segunda-feira, 12 de setembro de 2016

“Guimarães à noite”

Passeio de Bicicleta na Semana Europeia da Mobilidade

O Passeio de Bicicleta “Guimarães à noite” realiza-se no dia 16 de setembro no âmbito do programa da Semana Europeia da Mobilidade promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem e pela Unidade de Missão "Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia".

A participação no Passeio de Bicicleta “Guimarães à noite” é gratuita (oferta do seguro desportivo) e as inscrições podem ser efectuadas online (www.acm.pt)

Com partida e chegada no Largo Cónego José Maria Gomes, junto à Câmara Municipal de Guimarães, o passeio promovido pela Associação de Ciclismo do Minho terá um percurso de dificuldade baixa, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Em simultâneo, será organizada no Largo Cónego José Maria Gomes, em parceria com a Decathlon - Guimarães, uma exposição e demonstração de bicicletas elétricas.

A partida está marcada para as 21h30 e o trajeto inclui passagens pelas principais artérias do Centro Histórico de Guimarães.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida pela União Europeia que tem como principal objetivo consciencializar os cidadãos europeus para a importância e implicações que a melhoria das condições de mobilidade urbana podem ter na evolução da qualidade de vida nas cidades, no ambiente e saúde pública.

Em Guimarães, ao longo dos sete dias, 22 ações serão levadas a cabo, com a colaboração de diversos parceiros, que vão desde o passeio de bicicleta noturno, um percurso interpretativo de bicicleta pela Ribeira de Couros, uma manhã sem carros no Toural e Alameda de São Dâmaso, com transporte e parques públicos gratuitos, a uma conferência técnica cujo tema será o mote para a edição de 2016 da Semana Europeia da Mobilidade: “Mobilidade inteligente. Economia forte”.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Direção Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pela Agência Portuguesa do Ambiente, e que será organizada em Guimarães pelo Laboratório da Paisagem, Município de Guimarães e a Unidade Operacional de Transporte Local da Estrutura de Missão da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.

O objetivo é alertar para os benefícios de um correto planeamento e da utilização racional dos transportes para a economia local, sabendo-se que a transição para modos de mobilidade alternativos conduz à diminuição dos impactos negativos do uso individual do automóvel, o que, por sua vez, permite a redução dos custos que lhe estão associados.

Fonte: ACM

“Volta a Espanha: Presidente da Colômbia felicita Quintana pelo triunfo”

Ciclista é o segundo colombiano a ganhar a prova

Por: Lusa

Foto: EPA

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, felicitou no domingo os ciclistas Nairo Quintana e Esteban Chavez pelo primeiro e terceiro lugar na Volta a Espanha.
Vencedor da Volta a Itália de 2014, Quintana ganhou, aos 26 anos, a sua segunda grande, ficando a faltar-lhe a Volta a França, depois de ter sido segundo em 2013 e 2015 e terceiro em 2016.
No historial da Vuelta é o segundo colombiano a inscrever o nome na lista de campeões, depois de Luis Herrera, em 1987.
"Que orgulho! Ouvir o nosso hino e ver a nossa bandeira no lugar mais alto da Volta a Espanha. Parabéns, Nairo Quintana e Esteban Chaves", escreveu Juan Manuel Santos na sua conta oficial no Twitter.
O presidente da Colômbia anexou à mensagem dois vídeos: o primeiro, quando soou o hino da Colômbia no pódio de Madrid e o segundo quando Quintana se dirigiu a um grupo de adeptos colombianos presentes em Madrid.
"Que todo o mundo saiba que o nosso país é paz, desporto e amor", disse Quintana aos compatriotas.

Fonte: Record on-line

“30.º circuito ciclista Maceirinha”



A equipa de ciclismo riomaiorense ASFIC – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic deslocou-se ontem, 10 de Setembro , à localidade de Maceirinha, onde participou no 30.º circuito ciclista daquela freguesia do concelho de Leiria.
O circuito foi composto por 40 voltas, perfazendo um total de 60 km e no qual participaram diversas equipas e ciclistas individuais, sendo a penúltima prova da época para a formação riomaiorense.
A ASFIC – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic participou nesta competição com 8 atletas (Jorge Madeira, Luís Vicente, Rui Rodrigues, Edgar Oliveira, Hélder Pereira,, Humberto Careca, Jorge Letras e João Portela).
Logo de início A ASFIC partiu ao ataque e à segunda volta Edgar Oliveira conseguiu fugir ao pelotão andando 3 voltas isolado. Quando Edgar Oliveira foi alcançado pelo pelotão, a ASFIC, através do Jorge letras contra atacou andando fugido durante 4 voltas, até ser alcançado por um grupo intermédio de 8 ciclistas, onde estava o atleta da ASFIC, Hélder Pereira. O grupo de 9 elemento andou fugido até à 29.ª volta, altura em que foi alcançado pelo pelotão.
Logo a seguir, a ASFIC de novo através de Jorge Letras volta a contra atacar conseguindo ganhar alguma distância. A ele juntaram-se mais dois ciclistas, um deles o seu colega de equipa Hélder Pereira. A 10 voltas do final o trio de fugitivos tinha uma vantagem de cerca de 40 segundos para o pelotão.
A faltarem 8 voltas para o fim Jorge letras ataca no grupo dos fugitivos e ganha alguma distância, limitando-se Hélder Pereira a controlar o outro ciclista da equipa adversária.
Até final Jorge letras não viria a ser alcançado, cortando a meta em 1.º lugar com mais de um minuto de avanço do pelotão. Na reta final Hélder Pereira atacou deixando o seu rival para trás, obtendo a 2.ª posição da geral. O terceiro lugar foi para um ciclista da formação do CPR A-dos-Barbas e o 4.º para Edgar Oliveira da ASFIC que entretanto haviam ganho alguns segundos ao pelotão.
A chegada do pelotão foi discutida ao sprint com Rui Rodrigues a ser o 2.º mais forte e a conseguir o 6.º lugar da geral.
A ASFIC venceu assim a prova com dobradinha à geral e nos primeiros 10 lugares colocou 4 atletas. Por escalões a ASFIC ganhou nos master 30 e alcançou o 2.º lugar nos master 40.
A ASFIC ganhou ainda o prémio do ciclista que ganhou o maior número de voltas. A ASFIC celebra assim a 8 vitória consecutiva por equipas, o que é um feito invejável de grande valor e notoriedade que mostra a união e ambição que a equipa tem.
Hoje corre-se a última prova da época, mas esta equipa já mostrou que é sem duvida a melhor equipa nacional amadora, onde os seus atletas nunca baixam os braços e sempre onde competiram alcançaram lugares do pódio, e muitas das vezes os mais altos lugares desses pódios.

Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC

“Mais de 200 jovens no Prémio de Ciclismo Junta de Freguesia de Mesão Frio”

Cerca de duas centenas de jovens participaram no Prémio de Ciclismo Junta de Freguesia de Mesão Frio, última prova da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã (2016). Na iniciativa que decorreu nas imediações da Escola Santos Simões (Guimarães) venceram Fábio Silva e Patrícia Viana (juniores), Maria Jesus Barros (elite femininas), João Lopes e Mariana Almeida (cadetes), Lucas Braga e Beatriz Martins (juvenis), João Cunha e Ana Monteiro (infantis), David Ferreira e Milza Gonçalves (iniciados) e Rui Sabino e Jéssica Oliveira (pupilos/benjamins).

Última prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, o Prémio de Ciclismo Junta de Freguesia de Mesão Frio decorreu num ambiente de grande desportivismo, com momentos de grande espetacularidade e emoção.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, a prova de encerramento da temporada de ciclismo de estrada de 2016 saldou-se num êxito desportivo e organizativo com a estreia da prova de Mesão Frio na Taça do Minho - Arrecadações da Quintã a ser bastante elogiada, em especial pelas condições proporcionadas para a realização da iniciativa, tanto na perspetiva das equipas e atletas como do público.

Disputada nas imediações da Escola Santos Simões, no interior da qual foram promovidas as atividades de destreza/gincana, foi igualmente do agrado generalizado o circuito delineado para as corridas em linha (na Avenida Rio de Janeiro e Rua Jaime Martins).

O Prémio de Ciclismo Junta de Freguesia de Mesão Frio contou com a presença de várias individualidades, entre as quais Domingos Bragança (Presidente da Câmara Municipal de Guimarães), Amadeu Portilha (Vice-Presidente da autarquia vimaranense), José Miranda (Presidente da Junta de Freguesia de Mesão Frio) e Ana Spínola (Subdiretora do Agrupamento de Escolas Santos Simões).

Recorde-se que os prémios finais da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, competição que mobilizou mais de quatro centenas de atletas - serão entregues da Gala de Encerramento da Época Desportiva da ACM agendada para o dia 10 de dezembro (Centro Cultural Vila Flor - Guimarães).

A corrida do escalão de juniores foi decidida num emocionante sprint em que Fábio Silva (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) saiu vencedor, superiorizando-se a Fábio Costa e Fernando Faria, ambos da equipa C. C. Barcelos / AFF / Orbea / Onda, que terminaram na segunda e terceira posições. Patrícia Viana (Tensai / Sambiental / Santa Marta) venceu a corrida de juniores femininas suplantando Ana Santos (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel). Os três primeiros lugares da classificação por equipas da corrida de juniores forem preenchidos pelo C.C.Barcelos / AFF / Orbea / Onda, Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel e Escola de Ciclismo Carlos Carvalho. A prova de elites feminina foi ganha pela atleta espanhola Maria Jesus Barros (Concello do Porriño / Abanca).

Em Cadetes, foi João Lopes (C.C. Barcelos / AFF / Orbea / Onda) a vencer o Prémio de Ciclismo Junta de Freguesia de Mesão Frio, com Diogo Vieira (Tensai / Sambiental / Santa Marta) e António Ferreira (Moreira Congelados/Feira/Bicicleta Andrade) a ocuparem as restantes posições do pódio. Mariana Almeida (Moreira Congelados / Feira / Bicicleta Andrade) foi a vencedora em cadetes femininos, terminando Diana Marques e (Moreira Congelados / Feira / Bicicleta Andrade) e Mariana Ferreira (CC Barcelos / AFF / Orbea / Onda), em segundo e terceiro lugares. Por equipas o triunfo em cadetes foi do C.C. Barcelos / AFF / Orbea / Onda, seguido da Tensai / Sambiental / Santa Marta e da Seissa / MGB Bikes / Matias & Araújo / Frulact.

Nos juvenis, a vitória final foi de Lucas Braga (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact) que deixou nas posições seguintes do pódio Tiago Moreira (Tensai / Sambiental / Santa Marta) e Pedro Alves (União Ciclismo da Trofa). Neste escalão mas em femininos venceu Beatriz Martins (União Ciclismo da Trofa) enquanto Beatriz Pereira (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) foi segunda e Nicole Gonçalves (Seissa / MGB Bikes / Matias & Araújo / Frulact ) a terceira.

Nos escalões de escolas destacaram-se João Cunha (União Ciclismo da Trofa) e Ana Monteiro (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia) em infantis, David Ferreira (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) e Milza Gonçalves (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia) em iniciados e Rui Sabino (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) e Jéssica Oliveira (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia) em pupilos/benjamins. A classificação coletiva dos escalões de escolas foi ganha pela Seissa / MGB Bikes / Matias & Araújo / Frulact, seguida da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel e da Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia.

A última prova da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã (2016) contou com o apoio da Junta de Freguesia de Mesão Frio, Agrupamento de Escolas Santos Simões, Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Guimarães, Tempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe, Guimarpeixe, Ciclismo a fundo (revista oficial) e Roda na Frente.

Os prémios finais dos Campeonatos do Minho e da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2016, agendada para o dia 10 de dezembro (Centro Cultural Vila Flor - Guimarães), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2016 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.

Fonte: ACM

“1.º Prémio Ciclismo União das freguesias Taveiro”

A equipa de ciclismo riomaiorense ASFIC – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic deslocou-se no dia 11 de setembro , à localidade de Taveiro – Coimbra, onde participou no 1.º Prémio Ciclismo União das freguesias Taveiro, Ameal e Arzila.

O circuito foi composto por 6 voltas de 13 km e no qual participaram diversas equipas e ciclistas individuais.

A ASFIC – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic participou nesta competição, que foi a ultima da época 2016, com 8 atletas (Jorge Madeira, Luís Vicente,  Rui Rodrigues, Edgar Oliveira, Hélder Pereira, Humberto Careca, Jorge Letras e João Portela).

Logo de início A ASFIC partiu ao ataque  e à segunda volta João Portela Isolou-se e  conseguiu fugir ao pelotão andando 4 voltas isolado.

À passagem da 5 volta, João Portela foi  alcançado pelo pelotão, dando-se nova fuga com 7 elementos, entre eles estavam 2 atletas da ASFIC, João Portela e Jorge Letras. Esta fuga viria a vingar e a ganharcerca de 2 minutos ao pelotão.

A chegada à meta dos fugitivos seria ao sprint, tendo João Portela obtido o 2º lugar, sendo batido pelo atleta do Boavista, Luís Machado. Jorge Letras cortou a meta em 7º.

Na última volta, e quando se encontrava no pelotão, o atleta da ASFIC Edgar Oliveira sofreu uma queda, que o levou a ter de ser transportado aos Hospitais Universitários de Coimbra para ai ser assistido nas urgências. Felizmente após ser assistido, não viria a revelar qualquer lesão grave.

A ASFIC iria a vencer por equipas e João Portela foi o vencedor do prémio da montanha, vestindo a camisola Azul e vencedor ainda na categoria master 30.

Com esta vitória da equipa, a ASFIC registou 9 vitórias consecutivas o que é um feito invejável de grande valor e notoriedade que mostra a união e ambição que a equipa tem.

A ASFIC  acaba assim uma grande época, onde a equipa esteve sempre em grande evidência  em todas as corridas e onde alcançou um número invejável de vitórias individuais e coletivas.

Queremos agradecer a todos os atletas da equipa, pela excelente época, a já apelidada época de sonho, onde os ciclistas da ASFIC desempenharam um trabalho exímio durante toda a época, trabalhando arduamente para terem obtido estes bons resultados, elevando ao mais alto nível o nome dos patrocinadores, da União de Freguesias de S .joão da Ribeira e Ribeira de S. João,  e da cidade de Rio Maior.

A ASFIC Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic, agradece a todos os seus patrocinadores, e a todos que estão sempre connosco, e de alguma forma nos ajudam ou apoiam.

Fonte: ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC

“3ª Maratona de Btt "4 maravilhas da Mealhada

Este fim-de-semana, dia 11/09, a equipa INTERCAIMABIKE/POLISPORT/LOJAS DA VISÃO, marcou presença na ", com 3 elementos, Filipe Ferreira, Jorge Martins e Nuno Almeida.
A maratona com um percurso de 46km, percorreu o concelho da Mealhada, passando pela zona do Luso e onde o ponto mais alto do traçado foi a Cruz Alta no Buçaco. Esta região, onde facilmente nos podemos perder, não só pela imensidão de trilhos, mas também pelo deslumbre e variedade da sua natureza, os seus palácios repletos de história e pela sua gastronomia. 


Após a subida principal, veio a descida, singletracks e estradões até à cidade da Mealhada, onde se encontrava a meta.

Parabéns à organização, pela logística, simpatia e o bom percurso a que nos brindaram.  


Classificação maratona:

Filipe Ferreira - 58º da geral e 12º em Master 35 com 2h20min.

Jorge Martins - 38º da geral 2º em Master 45 com 2h12min.

Nuno Almeida - 24º da geral e 4º em Master 40 com 2:08min. 

Agradecimento aos nossos patrocinadores;

Lojas da Visão – Polisport - Tavares Auto - Crédito Agrícola Vale de Cambra – Leirinox – Polivale - Municipio de Vale de Cambra – PartilhAdrenalina - Luz do Horizonte – Fullbike - Associação Inter Caima Pinheiro Manso

Fonte; INTERCAIMA

“BICLA FEST – LISBOA CICLÁVEL”

A Bicla Fest irá decorrer no dia 18 de Setembro de 2016, em Lisboa, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade que decorre de 16 a 22 de Setembro, promovido pela DG Ambiente da Comissão Europeia sob o tema: “Mobilidade Inteligente. Economia forte”.

O objetivo deste evento é divulgar a ciclabilidade de Lisboa num percurso plano e acessível a todos.

Convidámos o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-ministro, o Ministro do Ambiente, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e sua vereação, os Presidentes das Juntas de Freguesia, os seus executivos e os habitantes a deslocarem-se, depois de percorrerem as suas freguesias, para o Terreiro do Paço.

Além do tradicional passeio Lisboa Ciclável, irá haver uma concentração de bicicletas antigas, Audace da Mobilidade, Cycling Chic da Mobilidade, as Crianças e a Mobilidade em Strider Bikes e muita animação.

Para participar basta apenas uma bicicleta – BTT, citybike ou convencional e vontade de conhecer Lisboa de uma forma saudável e ecológica.

PERCURSO: Terreiro do Paço, Av. Infante D. Henrique, Rua Cintura do Porto, Praça 25 de Abril, Rua Mar Rua, Cintura do Porto, Av. Infante D. Henrique, Terreiro do Paço, Av. Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Av. Brasília, Belém, Av. Brasília, Cais do Sodré, Av. Ribeira das Naus, Terreiro do Paço

– Oferta de uma T-shirt e de um bidon aos participantes

– Aos que concordem ser fotografados na passadeira vermelha, as fotos serão colocadas no Facebook da FPCUB e as com mais “Gostos” receberão quatro bicicletas de cidade e quatro cadeiras de transporte de crianças, por ordem sequencial.

– INSCRIÇÕES GRATUITAS em:


A travessia no comboio da Fertagus é gratuita

Fonte: FPCUB

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com