sábado, 2 de novembro de 2024

“Campeonato Europeu de Ciclocrosse 2024: Os Portugueses em Pontevedra, horários e Guia TV, tudo o que precisa saber para um domingo em grande”


Por: Carlos Silva

Foto: felipe orts imago

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

Este fim de semana estamos a viver em Pontevedra um dos grandes fins-de-semana da época de ciclocrosse 2024/25 com a realização de um Campeonato da Europa que tem todos os ingredientes para ser espetacular. As corridas de elites, sub-23 e juniores realizam-se este domingo, 3 de novembro e vão definir quem usará a tão ambicionada camisola durante os próximos 12 meses.

Embora os monstros da modalidade Mathieu van der Poel, Wout van Aert ou Tom Pidcock não estejam presentes na Galiza, a lista de ciclistas é grande e de enorme qualidade.

Entre os homens, destacam-se o campeão em título, o belga Michael Vanthourenhout, e Lars van der Haar, que acaba de ganhar o Koppenbergcross. É claro que teremos homens que estão em boa forma física e são candidatos à vitória como Eli Iserbyt , Toon Aerts, Thibau Nys ou Niels Vandeputte, que estão lá para lutar pela camisola.

Quanto ao sector Feminino, neste caso a grande favorita não deverá falhar, e a campeã do mundo e dominadora da modalidade Fem van Empel estará na linha de partida. Lucinda Brand, Ceylin del Carmen Alvarado, que juntamente com Annemarie Worst ou Denise Betsema deverão ser as principais candidatas a disputar o pódio final.

 

TV e horários

Este domingo poderá seguir na Eurosport (tudo para subscritores da MAX) as principais provas do Campeonato da Europa em Pontevedra. As provas de Elites Femininas e Masculinas terão transmissão televisiva nos canais Eurosport.

08:00 Juniores Femininas - Eurosport Max

09:00 Júnior Masculinos - Eurosport Max

10:00 Sub-23 Femininas - Eurosport Max

11:50 Sub-23 Masculinos - Eurosport Max

13:10 Elites Femininas - Eurosport Max e Eurosport

14:30 Elites Masculinos - Eurosport Max e Eurosport

 

Portugueses em Pontevedra

O selecionador português convocou os seguintes atletas para a prova dos Campeonatos da Europa:

- Elites Masculinos:

Bruno Silva

- Sub 23:

Tomás Gaspar

Rafael Sousa

- Júniores:

Lucas Angélico

Gonçalo Costa

Xavier Gaspar

Diogo Pinguinha

Hugo Ramalho

João Vigário

Um ambiente incrível em terras galegas num campeonato organizado pela Federação Galega de Ciclismo e apoiado pela Xunta de Galicia, a Diputación e pelo Concello de Pontevedra.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclocrosse/campeonato-europeu-de-ciclocrosse-2024-os-portugueses-em-pontevedra-horrios-e-guia-tv-tudo-o-que-precisa-saber-para-um-domingo-em-grande

“Biniam Girmay vence Saitama Criterium com Roglic e Cavendish em 2º e 3º lugar"


Conhecida como "a etapa 22 do Tour de França" reúne os ciclistas do ciclismo World Tour em Saitama, no Japão, há dez edições

 

Fotos: ASO

Vestido com a camisa verde do Tour de França, Biniam Girmay da equipa da Intermarché-Wanty faturou neste sábado 2 de novembro a 10ª edição da Tour de França Saitama Criterium, em Saitama, no norte de Tóquio, no Japão. Primoz Roglic da equipa da Red Bull-Bora-Hansgrohe alcançado pouco antes da meta terminou em segundo, seguido por Mark Cavendish da equipa da Astana Qazaqstan em terceiro.

A prova que reúne os principais ciclistas em destaque do Tour de França, chamada de “a etapa 22 do Tour”, teve 17 voltas num circuito de 3,6 quilómetros, marcado por muita chuvas na maior parte do trajeto, existiram várias lutas aos sprints intermediários, onde nomes como Jasper Philipsen da equipa da Alpecin-Deceuninck, e Biniam Girmay começaram a se destacar.

A fuga final teve Romain Bardet da equipa da dsm firmenich-PostNL, o ciclista da casa Yukiya Arashiro da equipa da Bahrain Victorious, e Primoz Roglic, os dois primeiros acabaram recuando para o grupo, deixando o tetracampeão da Volta a Espanha na frente sozinho antes de ser alcançado na linha por Biniam Girmay, muito bem recebido pelo público.


“Para ser honesto, eu não esperava ver tantas pessoas a me reconhecerem, chamando meu nome, torcendo, eu realmente me emocionei, foi tão lindo”, disse Biniam Girmay na entrevista coletiva após a prova. “Para nós, estarmos aqui, é porque estamos trabalhando, mas para os fãs lá fora na chuva forte, eles estão nos apoiando e eu realmente senti isso, o quão apaixonados eles são pelo ciclismo.”

Mark Cavendish, o vencedor de um recorde de 35 etapas do Tour de França e campeão da camisola de pontos de 2023, passou na linha de chegada em terceiro, na frente de Jasper Philipsen, que conquistou a classificação por pontos do circuito. Romain Bardet, que se despediu do Tour de França em julho passado, foi coroado rei das montanhas no Japão, como havia sido em 2019. Chris Froome, outro ciclista que já havia participado da edição inaugural da prova em 2013, recebeu o prémio de combatividade.

“Demi Vollering faz uma pausa após um período difícil no ciclismo, a estrela revelou situações dos últimos meses”


Demi Vollering, ciclista holandesa e uma das figuras mais destacadas do pelotão feminino, compartilhou sua experiência nas redes sociais após uma temporada complicada marcada pelo fracasso no recente Campeonato Mundial de Ciclismo em Zurique.

Para Demi Vollering, este campeonato foi uma profunda deceção, seguido por um período de recuperação física e emocional. "Depois do campeonato mundial, fiquei um pouco doente, tantas coisas estavam acontecendo comigo que senti que os meus sonhos estavam desaparecendo", disse, apesar de estar num ambiente que deveria ter lhe proporcionado paz de espírito, confessou que se sentia emocionalmente desconectada, “era como se nada pudesse realmente me alcançar, tentei aproveitar o tempo na Suíça com minha família, mas senti que algo em mim estava não estava bem", disse.

A ciclista explicou que, após aquela semana difícil, o ritmo de compromissos se intensificou com visitas à Espanha e França devido à sua nova equipa e com clínicas de patrocínio para a SD Worx. "Foram muitas viagens e interação social, depois disso, finalmente tirei férias muito necessárias", disse Demi Vollering, observando que esses dias foram fundamentais para sua recuperação.

Durante esse tempo de descanso, Demi Vollering contou com o apoio de seu parceiro, Jan, que o ajudou a desacelerar e desfrutar de momentos de calma. "Nos primeiros dias eu não fazia nada. Embora eu quisesse passear, Jan me ajudou a relaxar e deixar de lado qualquer pressão", reconheceu, Demi Vollering explica que estar num ambiente quente, deitada na praia, permitiu que ela reduzisse o stresse, "minha variabilidade da frequência cardíaca (VFC) ficou baixa por muito tempo, mas começou a melhorar quando deixei de lado as obrigações e me dediquei apenas ao descanso”.

"O descanso é uma parte importante da melhoria, apenas se ouça a si mesmo, ao seu eu interior", aconselha, enfatizando a necessidade de se desconectar para recuperar as energias.

“Três candidatos às eleições da Federação Portuguesa de Ciclismo já entregaram listas”


Com Delmino Pereira a cumprir o terceiro e último mandato à frente da FPC, perfilaram-se, então, para a sua sucessão o antigo ciclista Cândido Barbosa, Sandro Araújo e Pedro Martins

 

Por: Lusa

Foto: Sapo Desporto

Os três candidatos à presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) já entregaram as listas para as eleições de 16 de novembro, confirmou à agência Lusa fonte federativa.

Depois de Sandro Araújo e Pedro Martins terem anunciado na quinta-feira que tinham entregado as suas listas candidatas aos órgãos sociais da FPC, fonte federativa indicou à Lusa que também Cândido Barbosa já o fez.

O antigo ciclista, que tem José Soares como vice-presidente, escolheu Francisco Fernandes para presidente da Mesa da Assembleia Geral, Alexandre Almeida para o Conselho Fiscal, Sandra Almeida para o Conselho de Justiça, Rui Bernardo para o Conselho de Arbitragem e Luciano Calheiros Gomes para o Conselho de Disciplina.

Com Delmino Pereira a cumprir o terceiro e último mandato à frente da FPC, perfilaram-se, então, para a sua sucessão o antigo ciclista Cândido Barbosa, Sandro Araújo, atual ‘vice’ do organismo, e Pedro Martins, presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta.

As eleições para os órgãos sociais da FPC estão agendadas para 16 de novembro, com a votação a decorrer entre as 15:00 e as 17:00 na sede federativa. Caso nenhum dos candidatos obtenha 50% dos votos dos delegados presentes, haverá uma segunda volta, logo de seguida, para decidir o vencedor.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com