.

No sprint condicionado pelo acidente, destacou-se Fabio Jakobsen (Dinamarca), diante do colombiano Álvaro José Hodeg e do norueguês Kristoffer Halvorsen, que completaram o pódio da jornada. Tiago Antunes acabou por ser o melhor luso a cortar a meta, fazendo-o na 31.ª posição. Hugo Nunes foi o 50.º, seguindo-se Rui Oliveira, 124.º, Francisco Campos, 125.º, André Carvalho, 126.º, e José Neves, 127.º, todos creditados com o tempo do vencedor.

“A etapa de hoje foi mais calma do que a de ontem, sendo levada serenamente para uma discussão ao sprint. A nossa intenção era poder estar na disputa dos primeiros lugares, mas para isso era necessário que os nossos corredores mais rápidos estivessem, na última viragem, entre os quatro ou cinco primeiros. Não conseguimos coloca-los e, por termos o Francisco e o Rui mais atrás, acabámos por ficar envolvidos numa queda”, lamenta o selecionador nacional, José Poeira.

O dinamarquês Kasper Asgreen conservou a camisola amarela, tendo 4 segundos de vantagem sobre um grupo de 121 corredores. Dentro desse lote estão Tiago Antunes, 35.º, Hugo Nunes, 39.º, Rui Oliveira, 66.º, e Francisco Campos, 122.º André Carvalho é 123.º e José Neves 124.º, ambos a 43s do camisola amarela.

 

Potugal é a 18.ª equipa, empatada em tempo com a segunda classificada, a 4 segundos da Dinamarca, que comanda também coletivamente.

A Etapa de Domingo

20 de Agosto: 3.ª Etapa: Missillac - CHâteaubriant, 125,7 km (1055 metros de acumulado)

Outra ligação em que os roladores e os velocistas deverão ter primazia. É uma etapa em que os candidatos à geral e as suas equipas devem manter-se vigilantes, porque a alta velocidade pode partir o pelotão e quem não estiver bem colocado diz adeus às aspirações de um bom resultado.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com