terça-feira, 3 de dezembro de 2024

“Remco Evenepoel sofreu várias fraturas após atropelamento”


Ciclista colidiu contra um carro de uma distribuidora de correio belga

 

Por: Record

A Soudal-Quick Step atualizou o estado de saúde de Remco Evenepoel, após este ter sido atropelado durante um treino. De acordo com comunicado da equipa, o ciclista belga "sofreu fraturas na costela, na omoplata direita e na mão direita".

A equipa informa ainda que o duplo campeão olímpico em Paris'2024 foi inicialmente "levado para o Hospital Erasmus, em Anderlecht", sendo que agora transitará para outra unidade hospitalar, em Herentals, onde, "juntamente com a equipa médica da Soudal Quick-Step, a sua situação clínica será avaliada" no sentido de se traçar um plano de recuperação tendo em vista a temporada de 2025.

De acordo com o jornal belga 'HLN', Remco Evenepoel sofreu um acidente durante um treino, colidindo com um carro de uma distribuidora de correio belga, a Bpost. Devido ao forte impacto, a bicicleta ficou partida ao meio.

Fonte: Record on-line

“INEOS e Intermarché-Wanty confirmadas na 51.ª Volta ao Algarve”


Duas das 'habitués' vão marcar presença na prova, que decorre entre 19 e 23 de fevereiro

 

Por: Lusa

Foto: Volta ao Algarve/Instagram

A britânica INEOS e a belga Intermarché-Wanty, duas das 'habitués' na Volta ao Algarve em bicicleta, vão marcar presença na 51.ª edição da prova, que decorre entre 19 e 23 de fevereiro de 2025, confirmou esta terça-feira a organização.

Uma das grandes dominadoras na última década na Algarvia, a INEOS estará novamente na única corrida portuguesa por etapas do circuito UCI ProSeries, procurando somar um sexto triunfo na geral, depois dos alcançados por Geraint Thomas (2015 e 2016), Richie Porte (2012), Michal Kwiatkowski (2018) e Daniel Martínez (2023).

A formação britânica soma 12 etapas na Volta ao Algarve, prova em que participará pela 14.ª vez, sendo o triunfo mais recente o de Thomas Pidcock, em 2023, no alto do Malhão, local onde também venceram Kwiatkowski (2018), Porte (2012 e 2015), Sergio Henao (2013) e Stephen Cummings (2011).

Resta saber se Geraint Thomas, que no ano passado foi distinguido com o Prémio Prestígio pela organização, estará presente na Algarvia, naquela que será a última época do campeão do Tour'2018 e vice-campeão do Giro'2023 e do Tour'2019 no pelotão internacional.

Já a Intermarché-Wanty, que tem o eritreu Biniam Girmay como principal estrela, estará pela 11.ª vez na Volta ao Algarve, depois de se ter estreado na prova quando ainda era uma ProTeam.

No ano passado, a equipa belga conquistou o primeiro triunfo através de Gerben Thijssen, que também se impôs na classificação por pontos.

A confirmação da INEOS e da Intermarché-Wanty eleva para sete o número de formações do WorldTour, o primeiro escalão do ciclismo mundial, já asseguradas na 51.ª Volta ao Algarve, onde também estarão as ProTeams Caja Rural e Lotto.

Fonte: Record on-line

“Italianos revelam média salarial dos melhores ciclistas do mundo: valores impressionam”


Números foram divulgados pela 'Gazzetta dello Sport'

 

Por: Record

Foto: Reuters

A 'Gazzetta dello Sport' revelou a média de salários dos ciclistas da UCI WorldTour, a maior categoria do mundo da modalidade, assim como o orçamento que as equipas tiveram à disposição em cada uma das últimas temporadas. E os valores... impressionam.

Segundo os dados divulgados por aquela fonte, os números têm vindo a aumentar a um ritmo impactante. Em 2021, a média de salários dos principais ciclistas do pelotão rondava os 373 mil euros (anuais), valor que foi subindo e subindo em 2022 (403 mil), 2023 (435 mil) e 2024 (449 mil).

Na próxima temporada, em 2025, estima-se que esta cifra ultrapasse os 500 mil euros por ano, até pelos aumentos proporcionados a estrelas como Tadej Pogacar, Remco Evenepoel ou Jonas Vingegaard.

No que diz respeito aos orçamentos das equipas, e apesar de estes não serem detalhados ao pormenor, a tendência é a mesma e o aumento tende a ser exponencial a cada ano que passa. Em 2021 foi de 379 milhões de euros e, em 2025, deverá chegar perto... dos 600 milhões (570 M€).

Fonte: Record on-line

“Britânico Harrison Wood será mais uma das figuras da Sabgal / Anicolor em 2025”


Seguimos com o anúncio de mais um corredor, desta feita o décimo segundo, que vai fazer parte do plantel da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2025:

 

Por: Marta Varandads

HARRISON WOOD: O britânico Harrisson Wood vai ser mais um dos nomes sonantes da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2025. Um todo-o-terreno que também se dá bem na montanha e no contrarrelógio, chega da Team Cofidis para estrear-se em Portugal. Apesar dos seus 24 anos é muito experiente e polivalente. Já fez duas vezes dois dos cinco monumentos, ambos em Itália: Milano-Sanremo e Giro Il Lombardia. Também completou, em 2024, o seu primeiro Giro d’Italia.

Do World Tour para a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, o britânico Harrison Wood vai ser uma das referências da estrutura de Águeda em 2025. Este todo-o-terreno chega da Team Cofidis, vai fazer a sua estreia a correr em Portugal e apesar dos seus 24 anos é muito experiente e polivalente, tendo como pontos fortes a montanha e o contrarrelógio. Será um corredor que seguramente vai afirmar-se no pelotão nacional, bem como nas corridas internacionais.

Harrison John Wood é britânico, tem 24 anos (14/06/2000) e vive em Torquay, Devon, em Inglaterra. É um corredor versátil, que fez muitas corridas em todos os tipos de terreno durante a sua segunda temporada com a Cofidis. Prefere as corridas duras e com boas subidas e terrenos desafiantes, gosta das corridas seletivas e nesta fase está focado em melhorar a disciplina de contrarrelógio, onde quer apostar mais.

A sua experiência, com apenas 24 anos, é notável. Teve a sorte de experimentar todos os tipos de corridas, algumas delas as mais importantes do mundo, no calendário de ciclismo internacional. Fez duas vezes dois dos cinco monumentos, ambos em Itália: Milano-Sanremo e Giro Il Lombardia. Também completou, em 2024, a sua primeira grande volta ao alinhar no Giro d’Italia.

Dos seus melhores resultados fazem parte, em 2024, o 17.º lugar na Geral da prova Arctic Tour of Norway e o 20.º lugar no Gran Piemonte. Já em 2023, nos Campeonatos Nacionais de Estrada de Inglaterra conseguiu a 10.ª posição na Prova de Fundo. Em 2021 foi o 8.º classificado no International Tour of Rhodes e em 2019 foi 10.º no Contrarrelógio dos Campeonatos Nacionais e 9.º no Chrono des Nations.

“Para mim significa muito ter a confiança da equipa e de Rúben Pereira em 2025. Em 2024 fiz algumas melhorias, em virtude de ter tido um calendário de corridas muito preenchido. Mas com algumas oportunidades limitadas nestas corridas, foi difícil mostrar todo o meu potencial. Na próxima época estou ansioso por me concentrar em corridas específicas e alcançar os melhores resultados para mim e também para a equipa. Tenho a certeza que ainda continuarei a melhorar neste inverno e mal posso esperar para começar 2025 com a Sabgal / Anicolor”, disse Harrison Wood.

Fonte: Fullracing

“Evenepoel sofre acidente em treino e é transportado para o hospital: bicicleta ficou partida ao meio”


Ciclista colidiu contra um carro de uma distribuidora de correio belga

 

Por: Record

Foto: Action Images

O jornal belga 'HLN' avança esta terça-feira que o ciclista Remco Evenepoel sofreu um acidente durante um treino e teve de ser transportado para o hospital.

De acordo com as informações daquela publicação, Evenepoel colidiu com um carro de uma distribuidora de correio belga, a Bpost. Devido ao forte impacto, a bicicleta ficou partida ao meio.


O 'HLN' dá ainda conta que os serviços de emergência chegaram rapidamente ao local e que Evenepoel foi tapado com o cobertor para se manter quente. O ciclista estava consciente quando foi transportado para o hospital e não se sabe, até ao momento, mais informações sobre o seu estado de saúde.

Mas segundo alguns meios de comunicação belga, o duplo campeão olímpico em Paris'2024 terá sofrido fratura de clavícula, pelo que vai atrasar a sua preparação tendo em vista a temporada do próximo ano.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de Ciclocrosse decide-se em Vila Real

 

Por: Vasco Moreira

A Taça de Portugal de Ciclocrosse vai decidir-se no próximo fim de semana, com a quinta e última prova pontuável da competição a ter lugar em Vila Real, no domingo.

As corridas da prova que vai decidir os vencedores da Taça de Portugal nas várias categorias terão início às 9h de domingo. No entanto, a elite feminina só entra em competição às 11h e a elite masculina às 12h15. A cerimónia protocolar está prevista para as 13h45.

As contas do ranking da Taça de Portugal de Ciclocrosse sofreram alterações depois das terceira e quarta provas pontuáveis. Um fim de semana perfeito, com duas vitórias, permitiu a Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) e Tânia Lima (SAERTEX Portugal/Edaetech) assumirem a liderança das classificações entre a elite.


À entrada para a etapa final, porém, os títulos ainda estão em aberto. Na elite masculina, Bruno Silva (Boavista/RP/Paredes) e Mario Junquera (Unicaja/Gijon) ainda podem lutar pelo primeiro lugar, enquanto na elite feminina Leandra Gomes (SAERTEX Portugal/Edaetech), Sara Cueto (Unicaja/Gijon) e Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) ainda têm hipóteses.

Recorde-se que a edição de 2023 da Taça de Portugal foi conquistada por Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que já não têm hipótese de revalidar os títulos.

 

Mais eventos oficiais

 

8 de dezembro: Passeio das Luzes de Natal 2024, Funchal, Madeira

8 de dezembro: Passeio BTT UDAR Quinchães, Fafe

8 de dezembro: 12º Passeio de BTT Grupo BTT Os Marafades, Porto de Lagos

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com