sexta-feira, 9 de setembro de 2022

“Inscreva-se Novos cursos iniciais para árbitros de triatlo”


A Federação de Triatlo de Portugal vai promover mais dois cursos iniciais para árbitros, a partir de dia 15 de Setembro (on-line), na Madeira (17) e em São Martinho do Porto (17/18).

Dada a abrangência do quadro competitivo por todo o território nacional, a FTP procura formar novos árbitros, de preferência através da captação de pessoas com ligação à modalidade (atletas, dirigentes, familiares de atletas, etc).

Os cursos encontram-se divididos em dois pilares: um contexto teórico (on-line) e outro prático com o  acompanhamento das funções de árbitro em competições.

 

Mais informações e inscrições

 

Inscrições Curso Inicial Árbitros Madeira aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIVZJHEFUQXxCMBVXQcZT85dBqIa-GVaSpxYbSR0lRQWYeKQ/viewform

Inscrições Curso Inical Árbitros São Martinho do Porto aqui:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdT0GwIubkaMzkoCMJibQlzWlMipUhXimkJ5WPVka3tA4vVmA/viewform

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Alteração na Volta a Portugal em 2023 por causa do... Papa”


Prova de ciclismo começa em Viseu e termina em Viana do Castelo

 

Já está prevista uma alteração para a Volta a Portugal em 2023 por causa... da visita do Papa a Portugal.

A mediática prova de ciclismo estava inicialmente agendada entre 4 e 15 de agosto, mas a alteração prevê que a competição seja entre 9 e 20 de agosto.

A visita do Papa a Portugal coincide com as Jornadas Mundiais de Juventude no nosso país entre dia 1 e 6 de agosto de 2023, algo que iria dificultar a realização de dois eventos em simultâneo e ambos com cobertura da 'RTP'.

Recorde-se que a mais recente edição da Volta a Portugal teve como camisola amarela o uruguaio Maurício Moreira.

Fonte: Sapo on-line

“Grace Brown vence terceira etapa do Challenge da Vuelta Feminina, Van Vleuten continua líder”


A ciclista australiana Grace Brown (FDJ-Suez-Futuroscope) venceu hoje a terceira etapa do Vuelta Challenge, enquanto a neerlandesa Annemiek van Vleuten (Movistar) segurou a liderança geral desta corrida de cinco etapas que ‘acompanha’ a Volta a Espanha masculina.

 

Por: Lusa

Foto: Gonzalo Arroyo Moreno

Brown, de 30 anos, cumpriu os 96,4 quilómetros entre Camargo e Aguilar de Campoo em 2:28.37 horas, batendo num ‘sprint’ a duas a suíça Elise Chabbey (Canyon/SRAM), com a italiana Elisa Balsamo (Trek-Segafredo) em terceiro, a oito segundos.

As contas da geral mantiveram-se iguais, nos primeiros postos, e Van Vleuten segue na frente, com 1.55 minutos de vantagem para a italiana Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo), segunda, e 2.24 para a neerlandesa Demi Vollering (SD Worx), terceira.

A única portuguesa em prova, Daniela Campos (Bizkaia Durango), continuou a subir lugares na geral, agora para 116.ª, ao cortar a meta do dia em 102.º.

No sábado, a quarta e penúltima etapa liga Palencia a Segóvia em 160,4 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Vuelta: Mads Pedersen vence pela terceira vez na 19.ª etapa e Evenepoel segue líder”


Tirada de amanhã será decisiva para as contas da geral

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) venceu esta sexta-feira a 19.ª etapa da Vuelta, uma tirada calma na qual conseguiu o terceiro triunfo nesta 77.ª edição, a dois dias do fim.Pedersen, líder dos pontos e já vencedor nas 13.ª e 16.ª tiradas, cumpriu os 138,3 quilómetros com partida e chegada em Talavera de la Reina em 3:19.11 horas, batendo sobre a meta o britânico Fred Wright (Bahrain-Victorious), segundo, e o belga Gianni Vermeesch (Alpecin-Deceuninck), terceiro.

Nas contas da geral, não houve alterações nos primeiros postos e o belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl) lidera com 2.07 minutos de vantagem para o espanhol Enric Mas (Movistar), segundo, com o também espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) em terceiro, a 5.14.

Embora duas passagens pela mesma subida de segunda categoria pudessem prometer agitação, seja da fuga ou de algum candidato ao top 10 da geral mais afoito, o dia teve pouco entusiasmo.

Depois de um minuto de silêncio observado pela Rainha Isabel II, que morreu na quinta-feira, com Sir Chris Froome (Israel- Premier Tech) à cabeça, formou-se uma fuga curta com alguns dos nomes habituais.

Ainda assim, nem na frente havia força nem, depois, candidatos a sair do pelotão, pelo que o sprint, estranho pela ausência de velocistas para lá de Pedersen, favoreceu o dinamarquês, há muito consagrado na classificação dos pontos, precisando apenas de acabar a corrida.

"Foi difícil controlar o pelotão hoje [sexta-feira] e a equipa esteve impressionante, toda a gente muito dedicada e a trabalhar no duro. [...] Esta vitória é para eles, não conseguiria ter sprintado", dedicou.

Embora tenha lembrado a presença do norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) na fuga, ameaça de possível ataque de Ayuso ou João Almeida, Pedersen percebeu que seria o favorito nos últimos quilómetros e esteve à altura.

"Vencer três vezes é super bom. Amanhã [sábado], temos de passar a etapa e depois em Madrid vamos ver como corre, mas estaremos felizes com estes tempos em Espanha", explicou.

Já Remco Evenepoel está a um dia de alta montanha de ser consagrado na chegada a Madrid, depois de tantas dúvidas sobre se seria corredor de três semanas um voltista, e viveu esta sexta-feira o 13.º com a camisola vermelha no corpo.

Quanto aos portugueses, a prova de uma chegada estranha disputada ao sprint é que Nelson Oliveira (Movistar) foi 16.º, subindo a 34.º na geral, em que João Almeida (UAE Emirates) segue em sexto, a 7.14 minutos de Evenepoel, tendo esta sexta-feira sido 43.º na tirada.

Ivo Oliveira (UAE Emirates) perdeu um lugar e é 132.º e antepenúltimo, ainda que tenha uma margem de 10 minutos para os dois ciclistas abaixo, na luta pouco desejada pela lanterna-vermelha da Vuelta.

No sábado, a 20.ª e penúltima etapa é a última oportunidade de se fazerem diferenças, com 181 quilómetros entre Moralzarzal e Puerto de Navacerrada, com perfil de alta montanha.

Fonte: Record on-line

“«Não quero que o meu desporto seja assim»: Roglic ao ataque após queda que o fez abandonar a Vuelta”


Ciclista esloveno deixou duras críticas ao britânico Fred Wright, acusando-o de ter sido o responsável

 

Por: Lusa

O ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) criticou esta sexta-feira o britânico Fred Wright (Bahrain-Victorious), acusando-o de ter causado a sua queda na chegada da 16.ª etapa da Volta a Espanha e o abandono, quando era segundo da geral.

"Não foi correto, não pode acontecer. As pessoas avançam rapidamente como se nada tivesse acontecido, mas eu não tenho essa hipótese. Não quero que o meu desporto seja assim e quero deixar bem clara a minha posição", declarou o esloveno de 32 anos, citado pela equipa.

Roglic, vencedor das últimas três edições, caiu nos últimos metros da 16.ª etapa, que ainda veio a concluir, acabando por abandonar antes do arranque da 17.ª.

Hoje, consegue "caminhar um pouco", algo que já o faz "feliz", numa recuperação lenta que pode ter-lhe custado o resto da temporada, mas continua irritado com o que diz ter sido "uma queda inaceitável".

"Nem toda a gente a viu como aconteceu. Não foi pela estrada ou falta de segurança, mas o comportamento de um ciclista [Fred Wright]. Não tenho olhos nas costas, se não teria aberto a trajetória. Wright veio de trás e tirou-me o guiador das mãos antes que me apercebesse", criticou.

O diretor-executivo da equipa, Richard Plugge, lidera a associação que representa os interesses das equipas profissionais e elogiou os esforços que têm sido envidados por mais segurança para corredores nas estradas.

"Os estudos mostram que o comportamento de ciclistas é culpado de metade dos casos [de quedas e outros incidentes em prova]. (...) Estou feliz que o Primoz tenha falado, ao olhar-se ao espelho, e também a apontar o dedo a certos comportamentos", declarou.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor fecha época com homenagem a "Pepinho"


Amanhã, 10 de setembro, é um dia de festa para o ciclismo nacional, com a realização do 4º Circuito da Pêra Rocha / Memorial José Eduardo R. Santos “Pepinho”, na vila do Bombarral. A Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor não podia ter forma mais bonita de fechar a época de 2022, do que associar-se a este dia que presta homenagem a um dos melhores homens que a modalidade já conheceu e que partiu recentemente, de forma tão inesperada.

A estrutura que tem sede em Águeda vai estar representada por cinco atletas: Mauricio Moreira, vencedor da 83.ª Volta a Portugal e do 31.º Grande Prémio JN, Luís Mendonça, Fábio Costa, Pedro Silva e Afonso Eulálio.


Com partida e chegada na Avenida Dr. Joaquim de Albuquerque, em frente à Escola Secundária do Bombarral, a prova terá início pelas 17H00. Do circuito fazem parte 30 voltas que no total vão somar 75 km, estando previsto o final da corrida para as 19H00.

“Esta corrida é uma homenagem a uma pessoa singular do ciclismo, que só tinha amigos e que morreu precocemente. É para nós um gosto participar e fechar a época com um momento tão especial, neste dia de ciclismo também ele especial”, adiantou José Augusto Silva, diretor desportivo adjunto da Glassdrive / Q8 / Anicolor, que vai acompanhar a equipa amanhã.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com