terça-feira, 13 de dezembro de 2022

“4ª Prova da Taça de Portugal CRO 2022/2023 – Abrantes”


Dia 17 de dezembro

 

A Taça de Portugal de Ciclocrosse (CRO) 2022/2023, competição oficial da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, disputa-se em conformidade com os Regulamentos UCI (provas internacionais) e UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, sendo o Colégio de Comissários a única entidade responsável pela aplicação dos mesmos.

A 4ª prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse conta com a Organização da Aventurirequinte Associação, Escola de Ciclismo de Abrantes, Município de Abrantes e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse destina-se exclusivamente aos atletas com licença desportiva de competição, para todas as categorias de ambos os sexos (Cadetes, Juniores, Sub-23, Elites e Masters).

Pode consultar mais em:

https://www.fpciclismo.pt/calendarios_ficheiros/2022/anexo_guia_tecnico-6Ge0n6f5S09G7VAmZAjhS.pdf

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Troféu Internacional de Pista Bento Pessoa”


Dia 17 de Dezembro

 

A UVP-FPC organiza o Troféu Internacional de Pista Bento Pessoa, Classe C2, em 17-12-2022, para as categorias: Elites – Masculinos/Femininas, de acordo com o regulamento da UCI, título III nas disciplinas a seguir indicadas.

Podem participar seleções nacionais, equipas UCI de pista e equipas (Equipas portuguesas – equipas Continentais, equipas de Clube).

As provas para a categoria Juniores – Masculinos/Femininas, constantes no programa desportivo, são de carater Nacional.

Pode consultar em:

anexo_regulamento_particular-uk4YT592RyB64NLfg6K4i.pdf (fpciclismo.pt)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Pierre Rolland anuncia retirada aos 36 anos após colapso da B&B Hotels-KTM”


Vencedor de duas etapas no Tour, uma das quais no mítico Alpe D'Huez (2011), e uma no Giro

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista francês Pierre Rolland, um dos 'clássicos' do pelotão, colocou esta terça-feira inesperadamente um ponto final na sua carreira, na sequência do colapso da equipa francesa B&B Hotels-KTM.

"Há 16 anos que sou ciclista profissional, participei em 13 Voltas a França, no Giro, na Vuelta. Percorri centenas de milhares de quilómetros em França e em todo o mundo. Teria adorado que a aventura continuasse um pouco mais, mas o destino decidiu de outra forma, e anuncio-vos que vou colocar um ponto final na minha carreira", revelou o experiente corredor de 36 anos, num vídeo publicado nas redes sociais.

Vencedor de duas etapas no Tour, uma das quais no mítico Alpe D'Huez (2011), e uma no Giro, no qual foi quarto classificado em 2014, Rolland destacou-se pela valentia dos seus ataques e pela classe em cima e fora da bicicleta, sendo um dos ciclistas favoritos dos franceses.

O francês, que começou o seu percurso profissional na Crédit Agricole (2006) e cumpriu quase toda a sua carreira em equipas nacionais a exceção foram os anos na Cannondale (2016-2018), tinha prolongado o seu vínculo com a B&B Hotels-KTM por mais uma temporada, até ao final de 2023.

No entanto, o 'colapso' do projeto de Jérôme Pineau, cuja 'fantasia' de levar a formação francesa ao World Tour acabou por condená-la, forçou Rolland a antecipar a reforma.

O veterano, que foi oitavo classificado no Tour2012 e 10.º nas edições de 2011 e 2015, era um dos 20 ciclistas, entre os quais se inclui também o britânico Mark Cavendish, que tinha contrato com a B&B Hotels-KTM para a próxima época.

Na semana passada, Pineau assumiu finalmente que a equipa não tem condições para ir para a estrada em 2023, deixando ciclistas e 'staff' no desemprego a menos de um mês do início da nova época e quando as demais formações já têm os plantéis (e orçamentos) fechados.

Fonte: Record on-line

“Condenação de Mathieu Van der Poel por agressão a adolescentes anulada”


Tribunal de Sydney entendeu que, apesar de as ações de Van der Poel poderem ter sido "perturbadoras", resultaram "de uma conduta irritante e invasiva”

 

Por: Lusa

Foto: Action Images

A condenação do ciclista holandês Mathieu van der Poel por agressão a duas adolescentes, em setembro, num hotel nos arredores de Sydney, foi anulada esta terça-feira numa audiência de recurso, anunciou a cadeia pública australiana ABC.

Em 26 de setembro, 'MVDP', uma das maiores 'estrelas' do ciclismo mundial, declarou-se culpado de agressão a duas adolescentes e foi condenado a pagar duas multas uma de 1.000 e outra de 500 dólares australianos, um total de 1.010 euros, uma decisão que foi hoje anulada por um tribunal de Sydney, revelou o advogado do corredor, Michael Bowe, à ABC.

Van der Poel foi detido horas antes de disputar a prova de fundo dos Mundiais de Wollongong, devido a uma altercação com duas adolescentes no hotel onde estava instalado.

"Houve uma pequena discussão. Quis deitar-me cedo ontem à noite, mas havia muitos miúdos no corredor do hotel, que não paravam de bater à minha porta. A dada altura, fartei-me. Pedi-lhes, de forma muito simpática, que parassem. Foi então que a polícia foi chamada e me levou", contou o corredor neerlandês aos jornalistas, em 25 de setembro, antes do início da prova de fundo dos Mundiais, da qual viria a desistir cerca de 30 quilómetros depois do arranque.

A polícia da Nova Gales do Sul (Austrália), sem nunca identificar Van der Poel, confirmou à agência France-Presse nesse dia ter detido um homem de 27 anos (a idade do ciclista), acusado de dois casos de "agressão" contra duas adolescentes.

"Pelas 22:40 [locais, menos nove horas em Lisboa] de sábado, um homem esteve envolvido numa altercação verbal com duas adolescentes de 13 e 14 anos num hotel de Brighton-Le-Sands. De acordo com os factos presumidos, ele terá empurrado as duas adolescentes, tendo uma caído ao chão e outra sido projetada contra a parede, o que lhe causou um pequeno arranhão no cotovelo", informou a polícia em comunicado.

Na mesma nota, a polícia do estado da costa leste australiana precisava que, na sequência do incidente, a direção do hotel foi "informada" e, "de seguida, a polícia foi chamada", com "um homem de 27 anos a ser detido pouco depois", sendo levado para a esquadra de Kogarah, onde foi "acusado por dois casos de agressão".

Libertado sob caução, Van der Poel, que era um dos grandes candidatos à camisola arco-íris, ainda alinhou na prova de fundo, conquistada pelo belga Remco Evenepoel, mas acabou por desistir, por estar "mentalmente destruído", segundo o manager da Alpecin-Fenix, Christoph Roodhooft.

Hoje, de acordo com o diário Daily Telegraph, o juiz Ian Bourke, do tribunal de Sydney, entendeu que, apesar de as ações de Van der Poel poderem ter sido "perturbadoras" para as jovens, resultaram "de uma conduta irritante e invasiva", que escalou para "um grau significativo de provocação".

À ABC, o advogado do ciclista, Michael Bowe, considerou a anulação da condenação "um excelente resultado".

"Ninguém quer 'carregar' uma condenação para o resto da vida. Na minha opinião, a condenação nunca deveria ter sido proferida, algo que foi corroborado pelo tribunal do distrito", acrescentou.

Em lugar do pagamento das multas, Van der Poel ficará em liberdade condicional durante 12 meses, durante os quais não deve cometer qualquer infração, detalhou ainda a ABC.

Fonte: Record on-line

“Astana despede Miguel Ángel López por possíveis ligações ao doping”


Equipa cazaque diz ter novos dados em relação a conexão com Marcos Maynar

 

Por: Fábio Lima

Foto: Getty Images

Agora foi de vez. Miguel Ángel López foi despedido esta segunda-feira pela Astana, isto depois de terem chegado ao conhecimento da equipa cazaque novos elementos que mostram a provável ligação entre o ciclista colombiano e o Dr. Marcos Maynar, um médico espanhol que foi detido em maio por alegações de tráfico de drogas e também lavagem de dinheiro.

Esta é a segunda vez em menos de meio ano que Miguel Ángel López vê o seu nome envolvido neste escândalo, tendo numa primeira instância, em julho, valido uma suspensão temporária por parte da equipa. O ciclista viria a ser readmitido na equipa, foi quarto na Vuelta, mas agora, à luz do aparecimento de novos dados, a decisão tomada foi mesmo a rescisão contratual. Há cerca de três semanas, refira-se, o polémico 'Superman' tinha desmentido quaisquer ligações ao médico em causa e também o seu envolvimento em qualquer investigação.

Note-se que esta é o segundo ano consecutivo em que o colombiano vê o seu contrato ser rescindido pela equipa que representava, já que no ano passado foi despedido da Movistar depois da bronca na Vuelta.

Fonte: Record on-line

“Mark Cavendish que é recordista em vitórias no Tour de França, pode ficar sem equipa em 2023”


Por: José Morais

O atual colapso da B&B Hotels e Israel-Premier Tech, fechando a equipa, colocam em risco o atleta recordista do Tour de França, numa situação muito delicada para a época de 2023.

Novamente o ciclista britânico está em risco de passar por uma reforma antecipada, e tudo porque, após ter ficado quase sem equipa, há alguns anos, Mark Cavendish mais uma vez se aproxima o fim da época, sem um contrato confirmado. 

Já em 2020 tinha passado pela mesma situação, porém depois de ter sido recontratado pela equipa da Quick-Step, voltou a vencer, com a conquista de diversas vitórias na época de 2021, onde se incluíram quatro etapas do Tour de França, igualando assim a marca de Eddy Merckx.

Mark Cavendish tinha nos seus planos integrar a equipa da B&B Hotels, porem a mesma fechou as suas portas, sem encontrar patrocinadores para manter o projeto, depois a outra opção passava pela equipa da Israel-Premier Tech, mas com a contratação de Stevie Williams, a equipa ficou completa com 28 ciclistas. 

Existia também a equipa da Euskaltel-Euskadi como possível destino, mas também a mesma completava a formação, porem, por ser uma equipa mais modesta, as hipóteses de contratação de um ciclista como é o britânico, também era mais menores.

 Com Mark Cavendish a liderar o ranking de vitõrias do Tour de França, onde se contam 34 primeiros lugares, juntando-se a Eddy Merckx, o seu principal objetivo era quebrar o recorde antes de terminar a sua carreira como ciclista profissional, mas, em teoria ainda será possível que o ciclista britânico de 37 anos possa ser contratado pela equipa da, Israel-Premier Tech, porque o limite de ciclistas por equipas imposto pela UCI, é de trinta, por isso apenas basta aguardar o desfecho de mais uma aventura. 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com