sexta-feira, 8 de setembro de 2023

“Triatlo de Almodôvar cancelado”


Após avaliação por parte da organização (C.M. Almodôvar e FTP), chegou-se à conclusão de não ser possível realizar a prova no local e data anteriormente planeados.

Infelizmente, a situação de seca que assola algumas regiões do nosso país, coloca-nos numa situação intransponível de falta de água na barragem, essencial para a boa realização do evento.

Estamos comprometidos em encontrar uma solução adequada (data e local) para a realização do Campeonato Nacional Individual de Triatlo Standard, que será comunicada tão breve quanto possível.

Agradecemos a compreensão de todos os envolvidos com a garantia de que estamos empenhados em proporcionar aos atletas e clubes eventos desportivos de qualidade.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“João Almeida: «Desde o quilómetro zero que me encontrava mal»”


Ciclista português aponta agora baterias para ajudar os colegas na luta

 

Por: Record

Foto: Getty Images

Para lá das palavras deixadas logo após a etapa 13 da Vuelta'2023, onde assumiu que esta sexta-feira foi "provavelmente o pior dia" na sua carreira como ciclista, João Almeida abordou o sucedido no dia de hoje em declarações à imprensa, reforçando as sensações negativas que teve ao longo de toda a jornada.

"Dia muito duro. Desde o quilómetro zero que me encontrava mal. Foi um dia sempre a lutar e a sofrer até à linha de meta. Destacar a ajuda da equipa. Se calhar não se viu, mas tive companheiros que me ajudaram. No fundo todos ajudaram-me, mas dois um pouco mais. Fizemos o possível, nunca atirei a toalha ao chão e ainda há muita Vuelta pela frente. Vamos tentar lutar como equipa pela vitória com o Juan [Ayuso] e [Marc] Soler. Vou ficar um pouco à parte, mas vamos dia a dia. Tentar fazer um bom trabalho de equipa para alcançar o melhor resultado possível. Esperemos que recupere nos próximos dias da gripe e vou estar ao meu nível normal", disse o ciclista português.

Fonte: Record on-line


“João Almeida explica quebra e assume: «Foi provavelmente o pior dia que tive numa bicicleta»”


Português cedeu quase 7 minutos na etapa rainha da Vuelta

 

Por: Fábio Lima

Foto: Getty Images

Num dia de sonho para a Jumbo-Visma, com os três colocados na etapa 13 e agora na classificação geral, João Almeida acabou em sentido inverso, ao ser um dos derrotados. 15.º no final da etapa rainha da Vuelta, com chegada ao mítico Col du Tourmalet, o português cedeu bem cedo e teve de lutar muito para chegar à meta. Uma luta travada contra a dureza da etapa, mas acima de tudo contra a sua condição física, já que o ciclista da UAE Emirates tem estado adoentado e nesta jornada duríssima essa debilidade acabou por notar-se... desde bem cedo, como o próprio confessa.

"Estive mal desde os primeiros quilómetros. Estou doente há uns dias, sabia que não estou bem. Continuei a lutar. É assim no ciclismo. Estou doente, dores no corpo, no nariz, febre. É frustrante, porque as coisas estavam a correr bem", lamentou o português, à Eurosport.

Questionado sobre como conseguiu encontrar energias para acabar a etapa rainha da Vuelta a 'apenas' 6.47 minutos do vencedor, Almeida assume não ter uma resposta. "Sinceramente, não sei. A equipa foi fantástica comigo. Não queria deitar tudo a perder, tentei lutar. Foi provavelmente o pior dia de sempre que tive numa bicicleta. São estes momentos que te definem, que fazem a diferença. É assim".

Relativamente à vitória total da Jumbo-Visma, João Almeida assume que não acompanhou por ter desligado o rádio, mas olha em frente e deixou uma promessa. "Não sabia, porque a determinado momento tirei o auricular, porque não valia a pena. Espero que o Juan [Ayuso] tenha estado na luta. Há muita volta em diatne. Nada está perdido ou ganho, vamos lutar. Vou fazer o que puder para ajudar. Se puder ajudar o Juan, vamos lutar pela vitória. Não vamos ficar satisfeitos com um 3.º ou 4.º. Vamos dar tudo. Tudo ou nada".

João Almeida, refira-se, é agora 10.º na classificação geral da Vuelta, a 8.39 minutos do líder Sepp Kuss.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Jonas Vingegaard vence no Tourmalet em dia com quebras de João Almeida e Evenepoel"


Dinamarquês foi o mais forte na etapa 13, mas a liderança segue na posse de Sepp Kuss

 

Por: Record

Foto: Getty Images

Ainda faltam oito etapas, mas a Vuelta'2023 parece estar já destinada à Jumbo-Visma. Esta sexta-feira, na chegada ao mítico Col du Tourmalet, a equipa holandesa voltou a dar uma lição de incrível supremacia, com Jonas Vingegaard a vencer a etapa 13, Sepp Kuss a ser segundo (a 30 segundos) e Primoz Roglic terceiro (a 33 segundos). Com este cenário, Kuss continua a ser líder da classificação geral e passa definitivamente a ser o maior candidato a vencer a Vuelta.

No meio do domínio absoluto da Jumbo-Visma, o dia acabou por ser de pesadelo para dois dos maiores candidatos. Remco Evenepoel cedeu bem cedo na subida ao Col d'Aubisque e não mais conseguiu recuperar, ao passo que João Almeida (adoentado) também ficou para trás no mesmo ponto e, apesar de não ter perdido tanto quanto o belga, ficou definitivamente fora da corrida, tanto pela vitória final como pelo pódio. O português, refira-se, foi 15.º na etapa, a 6.47 de Vingegaard, ao passo que Remco terminou a uns impensáveis 27.05 minutos, na 60.ª posição.

Nas contas da geral, Kuss comanda agora com 1.37 minutos para Primoz Roglic e 1.44 para Jonas Vingegaard. Juan Ayuso, da UAE Team Emirates, é agora 4.º, a 2.37, ao passo que Enric Mas surge em 5.º, a 3.06. Já João Almeida surge na 10.ª posição, a 8.39 minutos do líder.

 

Classificação da etapa

 

1. Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma)

2. Sepp Kuss (Jumbo-Visma), +30''

3. Primoz Roglic (Jumbo-Visma), +33''

4. Juan Ayuso (UAE Team Emirates), +38''

5. Cian Uijtdebroeks (Bora-Hansgrohe), +38''

(...)

15. João Almeida (UAE Team Emirates), +06' 47"

 

Classificação geral

 

1. Sepp Kuss (Jumbo-Visma)

2. Primoz Roglic (Jumbo-Visma), +1'37''

3. Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), +1'44''

4. Juan Ayuso (UAE Team Emirates), +2'37''

5. Enric Mas (Movistar), +3'06''

(...)

10. João Almeida (UAE Team Emirates), + 08' 39"

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis é o novo Camisola Amarela do Grande Prémio JN"


Fotos: Igor Martins / Global Imagens

Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, é o novo Camisola Amarela do 32.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias. O corredor foi hoje o 4.º a chegar ao alto da Penha, em Guimarães, a 31 segundos do vencedor do dia, Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), um desfecho que lhe permitiu conquistar a liderança e ganhar a vantagem de 11 segundos para o 2.º classificado da Geral. Pedro Silva segue líder da Juventude e Luís Mendonça da Geral por Pontos. Também a Geral por Equipas continua com a estrutura de Águeda. 


A 7.ª Etapa do Grande Prémio JN disputou-se hoje em Guimarães, com partida e chegada ao Alto da Penha, numa viagem com 154,8 km. As movimentações começaram cedo, com 11 ciclistas a adiantarem-se logo aos 8 km. Esta fuga, onde a Glassdrive / Q8 / Anicolor não teve representação, chegou a conseguir uma vantagem de 06m30s, quando estavam percorridos 58 km.

Foi a menos de 20 km para a meta que Diogo Barbosa aumentou o ritmo, destacando-se e vencendo a tirada desta sexta-feira. Rafael Reis encabeçava o pelotão e cruzou o risco 31 segundos depois, na 4.ª posição. O palmelense recuperou a Camisola Amarela para a Equipa, que antes já tinha estado com Pedro Silva. 


Este sábado corre-se a 8.ª Etapa, a penúltima do 32.º Grande Prémio JN, numa viagem de 161,5 km que têm partida (12H00) e chegada (15H56) na Maia. Destaque para os dois Prémios de Montanha de 2.ª categoria, em Amil (55,9 km) e em Nossa Senhora da Assunção (130,5 km). 

 

DECLARAÇÕES: 

 

Rafael Reis, Camisola Amarela do 32.º Grande Prémio JN: “Estou muito contente! A equipa trabalhou para mim e isso está a dar-me muita confiança para as subidas. Na Volta também já me tinha sentido muito bem, trabalhei para a equipa e notei a diferença, conseguia passar as montanhas, com dificuldade, mas conseguia. Por isso estou a sentir-me muito bem e espero conseguir manter a Amarela até ao final. Hoje queria perceber como me ia sentir, porque não estou habituado a ter de apontar para chegadas em alto. A subida era dura, mas havia partes que dava para ir à roda e conseguia respirar. Entretanto lancei-me nos últimos 300 metros, tirei algumas ilações e se soubesse que me ia sentir tão bem tinha arrancado mais cedo. Mas não sabia como estavam os adversários. Estou muito contente por a equipa ter-me dado esta oportunidade. Tínhamos o Pedro Silva de Amarelo e podíamos ter tentado lutar com ele até ao final do GP JN, mas no outro dia fomos para uma fuga e eu disse à equipa que me estava a sentir bem e que acreditasse em mim, porque ia tentar levar a Camisola Amarela para casa. Vendo por hoje, acho que vai correr bem”.  


Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi um bom dia, bastante bem disputado e o Rafael Reis acaba por vestir a Camisola Amarela. É um prémio bastante importante para a equipa e agora ainda faltam dois dias muito decisivos, temos de ir no dia-a-dia até ao final”. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

32.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JORNAL DE NOTÍCIAS 

7.ª ETAPA: Guimarães – Guimarães» 154,8 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 7.ª ETAPA

 

1.º Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), 04h04m30s 

2.º Rafael Silva (Efapel Cycling), a 14s 

3.º Hélder Gonçalves (Kelly / Simoldes / UDO), a 23s 

4.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 31s 

7.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 46s 

8.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 49s 

21.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m39s 

28.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m51s 

83.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 16m45s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (7.ª Etapa)

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 22h13m26s 

2.º Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 11s 

3.º Henrique Casimiro (Efapel Cycling), a 43s 

7.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m45s 

11.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 06m06s 

25.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09m44s 

45.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 18m41s 

74.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 33m09s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 66h43m44s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 92 Pontos 

5.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 70 Pontos 

6.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 68 Pontos 

8.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 62 Pontos 

17.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 42 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 16 Pontos 

11.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 4 Pontos 

14.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

21.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), - 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA

  

1º Adrián Bustamante (Kelly / Simoldes / UDO), 7 Pontos 

2.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 7 Pontos 

3.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS ESPECIAIS – VERMELHA  

 

1.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 3 Pontos 

14.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA  

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 22h19m32s 

 

CLASSIFICAÇÃO COMBINADO  

 

1.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 13 Pontos 

2.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 17 Pontos 

3.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 22 Pontos

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“GP Alves Barbosa 1º dia”


João Anunciação destaca-se no contrarrelógio

 

Por: Vasco Moreira

João Anunciação (Alenquer/GDM/Anipura) é o primeiro camisola amarela do Grande Prémio Alves Barbosa, depois de se ter destacado dos demais no prólogo, um contrarrelógio individual de 9,5 quilómetros, em Montemor-o-Velho.

Na partida de mais uma edição de uma das principais provas do calendário de cadetes, que homenageia uma das principais estrelas do ciclismo português de todos os tempos, João Anunciação justificou o título de campeão nacional de contrarrelógio de cadetes e terminou na liderança, tendo percorrido o percurso em 11m26s.

O jovem ciclista do Alenquer/GDM/Anipura superou Dinis Martins (Caldas Ecosprint/Nutea), que ficou em segundo lugar a cinco segundos, e Gonçalo Costa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), que ficou a oito segundos e fechou o pódio. Esta passa também a ser a classificação geral da prova, sendo que, a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact lidera entre as equipas, depois de ter conseguido colocar três ciclistas no top cinco da etapa.

A primeira etapa de fundo do 23.º Grande Prémio Alves Barbosa vai para a estrada este sábado, numa tirada de 77,6 quilómetros, com partida também em Montemor-o-Velho, às 15h, e chegada em Águeda, prevista para as 16h50.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Grande Prémio JN 7ª etapa”


Vitória de Diogo Barbosa em Guimarães e amarela para Rafael Reis

 

Por: Vasco Moreira

Foto: Federação Portuguesa Ciclismo

Diogo Barbosa (AP Hotels&Resorts-Tavira-SC Farense) foi o ciclista mais rápido na sétima etapa do 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, depois de ter feito parte da fuga do dia e de ter conseguido isolar-se nos quilómetros finais. No entanto, foi Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) quem subiu a líder da classificação geral e passou a vestir de amarelo.

A sétima e antepenúltima etapa da prova teve partida e chegada em Guimarães, num total de 154,8 quilómetros. Desta vez, as movimentações na frente da corrida começaram muito cedo, com 11 ciclistas a destacarem-se dos demais logo nos primeiros quilómetros, construindo uma vantagem que era já de 50 segundos aos oito quilómetros e que continuou a aumentar.

O grupo era formado por Rafael Silva (Efapel), Gonçalo Carvalho (Tafver-Ovos Matinados-Mortágua), Diogo Barbosa e Venceslau Fernandes (AP Hotels&Resorts-Tavira-SC Farense), César Martingil (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Hélder Gonçalves (Kelly-Simoldes-UDO), Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense), Daniel Dias (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Francisco Campos (Fonte Nova-Felgueiras) e Andres Lopez e Fransec Rosselló (High Level-GSport-Grupo Torno).

A fuga manteve-se forte, tal como tem sido regra ao longo da presente edição da prova, conquistando uma vantagem de 6m30s quando estavam percorridos 58 quilómetros. A vantagem estabilizou em torno dos seis minutos, sendo que, pelo meio, Diogo Barbosa venceu a primeira e a segunda metas volantes, em Cabeceiras de Bastos e Póvoa de Lanhoso, e Daniel Dias foi o mais rápido na meta dos sprints especiais, em Cabeceiras de Basto.

A 16 quilómetros da meta, já depois da passagem pelo primeiro prémio montanha, Fransec Rosselló não aguentou o ritmo e ficou para trás, mas, por outro lado, Diogo Barbosa aumentou o ritmo destacou-se dos nove fugitivos que restavam, conquistando rapidamente uma vantagem de 20 segundos para aquele que era agora o grupo de perseguidores.

A fuga de Diogo Barbosa deu frutos, uma vez que o jovem ciclista resistiu até à meta final, com o jovem ciclista a cortar a meta na primeira posição, 14 segundos antes de Rafael Silva e 23 segundos antes de Hélder Gonçalves, que completaram o pódio. Ainda assim, foi Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), quarto a 31 segundos, quem assumiu a camisola amarela. Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) é agora segundo da geral, a 11 segundos, e Henrique Casimiro (Efapel) é terceiro, a 43 segundos.

Nas restantes classificações, Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) lidera nos pontos, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) na montanha, Pedro Silva na juventude, Adrián Bustamante nas metas volantes e Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) no combinado e nos sprints especiais. Entre as equipas, a Glassdrive-Q8-Anicolor voltou a assumir a liderança.

O 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc arranca este sábado para a penúltima etapa. Será uma tirada de 161,5 quilómetros, com partida (12h) e chegada na Maia (prevista para as 15h55), junto ao Estádio Municipal. Nota de destaque para os dois prémios montanha de segunda categoria, aos quilómetros 55,9 e 130,5.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com