sábado, 22 de junho de 2024

O pensamento do dia…”

 


“Taça do mundo de mtb Tom Pidcock impressiona com vitória no xcc”


Britânico conquista a vitória do short track em Crans-Montana, na Suíça

 

Tom Pidcock da equipa da Ineos Grenadiers, venceu este sábado o short track xcc da etapa da taça do mundo de mtb em Crans-Montana, na Suíça, com o britânico a ficar na última posição depois de uma queda logo na primeira volta e fazendo depois uma forte corrida de recuperação.

Não facilitei as coisas para mim, saltou o pedal na partida, e depois o pelotão subiu tão rapidamente na primeira subida que fiquei realmente para trás, disse o britânico, que estará no dia 29, na Volta a França.

Tom Pidcock voltou em ritmo forte, na terceira volta estava na nona posição, e na quarta alcançou o grupo da frente, na penúltima volta já estava na frente, a sua tática foi somente andar a toda, disse o britânico, que venceu com 2 segundos de vantagem sobre o alemão Julian Schelb da equipa da Stop&Go Mardderabwehr MTB Team, e 6 segundos sobre o italiano Luca Braidot da equipa da Santa Cruz, que partiu na primeira fila na prova do xco, categoria na qual de que é campeão mundial e olímpico.

“Alexandre Nobre sagra-se vice-campeão europeu de média distância de triatlo”


Ficou a apenas 13 segundos do espanhol Antonio Lopez Benito

 

Por: Record

Foto: FTP

Alexandre Nobre sagrou-se esta tarde em Coimbra vice-campeão da Europa de triatlo de média distância. O triatleta português completou os 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida em 3h38m29s, ficando a apenas 13 segundos do título, conquistado pelo espanhol Antonio Lopez Benito. O pódio ficou fechado com o terceiro lugar do sérvio Ognjen Stojanovic, com o tempo final de 3h39m06s.

"Estou muito orgulhoso e muito satisfeito por este título de vice-campeão da Europa, especialmente por ter sido conseguido em Portugal, em Coimbra, na presença dos meus amigos e da minha família. Apesar de ter sido uma prova de mais de três horas, foi discutida praticamente ao sprint com o atleta espanhol. Ainda acreditei que podia ganhar, mas o segundo lugar foi bastante honroso e estou bastante satisfeito com esta medalha de prata num Europeu. Sem dúvida que esta aposta na média e longa distância está a dar frutos e é uma forma de ser compensado por tantos anos de trabalho e dedicação à modalidade", confessou Alexandre Nobre no final da prova, em declarações cedidas pela Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: Record on-line

“Campeonato Nacional de Estrada/Noah Campos campeão nacional de sub-23”


Por: José Carlos Gomes

Noah Campos (Gi Group Holding-Simoldes-UDO) conquistou, na tarde deste sábado, a prova de fundo para sub-23 do Campeonato Nacional de Estrada, em Santa Maria da Feira.

Numa corrida de 144,3 quilómetros, disputada com grande calculismo pela maior parte dos candidatos ao triunfo, foi a subida final ao Castelo da Feira a decidir o vencedor. E o irmão de Daniela Campos – que na manhã de hoje triunfou entre a elite feminina foi aquele que guardou mais energia para a sexta vez que os corredores passaram na escalada de empedrado.


A prova foi muito tática, com uma fuga de quinze corredores a comandar a maior parte da prova. Foi um grupo em que marcaram presença com mais do que um elemento as equipas mais apetrechadas para lutarem pela vitória: Gi Group Holding-Simoldes-UDO, Credibom-LA Almínios-Marcos Car e Óbidos Cycling Team.

As duas equipas continentais reservaram os principais elementos no pelotão, mas a formação de clube colocou as melhores armas na frente. A passagem dos quilómetros, contudo, fez desta uma corrida de eliminação. Da fuga e do pelotão sobraram cerca 15 ciclistas, que vieram a discutir a corrida.


Na última das cinco voltas completas ao circuito feirense ainda se registaram algumas escaramuças, mas os candidatos chegaram juntos às rampas empedradas do Castelo. Noah Campos foi quem reservou mais forças para o final e celebrou o título nacional de sub-23 com 3h36m31s, batendo Lucas Lopes por dois segundos. O terceiro, a quatro segundos, foi um dos fugitivos do dia, João Oliveira (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car).

“Esta vitória é muito importante para mim. Desde que me iniciei no ciclismo, há 15 anos, sempre quis ser campeão nacional e até hoje nunca tinha acontecido. Esta dia vai ficar para a história. A corrida foi muito imprevisível, porque todos querem ganhar e nem sempre se trabalha em equipa. Felizmente, tenho uns grandes colegas de equipa, a quem tenho de agradecer, porque me ajudaram para que isto fosse possível. Vencer no mesmo dia em que a Daniela foi campeã tem um sabor especial”, confessou Noah Campos, após a cerimónia de pódio.


O Campeonato Nacional de Estrada termina neste domingo, com duas provas. Às 9h00 corre-se a prova de fundo de paraciclismo. Às 11h30 parte o pelotão de elite para uma corrida de 164,1 quilómetros. À semelhança do que aconteceu hoje com os sub-23, os corredores de elite farão uma volta de 45,3 quilómetros, por várias freguesias de Santa Maria da Feira, antes de entrarem no circuito de 19,8 quilómetros que tem o epicentro no Castelo da Feira. Os ciclistas vão cumprir seis voltas a esse perímetro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de Masters/João Jacinto conquista título nacional no contrarrelógio de Castro Verde”


Por: Vasco Moreira

João Jacinto (C.D.Pataiense/CO2 Auto) sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio de elites amadores, depois de ter vencido a prova cronometrada do Campeonato Nacional de Masters, que decorre durante este fim de semana, em Almodôvar e Castro Verde, e coroou 10 campeões nacionais neste sábado.

O elite amador completou os 23,51 quilómetros em 34”06’32, tendo sido 38 segundos mais rápido que Jorge Marques (Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP), segundo classificado, e 59 segundos que João Jesus (Multimoto/R Star/CimentoTavcim/E.Leclerc), terceiro.

Entre as categorias master que também percorreram os 23,51 quilómetros, José Afonso (Vulcal-Centro Ciclista do Centro) venceu em masters 30, Hélder Loureiro (Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP) em 35, Nélson Pinto em 40, Pedro Pinheiro (Bússola BTT/Peixovar) em 35, Octávio Cardoso (BlackBulls/CNI/Pousadinha) em 50 e Alberto Amaral (Multimoto/R Star/CimentoTavcim/E.Leclerc) em 55.

Já nas categorias masters que completaram apenas 15,89 quilómetros, Leonardo Sousa (Penacova/CE Gonçalves/Reconco/Azeitonense) foi o mais rápido em masters 60, João Pinto (Boavista/RP/Paredes) destacou-se em 65 e Manuel Pontes (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais) festejou em 70+.

Os Campeonatos Nacionais de Masters continuam este domingo, a partir das 10h, com as provas de fundo. Elites amadores, masters 30 e 40 serão os primeiros a partir do Largo da Feira, em Castro Verde, para um percurso de 148,1 quilómetros, seguindo-se masters 40 e 45 (117,29 km), 50 e 55 (86,49 km) e 60, 65 e 70+ (55,74 km).

 

Pódios de todas as categorias

Elites Amadores

1.         João Jacinto (C.D.Pataiense/CO2 Auto), com 34"06'32

2.         Jorge Marques (Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP), a 38s

3.         João Jesus (Multimoto/R Star/CimentoTavcim/E.Leclerc), a 59s

 

Masters 30

1.         Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SCFarense)

2.         Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team)

3.         Rita Tanganho (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

 

Masters 35

1.         Daniela Silva (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

2.         Eva Emídio (Tavira/Extremosul/SCFarense)

3.         Bárbara Santos (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

 

Masters 40

1.         Nádia Mendes (BTTGARDUNHA/FUNDÃO/CREATE)

2.         Maralyne Marques (Korpo Activo / Penacova)

3.         Susana Alemão (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

 

Masters 45

1.         Ângela Gonçalves (Korpo Activo / Penacova)

2.         Sónia Rodrigues (Tavira/Extremosul/SCFarense)

3.         Irina Coelho (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

 

Masters 50

1.         Filomena Gomes (GRJA/ GFK)

2.         Rosa Marques (Academia Ciclismo do Alto Minho)

3.         Leontina Palhas (Vertentability Cycling Team)

 

Masters 55

1.         Alberto Amaral (Multimoto/R Star/CimentoTavcim/E.Leclerc), com 33"14'33

2.         António Peixoto (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho), a 4m38s

3.         Luís Reinaldo (RÓÓDINHAS/Master Vantagem), a 5m03s

 

Masters 60

1.         Leonardo Sousa (Penacova/CE Gonçalves/Reconco/Azeitonense), com 25"30'88

2.         Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team), a 16s

3.         Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), a 40s

 

Masters 65

1.         João Pinto (Boavista/RP/Paredes), com 26"21'56

2.         Vítor Graça (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno), a 2m14s

3.         Pedro Oliveira (Academia Joaquim Agostinho/UDO), a 2m27s

 

Masters 70+

1.         Manuel Pontes (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais), com 29"26'94

2.         Manuel Domingos (Centro de Ciclismo de Loulé/ITN -Mecânica e Peças), a 34s

3.         Carlos Correia (BTT Loulé/Elevis), a 1m45s

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional/Daniela Campos bisa nos Campeonatos Nacionais de Santa Maria da Feira”


Por: Vasco Moreira

Daniela Campos (Eneicat - CMTeam - Seguros Deportivo) voltou a destacar-se entre a elite feminina e sagrou-se Campeã Nacional de Fundo, título que soma ao de contrarrelógio, conquistado esta sexta-feira.

A ciclista portuguesa de 22 anos da Eneicat - CMTeam - Seguros Deportivo esteve toda a corrida no grupo dianteiro e terminou as cinco voltas ao circuito em torno do Castelo de Santa Maria da Feira (99 quilómetros) ao fim de 2h53m35s. Ana Caramelo (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team), a cinco segundos, e Mariana Líbano (Academia Efapel de Ciclismo), a dez, completaram o pódio.


“Optei por fazer uma corrida mais conservadora porque sabia que ia ser uma corrida muito aberta, com adversárias muito fortes. Tentei um ataque na parte final da corrida, sem sucesso, portanto a discussão foi feita na última subida, em que acabei por conseguir uma vitória bastante sofrida”, explicou Daniela Campos no final da corrida.

Após ter conquistado os dois títulos na elite feminina, num Campeonato Nacional perfeito, Daniela Campos destacou “um sentimento de satisfação e de dever cumprido”. “Tenho adversárias muito fortes e foram dois dias bastante duros. Foi bastante bom ter conseguido vencer aqui e somar este título ao de ontem”, acrescentou.


A história da corrida começou a ficar definida logo na primeira subida ao castelo, depois de um ataque de Marisa Costa (Cantanhede Cycling/VESAM) partir a corrida. A ciclista foi acompanhada por Ana Caramelo (Matos Mobility), Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team), Daniela Campos, Mariana Líbano, Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SCFarense) e Vera Vilaça (DAS - Hutchinson - Brother - UK), formando um grupo da frente de sete ciclistas após a primeira passagem pela meta, com cerca de 1m20s de vantagem sobre o pelotão.


Na terceira volta, decisiva para cadetes e masters, o grupo da frente chegou a ser formado por 18 ciclistas. Neste grupo, mereciam destaque as masters Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) e Nádia Mendes (BTTGARDUNHA/FUNDÃO/CREATE), que se sagraram campeãs nacionais de masters 40 e 30, respetivamente. A estas, seguiram-se Filomena Gomes (GRJA/GFK), que conquistou o título em master 50, e Daniela Silva (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira), vencedora entre as cadetes.

Na quarta volta, o grupo voltou a reduzir, e a corrida passou a ser liderada por cinco ciclistas, que não voltariam a ser alcançadas. Neste grupo, destacava-se a júnior Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SCFarense), que conquistou o título isolada à quarta passagem pela meta. As elite Ana Caramelo, Daniela Campos, Mariana Líbano e Vera Vilaça continuaram por mais uma volta, na qual aumentaram a vantagem sobre a perseguição, acabando por discutir a vitória na reta final. Aí, Daniela foi a mais forte, garantindo a conquista do título nacional.


Os Campeonatos Nacionais de Estrada, recorde-se, decorrem em Santa Maria da Feira até domingo. Ainda esta tarde, a partir das 15h30, irá disputar-se a prova de fundo de sub-23 masculinos, estando as corridas de paraciclismo e da elite masculina reservadas para domingo, a partir das 9h e das 11h30, respetivamente.

 

Pódios das categorias femininas

Elite

 

1.         Daniela Campos (Eneicat - CMTeam - Seguros Deportivo)

2.         Ana Caramelo (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team)

3.         Mariana Líbano (Academia Efapel de Ciclismo)

 

Juniores (Sub-19)

1.         Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SCFarense)

2.         Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team)

3.         Rita Tanganho (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

 

Cadetes (Sub-17)

1.         Daniela Silva (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

2.         Eva Emídio (Tavira/Extremosul/SCFarense)

3.         Bárbara Santos (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

 

Master 30

1.         Nádia Mendes (BTTGARDUNHA/FUNDÃO/CREATE)

2.         Maralyne Marques (Korpo Activo / Penacova)

3.         Susana Alemão (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

 

Master 40

1.         Ângela Gonçalves (Korpo Activo / Penacova)

2.         Sónia Rodrigues (Tavira/Extremosul/SCFarense)

3.         Irina Coelho (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira)

 

Master 50

1.         Filomena Gomes (GRJA/ GFK)

2.         Rosa Marques (Academia Ciclismo do Alto Minho)

3.         Leontina Palhas (Vertentability Cycling Team)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com