sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

“Dia de chuva não deu tréguas aos corredores da Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua na 2ª Etapa do O Gran Camiño”


A 2º Etapa do O Gran Camiño foi marcada pelas condições adversas, desta vez por chuva intensa, os atletas da equipa Tavfer - Ovos matinados - Mortágua, alinharam hoje em Taboada , para uma tirada de 151 Km em direção a Chantada. O dia não foi fácil para a equipa, que tentou marcar presença na fuga, mas infelizmente não foi possível. Todos os atletas terminaram a etapa, e a equipa está focada na 3ª etapa.

Hoje os atletas partiram para a 2° etapa, 151,1 quilómetros entre Taboada e Chantada, com uma chegada em alto, com um perfil complicado e com acumulado a rondar 3000 m de desnível positivo. As estradas incluídas no percurso estavam molhadas e escorregadias, o que levou a uma precaução extra por parte da equipa.

A fuga do dia formou-se aos 35 km, depois de um início bastante atacado, a fuga contou com 12 unidades, João Matias ainda tentou fazer parte deste grupo mas infelizmente a tentativa não vingou. Desta forma a equipa ficou resguardada no pelotão com foco nas próximas etapas e nos objetivos da equipa.

A fuga foi perdendo unidades na subida ao Alto de San Pedro de Líncora, já na segunda passagem no mesmo local deu-se o ataque que viria a coroar o vencedor da etapa, Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike), o grande favorito à vitória da geral.

Este sábado, os atletas irão alinhar para a etapa mais extensa da prova, são 173,1 quilómetros entre Xinzo de Limia e Castelo de Ribadavia. O percurso terá um perfil ondulado, onde se espera uma chegada ao sprint em grupo reduzido.

 

 

2.ª ETAPA:

 Taboada - Chantada» 151,1 km

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA

 

1.º Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike), 03h50m03s

96.º Rafael Barbas (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 16m31s

98.º César Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 17m35s

99.º Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 17m52s

102.º Nicolas Saenz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 19m42s

108.º Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 28m28s

110.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a m.t

Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), em análise

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - Após a 2ª etapa

 

1.º Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike), 03h49m53s

96.º Rafael Barbas (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 16m41s

98.º César Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 17m45s

99.º Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 18m02s

102.º Nicolas Saenz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 19m52s

108.º Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 28m38s

110.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a m.t

Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), em análise

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

O pensamento do dia…”

 


“Sabgal / Anicolor Frederico Figueiredo é o 4.º classificado na Geral da Montanha de “O Gran Camiño”


Foto: João Fonseca Photographer (ARQUIVO)

Frederico Figueiredo, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, foi hoje protagonista na 2.ª Etapa de “O Gran Camiño – The Historical Route”, ao integrar o grupo que constitui a fuga e por ter conseguido passar em 2.º lugar dois dos quatro Prémios de Montanha do dia, conseguindo bonificar e posicionar-se no 4.º lugar da Geral dos Trepadores. O vencedor da etapa foi Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike), que é também o novo líder da prova. 

Foi com muito frio que a 2.ª Etapa partiu de Taboada, onde as primeiras movimentações surgiram logo no início, mas apenas aos 35 km se formou a fuga do dia. Um grupo com 12 homens, onde estava Frederico Figueiredo, juntou-se em cabeça de corrida, com uma vantagem que nunca passou os dois minutos. 

Nas duas primeiras montanhas do dia, Alto de Paradela e Alto de Sonán, Frederico Figueiredo passou em 2.º lugar e bonificou 4 pontos. A situação de corrida mudou na primeira subida ao Alto de San Pedro de Líncora (2.ª categoria), com a fuga a perder unidades. O grupo ficou reduzido a nove homens, onde permanecia Frederico Figueiredo, sendo que na frente seguia isolado Xabier Azparren (Q36), que atacou na subida, juntando-se a ele Alex Molenaar (Illes Balears Arabay Cycling). 

A dupla manteve-se até à segunda subida ao Alto de San Pedro de Líncora, mas Jonas Vingegaard atacou e seria o grande vencedor do dia. Frederico Figueiredo, que chegou a ser o segundo classificado virtual na Geral da Montanha, chegou depois no segundo grupo principal e neste momento ocupa a 4.ª posição da Geral da Montanha. 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, disse que “foi uma etapa bem conseguida. Estivemos na fuga do dia com Frederico Figueiredo e acabámos por também terminar com este corredor no segundo grupo principal. Foi bastante difícil dadas as condições climatéricas, sobretudo o frio e chuva, um dia muito duro para os ciclistas. Faltam dois dias e são decisivos, por isso ainda há muita corrida pela frente”. 

⁠⁠⁠Este sábado será disputada a 3.ª Etapa, que vai percorrer o Camiño de Ourense – Camiño vía de Prata, com uma ligação entre Xinzo de Limia (12H50 espanholas) e Castelo de Ribadavia (16H57 locais), num total de 173,2 km, a maior das tiradas. O percurso será de muito sobe e desce, com quatro Prémios de Montanha: Alto de Estivadas - 3.ª categoria (14,50 km), Alto Alberguería - 2.ª categoria (57,80 km), Alto O Castro de Beiro - 3.ª categoria (120,70 km) e Alto do Couso - 3.ª categoria (149,50 km).  

 

CLASSIFICAÇÕES: 

“O GRAN CAMIÑO – THE HISTORICAL ROUTE” 

2.ª ETAPA: Taboada – Chantada» 151,1 km 

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA 

 

1.º Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike), 03h50m03s 

2.º Egan Bernal (INEOS Grenadiers), a 24s 

3.º Jefferson Cepeda (Caja Rural-Seguros RGA), mt 

41.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), a 06m23s 

55.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 09m16s 

56.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), mt 

65.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

89.º Oscar Moscardó (Sabgal / Anicolor), a 16m31s 

94.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), mt 

100.º Guillermo García (Sabgal / Anicolor), a 17m52s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa) 

 

1.º Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike), 03h49m53s 

2.º Egan Bernal (INEOS Grenadiers), a 28s 

3.º Jefferson Cepeda (Caja Rural-Seguros RGA), a 30s 

41.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), a 06m33s 

51.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 09m26s 

65.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

70.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), mt 

91.º Oscar Moscardó (Sabgal / Anicolor), a 16m41s 

95.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), mt 

100.º Guillermo García (Sabgal / Anicolor), a 18m02s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º Jose Manuel Diaz (Burgos-BH), 6 Pontos 

4.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 4 Pontos 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Jonas Vingegaard vence segunda etapa do O Gran Camiño”


Dinamarquês arrasou concorrência na Galiza

 

Jonas Vingegaard (Visma) já começa a dar cartas na sua primeira prova da temporada de 2024. O dinamarquês venceu esta sexta-feira a segunda etapa do O Gran Camiño, na Galiza, impondo-se na chegada de terceira categoria com 23 segundos sobre Egan Bernal (Ineos).

Já Ruben Guerreiro (Movistar) foi o 11.º a cortar a meta, a 47 segundos do bicampeão da Volta a França. O português subiu ao sexto posto da geral (era 20.º), estando a 53 segundos de Vingegaard.

Refira-se que a primeira edição do O Gran Camiño, em 2023, foi ganha precisamente por Jonas Vingegaard, é frente do espanhol Jesus Herrada e de Ruben Guerreiro, que volta agora a estar na luta pelo pódio final

Entre as equipas portuguesas presente na prova espanhola, Frederico Figueiredo (Sabgal) foi o melhor, em 38.º (a 6.23 minutos) numa etapa marcada pelo mau tempo.

Fonte: Record on-line

“Olav Kooij bate Tim Merlier no sprint da quinta etapa da Volta aos Emirados”


Primeiros lugares da geral não sofreram alterações de fundo, com o australiano Jay Vine a seguir líder

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Team Visma | Lease a Bike

O ciclista holandês Olav Kooij (Visma/Lease a Bike) venceu esta sexta-feira ao sprint a quinta etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, batendo o belga Tim Merlier (Soudal-QuickStep), que havia vencido já duas das tiradas.

Kooij, de 22 anos, cumpriu os 182 quilómetros planos entre Al Aqah e Umm Al Quwain em 4:08.38 horas, batendo Merlier, vencedor da primeira e quarta etapas, hoje segundo, e o australiano Sam Welsford (BORA-hansgrohe), terceiro.

O campeão nacional de fundo, Ivo Oliveira (UAE Emirates), foi 12.º classificado e o melhor da equipa na tirada, subindo a 125.º na geral.

Os primeiros lugares da geral não viram alterações de fundo e o australiano Jay Vine (UAE Emirates) segue líder, a duas jornadas do fim, 11 segundos mais rápido do que o compatriota Ben O'Connor (Decathlon AG2R), segundo, e 13 do que o companheiro de equipa norte-americano Brandon McNulty, terceiro.

No sábado, o pelotão sai do Museu de Abu Dhabi para a sexta e penúltima etapa, que culmina 138 quilómetros depois no promontório de Abu Dhabi, com nova chegada ao sprint em perspetiva.

Fonte: Record on-line

“Richard Carapaz com grandes aspirações na Volta a França: «Será o nosso objetivo do ano»”


Ciclista equatoriano sonha com pódio na prova, antes de tentar defender o título olímpico em Paris'2024

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Richard Carapaz

Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) está "emocionado" com a expectável presença na Volta a França em bicicleta, numa edição em que sonha estar no pódio, antes de tentar defender o título olímpico em Paris'2024.

"Infelizmente, o nosso país só tem uma vaga. E a intenção é essa, ir aí e tentar fazer o melhor possível. Sei que é muito complicado defender o título, mas isso está sempre na minha cabeça", confessou o equatoriano de 30 anos.

A agência Lusa falou com o atual campeão olímpico de fundo antes do início da segunda etapa d'O Gran Camiño, uma ligação gelada de 151,1 quilómetros entre Taboada e Chantada, para a qual os ciclistas partiram debaixo de chuva forte, em mais um dia típico de inverno na Galiza.

É em França que estão as grandes aspirações de Carapaz nesta temporada, com o vencedor do Giro'2019 a revelar estar "muito emocionado" com a perspetiva de estar na partida do Tour, em Florença (Itália), a 29 de junho.

"Sobretudo, porque vai haver grandes rivais. Se conseguir estar no pódio, vai ser muito especial tendo em conta a categoria dos adversários", assumiu.

O também vice-campeão da Vuelta'2020 e do Giro'2022 e terceiro classificado do Tour'2021 terá a concorrência de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), o bicampeão em título, Tadej Pogacar (UAE Emirates), antecessor do dinamarquês no palmarés, e ainda de Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), vencedor do Giro'2023, e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que ganhou a Vuelta'2022.

"Estamos a apostar muito no Tour e queremos sair-nos muito bem e, inevitavelmente, será o nosso objetivo do ano", pontuou, especificando os planos que tanto ele como os norte-americanos da EF Education-EasyPost têm para 2024.

No ano passado, o equatoriano abandonou logo no primeiro dia da Grande Boucle, depois de ter sofrido uma fratura na rótula esquerda numa queda na parte final da etapa inaugural.

No entanto, antes de regressar ao Tour para esquecer o desgosto de 2023, Carapaz vai tentar a sua sorte nas clássicas, nomeadamente na Flèche Wallone e na Liège-Bastogne-Liège. "Também é um primeiro pico de forma que penso ter e, sobretudo, planeio aproveitar pensando nos Jogos", explicou.

Com a atenção voltada para o verão francês, o disponível, mas sisudo corredor equatoriano diz ainda não saber se estará, depois, na Volta a Espanha, que este ano parte de Portugal, em 17 de agosto.

"Dependerá muito de como esteja depois dos Jogos Olímpicos, mas se tudo correr bem, em princípio, estarei na Vuelta", antecipou.

Fonte: Record on-line

“Peter Sagan submetido a cirurgia cardíaca após sofrer arritmia em prova de BTT”


Registou mais de 200 batimentos cardíacos por minuto

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O tricampeão do Mundo de ciclismo Peter Sagan, que pretende representar a Eslováquia nos Jogos Olímpicos Paris'2024 em bicicleta de montanha (BTT), foi submetido esta sexta-feira a uma cirurgia cardíaca para tratar uma arritmia.

"O Peter está bem e estará de volta à bicicleta em mais ou menos uma semana, com o mesmo programa inicialmente planeado. Está tudo sob controlo", garantiu o seu porta-voz, citado pela agência AFP.

O eslovaco de 34 anos, três vezes campeão do mundo de estrada e sete vezes vencedor da camisola verde (classificação por pontos) na Volta a França, foi tratado em Itália, no hospital universitário Lancisi de Ancona, um centro de excelência em cardiologia.

A equipa médica ainda admitiu fazer uma ablação cardíaca para corrigir a arritmia, porém esse procedimento acabou por não ser necessário.

No domingo, numa prova de BTT, o atleta experimentou um episódio anormal de taquicardia, com pulso superior a 200 batimentos por minuto, quando na sua carreira nunca revelou resultados acima dos 190.

Peter Sagan terminou a carreira de estrada no outono, após 121 vitórias na carreira, incluindo 12 no Tour, quatro na Volta a Espanha e duas na Volta a Itália, estando agora decidido a voltar ao BTT, que era a sua especialidade no início da carreira e para tentar chegar aos Jogos Olímpicos Paris2024.

Foi igualmente campeão da Europa, ganhou 18 etapas na Volta à Suíça, a Paris-Roubaix de 2018, a Volta a Flandres de 2016 e três Gent-Wevelgem, numa carreira fulgurante que, ainda assim, estava estagnada desde o final de 2021, quando deixou a BORA-hansgrohe.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com