domingo, 26 de março de 2023

“Aular ainda não quer pensar no 'tri' na Volta ao Alentejo: «Temos de festejar este triunfo»”


"Estou muito agradecido à equipa", garantiu o ciclista da Caja Rural

 

Por: Lusa

Foto: Caja Rural

Orluis Aular quer primeiro festejar o triunfo na 40.ª Volta ao Alentejo em bicicleta antes de pensar no 'tri' na prova, 'responsabilizando' a sua Caja Rural pelo feito inédito hoje alcançado.

"[Estou] contente pela geral. Estou muito agradecido à equipa, ao staff, ao diretor pela confiança que depositaram em mim para conseguir esta vitória. No final, não ganhei uma etapa, mas levei a geral. Quero felicitar a equipa, que fez um grande trabalho nestes cinco dias e confiaram plenamente em mim", enalteceu o venezuelano, de 26 anos.

Aular 'jogou' com as bonificações para repetir o triunfo na 'Alentejana', entrando na história da prova como o primeiro a conquistar duas edições consecutivas e apenas o segundo a bisar, depois do espanhol Carlos Barbero (2014 e 2017). "Sobretudo ontem [sábado], foi uma etapa muito complicada. Tratei de estar na frente com os melhores, aguentei e consegui sempre bonificar", recordou.

Questionado pela agência Lusa sobre se, para o ano, regressará para tentar o 'tri', Aular riu-se. "Primeiro, temos de festejar este triunfo e já veremos o futuro", pontuou.

Quem também subiu ao pódio foi o jovem Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), que, aos 21 anos, se estreou a vencer uma classificação, impondo-se na luta pela montanha ao seu colega uruguaio Mauricio Moreira, o campeão em título da Volta a Portugal. "É um momento muito importante para a minha curta carreira, porque é a primeira camisola que ganho e logo aqui numa corrida internacional, como a Volta ao Alentejo. Por isso, estou muito contente", resumiu.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de DHI presented by Shimano Terras de Bouro”


José Oliveira e Sophie Bagnall dominam em Terras de Bouro

 

Por: José Carlos Gomes

José Oliveira (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Sophie Bagnall (Bicisintra/GásMucifal) ganharam hoje as provas de elite da segunda etapa da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, disputada em Terras de Bouro.

Os quatro percursos especiais cronometrados (PEC) foram palco da superioridade de José Oliveira, mais rápido em todos, o que lhe valeu o triunfo na etapa minhota da Taça. Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira) foi quem esteve mais próximo, a 16,743 segundos. O terceiro, a 1’03’’691, foi Jimmy Silva (Clube Futebol Carvalheiro). Depois de ter vencido na ronda inaugural, Sauro Agostinho segurou o comando da geral da Taça.

Já Sophie Bagnall soma dois triunfos em duas provas, comandando confortavelmente a geral de elite feminina. Hoje foi a mais veloz em todos os PEC, deixando a segunda classificada, Ana Leite (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), a 48,769 segundos. Bianca Oliveira fechou o pódio, com mais 5’29’’605 do que a vencedora.


Afonso Pinto (JR87racing Team/ADC Alfarazes) foi o melhor dos quatro sub-21 em prova. Matias Camacho (Caniço Riders/Freeride Madeira) impôs-se com superioridade em juniores, Joaquim Meneses (Bicisintra/GásMucifal) bateu a concorrência em cadetes e o juvenil Duarte Jesus (Extremosul/Hotel Alísios CA Terras do Arade) ganhou na categoria de escolas.

Entre os veteranos destacaram-se o master 30 Paulo Baptista (AD Galomar/Ferragens Vieira), o master 35 Valter Freitas (Ecosprint/Enduro), o master 40 Márcio Ferreira (Caniço Riders/Freeride Madeira), o master 45 João Cordeiro, o master 50 Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira), o master 60 Francisco Acevedo (Enduro MTB) e a master feminina Ana Carvalho (Bicisintra/GásMucifal).

Nas bicicletas de assistência elétrica o protagonismo foi para Pedro Cândido (Movefree/CM Torres Vedras/Cofidis) na categoria 19/39 anos, Dimitri Silva (Mirachoro Hotels/Centro de Ciclismo de Portimão) nos maiores de 40 e Ana Lopes (BTT Enduro Terras de Bouro), única mulher nos veículos elétricos.

Os madeirenses do Caniço Riders/Freeride Madeira impuseram-se coletivamente.

A terceira etapa da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano disputa-se em Vouzela, no dia 23 de abril.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Venezuelano faz história Bis de Orluis Aular na Volta ao Alentejo”


Apontado como favorito desde a partida, Orluis Aular (Caja Rural/Seguros RGA) confirmou, este domingo, em Évora, a vitória no fim da 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.  O venezuelano, já vencedor no ano passado, entra no palmarés da “Alentejana” como o primeiro corredor a repetir o triunfo consecutivamente.

Leangel Linarez (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua), um outro venezuelano, venceu a quinta e última etapa na Praça do Giraldo, mas a vitória acabou ofuscada pelo êxito do compatriota adversário.


 

Derradeira Etapa começou em Monforte

 

A caravana alinhou-se pela manhã junto à Praça de Touros de Monforte. Queijos e enchidos da região fizeram como habitualmente as delícias de muitos elementos da caravana antes da partida.  A última viagem tinha 154,9 quilómetros e com o Camisola Amarela Crédito Agricola com apenas 10 segundos de vantagem havia quem aguardasse pelas Metas Volantes para ainda tentar a sorte. Os sprints intermédios bonificados e a chegada podiam ainda alterar a classificação. Na teoria era assim, mas a prática resultou diferente, ainda que a equipa Electro Hiper Europa que tinha Alex Molenaar a 12 segundos tivesse trabalhado para tapar quase todas as fugas.

A Meta Volante de Redondo foi um dos pontos quentes com os três primeiros da geral a discutir as bonificações. Alex Molenaar (Electro Hiper Europa) passaria em primeiro seguido de Orluis Aular (Caja Rural/Seguros RGA) e de Adrian Bustamante (Kelly/Simoldes/UDO).

Ao quilómetro 80, depois de Redondo, Ángel Fuentes (Burgos-BH), João Silva (Kelly/Simoldes/UDO), Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense) iniciaram uma fuga que não passou os dois minutos de vantagem. Ainda antes de Arraiolos a iniciativa foi anulada. Faltavam 25 quilómetros para a chegada. Ainda se viram vários ataques, mas a dois quilómetros da meta já o pelotão estava compacto.


A multidão na Praça do Giraldo, no centro histórico de Évora, debruçada sobre o empedrado acabou por assistir a um sprint de 26 unidades, após uma queda no último quilómetro. Leangel Linarez (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua) repetiu o feito de Grândola e venceu a segunda etapa na Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

 

Festa dos 40 Anos

 

O campeão nacional venezuelano Orluis Aular foi segundo na chegada e garantiu o triunfo na classificação geral fazendo história na “Alentejana”, juntando-se a Carlos Barbero que já tinha ganho duas vezes, mas em anos intercalados. Sendo o mais regular em prova e o mais pontuado, o ciclista da Caja Rural/Seguros RGA venceu também a Camisola Verde Delta Cafés. Na cerimónia de pódio tiveram destaque ainda o jovem Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor) por ser o melhor trepador e vencedor da Camisola Azul Correio da Manhã e o britânico Max Walker (Trinity Racing), o melhor jovem em prova vencedor da Camisola Branca Turismo do Alentejo. A espanhola Kern Pharma venceu a classificação por equipas.

Com a chegada ao centro histórico eborense terminaram os festejos dos 40 anos da prova alentejana organizada pela CIMAC, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events.

Fonte: Podium

“João Nuno Batista arrecada bronze na Taça da Europa de juniores”


Português fica a quatro segundos do vencedor

 

Por: Lusa

Foto: FP Triatlo

João Nuno Batista conquistou este domingo a medalha de bronze na Taça da Europa de triatlo de juniores, em Quarteira, a quatro segundos do vencedor, o francês Thomas Hansmaennel.

O triatleta luso completou a prova em 55.03 minutos, ficando atrás do também francês Nils Serre Gehri (55.01), segundo classificado, e de Hansmennel (54.59), que arrecadou o ouro.

Na prova feminina, que foi ganha pela eslovaca Margarareta Vrablova, com 01:01.38 horas, a melhor portuguesa foi Maria Gonçalves, na 18.ª posição, com 01:04.41.

Fonte: Record on-line

“Ricardo Batista conquista bronze na segunda etapa da Taça do Mundo de triatlo”


Terminou a 36 segundos do vencedor, o neozelandês Hayden Wilde

 

Por: Lusa

O português Ricardo Batista conquistou este domingo a medalha de bronze na segunda etapa da Taça do Mundo de triatlo, em New Plymouth, na Nova Zelândia, terminando a 36 segundos do vencedor, o neozelandês Hayden Wilde.

Batista concluiu a segunda de seis etapas do World Triathlon Championship Series em 56.32 minutos, o mesmo tempo registado pelo segundo colocado, o também neozelandês Tayler Reid, enquanto o vencedor registou 55.57.

O triatleta luso, que tinha sido 33.º na primeira etapa, em Abu Dhabi, em 03 de março, cumpriu os 750 metros da prova de natação em 09.01 minutos, antes de cronometrar 31.27 nos 20 quilómetros de ciclismo e 15.03 nos cinco quilómetros de corrida.

"Acho que foi uma prova bem conseguida. Saí em segundo da água, sentindo-me bastante bem, controlei o segmento de natação. Geri bem o segmento do ciclismo e, quando começámos a correr, o atleta neozelandês fugiu logo. Conseguir ir para casa com um terceiro lugar, é muito bom nesta fase, já que angario pontos significativos para a qualificação olímpica", disse, em declarações à assessoria de imprensa da Federação de Triatlo de Portugal.

Na prova feminina, a portuguesa Maria Tomé acabou na sexta posição, em 01:03.35 horas, sendo que o triunfo foi alcançado também por uma neozelandesa Nicole van der Kaay (01:02.57), à frente da compatriota Ainsley Thorpe (01:03.06), segunda, e da norueguesa Solveig Lovseth (01:03.14), terceira.

Fonte: Record on-line

“João Pereira conquista bronze na Taça da Europa de Quarteira de triatlo”


Miguel Tiago Silva foi oitavo classificado

 

Por: Lusa

Foto: Triatlo Portugal

O português João Pereira conquistou este sábado a medalha de bronze na prova de elites masculinos da etapa de Quarteira da Taça da Europa de triatlo, vencida pelo norueguês Velte Thorn, enquanto Miguel Tiago Silva foi oitavo classificado.

João Pereira fez uma prova de trás para a frente, depois de um percurso de natação (1.500 metros) mais fraco, que o colocou no segundo grupo no segmento de ciclismo (40 quilómetros), na perseguição ao grupo principal, de 18 unidades, em que seguia Miguel Tiago Silva.

No terceiro e último setor (10.000 metros de atletismo), o experiente atleta de 35 anos, que já tinha vencido em Quarteira, em 2017, foi ultrapassando vários adversários e chegou ao grupo da frente.

Contudo, com o esforço despendido na recuperação, não conseguiu anular o ataque de Thorn nos metros finais, fechando o pódio em 01.46.41 horas, atrás do vencedor (01:46.36) e do suíço Fabian Meeusen, segundo (01:46.38). "Já compito aqui desde 2006. Já fiz provas boas e outras menos felizes e hoje foi a prova disso, de que só acaba no final. O segmento da natação não me correu bem, mas lutei bastante e consegui o terceiro lugar", disse o atleta português, 67.º no ranking mundial.

João Pereira "ambicionava mais" na etapa de Quarteira da Taça da Europa que não conta para o apuramento olímpico para Paris2024, mas depois do início de corrida "bastante violento" para voltar à discussão pelo triunfo, tentou poupar-se para chegar à meta "com algum gás”.

No horizonte, está o apuramento para Paris2024: "Os Jogos Olímpicos são sempre um objetivo. Mas, depois de quinto [Rio de Janeiro2016], depois de 27.º [Tóquio2020], quero superar os meus melhores resultados. Vamos ver como corre até lá e se consigo o apuramento".

Miguel Tiago Silva, que esteve sempre entre os primeiros na natação e no ciclismo, acabou por quebrar na terceira das quatro voltas no segmento de atletismo, terminando no oitavo posto (01:47.11). "Estou supercontente. Desde o início que tomei conta da minha prova, queria fazer a minha prova e, mesmo com uma 'start list' [lista de inscritos] muito forte, não tive medo de puxar na natação, na bicicleta e na corrida. Na última volta, faltaram-me as pernas, mas foi normal. O público português deu-me uma força indescritível no final", referiu.

O triatleta luso, de 25 anos e 206.º no ranking mundial, tem um objetivo claro para 2023 e já olha para o ciclo olímpico que termina em Los Angeles2028. "Tenho um objetivo muito grande, que é fazer uma medalha internacional este ano. Este dia foi quase e, por isso, estou supermotivado para continuar a treinar. (...) Sei que Paris2024 é quase impossível para mim, o meu foco é Los Angeles, há um longo caminho a percorrer, mas acredito que vou concretizar esse objetivo", concluiu Miguel Tiago Silva.

Também concluíram a prova de elites masculinos os portugueses João Mansos (18.º, em 01:48.04), Pedro Gaspar (24.º, em 01:48.38), André Dias (26.º, em 01:48.55), Tiago Fonseca (45.º, em 01:52.10) e Hugo Figueiredo (48.º, em 01:53.07).

Fonte: Record on-line

“João Almeida acaba em 3.º lugar na Volta à Catalunha”


Primoz Roglic foi o vencedor da prova

 

Por: Lusa

Foto: SprintCyclingAgency

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) terminou este domingo na terceira posição a Volta à Catalunha, ganha pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que conclui as sete etapas com seis segundos de vantagem sobre o belga Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step).

Roglic, de 33 anos, liderou a competição desde o primeiro dia, fechando com o tempo final de 28:19.10 horas, menos seis segundos que Evenepoel, e menos dois minutos e 11 segundos do que o português.

Nos 136 quilómetros da etapa de hoje, disputada nas ruas de Barcelona e com seis subidas à colina de Montjuic, Roglic perdeu apenas quatro dos 10 segundos de vantagem que o separavam do belga à partida.

Evenepoel acabou por se impor no 'sprint' final, terminando com 2:59.24 horas, imediatamente à frente de Roglic, que conseguiu o seu primeiro triunfo na Volta à Catalunha, duas semanas depois de ter vencido o Tirreno-Adriático, prova na qual João Almeida foi segundo.

Hoje, Almeida foi 21.º na etapa, a 58 segundos do vencedor, enquanto Ivo Oliveira, também da UAE Emirates, cruzou a meta no 128.º posto, a 11.39 minutos do belga, fechando a competição na 130.ª posição, a 1:33.08 de Roglic.

"Foram sete dias difíceis, mas eu tive pernas, estou feliz por acrescentar o nome à lista de vencedores desta prova histórica", afirmou Roglic, que voltará a 'bater-se' com o belga, campeão do mundo de fundo, entre 06 e 28 de maio.

Remco Evenepoel, que venceu a classificação da montanha e da juventude, disse estar consciente de que "seria difícil vencer", mas acrescentou: "Foi uma boa batalha, estou feliz com a minha semana".

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional Experiência positiva para os portugueses na Taça de Espanha de BMX”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de BMX participou com nove jovens nas provas da Taça de Espanha de BMX que se disputaram, neste fim de semana, na região de Múrcia, e o desempenho foi auspicioso.

Ao longo das duas rondas da competição espanhola, os portugueses conseguiram passar as primeiras fases de qualificação, chegando às meias-finais em todas as categorias em que competiram.

Destacou-se o cadete Leonardo Carmo, sétimo na prova de sábado e oitavo no domingo. Na mesma categoria, Lourenço Hartel esteve perto das finais, sendo o nono classificado nas duas etapas.

A júnior portuguesa Rita Xufre foi uma das quatro participantes na prova de categoria absoluta, juntando ciclistas de elite e juniores. Foi terceira classificada nos dois dias e, apesar da juventude, o selecionador nacional, Alexandre Almeida ficou satisfeito: “adaptou-se bem à categoria júnior, andou sempre na luta”.


Menção ainda para o júnior Bernardo Rocha, que competiu na categoria absoluta. Foi nono em ambos os dias. “Revelou falta de ritmo, devido a uma lesão recente. Entrava na reta da meta em condições de apurar-se para a final e ‘morria na praia’, baixando de terceiro a quinto, por falta dessa condição física”, explica Alexandre Almeida.

A Seleção Nacional competiu com nove corredores na Taça de Espanha: os juniores Édi Barradas, Rita Xufre, Bernardo Rocha e Martim Almeida, os cadetes Guilherme Paixão e Sebastian Ellis, Leonardo Carmo e Lourenço Hartele o juvenil André Muller.

O selecionador nacional ficou satisfeito com a prestação de todos, “numa pista que não nos beneficia, pois exige um arranque em grande potência e porque ainda estamos numa fase prematura da preparação. Os desempenhos são, no entanto, motivadores e dão moral para termos objetivos mais ambiciosos nas próximas participações internacionais”.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional Jovens portuguesas com excelentes resultados em França e Espanha”


Por: José Carlos Gomes

O domingo começou da melhor forma para as seleções jovens femininas portuguesas, que competiram na Taça de França de Cross Country Olímpico (XCO) e na Taça de Espanha de Estrada. Beatriz Guerra foi terceira na corrida internacional júnior, em Marselha, onde Raquel Dias foi quinta. Em Espanha destacou-se Emília Baía, décima classificada em cadetes.

Beatriz Guerra fez uma corrida de grande consistência, estando nos lugares de pódio desde o início da prova. A corredora da Seleção Nacional acabaria na terceira posição, embora tentando tudo para chegar ao segundo posto, gastando mais 11 segundos da francesa Cynthia Boivnet, segunda classificada. Destacada de toda a concorrência, a espanhola Marta Cano triunfou em solitário, chegando 1m56s antes da gaulesa.

Raquel Dias teve uma primeira volta menos conseguida, mas fez uma corrida de superação e foi subindo na classificação geral, até fechar a prova no quinto lugar, a 4m20s da vencedora. Marta Carvalho também não começou da melhor forma, progredindo na segunda metade da corrida até cortar a meta como 13.ª, a 8m15s.

“Foi uma corrida muito consistente das três corredoras. A Beatriz esteve sempre na disputa das primeiras posições. A Raquel fez uma boa prova, de trás para a frente. A Marta também esteve bem, mas viu o desempenho prejudicado por um problema mecânico, um pau que lhe danificou a mudança logo no início da prova”, explica o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

A Seleção Nacional de cadetes femininas participou na corrida pontuável para a Taça de Espanha, que se disputou bem perto da fronteira, em Pontevedra, Galiza. Numa prova de 44,2 quilómetros, que acabaria por partir o pelotão na subida pontuável para o prémio da montanha, o coletivo português conservou três corredoras no principal pelotão.


Mais à frente, as espanholas Paula Ostiz e Lorena Patiño destacaram-se e cortaram a meta por esta ordem, com 14 segundos sobre a compatriota Lidia Castro, que encabeçou um grupo de três ciclistas.

As primeiras portuguesas chegaram no pelotão principal. Emília Baía foi décima, a 30 segundos da vencedora, a mesma diferença registada por Leonor Casimiro, 17.ª Maria Marques foi 19.ª a 35 segundos. Seguiram-se Bruna Gonçalves, 20.ª, a 1m08s, Bruna Carmo, 44.ª, a 3m39s, e Carolina Namora, 69.ª, a 7m20s.

“As nossas corredoras tiveram um comportamento espetacular, porque souberam ultrapassar as adversidades. Até aos 15 quilómetros, já tínhamos uma avaria da Emília e a queda de duas companheiras. Apesar disso, recuperaram até ao pelotão e terminaram bem a corrida. Foi um excelente desempenho para a primeira prova fora de Portugal, dando-nos moral e motivação para o futuro”, considera o selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra.

A correr pela equipa Maiatos, estiveram também em prova Lara Ribeiro e Maria Coimbra, 51.ª e 52.ª, respetivamente.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com