quinta-feira, 16 de junho de 2022

“Sicasal / Glassdrive estreia Volta a Portugal Feminina com Prólogo sem percalços”


Fotos: Federação Portuguesa de Ciclismo, por João Fonseca

A Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive fez hoje a sua estreia na Volta a Portugal Feminina, que começou em Loures com um Prólogo muito curto e bastante técnico, com 2,9 km, onde as sete corredoras tiveram todas uma boa prestação, mostrando-se preparadas para as etapas que são mais para as suas características.

A Elite Tânia Lima foi a melhor classificada esta quinta-feira, ao cumprir os 2900 metros de esforço individual em 04m41s, mais 25 segundos do que a vencedora, a campeã sueca de contrarrelógio, Nathalie Eklund (Massi Tactic Women’s Team), que vestiu a primeira Camisola Amarela da prova.


Bruno Pires, diretor desportivo da Sicasal / Glassdrive, disse que hoje foi “um dia sem percalços. Nenhuma atleta caiu, foram todas muito homogéneas ao nível de tempos. A Tânia mostra que realmente está num grande momento de forma, não é a sua especialidade, mas não perdeu muito tempo para as favoritas. As outras corredoras acabaram por chegar muito perto umas das outras, ou seja, têm um nível muito homogéneo e é isso que nós enquanto equipa vamos utilizar a nosso favor nos próximos dias. O balanço é positivo, tudo isto é novo para estas atletas, o contrarrelógio é algo que nunca tiveram como experiência, mas as diferenças não são muito grandes. Estamos no caminho que traçámos, que é fazer uma Volta muito digna”.


Amanhã chega a 1.ª Etapa em linha da Volta a Portugal Feminina, que parte de Vila Franca de Xira (12H30) para um percurso com 87,6 km, com chegada a Torres Vedras (15H00), junto à icónica estátua que homenageia Joaquim Agostinho. Até lá há Metas Volantes na Merciana e em Santa Cruz e um Prémio de Montanha de 3.ª categoria em Vilar.

 

CLASSIFICAÇÕES:

2.º VOLTA A PORTUGAL FEMININA

PRÓLOGO: Loures – Loures » 2,9 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NO PRÓLOGO

 

1.ª Nathalie Eklund (Massi Tactic Women’s Team), 04m16s

2.ª Mireia Pellicer (Massi Tactic Women’s Team), a 06s

3.ª Vera Vilaça (Velo Performance / JS Campinense), a 07s

24.ª Tânia Lima (Sicasal / Glassdrive), a 25s

32.ª Claudia Gnudi (Sicasal / Glassdrive), a 27s

38.ª Cristina Pulido (Sicasal / Glassdrive), a 29s

40.ª Leandra Gomes (Sicasal / Glassdrive), mt

53.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 34s

61.ª Ana Fernandes (Sicasal / Glassdrive), a 39s

67.ª Filipa Fidalgo (Sicasal / Glassdrive), a 41s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após o Prólogo)

 

1.ª Nathalie Eklund (Massi Tactic Women’s Team), 04m16s

2.ª Mireia Pellicer (Massi Tactic Women’s Team), a 06s

3.ª Vera Vilaça (Velo Performance / JS Campinense), a 07s

24.ª Tânia Lima (Sicasal / Glassdrive), a 25s

32.ª Claudia Gnudi (Sicasal / Glassdrive), a 27s

38.ª Cristina Pulido (Sicasal / Glassdrive), a 29s

40.ª Leandra Gomes (Sicasal / Glassdrive), mt

53.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 34s

61.ª Ana Fernandes (Sicasal / Glassdrive), a 39s

67.ª Filipa Fidalgo (Sicasal / Glassdrive), a 41s

 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Massi Tactic Women’s Team, 13m04s

7.ª Sicasal / Glassdrive, a 01m05s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.ª Margaux Martinez (Team Group Abadie le Boulou), 04m34s

14.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 16s

19.ª Ana Fernandes (Sicasal / Glassdrive), a 21s

Fonte: Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive

“Arnaud Démare o primeiro líder da Rota Occitania”


Por: José Morais

Foto: Dario Belingheri/Getty Images

A 46ª edição da Rota Occitania foi hoje para a estradam com um treajeto de 174,4 quilómetros, que ligou Séméac a L'Isle Jourdain, com Arnaud Démare da equipa da Groupama-FDJ a ser o primeiro a courtar a linha de chegada, Nairo Quintana da equipa da Arkéa-Samsic a fazer 13º a cortar a meta

Com um percurso de três subida de 3ª categoria, a fuga do dia foi feita logo nos primeiros quilómetros, com Oscar Cabedo da Burgos-BH), Leo Danes da Team U Nantes Atlantique, Jean Goubert da Nice Metropole Cote d'Azur, e Wesley Mol da Bike Aid, mas os quatro ciclistas estavam sobre controle do pelotão, com as equipas do World Tour a comandar, e onde conseguiu terminar a fuga a cerca de vinte cinco quilómetros do final, apesar de ainda tentar haver algumas tentativas, nada foi avante.

Esta sexta-feira vai para a estrada a segunda etapa, que ligará Graulhet a Roquefort-sur-Soulzon, com 154,6 quilómetros, com os ciclista a terem pela frente três subidas categorizadas, e que termina com uma subida com 1,9 quilómetros com 4,5%, onde Alejandro valverde poderá vir a ter o seu dia especial.

“Aleksandr Vlasov vence quinta etapa e assume liderança da Volta à Suíça”


Russo da BORA-hansgrohe foi o mais forte na chegada a Novazzano

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) venceu esta quinta-feira a quinta etapa da Volta à Suíça, na chegada a Novazzano, e assumiu a liderança da classificação geral individual. Isto num dia que fica marcado pela saída de cena da Jumbo-Visma, devido a um surto de Covid-19.

O recente vencedor da Volta à Romandia, de 26 anos, concluiu os 190,1 quilómetros entre Ambri e Novazzano em 4:30.28 horas, batendo três outros ciclistas ao cortar a meta após repetidas passagens pela subida de Pedrinate.

O norte-americano Neilson Powless (EF Education-Easy Post) foi segundo, com o dinamarquês Jakob Fuglsang (Israel-Premier Tech) em terceiro, enquanto o britânico Geraint Thomas (INEOS) ficou fora do pódio, em quarto.

O grupo chegou com o mesmo tempo, num dia que agitou os primeiros lugares da geral, agora encimada por Vlasov, com seis segundos para Fuglsang, segundo, e sete para Thomas, terceiro.

Os dois portugueses em prova subiram lugares na geral, com Nelson Oliveira (Movistar) a seguir no 36.º posto e Rui Costa (UAE Emirates), que já venceu a corrida por três vezes, em 79.º.

Na sexta-feira, a sexta etapa liga Locarno a Moosalp com duas subidas de categoria especial, uma delas a coincidir com a meta, e será decisiva nas contas finais da corrida.

Fonte: Record on-line

“Dylan Groenewegen vence segunda etapa da Volta à Eslovénia ao 'sprint'”


Num dia sem alterações no pódio da classificação geral individual.

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Dylan Groenewegen

O ciclista neerlandês Dylan Groenewegen (BikeExchange-Jayco) venceu a segunda etapa da Volta à Eslovénia ao 'sprint', num dia sem alterações no pódio da classificação geral individual.

Groenewegen somou a sexta vitória da temporada ao cumprir os 174,2 quilómetros entre Ptuj e Rogaska Slatina em 4:12.51 horas, batendo sobre a meta o belga Lionel Taminaux (Alpecin-Fenix), segundo, e o alemão Pascal Ackermann (UAE Emirates), terceiro.

Nas contas da geral, inalteradas nos primeiros postos, o polaco Rafal Majka (UAE Emirates) segue líder, à frente de dois ciclistas da casa, com Domen Novak (Bahrain-Victorious) em segundo, a seis segundos, e Tadej Pogacar, também da UAE Emirates, em terceiro, a oito.

Colega de Pogacar e Ackermann, Rui Oliveira trabalhou em prol dos líderes e hoje cortou a meta no 23.º posto, subindo a 87.º na classificação geral.

Na sexta-feira, a terceira etapa liga Zalec a Celje em 144,6 quilómetros, com uma subida de 2,1 quilómetros até à meta pouco depois de uma ascensão de segunda categoria.

Fonte: Record on-line

“Paços de Ferreira recebe o Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION”


O 4º DHI Capital do Móvel é a prova inaugural do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION e será disputado no dia 19 de junho em Penamaior, Paços de Ferreira.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação de BTT - Pandilhas a Monte de Carvalhosa, o 4º DHI Capital do Móvel realiza-se no Monte Pilar, segundo ponto geográfico mais elevado de todo o concelho de Paços de Ferreira, local de extrema beleza onde é possível observar os territórios envolventes.

A prova inaugural do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION destina-se às categorias de cadetes, juniores, sub-23, elites e masters, masculinos e femininos e começa bem cedo, com a abertura do paddock marcada para as 08h00, seguindo-se (09h00) a abertura da pista para treinos oficiais, que encerra às 12h30.

A manga de qualificação está marcada às 14h00 e a manga final realiza-se às 15h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.

O 4.º DHI Capital do Móvel tem o apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira - Capital do Móvel, Junta de Freguesia de Carvalhosa, Junta de Freguesia de Penamaior, Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, WD-40, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Sportchip e do comércio e indústria local.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Volta a Portugal Feminina Cofidis prologo”


Nathalie Eklund triunfa com autoridade no prólogo

 

Por: José Carlos Gomes

A campeã nacional sueca de contrarrelógio, Nathalie Eklund, venceu hoje, em Loures, o prólogo da Volta a Portugal Feminina Cofidis, envergando a primeira Camisola Amarela Jogos Santa Casa da prova.

A corredora da equipa UCI Massi Tactic cumpriu os 2900 metros de esforço individual em 4m16s, um registo que se revelou imbatível, embora a corredora nórdica nem se tivesse sentido no máximo das forças.

“Para ser sincera, as sensações não foram as melhores, mas é claro que estou muito feliz com a vitória. Agora darei o meu melhor para manter a camisola amarela, mas o mais importante é que a liderança fique na nossa equipa, que é muito forte”, salientou Nathalie Eklund.


A segunda classificada foi outra corredora da Massi Tactic, a espanhola Mireia Pellicer, que gastou mais 6 segundos do que a companheira de equipa. No terceiro posto e assumindo o estatuto de melhor portuguesa posicionou-se Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) que ficou a 7 segundos do primeiro lugar.

“Era um prólogo muito curto e bastante técnico. Era difícil saber a intensidade com que se poderia abordar a corrida, mas tentei ir sempre ao máximo, aproveitando bem as trajetórias. Foi a dar tudo até à meta. É interessante um prólogo curto, mas que ajuda a criar algumas diferenças. Fico feliz por ter corrido bem”, confessa Vera Vilaça.

A melhor jovem e dona da Camisola Branca Médis é a júnior francesa Margaux Martinez (Abadie le Boulou), que conseguiu o nono melhor registo absoluto no prólogo. Por equipas manda a Massi Tactic.


A classificação geral reflete integralmente os resultados do prólogo. Após dez anos a praticar ballet e dois triatlo, Nathalie Eklund dedica-se ao ciclismo há quatro anos e parte amanhã com a Camisola Amarela Jogos Santa Casa da Volta a Portugal Feminina Cofidis.

Não havendo pontos para as classificações dos pontos e da montanha, Mireia Pellicer, enquanto segunda da geral, envergará amanhã a Camisola Vermelha Cofidis, e Vera Vilaça vestirá a Camisola Azul IPDJ.

A primeira etapa em linha corre-se nesta sexta-feira. Será uma ligação de 87,6 quilómetros, entre Vila Franca de Xira, de onde a caravana parte às 12h30, e Torres Vedras, onde a chegada, junto à estátua que homenageia Joaquim Agostinho, estima-se para cerca das 15h00. Pelo caminho, há metas volantes na Merciana e em Santa Cruz e um prémio de montanha de terceira categoria em Vilar. O vento, na zona da costa Oeste, poderá ser um fator determinante para o desenrolar da tirada.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com