sexta-feira, 22 de novembro de 2024

“Copa do Mundo de Ciclocrosse UCI: uma nova época vai começar”


Antuérpia sediará a primeira das 12 rondas

 

A edição 2024-2025 do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse da UCI está prestes a levar fãs e ciclistas a uma nova temporada de emoções, para dar sequência às emocionantes batalhas testemunhadas nos últimos anos.

Especialistas experientes, talentos versáteis famosos e jovens estrelas em formação estão se preparando para a primeira das 12 rodadas neste domingo (24 de novembro) em Antuérpia (Bélgica).

 

Doze rondas para batalhas intensas

 

Um calendário reformulado verá as estrelas do ciclocrosse visitarem seis países (Bélgica, França, Irlanda, Itália, Holanda e Espanha), juntamente com um novo local para a programação: Cabras, na Sardenha (Itália), perto da cidade de Oristano.

 

Calendário da Copa do Mundo de Ciclocrosse UCI 2024-2025

 

Ronda 1: Domingo, 24 de Novembro de 2024, em Antuérpia (Bélgica)

Ronda 2: Domingo, 1 de Dezembro de 2024, em Dublin (Irlanda)

Ronda 3: Domingo 8 Dezembro 2024, Cabras - Sardenha (Itália)

Ronda 4: Domingo, 15 de Dezembro de 2024, em Namur (Bélgica)

Ronda 5: sábado, 21 de dezembro de 2024, em Hulst (Países Baixos)

Ronda 6: Domingo, 22 de Dezembro de 2024, em Zonhoven (Bélgica)

Ronda 7: quinta-feira, 26 de dezembro de 2024, em Gavere (Bélgica)

Ronda 8: Domingo 29 de Dezembro de 2024, Besançon (França)

Ronda 9: Domingo, 5 de Janeiro de 2025, em Dendermonde (Bélgica)

Ronda 10: Domingo, 19 de Janeiro de 2025, em Benidorm - Costa Blanca (Espanha)

Ronda 11: sábado, 25 de janeiro de 2025, Maasmechelen (Bélgica)

Ronda 12: Domingo, 26 de Janeiro de 2025, Hoogerheide – Noord-Brabant (Países Baixos).

Tudo promete ação intensa com rodadas todas as semanas, exceto no fim de semana do Campeonato Nacional de 11 a 12 de janeiro. O final de ano será intenso, com quatro rodadas nos últimos dez dias de 2024. Os ciclistas enfrentarão uma emocionante corrida final em janeiro, incluindo uma tão esperada partida dupla em Maasmechelen e Hoogerheide para fechar o Campeonato do Mundo de Ciclocrosse da UCI.

A temporada culminará com o Campeonato Mundial de Ciclocrosse UCI de 2025, em Liévin, França (31 de janeiro a 2 de fevereiro).

As rodadas realizadas em Dublin, Cabras, Hulst e Besançon receberam o status de "evento protegido", como parte de uma série de novas medidas destinadas a promover a participação equilibrada nos eventos do Calendário Internacional de Ciclocrosse da UCI.

As corridas para as categorias juvenis - Masculino Sub-23, Feminino Júnior e Masculino Júnior - serão realizadas nas rodadas de Dublin, Hulst, Zonhoven, Besançon, Benidorm e Hoogerheide.

 

Bäckstedt para desafiar os holandeses?

 

A campanha 2023-2024 foi marcada por um primeiro sucesso no ranking de Elite para Ceylin Alvarado, depois que ela dominou o Campeonato do Mundo de Ciclocrosse Sub-23 da UCI em 2018-2019 e 2019-2020, enquanto Eli Iserbyt conquistou sua segunda vitória geral na Elite em três anos. Ambos assumiram a liderança da classificação após a rodada 3 e a mantiveram até a rodada final em Hoogerheide, graças às suas performances dominantes e consistentes.

As primeiras batalhas deste outono destacaram a forma impressionante de Alvarado no início da temporada, mas ela foi derrotada por Fem van Empel no Campeonato Europeu, realizado em Pontevedra (Espanha) no início de novembro.

Já coroada em 2022 e 2023, Van Empel também é a atual campeã mundial de ciclocross feminino da UCI Elite. Ela venceu a Copa do Mundo de Ciclocrosse UCI 2023 e cinco rondas do Campeonato do Mundo UCI Ciclocrosse 2023-2024.

 

Novas estrelas se alinham

 

A corrida de Elite Masculina do Campeonato Europeu coroou o belga Thibau Nys (Baloise Trek Lions), que venceu a primeira ronda do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse UCI 2023-2024, sua primeira vitória na série como ciclista de Elite depois de dominar a competição Sub-23 na temporada anterior.

Em Pontevedra, Nys levou a melhor sobre Felipe Orts (Ridley Racing Team), com Iserbyt a completar o pódio. Iserbyt pretende ser o primeiro ciclista desde seu compatriota Toon Aerts (2018-2019 e 2019-2020) a vencer o ranking de Elite Masculina do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse da UCI por duas temporadas consecutivas.

No ano passado, ele resistiu aos ataques holandeses de Joris Nieuwenhuis (Ridley Racing Team), que deve retornar à competição neste fim de semana em Antuérpia, e Pam Ronhaar (Baloise Trek Lions).

O talento holandês também esteve em exibição no Campeonato do Mundo de Ciclocrosse Sub-23 da UCI do ano passado, com as performances dominantes de Tibor Del Grosso, enquanto a francesa Célia Gery dominou a competição feminina júnior e o italiano Stefano Viezzi venceu nas categorias masculinas juniores.

Fonte: UCI

“Esther Galarza vence a segunda etapa do Tour Feminino do Equador e arrebata a liderança de Elizabeth”


Num dia de quebrar as pernas, a ciclista equatoriana Esther Galarza da equipa da Team Eagle Bike, saiu vitoriosa na segunda etapa do Tour Feminino do Equador 2024 e assumiu assim a liderança.

A atual campeã foi a mais forte no percurso de 82,5 quilómetros em torno de Cotacachi depois de atacar os seus companheiros de fuga nos quilómetros finais.

"Foi uma etapa muito difícil, mas eu sabia como fazer as coisas bem feitas para conquistar a vitória", disse Esther Galarza, que está a caminho de defender o título conquistado no ano passado.

Quanto à classificação geral, a ciclista equatoriana Esther Galarza da equipa da Team Eagle Bike, assumiu assim a camisola de líder usada até hoje por Elizabeth Castaño de Antioquia da Colômbia Potência de la Vida.

A terceira edição da prova equatoriana feminina continuará este sábado com o terceiro dia, começando e terminando na Plaza Libertad, na cidade de Atuntaqui, com um trajeto de 114,8 quilómetros.

“14.000 metros de desnível em cinco etapas: Será esta a semana de corrida mais dura do calendário de 2025?”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

O percurso da Volta aos Alpes do próximo ano já foi anunciado e a corrida de preparação da Volta a Itália tem perfís que chamarão à atenção até mesmo Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard. São cinco dias cheios de subidas, subidas e mais subidas, e os ciclistas ou estarão fisicamente destroçados ou preparados e prontos para o Giro no final da corrida.

A corrida tem uma extensão total de 700 quilómetros e um desnível acumulado de 14 000 metros, com os ciclistas a percorrerem os Alpes de San Lorenzo Dorsino a Lienz em menos de uma semana.

A prova por etapas tem início a 21 de abril na região de Trentino e foi ganha por Juan Pedro Lopez, da Lidl-Trek, em 2024. O dia mais exigente deverá ser o da etapa 2, em que o pelotão fará duas voltas de 16 quilómetros em Sterzing e Vipiteno, incluindo uma subida ao Telves di Sopra, com 4 km e uma inclinação de 7%.

A Volta aos Alpes é muitas vezes vista como uma das mais duras corridas de preparação para a temporada de Grandes Voltas, e o próximo ano parece destinado a ser uma das edições mais desafiantes de sempre. Será que a elevação brutal será suficiente para atrair o atual vencedor do Giro, Tadej Pogacar, para a linha de partida? Ou será que vamos ver Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel a disputar a Volta aos Alpes, se estiverem a planear uma dobradinha Giro-Tour em 2025?

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/14000-metros-de-desnivel-em-cinco-etapas-sera-esta-a-semana-de-corrida-mais-dura-do-calendario-de-2025

“Contrarrelogista Rafael Reis renova com a Sabgal / Anicolor”


Fechamos a semana com a divulgação do segundo corredor, que renova também para 2025 com a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor:

 

Por: Marta Varandas

Foto: João Fonseca Photographer

Rafael Reis: O palmelense que não dá margem à concorrência no contrarrelógio renova com a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor. Será o quinto ano consecutivo com o corredor a assinar pela estrutura que tem sede em Águeda. Parte com toda a ambição para 2025, após terminar mais uma época em grande.

Está garantida a continuidade de Rafael Reis na Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor durante a próxima temporada. Será o quinto ano consecutivo com o corredor de Palmela a assinar pela estrutura que tem sede em Águeda. Considerado um dos melhores contrarrelogistas portugueses da atualidade, em 2024 voltou a brilhar nos Prólogos do Troféu Joaquim Agostinho e da Volta a Portugal, as suas duas grandes conquistas da época.

Rafael Ferreira Reis, natural de Palmela, tem 32 anos (15/07/1992). É um corredor possante e na especialidade do contrarrelógio dificilmente deixa margem para a concorrência. Na época que agora terminou mostrou que continua a ser uma das peças chave do conjunto, um dos atletas mais consistentes da equipa, bastante versátil e que tem dado muito.

Em 2024 o destaque vai para a vitória do Prólogo do 47.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, um feito que concretizou pela quarta vez na sua carreira, superando-se a ele mesmo. Isto porque o recorde do percurso já lhe pertencia e cifrava-se nos 10m07s, mas este ano baixou a marca para os 09m54s.

Ganhou também o Prólogo da 85.ª Volta a Portugal, onde vestiu a primeira Camisola Amarela da prova rainha, sendo a sua sexta vitória e a quarta consecutiva na equipa.

“Estou muito feliz por continuar a representar a equipa pelo quinto ano consecutivo, o que também é um sinal de confiança por parte de Rúben Pereira e Carlos Pereira, por isso vou continuar a dar o meu melhor. Vamos ter novas contratações e uma equipa muito forte, além de um calendário exigente para cumprir, o que nos motiva muito. Sabemos que mais uma vez a estrutura está a fazer um enorme esforço para representarmos a equipa além-fronteiras. É sempre uma grande responsabilidade representar esta equipa, que considero a melhor de Portugal”, adiantou Rafael Reis.

Fonte: FULLRACING

“Clube de Natação de Torres Novas BALANÇO DA ÉPOCA 2024”


15 ANOS DE EXCELÊNCIA do TRIATLO do CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Quando o técnico torrejano PAULO ANTUNES, iniciou em 2009, o projeto da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, tinha apenas como ambição, conseguir formar atletas que fossem uma referência a nível nacional, nunca imaginando nas suas melhores perspetivas, que fosse possível chegar ao altíssimo padrão de excelência, com a presença de atletas oriundos deste projeto, numa edição dos Jogos Olímpicos.


Os triatletas do Clube Natação de Torres Novas, são o reflexo de anos de trabalho, e são produto de uma Escola de Triatlo de sucesso. Para Paulo Antunes, o coordenador técnico deste projeto, a Direção tem sido incansável e dentro do amadorismo tem autênticos profissionais do seu lado, não podendo deixar também de agradecer ao seu adjunto, Marco Carreira, pelo seu enorme compromisso com o clube.

A época de excelência com a brilhante presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, de dois atletas do Clube de Natação de Torres Novas, RICARDO BATISTA e MARIA TOMÉ, e com a conquista pelo clube, do título de TETRACAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO, ficará gravada de forma inédita e incomparável, na história do clube e da cidade de Torres Novas.


Coletivamente e individualmente, a nível nacional e internacional, destacamos os seguintes títulos alcançados:

 

EQUIPA MASCULINA:

• TETRACAMPEÃ NACIONAL DE TRIATLO;

• VENCEDORA DA TAÇA DE PORTUGAL pela 4ª época consecutiva;

 

Ricardo Batista:

• 6º lugar (individual) nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

• 5º lugar em estafetas mistas por equipas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

• Medalha de Prata em estafetas mistas por equipas na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Napier - Nova Zelândia)

• 5º lugar na World Triathlon Championship Series (Cagliari - Itália)


 

João Nuno Batista:

• Bicampeão da Europa de Triatlo Sprint em Juniores (Balikesir – Turquia)

• 9º lugar na Taça da Europa de Triatlo em Elites (Quarteira)

• 5 lugar na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Huatulco – México)

• 7º lugar no Campeonato do Mundo de Triatlo em Juniores (Torremolinos – Espanha)

• 7º lugar na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Brasília – Brasil)

• Campeão Nacional de Triatlo Sprint em Elites e Juniores (Oeiras)

 

Maria Tomé:

• 11º lugar (individual) nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

• 5º lugar em estafetas mistas por equipas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

• Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Triatlo em Sub23 (Torremolinos – Espanha)

• Medalha de Prata em estafetas mistas por equipas na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Napier - Nova Zelândia)

• 9º lugar na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Huatulco – México)

• 5º lugar na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Karlory Vary – Chéquia)

• Campeã Nacional de Triatlo Sprint em Elites (Oeiras)


 

Erwin Vanderplancke:

• 4º lugar na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Huatulco – México)

• 10º lugar no Campeonato da Europa de Triatlo Sprint em Elites (Balikesir – Turquia)

 

Márton Kropkó:

• Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Triatlo Sprint em Juniores (Balikesir – Turquia)

• 6º lugar no Campeonato do Mundo de Triatlo em Juniores (Torremolinos – Espanha)

 

Tiago Fonseca:

• Campeão Nacional de Duatlo no grupo de idades 25-29 anos (Grândola)

 

Gustavo do Canto:

• Vice-Campeão Nacional de Triatlo Standard em Elites (Faro)

 

Francisco Carvalho:

• Medalha de Bronze em estafetas mistas na Taça da Europa de Triatlo em Juniores (Izvorani – Roménia)

• Campeão Nacional de Triatlo em Cadetes (Oeiras, Castelo de Paiva e Faro)

• Vice-campeão Nacional de Duatlo em Cadetes (Grândola)

 

Manel Bartolomeu:

• Vice-campeão Nacional de Triatlo Sprint em Juniores (Oeiras)

 

Joana Miranda:

• Vice-Campeã Nacional de Triatlo Standard em Elites (Faro)

• Vice-campeã Nacional de Triatlo Sprint no grupo de idades 20-24 anos (Oeiras)

 

Mariana Duarte:

• Vice-campeã Nacional de Triatlo Sprint no grupo de idades 25-29 anos (Oeiras)

Luis Moleiro:

• Campeão Nacional de Triatlo de Média Distância no grupo de idades 25-29 anos (Caminha)

 

Adriano Correia:

• Vice-campeão Nacional de Triatlo Sprint no grupo de idades 30-34 anos (Oeiras)

 

Francisca Leirião:

• Vice-Campeã Nacional de Triatlo em Juvenis (Cuba e Amora)

Desde a 1ª internacionalização em 2015, 24 atletas do Clube de Natação de Torres Novas totalizam 369 internacionalizações, que se traduzem num total de 13 medalhas de ouro, 18 de prata e 20 de bronze:

 

Atleta

Ouro

Prata

Bronze

Ana Ramos

 

1

 

Erwin Vanderplancke

1

Francisco Carvalho

 

1

Gonçalo Balbino

 

 

1

Gustavo do Canto

 

1

 

João Nuno Batista

6

4

3

José Pedro Vieira

1

1

Manel Bartolomeu

 

 

1

Maria Tomé

 

2

1

Marta Kropkó

 

1

1

Marton Kropkó

 

 

2

Ricardo Batista

6

8

9

Total de Medalhas

13

18

20

 

Atleta

nº internacionalizações

Ricardo Batista

84

Maria Tomé

47

João Nuno Batista

32

Erwin Vanderplancke

30

José Vieira

29

Gustavo do Canto

19

Joana Miranda

15

Tiago Fonseca

14

Madalena Almeida

13

Afonso do Canto

12

Márta Kropkó

12

Gonçalo Oliveira

9

Pedro Razões Silva

9

Manuel Bartolomeu

8

Francisco Carvalho

8

Carolina Serra

7

Márton Kropkó

4

Gonçalo Balbino

3

Ana Ramos

3

Vasco Canadas

3

Abel Afonso

2

Catarina Moutinho

2

Guilherme Pires

2

João Francisco Ferreira

2

Total

369

 

A época de 2024 acabou! Fica uma BRILHANTE PRESENÇA OLÍMPICA de 2 atletas do CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, e a conquista do título de TETRACAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO POR CLUBES.

Estão de parabéns, todos os atletas, a equipa técnica liderada por Paulo Antunes, os pais e amigos do Triatlo de Torres Novas, sem esquecer o apoio do Município de Torres Novas, dos patrocinadores e parceiros deste projeto de excelência!!!

A todos, MUITO OBRIGADO!!!

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com