sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Ana Mafalda Santos sétima na short track do Hero Abu Dhabi”


Ciclista portuguesa conseguiu concluir a prova em 18.50 minutos, a quatro segundos da vencedora

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Ana Santos

A ciclista portuguesa Ana Mafalda Santos foi esta sexta-feira sétima classificada na 'short track' (XCC) do Hero Abu Dhabi, corrida UCI de BTT, e a primeira sub-23, com Roberto Ferreira em 10.º na prova masculina.


Ana Santos, do Guilhabreu, conseguiu concluir a prova em 18.50 minutos, a quatro segundos da vencedora, a australiana Rebecca Henderson, na primeira edição da corrida do calendário da União Ciclista Internacional, sendo a primeira sub-23 a cortar a meta.

Na prova masculina, Roberto Ferreira, também do Guilhabreu, foi 10.º, com 22.03 minutos, a 10 segundos do primeiro campeão, o suíço Thomas Litscher, cortando a meta ao mesmo tempo que o 'astro' eslovaco Peter Sagan, 11.º, à frente do tricampeão do mundo de estrada.

No domingo, os ciclistas correm a prova longa, XCO, que está inscrita no programa dos Jogos Olímpicos.

Fonte: Record on-line

“José Sousa cai para 6.º à geral da Volta a Antalya”


Ciclista português está a nove segundos do novo líder, o esloveno Matevz Govekar (Bahrain-Victorious)

 

Por: Lusa

Foto: Victor Sousa/Movephoto

O ciclista português José Sousa (Sabgal-Anicolor) caiu esta sexta-feira para 6.º à geral da Volta a Antalya, a nove segundos do novo líder, o esloveno Matevz Govekar (Bahrain-Victorious), após a segunda de quatro etapas.

Govekar venceu a etapa de 140,5 quilómetros entre Demre e Antalya, cumprida em 6:20.06 horas, quatro segundos mais rápido do que dois ciclistas, o italiano Giovanni Leonardi (Polti-Kometa), segundo, e o belga Kenneth van Rooy (Bingoal WB), terceiro.

José Sousa, que na primeira etapa bonificou na fuga, foi hoje 6.º, a nove segundos, e está à mesma distância da liderança da geral, como melhor português em prova.

No sábado, a terceira etapa mantém a toada de alta montanha, com 133,4 quilómetros entre Kemer e Tahtali.

Fonte: Record on-line

“Remco Evenepoel: «Seria bom sair de Portugal com uma vitória no bolso»”


O ciclista belga, que vai iniciar a temporada no sábado, na Clássica da Figueira, antes de rumar à Volta ao Algarve, assumiu o desejo para o arranque

 

Por: Lusa

Remco Evenepoel quer sair de Portugal "com uma vitória no bolso", assumiu esta sexta-feira em conferência de imprensa o ciclista belga, que vai iniciar a temporada no sábado, na Clássica da Figueira, antes de rumar à Volta ao Algarve.

"É evidente que, para a cabeça e a moral, é sempre bom começar [a época] com um triunfo assim tão rápido. Por isso, seria bom sair de Portugal com uma vitória no bolso. Depois, também quero continuar a preparação para o Paris-Nice. Penso que há muitos objetivos para esta semana", resumiu.

Devido ao elevado número de solicitações ou não fosse Evenepoel um dos 'Big 6' do ciclismo atual, a assessoria da Soudal Quick-Step declinou as entrevistas 'one on one', organizando uma videoconferência para que todos pudessem ter acesso à 'estrela' belga, que irá dar as primeiras pedaladas em 2024 na Clássica da Figueira.

"Honestamente, não foi algo que tenhamos escolhido. Era suposto começarmos no Algarve, mas, depois, a equipa decidiu fazer esta corrida e pareceu-nos uma boa combinação alinhar nesta prova como uma espécie de 'aquecimento' para a semana no Algarve", explicou sobre a sua presença na novíssima clássica portuguesa, que no sábado terá a sua segunda edição.

Vencedor da 'Algarvia' em duas ocasiões (2020 e 2022), o atual campeão mundial de contrarrelógio tem os olhos postos na prova que decorre entre 14 e 18 de fevereiro, assumindo que a Soudal Quick-Step trouxe "uma equipa para fazer uma boa classificação" na geral da 50.ª Volta ao Algarve.

"A minha experiência diz-me que as corridas aqui em Portugal são sempre bastante explosivas. A corrida de amanhã [sábado] já é um circuito local bastante explosivo, que teremos de fazer quatro vezes. E a corrida do Algarve é idêntica, com o alto da Fóia, o Malhão e o contrarrelógio que têm sempre", notou.

Evenepoel destacou que a 'Algarvia' tem um percurso muito completo, "como deveriam ser todas as corridas por etapas", com tiradas planas, acidentadas e "semi-montanhosas", como a Fóia, onde termina a segunda etapa.

"É por isso que gosto tanto do Algarve. É uma corrida curta no número de dias, mas saí quase sempre de lá em melhor forma do que cheguei. É por isso que gosto de começar [a época] nesta prova", confessou.

Já quanto à Clássica da Figueira, os planos do antigo campeão mundial de fundo (2022) são outros: "Amanhã [sábado], há mais opções [na Soudal Quick-Step] para tentar ganhar".

"Hoje, esteve um dia muito mau, mas penso que amanhã estará melhor. Só deve chover de manhã, e depois ficar tempo seco, o que são boas notícias. Fizemos uma volta ao circuito hoje, de carro, não na bicicleta, porque estava a chover", limitou-se a dizer, no dia em que a prevista apresentação das equipas participantes não se realizou, devido ao mau tempo.

A incursão por Portugal também permitirá a Evenepoel estrear a parceria com Mikel Landa, o experiente espanhol que se juntou à equipa para ajudar o belga de 24 anos a alcançar os vários objetivos a que se propôs, nomeadamente o principal: "estar no pódio em Nice", cidade que acolhe o final da próxima Volta a França, em 21 de julho.

"Vamos usar estas provas para nos conhecermos em corrida. Claro que nos conhecemos do pelotão, mas não nos conhecemos ao ponto de saber, de olhos fechados, como o outro se sente ou o momento exato em que o outro se sente bem ou mal. O mais importante esta semana é conhecermo-nos", defendeu.

No entanto, o líder da Soudal Quick-Step não tem dúvidas de que tanto ele como o terceiro classificado das edições de 2015 e 2022 da Volta a Itália não terão problemas em "esvaziar as pernas pelo outro" ao longo da temporada, caso o outro falhe.

Os dois vão partilhar pela primeira vez sensações de corrida no sábado, nos 222,1 quilómetros (com início e final na Figueira da Foz) da prova portuguesa, que esta temporada foi promovida à categoria UCI Pro Series, o segundo mais importante do calendário internacional.

Fonte: Record on-line

“Figueira Champions Classic inicia campanha internacional da Tavfer- Ovos Matinados – Mortágua”


No próximo sábado, 10 de fevereiro, o ciclismo volta à estrada e a equipa UCI Continental Portuguesa Tavfer- Ovos Matinados - Mortágua irá alinhar ao lado das restantes equipas nacionais e equipas World Tour e ProTeams na Figueira Champion Classic, UCI ProSeries.

Pelo segundo ano consecutivo, a Figueira Champions Classic volta à estrada, percorrendo as freguesias da Figueira da Foz. Este ano a clássica subiu de escalão sendo agora uma corrida da UCI Pro Series, contando com vários nomes estrangeiros na sua startlist.

Irão alinhar em prova 23 equipas, 10 equipas World Tour, 4 ProTeams, e as 9 equipas continentais portuguesas, para esta prova a equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua mostrar as suas cores através de 7 Gonçalo Amado; João Matias; Leangel Linarez; Rafael Barbas; César Martingil e Nicolás Saenz.

A partida será dada às 11h30 na Torre do Relógio, na Avenida 25 de Abril, com chegada prevista, no mesmo local, às 16h30. Os atletas irão percorrer 222,1 Km, complementando 4 voltas ao circuito final, de 26 Km cada, o percurso é diferente comparativamente ao da primeira edição contando com uma maior dureza, com várias subidas antes do início do circuito.

Gustavo Veloso declara que: “A prova, na primeira fase é mais a rolar e fácil, se o vento não trouxer surpresas podendo provocar alguma tensão no pelotão. Os atletas irão fazer 4 voltas ao circuito que é mais seletivo, onde o pelotão irá ficar reduzido a cada volta, e nas duas últimas voltas espera-se movimentações dos candidatos à vitória. Os objetivos da equipa continuam a ser os mesmos, mostrar a nossa camisola e deixar uma boa imagem da equipa, sempre com os pés assentes no chão, uma vez que vamos estar a correr com o pelotão internacional com grandes nomes do ciclismo mundial. Se a nossa equipa estiver representada na fuga, para nós, já seria um balanço positivo”.

A corrida será transmitida na Eurosport e na SportTV, onde poderão acompanhar toda a ação desta clássica portuguesa.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer- Ovos Matinados – Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com