quinta-feira, 18 de setembro de 2025

“Anicolor / Tien21 arranca amanhã para três dias de Grande Prémio ANICOLOR”


Entre amanhã e domingo, de 19 a 21 de setembro, a Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21 vai disputar o 9.º Grande Prémio ANICOLOR, corrida importante e especial para a estrutura que tem sede em Águeda, visto que além de percorrer o seu território é organizada pelo principal Patrocinador, que também dá nome à prova, a ANICOLOR – Sistemas de Alumínio. Serão 500 km que vão cruzar os municípios de Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo e Mortágua, ao longo das três etapas em linha. As últimas três edições foram ganhas, consecutivamente, pela Anicolor / Tien21 

A prova que ganha cada vez mais protagonismo no calendário nacional e que é organizada pelo Sporting Clube de Fermentelos e pela ANICOLOR – Sistemas de Alumínio, naming sponsor da corrida, vai ter na estrada oito corredores flúor: o francês Alexis Guérin (2.º classificado na Volta a Portugal), o britânico Harrison Wood, o espanhol Rubén Fernández e os portugueses Rafael Reis, Pedro Silva, Tiago Santos, Gonçalo Oliveira e Paulo Fernandes. 

Amanhã o tiro de partida será dado da sede do Sporting Clube de Fermentelos, em Fermentelos (Águeda) rumo a Ílhavo, para 168,2 km com partida às 14H30. A 1.ª Etapa será plana e muito rápida, ao gosto dos homens velozes do pelotão. Sábado, dia 20, chega a desafiante 2.ª Etapa, com um total de 4.725 metros de acumulado. É a mais longa das tiradas da 9.ª edição da corrida, ao ligar Mortágua (13H00) a Oliveira do Bairro (17H22), na distância de 169,8 km.

Domingo é dia de decisões com a 3.ª Etapa, que é também a etapa-rainha, com quatro Prémios de Montanha. A partida será de Oliveira do Bairro (12H30), para um percurso com 161,1 km que tem Águeda, Capital da Bicicleta, como destino, na tradicional chegada à Avenida 25 de Abril (16H41). Aqui será conhecido o desfecho do 9.º Grande Prémio ANICOLOR e coroado o vencedor desta edição. 

Recorde-se que o ano passado foi a estrutura de Águeda que venceu, através de Julius Johansen, que esta época corre na famosa World Tour UAE Team Emirates. Também em 2023 o título pertenceu aos fluores, pela mão de Luís Mendonça, que já se retirou do ciclismo profissional. E na 6.ª edição, em 2022, o título foi conquistado por Mauricio Moreira, também ao serviço da formação do Clube Desportivo Fullracing. Um historial de muita responsabilidade nesta competição, que torna a fasquia ainda mais elevada para a Anicolor / Tien21, em mais um ANICOLOR que começa já amanhã. 

“O Grande Prémio ANICOLOR é uma corrida que tem a organização do nosso principal Patrocinador, a ANICOLOR – Sistemas de Alumínio, com o apoio logístico do nosso clube e é muito importante para a nossa estrutura. É uma corrida no nosso território de Águeda, onde temos a responsabilidade acrescida de fazer o melhor possível nesta prova e tudo iremos fazer para sair da 9.ª edição do Grande Prémio ANICOLOR com um grande resultado”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da Anicolor / Tien21. 

 

ETAPAS DO 9.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR 

Percurso: 

 

19 de setembro, sexta-feira – 1.ª ETAPA: Fermentelos (14H30, Sede do Sporting Clube de Fermentelos) – Ílhavo (18H27, Câmara Municipal de Ílhavo) » 168,2 km 

20 de setembro, sábado – 2.ª ETAPA: Mortágua (13H00, Câmara Municipal de Mortágua) – Oliveira do Bairro (17H22, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro) » 169,8 km ~

21 de setembro, domingo – 3.ª ETAPA: Oliveira do Bairro (12H30, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro) – Águeda (16H41, Avenida 25 de Abril) » 161,1 km

 

ACOMPANHAMENTO DO 9.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR: 

 

- Facebook Oficial da prova https://www.facebook.com/gpanicolor     

- Instagram Oficial da prova https://www.instagram.com/gp.anicolor/      

- Facebook vai ter DIRETO EM TEXTO de cada Etapa  

- Facebook vai ter LIVE STREAMING de cada Etapa com Partida e 1 hora antes da Chegada volta a transmissão, com os últimos 20 km, até ao corte da meta e cerimónia do pódio 

- Mais informação também no site oficial: https://gpanicolor.pt/

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

"Foram os piores 15 dias da minha vida" Antigo vencedor do Tour e organizador da Vuelta atira-se aos políticos espanhóis”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Óscar Pereiro, vencedor da Volta a França de 2006 e membro da equipa de protocolo e organização da Volta a Espanha, falou sobre a situação difícil vivida durante a edição de 2025, recentemente terminada, os protestos, o papel dos políticos, as palavras de Borja Iglesias e a possível participação da Espanha nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo com Israel.

Estas foram as suas palavras numa entrevista ao programa El Chiringuito, onde normalmente fala de futebol:

 

Vuelta a España

Dificuldades pessoais

 

"Estou melhor, mas estava mesmo lixado. Foram provavelmente os piores 15 dias da minha vida. Tanta pressão, tanta impotência... durante tanto tempo, nunca tinha experimentado isto antes."

 

Insultos e hostilidade

 

"Fomos alvo de insultos e não há um único trabalhador da Vuelta, não há uma única pessoa que siga a Vuelta, que seja a favor do que está a acontecer em Gaza. E simplesmente por querermos fazer o nosso trabalho e por querermos fazer uma corrida, parecemos inimigos daquilo por que lutamos, que é para que haja paz no mundo".

 

Ataques recebidos

 

"Recebemos, desde o momento em que entrámos [em Espanha, de] Figueras a Madrid.... Chamaram-nos assassinos, genocidas e vendidos a um metro de distância das nossas caras. Cuspiram-nos e atiraram-nos urina. Atiraram tachas aos ciclistas. Atiraram vários ciclistas [para o chão] .... Tudo foi distorcido, tudo foi dito que nós éramos os maus do filme e que estávamos a fazer whitewashing.... A branquear quem? O que é que podíamos fazer? Absolutamente nada".

 

Impossibilidade de chegar a Madrid no domingo

 

"Sabíamos que não íamos conseguir."

 

Políticos

Abandono

 

"Vou falar até onde me for possível falar. Sentimos que fomos abandonados à nossa sorte. Sem proteção. A UCI não dizia absolutamente nada. O COI estava em silêncio".

 

Bloqueios

 

"Os políticos deste país, antigos ministros e deputados, incentivam e cortam a estrada. Tentam despistar os ciclistas".

 

Aprovação de protestos

 

"O Ministro do Interior aplaudiu o facto de a manifestação ter sido pacífica. O Presidente do Governo também. Estas pessoas vieram ver se isto foi pacífico? Eu não vi que fosse pacífica.... absolutamente nada!"

 

Agentes da polícia feridos

 

-"Em Madrid, 22 polícias ficaram feridos e sem carregar. Porque a ordem era para não carregar. E este país está a pensar em organizar o Campeonato do Mundo [de Futebol]?"

 

Utilização política de La Vuelta a España

 

"A Vuelta a España tem sido utilizada politicamente. Ninguém fez nada para nos ajudar e tivemos de fugir."

 

Boicote

 

"Desde quando é que as manifestações em Madrid são pacíficas? Como é que um presidente do Governo pode dizer isto? A Volta a Espanha não pôde terminar em Madrid porque alguém tinha a intenção de a boicotar".

 

Desafio ao Governo

 

"Veremos se o governo tem coragem para que a Espanha não participe no Campeonato do Mundo se Israel estiver presente".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/foram-os-piores-15-dias-da-minha-vida-antigo-vencedor-do-tour-e-organizador-da-vuelta-atira-se-aos-politicos-espanhois

“Resultados da 2ª etapa da Volta à Eslováquia: 2 em 2 para Paul Magnier numa chegada ao sprint”


Por: Carlos Silva

A 2.ª etapa em linha da Volta à Eslováquia apresentou um menu com algumas subidas, mas, apesar das tentativas de ataque, o desfecho voltou a sorrir aos sprinters. Paul Magnier confirmou o estatuto de homem mais rápido da prova e conquistou a segunda vitória na competição, reforçando a sua posição na liderança da corrida.

 

Ataques neutralizados a tempo

 

O francês da Soudal – Quick-Step beneficiou do trabalho coordenado do pelotão para anular a tentativa mais perigosa da jornada: Paul Double e Bart Lemmen lançaram-se ao ataque e chegaram a ligar-se ao último resistente da fuga inicial, Luca Van Gils, animando a luta pela geral.

Contudo, o duo foi alcançado a 16 quilómetros da meta por um grupo principal já reduzido. Novas acelerações no final não tiveram sucesso e a etapa encaminhou-se para um sprint decidido entre os melhores velocistas ainda em prova.

 

Sprint poderoso do líder

 

Com a camisola amarela vestida, Magnier impôs-se de forma categórica, batendo Lukas Kubis e Milan Menten na reta final. Um triunfo que reforça a sua liderança e confirma o domínio da Soudal – Quick-Step nesta edição da corrida eslovaca.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/resultados-da-2a-etapa-da-volta-a-eslovaquia-2-em-2-para-paul-magnier-numa-chegada-ao-sprint

“Resultados da 2ª etapa da Volta ao Luxemburgo: Vitória surpreendente de Mathieu Kockelmann ao sprint”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A 2.ª etapa da Volta ao Luxemburgo trouxe uma grande festa para os adeptos da casa. Depois do êxito recente, os luxemburgueses voltaram a celebrar graças à vitória ao sprint do ciclista da seleção nacional, Mathieu Kockelmann.

A fuga do dia revelou-se um desafio real para o pelotão, obrigando a um trabalho intenso para controlar a diferença. Pedro Pinto da Efapel andou na fuga do dia, só baixando os braços a pouco mais de 20 quilometros da meta. Aleksandr Gregoriev também tentou sair a 14 quilometros do final, mas a a sua tentiva seria anulada poucos quilometros depois. Só a 5 quilómetros da meta é que a aventura dos fugitivos terminou, numa fase marcada pelo nervosismo e por múltiplas quedas que tornaram o final particularmente caótico. Ainda assim, o desfecho em pelotão compacto acabou por ser inevitável.

Na entrada para o último quilometro era Richard Carapaz quem vinha a impôr ritmo, para o sprinter da equipa americana, Marijn van den Berg.

Surpreendendo muitos, foi precisamente o jovem luxemburguês Mathieu Kockelmann a impor-se de forma categórica. Kockelmann bateu em cima da linha Andrea Vendrame e Tom Donnenwirth, dois ciclistas de nível World Tour, assinando um triunfo de grande prestígio para o público local.

Na classificação geral, Romain Grégoire manteve a Camisola Amarela no terceiro dia de competição, enquanto Marijn van den Berg não conseguiu posicionar-se para discutir o sprint e ficou sem argumentos para ameaçar a liderança do francês.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/resultados-da-2a-etapa-da-volta-ao-luxemburgo-vitoria-surpreendente-de-mathieu-kockelmann-ao-sprint

“Ranking UCI Equipas UCI: Emirates com domínio absoluto, Intermarché em luta com a Cofidis e Uno-X pela salvação”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A mais recente atualização do ranking UCI traz um forte impacto da Vuelta a Espanha e das clássicas italianas de outono, como o Giro della Toscana – Memorial Alfredo Martini, a Coppa Sabatini, o Memorial Marco Pantani e o Trofeo Matteotti, além das clássicas canadianas GP de Québec e GP de Montréal, e ainda o GP de Fourmies / La Voix du Nord.

A UAE Team Emirates – XRG voltou a ser a grande protagonista, somando 3855 pontos numa única semana. O impulso resultou sobretudo da conclusão da Vuelta a Espanha e da atribuição dos pontos da classificação geral. João Almeida arrecadou 885 pontos, enquanto os colegas de equipa somaram 30 e 50. Apesar de não ter havido vitórias de etapa, a formação destacou-se pelos múltiplos top 10 com Almeida e Jay Vine, além da classificação final da montanha.

Mas quem mais brilhou foi Isaac del Toro. O jovem italiano, já vencedor do GP Indústria & Artigianato, reforçou o momento de forma com três vitórias em Itália, arrecadando 650 pontos UCI apenas esta semana.

No Canadá, a equipa da Emirates também dominou. Pavel Sivakov foi segundo no GP de Québec, garantindo 400 pontos UCI, enquanto em Montreal Brandon McNulty e Tadej Pogacar chegaram juntos para somar 900 pontos combinados. Adam Yates, com o 5.º lugar, acrescentou 225 pontos ao total.

A Team Visma | Lease a Bike foi a segunda melhor da semana com 2730 pontos, impulsionada sobretudo por Jonas Vingegaard, vencedor da classificação geral da Vuelta a Espanha. O dinamarquês garantiu 1100 pontos, mais 180 com a vitória na 20.ª etapa, e somou ainda 130 pontos pelo 2.º lugar na montanha e na classificação por pontos.

A Red Bull – BORA – hansgrohe fechou o pódio semanal com 1443 pontos, muito graças a Jai Hindley e Giulio Pellizzari, 4.º e 6.º da geral da Vuelta, responsáveis por 1015 pontos só na classificação final.

Outras equipas também ultrapassaram a barreira dos 1000 pontos, como a Lidl – Trek, a XDS – Astana Team e a Q36.5. Neste último caso, Tom Pidcock foi quase o único responsável, somando 1050 pontos com o 3.º lugar da geral na Vuelta.

Na classificação trienal 2023-2025, a liderança da UAE Team Emirates – XRG é cada vez mais sólida, agora com 102 220 pontos, bem à frente da Team Visma | Lease a Bike (71 292) e da Lidl – Trek (52 127). Entre os perseguidores, apenas a Bahrain Victorious mexeu no top-5 ao ultrapassar a Groupama – FDJ, graças a 501 pontos somados esta semana.

Na luta pela manutenção no WorldTour, a emoção continua. A Cofidis foi a melhor desta semana com 507 pontos, ultrapassando a Uno-X (234 pontos), enquanto o Intermarché – Wanty somou 378 e a Team Picnic PostNL chegou aos 310. Apesar da boa semana, a Cofidis ainda precisa de mais de 1000 pontos para apanhar o Intermarché, desafio cada vez mais difícil à medida que o calendário encurta.

Atualmente, a Cofidis soma 24 911 pontos, praticamente colada à Uno-X (24 845). Para escapar à zona de risco, terá de superar o Intermarché – Wanty (26 174 pontos) ou até a Team Picnic PostNL, que segue mais confortável com 26 796 pontos.

 

Ranking UCI Equipas 2025

Atualização: 18/09/2025

 

*Esta classificação representa os pontos UCI marcados em 2025 entre os 20 melhores pilotos da equipa; e a posição das classificações de 2023-2025.

1º UAE Team Emirates-XRG

2º Team Visma | Lease a Bike

3º Lidl-Trek

4º Soudal Quick-Step

5º INEOS Grenadiers

6º Red Bull-BORA-hansgrohe

7º Alpecin-Deceuninck

8º Decathlon AG2R La Mondiale

9º Bahrain Victorious

10º Groupama-FDJ

11º EF Education-EasyPost

12º Lotto

13º Israel-Premier Tech

14º Movistar Team

15º Team Jayco-AlUla

16º XDS Astana Team

17º Team Picnic PostNL

18º Intermarché-Wanty

19º Cofidis

20º Uno-X Mobility

21º ARKEA-B&B HOTELS

22º Team TotalEnergies

23º Tudor Pro Cycling Team

24º Q36.5 Pro Cycling Team

25º Caja Rural-Seguros RGA

26º VF Group-Bardiani CSF-Faizanè

27º Equipo Kern Pharma

28º Team Polti VisitMalta

29º Burgos Burpellet BH

30º Solution Tech-Vini Fantini

31º Unibet Tietema Rockets

32º Euskaltel-Euskadi

33º Wagner Bazin WB

34º Team Flanders-Baloise

35º Team Novo Nordisk

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/ranking-uci-equipas-uci-emirates-com-dominio-absoluto-intermarche-em-luta-com-a-cofidis-e-uno-x-pela-salvacao

“Melanie Santos candidata ao Comité de Atletas da World Triathlon”


A triatleta portuguesa Melanie Santos é uma das 23 candidatas ao Comité de Atletas da World Triathlon 2025, organismo que representa a voz dos atletas junto da federação internacional e que terá eleições entre 15 de setembro e 17 de outubro.

A lista de candidatos integra 18 atletas de elite e 5 paratriatletas, assegurando uma representação equilibrada de género (12 mulheres e 11 homens), diferentes continentes, níveis de experiência e realidades competitivas distintas.

No caso português, a presença de Melanie Santos representa um marco importante, colocando um rosto nacional no centro das decisões internacionais do triatlo. O Comité de Atletas é composto por 10 membros — com critérios específicos para garantir diversidade, incluindo a obrigatoriedade de representação de todas as cinco confederações continentais, dois paratriatletas (um de cada género) e a limitação de género entre os oito atletas de elite.

Quem pode votar: todos os atletas elegíveis, ou seja, aqueles que tenham competido em provas oficiais do World Triathlon (incluindo Taças do Mundo, Campeonatos da Europa/Mundo e eventos de paratriatlo reconhecidos).

 

AQUI ESTÁ A LISTA DOS ATLETAS PORTUGUESES QUE PODEM VOTAR

 

Como votar: o voto é feito online e de forma anónima, através de uma plataforma disponibilizada pelo World Triathlon.

Datas chave:

15 de setembro de 2025 – abertura da votação online;

17 de outubro de 2025 – encerramento da votação;

19 de outubro de 2025 – anúncio oficial dos resultados em triathlon.org.

O Presidente do World Triathlon destacou que esta eleição é um passo essencial para o futuro da modalidade: “É inspirador ver atletas experientes, medalhistas olímpicos e paralímpicos e talentos de federações mais pequenas quererem servir o triatlo e ajudar-nos a construir o futuro do desporto”.

Com esta candidatura, Melanie Santos junta-se a nomes de referência mundial e reforça a presença de Portugal nas grandes decisões do triatlo internacional.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Inspetor da PJ e Adriano Quintanilha vão a julgamento no caso da W52-FC Porto”


Por gizarem um plano para que o empresário não fosse incriminado no esquema de doping da equipa de ciclismo

 

Por: Lusa

Foto: Carlos Gonçalves

Um inspetor da Polícia Judiciária (PJ) e Adriano Quintanilha, patrão da antiga W52-FC Porto, vão a julgamento por gizarem um plano para que o empresário não fosse incriminado no esquema de doping da equipa de ciclismo.

A decisão é do Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel, distrito do Porto, que hoje pronunciou (decidiu levar a julgamento) os dois arguidos nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP), depois de ambos terem requerido a abertura de instrução, fase facultativa que visa decidir por um juiz de instrução criminal se um processo segue e em que moldes para julgamento.

A acusação do MP, a que a agência Lusa teve acesso, sustenta que Adriano Sousa, conhecido como Adriano Quintanilha, e o inspetor da PJ "decidiram criar" um Código de Conduta falso, visando atestar que Quintanilha e a Associação Calvário Várzea, que esteve na origem da W52-FC Porto e da qual era presidente, desconheciam o esquema de doping em investigação no processo Prova Limpa.

O documento foi depois dado aos ciclistas e ao então diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, para assinarem, com o objetivo de distanciar Adriano Quintanilha e a Associação "da então indiciada conduta do diretor desportivo da equipa e dos seus ciclistas".

A investigação surge na sequência das buscas realizadas em abril de 2022, no âmbito da Operação Prova Limpa.

"O arguido Adriano Sousa, alarmado com as consequências penais e disciplinares que aquelas condutas acarretariam para si e para a Associação sua representada, decidiu delinear um plano que visasse eximi-lo, a si e à Associação, de qualquer eventual responsabilidade dos factos em investigação naquele processo", refere a acusação.

Segundo o MP, o empresário, de 72 anos, contactou então "o seu amigo, que sabia ser inspetor da Polícia Judiciária, a exercer funções na Diretoria do Norte, e que sabia partilhar consigo o mesmo sentimento de apego à equipa W52-FC Porto e ao ciclismo".

O inspetor da PJ, de 56 anos, "ciente do pretendido pelo arguido, decidiu criar e executar, em conjunto com este, um plano que permitisse alcançar os fins visados" pelo amigo.

Nesse sentido, os dois arguidos "decidiram criar um documento que visasse atestar que Adriano Quintanilha e a Associação "desconheciam as práticas que estavam em investigação" no processo Prova Limpa "e que por isso nenhuma responsabilidade penal, contraordenacional ou disciplinar lhes podia ser assacada".

Assim, "na concretização do plano delineado e com o propósito de diminuírem as repercussões negativas da existência do processo" para a associação e para Adriano Quintanilha, os dois arguidos "decidiram criar um Código de Conduta com data anterior a abril de 2022", mês da realização das buscas e das apreensões efetuadas na Operação Prova Limpa.

"Decidiram ainda os dois arguidos, que desse documento constariam, em particular, cláusulas cujo conteúdo atestasse que qualquer comportamento do diretor desportivo e dos ciclistas que fosse violador das regras antidopagem teria sido tomado à revelia, contraindicação e com o total desconhecimento da Associação e, consequentemente, do seu presidente, o aqui arguido Adriano Sousa", sustenta o MP.

Na posse do documento, datado de janeiro de 2022, os dois arguidos, "sempre em comunhão de intenções, decidiram entregá-lo ao diretor desportivo, Nuno Ribeiro, e aos ciclistas da equipa, em particular os que haviam sido visados nas buscas, para que estes o assinassem, bem sabendo que a data aposta no documento não correspondia à data da elaboração e da assinatura do referido documento".

Segundo o MP, para convencer Nuno Ribeiro e os ciclistas a assinarem o documento, Adriano Quintanilha alegou que "estariam a proteger a equipa de ciclismo, a sua participação enquanto ciclistas da W52-FC Porto e o seu trabalho".

A acusação diz que um dos ciclistas só assinou o documento porque foi ameaçado por Quintanilha de que não receberia o ordenado.

A Calvário Várzea, Adriano Quintanilha e o inspetor da PJ estão acusados de falsificação de documento. Quintanilha está também acusado de coação, enquanto o inspetor está igualmente acusado de favorecimento pessoal.

Fonte: Record on-line

“Kieran Gordge salta da Óbidos Cycling Team para a Jayco”


Sul-africano de 20 anos vai correr na Hagens no que resta desta temporada

 

Por: Pedro Filipe Pinto

Foto: Instagram/Kieran Gordge

Kieran Gordge deixou a Óbidos Cycling Team e assinou um contrato de dois anos com a Hagens Berman Jayco, melhor equipa de desenvolvimento do Mundo e filial da Jayco AlUla, conjunto do World Tour, principal escalão do ciclismo internacional.

O sul-africano de apenas 20 anos chegou na temporada passada ao conjunto do Oeste e em 2025 estabeleceu-se como uma das principais figuras do pelotão sub-23 nacional. Terminou em 5.º na Volta a Portugal do Futuro e, entre os elites, mostrou-se a bom nível, com o 3.º lugar na classificação da juventude do Troféu Joaquim Agostinho e com o 6.º posto no GP Mortágua - Pedro Silva.

Gordge salta agora para a principal equipa de desenvolvimento do Mundo, pela qual João Almeida, Ruben Guerreiro, Ivo e Rui Oliveira deram os primeiros passos no ciclismo internacional, antes de saltarem para a elite. A Hagens Berman Jayco é liderada por Axel Merckx, filho do lendário Axel Merckx.

A Óbidos Cycling Team, comandada pelo antigo ciclista Micael Isidoro, nasceu em 2023 com o intuito de potenciar jovens e vê agora o trabalho recompensado, com Kieran Gordge a ingressar na Jayco.

Fonte: Record on-line

“Rússia deteve ciclista francês que tentava recorde Lisboa-Vladivostok”


"Confirmou indiretamente que violou a lei. Disse: 'sei o que fiz'. Mostrou-nos um desenho da forma como atravessou o bosque"

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Sofiane Sehili

As autoridades russas confirmaram esta quarta-feira a detenção de um ciclista francês que tentava estabelecer o recorde mundial de travessia euro-asiática entre Lisboa e Vladivostock (leste), por considerarem que foi uma entrada ilegal na Federação Russa.

O presidente da Comissão de Supervisão Pública da região russa de Primorsky, Vladimir Naidin, declarou à agência noticiosa russa Interfax que o homem, identificado como Sofiane Sehili, está no centro de detenção de Usuriysk, desde quarta-feira da semana passada.

"Fomos ao centro de detenção provisória e levaram-nos à cela, que fica no piso superior. Tem muita luz e lugar para duas pessoas. Não está sozinho. Tem tudo o que é preciso, incluindo uma televisão", descreveu.

Segundo a mesma fonte, as autoridades locais já contactaram o advogado do atleta de ciclismo de resistência, que terá falado também com a sua mulher.

Naidin disse que Sehili alega ter um visto eletrónico correto, embora admita a hipótese de não ser o indicado para aquele posto fronteiriço específico.

"Sehili confirmou indiretamente que violou a lei. Ele disse: 'eu sei o que fiz'. Mostrou-nos um desenho da forma como atravessou o bosque", afirmou o mesmo responsável russo.

O ciclista francês já percorreu mais de 200 mil quilómetros de bicicleta em mais de 50 países, segundo a sua página pessoal na Internet.

Entretanto, o tribunal de Primorsky determinou que Sehili fique detido, pelo menos, até 04 de outubro, enquanto decorre a investigação ao sucedido. As autoridades francesas ainda não se pronunciaram publicamente sobre o assunto.

Fonte: Record on-line

“Este Domingo dia 21 Setembro vamos estar em direto no Facebook na Amadora…”


A Revista Notícias do Pedal na 35ª edição do "Asa Classic Race

 

Este domingo 21 de Setembro vamos estar em direto no “Facebook”, na “35ª edição do "Asa Classic Race” organizado pelo “Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora” num passeio percorrido pelos concelhos da Amadora, Oeiras e Sintra.

Se não vai pedalar, acompanhe-nos, iremos estar em direto antes, durante e após o passeio, a partir das 8,30 iremos estar na Amadora”.

“PORTUGAL RUMA A KIGALI PARA UNS MUNDIAIS DE CICLISMO SEM PRECEDENTES”


Por: Vasco Simões

Foto: Eurosport

Prepare-se para uma semana de ciclismo de cortar a respiração! De 21 a 28 de setembro, a cidade de Kigali, no Ruanda, torna-se o centro do mundo velocipédico ao receber, pela primeira vez em África, os Campeonatos do Mundo de Estrada. Um percurso de dureza extrema, com quase 5.500 metros de desnível acumulado, promete duelos épicos entre os melhores ciclistas do planeta. Tudo para acompanhar em direto no Eurosport e na HBO Max.

Portugal apresenta-se com oito corredores entre a elite e os sub-23. No escalão principal estarão Afonso Eulálio, Ivo Oliveira, Tiago Antunes e António Morgado, que sobe à categoria maior depois das medalhas conquistadas em juniores e sub-23. Entre os sub-23 alinham Daniel Lima, Daniel Moreira, Gabriel Baptista e Lucas Lopes, jovens talentos com ambição para enfrentar um dos percursos mais exigentes da história recente do Mundial.

A ausência de João Almeida é o grande destaque desta convocatória. O ciclista da UAE Team Emirates que terminou recentemente a Volta a Espanha num histórico 2.º lugar decidiu centrar esforços nos Campeonatos da Europa, que se disputam de 1 a 5 de outubro em Drôme-Ardèche, França. A gestão física e logística levou ainda a que Portugal não apresentasse seleções em juniores nem femininos nesta edição.

O pelotão internacional contará com nomes que dispensam apresentações. Tadej Pogacar, campeão mundial em 2024, parte como principal favorito depois de uma vitória memorável em Zurique. Remco Evenepoel regressa com ambição de recuperar o arco-íris, enquanto nas femininas a neerlandesa Demi Vollering e a francesa Pauline Ferrand-Prévot surgem como maiores candidatas, sucedendo a Lotte Kopecky, vencedora do ano passado.

Com a dureza do traçado, a altitude e o calor africano como fatores decisivos, esta será uma edição dos Mundiais histórica e imprevisível. Para os adeptos nacionais, fica a garantia: cada ataque, cada subida e cada sprint final poderá ser vivido em direto e Eurosport e na HBO Max.

Fonte: Eurosport

“9.º Grande Prémio ANICOLOR arranca amanhã de Fermentelos para terminar no domingo em Águeda”


Por: Marta Varandas

Entre amanhã e domingo, 19 a 21 de setembro, a 9.ª edição do Grande Prémio ANICOLOR vai estar na estrada para 500 km que vão percorrer os municípios de Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo e Mortágua. São estes territórios que vão receber as partidas e chegadas das três etapas em linha, duas delas com mais de 4.500 metros de acumulado cada uma, que vão colocar à prova o pelotão das 18 equipas presentes, cinco delas espanholas. São 10 as Camisolas de Líder em disputa (mais três do que em 2024), numa prova que ganha cada vez mais protagonismo no calendário nacional e que é organizada pelo Sporting Clube de Fermentelos e a ANICOLOR – Sistemas de Alumínio, que é também o naming sponsor da corrida.

Amanhã o tiro de partida para o 9.º Grande Prémio ANICOLOR será dado da sede do Sporting Clube de Fermentelos, em Fermentelos (Águeda) rumo a Ílhavo, para 168,2 km com partida às 14H30. A 1.ª Etapa será plana e muito rápida, ao gosto dos homens velozes do pelotão. Sábado, dia 20, chega a 2.ª Etapa com um trajeto bem acidentado num total de 4.725 metros de acumulado. É a mais longa das tiradas da 9.ª edição da corrida, ao ligar Mortágua (13H00) a Oliveira do Bairro (17H22), na distância de 169,8 km. Há quatro Prémios de Montanha: dois de 3.ª categoria, um de 2.ª categoria e outro de 1.ª categoria, aos 48,8 km.


Domingo é dia de grandes decisões. A 3.ª Etapa, que é também a etapa-rainha, tem quatro Prémios de Montanha. A partida será de Oliveira do Bairro (12H30), para um percurso com 161,1 km que tem Águeda, Capital da Bicicleta, como destino, na tradicional chegada à Avenida 25 de Abril (16H41), onde será conhecido o desfecho do 9.º Grande Prémio ANICOLOR e coroado o vencedor desta edição.

Nas Camisolas de Líder são novidade três classificações secundárias: Geral por Pontos, Geral Meta Autarquias e Geral do Combinado, que vêm perfazer um total de 10 camisolas em disputa, sendo um número recorde.

 

PELOTÃO INTERNACIONAL COM 18 EQUIPAS E 141 CORREDORES:

 

Vão alinhar no pelotão do Grande Prémio ANICOLOR oito Equipas Continentais portuguesas, a começar pela Anicolor / Tien21, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé, Feirense-Beeceler e GI Group Holding-Simoldes-UDO.


Vêm também cinco equipas de clube portuguesas, que são a SOMA Group, Santa Maria da Feira-Moreira-Bolflex-E.Leclerc, Óbidos Cycling Team, Earth Consulters-Maia-Frutas Monte Cristo e Porminho Team Sub-23.

Estarão ainda presentes cinco formações espanholas, são elas a Technosylva Maglia Rower Bembibre, Controlpack-Club Esportiu Montsià, MP Group-Doltcini, ESSAX-SVICO Foundation-Grupo Arrfran e Orihuela Cycling Team.

 

ACOMPANHAMENTO DO 9.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR:

 

- Facebook Oficial da prova https://www.facebook.com/gpanicolor  

- Instagram Oficial da prova https://www.instagram.com/gp.anicolor/   

- Facebook vai ter DIRETO EM TEXTO de cada Etapa

- Facebook vai ter LIVE STREAMING de cada Etapa com Partida e 1 hora antes da Chegada volta a transmissão, com os últimos 20 km, até ao corte da meta e cerimónia do pódio

- Mais informação também no site oficial: https://gpanicolor.pt/

Camisola AMARELA CMA:

Classificação Geral individual

Camisola AZUL CM Oliveira do Bairro:

Classificação Geral da Montanha

Camisola VERDE Ponto Urbano:

Classificação Geral dos Pontos

Camisola BOLINHAS Cuncortave:

Geral Pontos Quentes

Camisola VERMELHA Pervedant:

Classificação Geral Metas Volantes

Camisola ROSA DUBRAL:

Classificação Geral Meta Autarquias

Camisola BRANCA Estores Limite:

Classificação Geral da Juventude

Camisola LARANJA Simão Vela Seguros:

Classificação Geral Equipas de Clube

Camisola XADREZ RALMAT:

Prémio Combatividade

Camisola ROXA San António:

Classificação Geral Combinado

 

RESUMO DAS ETAPAS DO 9.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR:

 

19 de setembro, sexta-feira – 1.ª ETAPA:

Fermentelos (14H30, Sede do Sporting Clube de Fermentelos) – Ílhavo (18H27, Câmara Municipal de Ílhavo)» 168,2 km

20 de setembro, sábado – 2.ª ETAPA:

Mortágua (13H00, Câmara Municipal de Mortágua) – Oliveira do Bairro (17H22, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro)» 169,8 km

21 de setembro, domingo – 3.ª ETAPA:

Oliveira do Bairro (12H30, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro) – Águeda (16H41, Avenida 25 de Abril)» 161,1 km

Fonte: Organização GP ANICOLOR

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com