terça-feira, 29 de agosto de 2017

“Douro marcado por Campeonatos Nacionais para todas as idades”

A paisagem do Douro ficou marcada pela presença de centenas de triatletas de todas as idades que disputaram um dos eventos mais completos do ano. Foi através da disputa da última etapa do Campeonato Nacional Jovem, de uma prova longa pontuável para o CN de Clubes, CN de Grupos de Idade, bem como de provas Standard e Sprint pontuáveis para o Douro Triatlo Ocean Lava Portugal, que o evento procurou atrair clubes, ateltas e espectadores a um dos melhores cenários do país para a prática da modalidade.

José Estrangeiro e Liliana Veríssimo foram os grandes vencedores do Triatlo Longo do Douro ao terem conquistado a principal prova do evento. Ao longo dos 1,9km de natação, 88,9km de ciclismo e 21,1km de corrida foram os melhores entre os mais de uma centena de triatletas que aceitaram o desafio de percorrer alguns dos mais belos percursos do país na procura de um lugar no pódio do Campeonato Nacional de Grupos de Idade bem como na conquista de importantes pontos no Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo.

Numa prova onde o segmento de ciclismo provou ser decisivo, Liliana Veríssimo registou o melhor parcial, entre as senhoras, no decorrer dos 88,9km que atravessaram as várias localidades da região. A triatleta do Núcleo do Sporting da Golegã cimentou a liderança na prova no segmento final ao cumprir a meia maratona, também, no melhor tempo e cortou a meta com uma vantagem superior a doze minutos para a segunda classificada, a triatleta do Sporting Clube de Espinho, Patrícia Leite. Com este resultado Liliana Veríssimo conquistou o título nacional no grupo de idade 30-34. O terceiro lugar absoluto foi conseguido por intermédio de Marisa João, triatleta que compete pelas cores do Outsystems Olímpico de Oeiras e que se sagrou campeã nacional de 40-44 anos.

Nos diversos escalões observamos ainda às vitórias de Joana Creissac da Associação Académica de São Mamede, em 35-39, de Filipa Oliveira, atleta do Teleperformance – Os Belenenses, em 45-49 anos, bem como de Maria João Lima também da Associação Académica de São Mamede, no grupo de idade 50-54.

José Estrangeiro foi o mais forte entre o pelotão de grande qualidade que competiu na prova masculina. Em representação do CNATRIL Triatlo, o internacional português, aproveitou o ciclismo para se distanciar da concorrência. Com uma irrepreensível prestação ao longo do belíssimo percurso que compôs a competição, Estrangeiro construiu uma vantagem sólida que lhe permitiu alcançar a vitória na prova e, consequentemente, no Campeonato Nacional de Grupos de Idade, acumulando o título no escalão 25-29. Bruno Pais foi outra das grandes figuras em competição. O triatleta, duplo Olímpico português, que enverga as cores do Estoril Praia Fisiogaspar registou o melhor parcial no segmento final da prova e subiu ao segundo lugar do pódio masculino, conquistando o título nacional no grupo de idade 35-39. Sérgio Marques, atleta do CNATRIL Triatlo e internacional português de enorme qualidade na longa distância, foi terceiro classificado a apenas um minuto de Pais.

Também na prova masculina deverão ser destacados os vencedores dos diversos escalões que compuseram o CN de Grupos de Idade. Mario Rocha, Clube dos Galitos, foi o grande vencedor em 20-24; Mario Santos do CNATRIL Triatlo subiu ao lugar mais alto do pódio em 30-34; Rui Costa conquistou o título em 40-44; Rui Galinha, Núcleo do Sporting da Golegã, venceu em 45-49; António Calafate, Núcleo do Sporting da Golegã, foi o melhor atleta em 50-54 anos; Carlos Gomes, Outsystems Olímpico de Oeiras, triunfou no escalão 55-59; Fernando Feijão, Clube Milleniumbcp, conquistou o título em 60-64; e Victor Campos, DAR-Recardães, foi o grande vencedor em 65-69.

Coletivamente a vitoria foi conquistada pelo Associação Académica de São Mamede, em femininos, e pelo Estoril Praia Fisiogaspar, em masculinos. O CNATRIL Triatlo e o Outsystems Olímpico de Oeiras também ocuparam posições de pódio ao subirem, respectivamente, ao segundo e terceiro lugar da competição masculina.

O Douro foi igualmente palco de disputa da derradeira etapa do Campeonato Nacional Jovem. Com partida e chegada assinaladas na Folgosa – Armamar, os jovens talentos procuraram a conquista de importantes pontos na última oportunidade do Campeonato. A competição que levou os atletas a competirem no formato de triatlo e a percorrerem distâncias alinhadas com os diversos escalões permitiu observar momentos de aprendizagem e competitividade de onde destacamos os vencedores individuais de cada escalão.

Nos Benjamins foram Inês Azeitona, Clube 4 Estilos, e Ricardo Pissarra, Alhandra Sporting Club, os primeiros a cortar a meta e a subir ao mais alto lugar do pódio. Cassilda Carvalho, Sport Lisboa e Benfica, e Rodrigo Pissarra, Alhandra Sporting Clube, venceram no escalão de infantis. Nos Iniciados, Rafaela Silva, Clube Natação do Cartaxo, e Gustavo do Canto, do Clube de Natação de Torres Novas, triunfaram entre toda a concorrência. Enquanto Carolina Campos, Núcleo do Sporting da Golegã e Alexandre Silva, ambos do Sport Lisboa e Benfica, saíram vitoriosos no último escalão das competições Jovem, os Juvenis.

Em termos coletivos foi mais uma vez o Sport Lisboa e Benfica a ocupar o lugar mais alto do pódio. A formação lisboeta somou a segunda vitória consecutiva em etapas do CN Jovem e amealhou os principais pontos disponíveis na etapa. O Alhandra Sporting Club foi segundo classificado e o último lugar do pódio por equipas foi conquistado por intermédio do Clube 4 Estilos.

Desta forma o Triatlo do Douro encerrou mais um fim-de-semana competitivo que ficou marcado pela disputa de competições nacionais para todas as idades. A grande organização conjunta da Associação Triathlon Lamego Club com as Câmaras Municipais de Lamego, Peso da Régua, Armamar e Tabuaço, e que contou com o apoio técnico da Delegação Regional de Triatlo do Norte e da Federação de Triatlo de Portugal levou centenas de triatletas a competir num dos mais belos cenários do nosso país. Permitindo, dessa forma, o usufruto de condições ímpares para a prática da modalidade e a disputa de importantes competições nacionais.

Fonte: FTP

“Vuelta/Matteo Trentin vence décima etapa”

Chris Froome conserva a liderança da geral

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista italiano Matteo Trentin (Quick-Step Floors) obteve esta terça-feira a segunda vitória na Volta a Espanha, ao ganhar a 10.ª etapa, com o britânico Chris Froome (Sky) a conservar a liderança da geral individual.

Depois de vencer na quarta etapa, o italiano de 28 anos cumpriu os 164,8 quilómetros do dia ao fim de 3:34.56 horas, batendo ao sprint o companheiro de fuga, o espanhol José Joaquín Rojas (Movistar), que terminou a um segundo, com Jaime Roson (Caja Rural-Seguros RGA) a fechar o pódio, a 19 segundos.

O irlandês Nicolas Roche (BMC), terceiro da geral, ganhou 29 segundos aos dois da frente e igualou o colombiano Johan Esteban Chaves (Orica-Scott) na perseguição a Froome, ficando ambos com um atraso de 36 segundos para o camisola vermelha, na véspera da ligação entre Lorca e o Observatório Astronómico de Calar Alto, de 187,5 quilómetros, com duas subidas de primeira categoria, a última a coincidir com a meta.

Entre os portugueses, Rafael Reis (Caja Rural) esteve em destaque ao terminar a tirada no 10.º posto, mas Nelson Oliveira (Movistar) e Rui Costa (UAE Team Emirates) perdem mais algum tempo, terminando a 14.39 minutos do vencedor. Assim, desceram ambos na classificação, caindo para o 26.º e 28.º lugares, respetivamente. Já Ricardo Vilela (Manzana Postobon) subiu ao 47.º posto, após ser 55.º na etapa.

Classificação da 10.ª etapa

1. Matteo Trentin (Itália/Quick-Step Floors), 3:34:56"

2. José Joaquín Rojas (Espanha/Movistar Team), +1"

3. Jaime Roson (Espanha/Caja Rural-Seguros RGA), +19"

4. Jacques Janse Van Rensburg (África do Sul/Team Dimension Data), +21"

5. Alexandre Geniez (França/AG2R La Mondiale), +56"

6. Marc Soler (Espanha/Movistar Team), +59"

7. Luis Leon Sánchez (Espanha/Astana Pro Team), +2:22"

8. Alessandro De Marchi (Itália/BMC Racing Team), m.t.

9. Arnaud Courteille (França/FDJ), +2:40"

10. Rafael Reis (Portugal/Caja Rural-Seguros RGA), +3:05"

(...)

55. Ricardo Vilela (Portugal/Manzana Postobon), +7:56"

78. Rui Costa (Portugal/UAE Team Emirates), +13:39"

89. Nelson Oliveira (Portugal/Movistar Team), +13:39"

Classificação geral

1. Chris Froome (Grã-Bretanha/Team Sky), 40:12:44"

2. Esteban Chaves (Colômbia/Orica-Scott), +36"

3. Nicolas Roche (Irlanda/BMC Racing Team), m.t.

4. Vincenzo Nibali (Itália/Bahrain-Merida), +1:17"

5. Tejay van Garderen (Estados Unidos/BMC Racing Team), +1:27"

6. David De La Cruz (Espanha/Quick-Step Floors), +1:30"

7. Fabio Aru (Itália/Astana Pro Team), +1:33"

8. Michael Woods (Canadá/Cannondale-Drapac), +1:52"

9. Adam Yates (Grã-Bretanha/Orica-Scott), +1:55"

10. Ilnur Zakarin (Rússia/Katusha-Alpecin), +2:15"

()

26. Nelson Oliveira (Portugal/Movistar Team), +14:57"

28. Rui Costa (Portugal/UAE Team Emirates), +15:44"

47. Ricardo Vilela (Portugal/Manzana Postobon), +39:00"

134. Rafael Reis (Portugal/Caja Rural-Seguros RGA), +01:30:15"

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”

Taça de Portugal de Enduro encerra na Maia

Por: José Carlos Gomes

A quinta e última prova da Taça de Portugal de Enduro corre-se no próximo domingo, na freguesia de Folgosa, concelho da Maia. No sábado e no domingo disputa-se o prémio de ciclismo para sub-23 Anadia – Capital do Espumante.

A Taça de Portugal de Enduro encerra com a corrida maiata, que tem início às 9h00, e que também entra em território do vizinho concelho de Santo Tirso. Os corredores irão enfrentar cinco percursos especiais de classificação, no final dos quais serão encontrados os vencedores do Enduro BTT da Maia e da Taça de Portugal.

Na estrada, o primeiro fim de semana de setembro conta com uma corrida para sub-23 em duas etapas, o Grande Prémio Anadia – Capital do Espumante. A primeira etapa, no sábado, liga a Junta de Freguesia de Sangalhos ao Monte Crasto, Anadia, ao longo de 133 quilómetros, começando às 13h00. No domingo, a partir das 12h00, disputa-se a segunda tirada, que terá 135 quilómetros e ligará a Curia ao Monte Crasto.

Mais eventos oficiais

1 a 3 de setembro: Epic Portalegre 2017

2 de setembro, 9h30: Circuito das Vindimas, Alfeizerão, Alcobaça

2 de setembro, 10h00: II Encontro de Escolas Penafiel Bike Clube, Penafiel

2 de setembro, 14h30: Campeonato Regional do Algarve de BMX Race, Quarteira

2 de setembro, 15h00: 36.º Grande Prémio de Ciclismo de Avelal, Sátão

2 de setembro, 16h30: Encontro de Escolas de BTT de Monte Redondo, Leiria

3 de setembro, 9h00: Maratona BTT do Dão, Nelas

3 de setembro, 9h00: Maratona BTT Mafra 80

3 de setembro, 9h30: Passeio Solidário de BTT Rota dos Moinhos, Vagos

3 de setembro, 9h30: 5.ª Maratona Trilhos das Represas, Carregueira, Chamusca

3 de setembro, 15h00: Circuito de Nossa Senhora da Saúde, Valpaços

3 de setembro, 16h30: 40.º Circuito de Nossa Senhora da Guia, Avelar, Ansião

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com