quarta-feira, 18 de maio de 2022

“Giro: A Itália já tem a primeira vitória graças a Dainese: "É fantástico ganhar uma etapa no Giro tão perto de casa"


Alberto Dainese relegou Gaviria para o segundo lugar na tirada e o seu compatriota Simone Consonni (Cofidis) para o terceiro

 

Alberto Dainese (DSM) lançou-se hoje para a primeira vitória italiana do 105.º Giro, ultrapassando sobre o risco de meta o ciclista colombiano Fernando Gaviria, num dia de derrotas para a UAE Emirates de João Almeida.

Quando o sexto triunfo, e primeiro desde 2019, do ‘sprinter’ da UAE Emirates na Volta a Itália parecia um dado adquirido, o jovem da DSM, de 24 anos, surgiu do ‘nada’ e galgou rapidamente posições para superar Gaviria mesmo sobre o risco, somando a primeira vitória italiana nesta edição e a sua primeira em grandes Voltas.

“É bastante fantástico ganhar uma etapa no Giro, especialmente estando tão perto de casa. É inacreditável que tenha acontecido, estou super feliz”, assumiu Dainese, explicando que o plano da sua equipa até era Cees Bol, mas o seu companheiro não se sentia bem nos últimos quilómetros da 11.ª etapa e a tarefa de ‘sprintar’ acabou por ser-lhe entregue.

O italiano, que tentou manter-se “relaxado e seguir os rapazes”, relegou Gaviria para o segundo lugar na tirada e o seu compatriota Simone Consonni (Cofidis) para o terceiro, comandando um pelotão no qual seguiam os portugueses João Almeida e Rui Costa, respetivamente 27.º e 28.º, com as mesmas 4:19.04 horas do vencedor.

Apesar de ter chegado a Reggio Emilia com o mesmo tempo dos seus adversários na luta pela camisola rosa, o líder da UAE Emirates caiu um lugar na geral, ‘pagando cara’ uma desatenção da sua equipa, que permitiu a Richard Carapaz (INEOS) bonificar num ‘sprint’ intermédio e ‘destronar’ o português da vice-liderança da ‘corsa rosa’, ainda e sempre comandada pelo espanhol Juan Pedro López (Trek-Segafredo).

Com o ‘sprint’ a espreitar lá ao longe, em Reggio Emilia, o pelotão partiu de Santarcangelo di Romagna para cumprir os 203 quilómetros da 11.ª etapa já sem o ‘histórico’ Biniam Girmay, que na véspera se tornou no primeiro ciclista eritreu a vencer uma etapa em grandes Voltas e hoje desistiu devido a uma hemorragia na câmara anterior do olho esquerdo, provocada por um ‘acidente’ com a rolha da garrafa de espumante com que celebrou o triunfo.

Numa jornada ‘morna’, os ‘secundários’ Luca Rastelli (Bardiani-CSF-Faizanè) e Filippo Tagliani (Drone Hopper-Androni Giocattoli) passaram longos quilómetros ao ataque, antes de serem ‘absorvidos’ a mais de 90 quilómetros da meta, mesmo a tempo de permitir que Richard Carapaz e a sua INEOS apanhassem João Almeida e a UAE Emirates distraídos no ‘sprint’ intermédio de San Giovanni in Persiceto.

O campeão olímpico foi o primeiro a passar a linha, ganhando três segundos de bonificação e ‘roubando’ ao português o segundo lugar da geral, com ambos com 12 segundos de diferença para o ‘maglia rosa’ no ‘desempate’ aos centésimos de segundo, levou a melhor o equatoriano.

Cumprida a missão de destronar João Almeida, mas também o francês Romain Bardet (DSM), agora quarto, ainda a 14 segundos de Juan Pedro López, a INEOS dissipou-se no pelotão e Dries De Bondt (Alpecin-Fenix) aproveitou a oportunidade para se lançar a solo na frente da corrida, sendo alcançado a apenas 1.300 metros da meta, quando os homens mais rápidos já se perfilavam para atacarem o ‘sprint’.

“Fiquei fechado no meio, mas encontrei um espaço na esquerda e dei tudo até à linha. Nos últimos 20 metros, consegui passar o Gaviria”, descreveu o vencedor, elogiando a sua DSM e, particularmente, Bardet pelo grande trabalho de equipa que valeu ao italiano o terceiro triunfo da ainda curta carreira.

Na quinta-feira, o pelotão enfrenta a 12.ª etapa da 105.ª Volta a Itália, uma ligação de 204 quilómetros entre Parma e Génova, que deverá ter pouco impacto nas contas da geral, na qual Rui Costa é 49.º, a 43.21 minutos do camisola rosa, e Rui Oliveira (UAE Emirates), que hoje foi 149.º, a 1.51 minutos de Dainese, é 147.º, a mais de duas horas do jovem espanhol da Trek-Segafredo.

Fonte: Sapo on-line

“Giro: Italiano Dainese vence ao 'sprint', Carapaz 'rouba' segundo lugar a Almeida”


João Almeida, que chegou integrado no pelotão, foi destronado da segunda posição da geral por Richard Carapaz, com ambos a terem 12 segundos de desvantagem para o camisola rosa

 

O ciclista italiano Alberto Dainese (DSM) venceu hoje ao ‘sprint’ a 11.ª etapa da Volta a Itália, marcada pela descida ao terceiro lugar da geral do português João Almeida (UAE Emirates), que foi superado por Richard Carapaz (INEOS).

Dainese, de 24 anos, estreou-se a ganhar em grandes Voltas, superiorizando-se ao ‘sprint’ ao colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates) e ao compatriota Simone Consonni (Cofidis), com os três a liderarem o pelotão, que cumpriu os 203 quilómetros entre Santarcangelo di Romagna e Reggio Emilia em 4:19.04 horas.

João Almeida, que chegou integrado no pelotão, foi destronado da segunda posição da geral por Richard Carapaz, com ambos a terem 12 segundos de desvantagem para o camisola rosa, o espanhol Juan Pedro López (Trek-Segafredo), depois de o equatoriano da INEOS ter conquistado três segundos de bonificação num ‘sprint’ intermédio no decurso da tirada.

Na quinta-feira, o pelotão enfrenta a 12.ª etapa da 105.ª Volta a Itália, uma ligação de 204 quilómetros entre Parma e Génova.

Fonte: Sapo on-line

“Seleção Nacional/Três semanas consecutivas de corrida para as Seleções de juniores e sub-23”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de estrada continua a trabalhar as camadas jovens nas competições da Taça das Nações. Os juniores prosseguem a campanha internacional em França e na Suíça, enquanto os sub-23 vão estrear-se em 2022 na Chéquia.

Após a participação de sucesso na Corrida da Paz, os juniores vão correr o Trophée Centre Morbihan, em França, nos próximos sábado e no domingo. Em dois dias, os corredores irão cumprir três etapas. A primeira jornada contará com uma tirada de 116 quilómetros. A manhã do dia seguinte será dedicada a um contrarrelógio individual de 7 quilómetros, enquanto o setor vespertino será uma etapa em linha de 110 quilómetros.

Na próxima semana a comitiva nacional estará na Suíça, onde disputará, de 26 a 29 de maio, uma das mais exigentes provas por etapas do mundo para os juniores, o Tour du Pays de Vaud. É uma corrida em que a montanha dita leis, mas na qual a especialidade de contrarrelógio será também decisiva.

A prova inicia-se com um prólogo de 4400 metros. O segundo dia apresenta uma etapa de 135,8 quilómetros. Na terceira jornada, a disputar no dia 28, os ciclistas enfrentam uma etapa matinal de 91 quilómetros, deixando para o período vespertino o segundo contrarrelógio individual da competição, 11,3 quilómetros. No último dia correm-se 104,7 quilómetros.

A base da equipa será a mesma que ajudou António Morgado a conquistar a segunda posição na Corrida da Paz. José Poeira convocou António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues (Bairrada), Rafael Barbas (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

Findo este período competitivo dos juniores, inicia-se a época internacional dos sub-23, entre 2 e 5 de junho, na Corrida da Paz, a disputar na Chéquia. A prova arranca com um prólogo de 3,4 quilómetros. Segue-se uma viagem de 131,6 quilómetros, ondulada. A segunda etapa em linha tem 134,6 quilómetros e chegada em alto, sendo uma jornada para puros trepadores. A prova termina com 167,7 quilómetros de média montanha.

Estão convocados Afonso Silva e Hélder Gonçalves (Kelly-Simoldes-UDO), Fábio Fernandes (Efapel Cycling), João Medeiros (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car), Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agenda de Ciclismo”


Final da Taça de Portugal de Cadetes disputa-se no concelho de Anadia

Por: José Carlos Gomes

A Final da Taça de Portugal de Cadetes, composta por duas provas, disputa-se no concelho de Anadia, sábado e domingo. Nas mesmas datas correm-se em Setúbal as rondas cinco e seis da Taça de Portugal de BMX. Vouzela recebe, no domingo, a quarta prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano.

Após a fase inter-regional de apuramento, os corredores sub-17 de todo o país vão concentrar-se em Anadia para as duas corridas que marcam a Final da Taça de Portugal. No sábado, a partir das 15h00, corre-se um contrarrelógio individual de 14 quilómetros, com partida e chegada no Pavilhão dos Desportos de Anadia.

No domingo, às 10h30, o pelotão cadete parte de Sangalhos para percorrer 86 quilómetros. A chegada, na Avenida Dr. Seabra Dinis (local também da partida) acontecerá por volta das 12h30, altura em que ficaremos a conhecer o vencedor da edição de 2022 da Taça de Portugal de Cadetes.

O BMX leva a agitação das bicicletas ao Parque da Bela Vista, Setúbal, sábado e domingo. É ali que vão decorrer as etapas cinco e seis da Taça de Portugal desta vertente olímpica do ciclismo. No sábado os treinos arrancam às 14h00, estando a competição aprazada para as 16h00. No dia seguinte, os treinos oficiais abrem às 9h30, uma hora antes da partida da primeira corrida.

A Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano entra na reta final, no próximo domingo. Neste dia corre-se, em Vouzela, a quarta das cinco provas pontuáveis. A partida está marcada para as 8h30. Estão disponíveis cinco percursos especiais cronometrados, que serão cumpridos por todas as categorias de competição exceto escolas e cadetes.

 

Mais eventos oficiais

 

21 de maio: Encontro de Escolas “Os Águias”, Alpiarça

21 de maio: II Prova da Taça do Algarve de Rampa, Pico Alto, S. Bartolomeu de Messines

22 de maio: Maratona BTT de Paredes de Coura

22 de maio: 2.ª Prova Taça do Porto de XCO, Tabuado, Marco de Canaveses

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Girmay desiste do Giro devido a hemorragia no olho provocada por acidente com rolha”


O ciclista eritreu estava a celebrar a vitória na etapa de ontem quando acertou com uma rolha de espumante num olho

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Biniam Girmay, o primeiro ciclista eritreu a vencer uma etapa em grandes Voltas, foi forçado esta quarta-feira a desistir do Giro devido a uma hemorragia no olho esquerdo, resultante do incidente com a rolha do espumante na terça-feira.

"Após o incidente no pódio, exames médicos revelaram uma hemorragia na câmara anterior do olho esquerdo de Biniam Girmay. A lesão está a evoluir de forma positiva e será acompanhada pela equipa médica da equipa nos próximos dias", indicou o médico da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, citado em comunicado da formação belga.

Piet Daneels prossegue explicando que, "de modo a minimizar o risco de expansão da hemorragia e da pressão intraocular, é fortemente recomendável evitar atividade física".

"A nossa prioridade é completar a recuperação da lesão e é por isso que decidimos, em conjunto com o corredor e os diretores desportivos, que Biniam não estará à partida da 11.ª etapa" da Volta a Itália, completou o médico.


Na terça-feira, enquanto celebrava a vitória na 10.ª etapa do Giro no pódio em Jesi, conseguida diante do neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), Girmay acertou com uma rolha de espumante num olho.

O ciclista de Asmara, de 22 anos, recebeu as flores costumeiras e, ao pegar na garrafa de espumante para festejar, a rolha da mesma soltou-se e acertou-lhe no olho esquerdo.

O primeiro eritreu a vencer uma etapa numa grande Volta ainda prosseguiu com o protocolo do pódio, mas depois foi assistido pela equipa médica da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux e da própria organização e foi transportado para o hospital para exames adicionais, confirmou na terça-feira a RCS Sport ao portal Cycling News.


Devido a este 'infeliz' incidente, o jovem corredor, que já tinha feito história ao ser o primeiro subsariano a triunfar numa das grandes 'clássicas', ao impor-se na Gent-Wevelgem, despede-se do Giro depois de ter escrito nova e rara página no livro da diversidade no desporto.

Nas pisadas do britânico Chris Froome, um homem nascido no Quénia que acabou a vencer as três grandes Voltas, o eritreu tornou-se na terça-feira o primeiro negro africano a vencer uma etapa numa dessas corridas.

"Hoje, infelizmente, não vou começar a corrida, porque preciso de algum descanso para 'fortalecer' o meu olho", disse Girmay, num vídeo partilhado pela sua equipa, em que diz estar "bem" e agradece todo o apoio que recebeu.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com