segunda-feira, 13 de outubro de 2025

“Ciclocrosse 2025/26: Calendário completo de corridas revelado”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Com o fim da época de estrada, chega a hora de os especialistas da lama assumirem o protagonismo. A temporada de ciclocrosse 2025/26 promete ser intensa, com corridas emblemáticas, incluindo Taças do Mundo, Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo. Nomes como Mathieu van der Poel, Wout van Aert, Thibau Nys e outros estão preparados para novos desafios e conquistas.

 

Campeonato da Europa: 8 e 9 de novembro

 

O primeiro grande teste será o Campeonato da Europa, a disputar-se entre Middelkerke e Lombardsijde. Na edição de 2024, Thibau Nys conquistou o título europeu, reforçando o seu estatuto entre os melhores.

 

Campeonatos do Mundo: 30 de janeiro a 1 de fevereiro

 

O ponto alto da temporada será o Campeonato do Mundo, onde Mathieu van der Poel tentará conquistar a sua oitava camisola arco-íris, ultrapassando Erik De Vlaeminck como o ciclista masculino mais bem-sucedido da história do ciclocrosse.

 

Mathieu van der Poel: à procura da história

 

Para Van der Poel, a temporada não é apenas sobre defender títulos, mas também sobre consolidar o seu lugar na história da modalidade. Após uma época de estrada de 2025 extraordinária, com vitórias na Milan-Sanremo, Paris-Roubaix, E3 Saxo Classic e uma etapa da Volta à França, o holandês regressa ao ciclocrosse descansado e pronto para dominar a lama.

 

Thibau Nys e Tibor Del Grosso: a nova geração

 

Thibau Nys continua a impressionar. Campeão da Bélgica e da Europa, e medalha de bronze no Campeonato do Mundo, mostrou que não é apenas herdeiro de um nome famoso, mas um competidor de topo.

Já Tibor Del Grosso, com 21 anos, defendeu o título mundial de sub-23, demonstrando velocidade, técnica e consistência, pronto para desafiar os melhores do escalão de elite nos próximos anos.

 

Calendário completo da época 2025/26

Outubro de 2025

 

16/10: Kermiscross Ardooie

18/10: Robotland Cyclocross Essen (Exact Cross)

19/10: Ruddervoorde (Superprestige)

19/10: GP Oisterwijk

21/10: Nacht van Woerden

25/10: Cyclocross Heerderstrand (Exact Cross)

26/10: Vlaamse Druivencross Overijse (Superprestige)

 

Novembro de 2025

 

01/11: Koppenbergcross Oudenaarde (Troféu X2O)

02/11: Rapencross Lokeren (Troféu X2O)

08-09/11: Campeonato da Europa, Middelkerke/Lombardsijde

11/11: Jaarmarktcross Niel (Superprestige)

15/11: Aardbeiencross Merksplas (Superprestige)

16/11: Flandriencross Hamme (Troféu X2O)

16/11: VAM-Berg Cyclocross (Prova individual)

23/11: Taça do Mundo UCI Tábor

30/11: Taça do Mundo UCI Flamanville

 

Dezembro de 2025

 

07/12: Cabras, Sardenha (Campeonato do Mundo)

13/12: Leiecross/Urban Cross Kortrijk (Cruz Exacta)

14/12: Namur (Taça do Mundo)

20/12: Scheldecross de Antuérpia (Taça do Mundo)

21/12: Vlaamse Duinencross Koksijde (Taça do Mundo)

22/12: Plage Cross Hofstade (Troféu X2O)

23/12: Heusden-Zolder (Superprestige)

26/12: Asper-Gavere (Taça do Mundo)

28/12: Dendermonde (Taça do Mundo)

29/12: Loenhout Azencross (Troféu X2O)

30/12: Diegem (Superprestige)

 

Janeiro de 2026

 

01/01: GP Sven Nys Baal (Troféu X2O)

02/01: Zilvermeercross Mol (Cruz Exacta)

03/01: Cyclocross Gullegem (Superprestige)

04/01: Zonhoven (Campeonato do Mundo)

10-11/01: Campeonato da Bélgica, Beringen

12/01: Otegem

18/01: Taça do Mundo UCI Benidorm

24/01: Taça do Mundo UCI Maasmechelen

25/01: GP Adrie van der Poel Hoogerheide (Troféu X2O)

30/01-01/02: Campeonato do Mundo de Ciclocross UCI, Hulst

 

Fevereiro de 2026

 

04/02: Parkcross Maldegem (Cruz Exacta)

07/02: Noordzeecross Middelkerke (Superprestige)

08/02: Krawatencross Lille (Troféu X2O)

14/02: Waaslandcross Sint-Niklaas (Cruz Exacta)

15/02: Universidades de Bruxelas Cyclocross (Troféu X2O)

22/02: Sluitingsprijs Oostmalle (Taça do Mundo)

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclocrosse/ciclocrosse-202526-calendario-completo-de-corridas-revelado

“Taça da Europa: Mariana Vargem sexta em Tenerife”


Mariana Vargem foi sexta classificada na Taça da Europa de Tenerife, Espanha, que se disputou este fim-de-semana (12 de outubro). A triatleta portuguesa cumpriu a distância sprint (750m/ 20km/ 5km) em 00:58:14, numa prova ganha nos últimos metros pela austríaca Carina Reicht.

Para além de Mariana Vargem, também Madalena Almeida alinhou em mais uma Taça da Europa, terminando a prova na 22ª posição a um minuto e onze segundos da vencedora, com o tempo de 59:09. O pódio de Tenerife ficou completo com a espanhola Sara Guerrero Mando e Mathilde Gautier, segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Do salário milionário aos prémios: Pogacar é uma máquina a fazer dinheiro”


Ciclista esloveno da UAE Team Emirates coleciona troféus e soma muitos milhões na conta bancária

 

Por Isabel Dantas

Foto: AP

Além de ser um dos melhores ciclistas do Mundo, Tadej Pogacar é uma máquina de fazer dinheiro. O líder da UAE Team Emirates ganhou esta época a Volta a França pela quarta vez, o Mundial e o Europeu de estrada, várias clássicas... E ao melhor corredor do pelotão só pode corresponder o maior salário, conforme conta a 'Gazzetta dello Sport', que detalha alguns dos valores.

Na UAE Pogacar tem um vencimento de 8 milhões de euros por temporada, num contrato válido até 2030. Mas além disso, o vínculo contempla prémios, no caso 1 milhão de euros pela vitória no Tour, 500 mil euros se triunfar no Giro ou na Vuelta e 250 mil se se sagrar campeão do Mundo. No ano passado, só em prémios amealhou 1,75 milhões, mais 500 mil do que em 2025.

Mas a conta bancária do companheiro de equipa de João Almeida não se enche 'apenas' com os cheques da Emirates. Segundo a 'Gazzetta dello Sport', Pogacar, de 27 anos, dá a cara por muitas marcas e estima-se que só em 2025 tenha encaixado dois milhões de euros em patrocínios...

Fonte: Record on-line

“TOUR OF HOLLAND: O REGRESSO DE UMA LENDA DO CICLISMO”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Depois de 21 anos de ausência, a Tour of Holland regressa ao calendário internacional de ciclismo. Entre 14 e 19 de outubro, os Países Baixos voltam a acolher uma das corridas mais emblemáticas do país, numa edição que combina tradição e modernidade, com seis dias de competição e mais de 600 quilómetros de percurso. Este evento, de categoria UCI 2.1, pode ser acompanhado em direto no Eurosport e em streaming na HBO Max.

O pelotão vai enfrentar um percurso versátil e exigente, desenhado para todos os perfis de ciclistas: o prólogo ao fim do dia em Haia marca o arranque da prova, seguido de uma etapa em linha em Dordrecht, onde o vento pode criar os primeiros cortes. Depois, um contrarrelógio individual em Etten-Leur homenageia Vincent van Gogh, natural da região. A corrida segue rumo a Limburg, com chegada ao centro de formação Watersley Sport & Talentpark, e prossegue até Drenthe, onde a temida VAM-berg, palco habitual dos Nacionais e Europeus, promete espetáculo. A etapa final em Arnhem, com troços de gravilha, encerra a competição em tom épico.

O regresso da Tour of Holland é também um sinal de esperança para o ciclismo neerlandês, num momento em que várias provas locais enfrentam desafios logísticos e financeiros. Organizada pela TIG Sports, a corrida procura afirmar-se como um novo pilar do calendário internacional, com a ambição de subir, nos próximos anos, ao estatuto World Tour.

O pelotão conta com oito equipas WorldTour, incluindo Visma | Lease a Bike, Picnic-PostNL, Soudal Quick-Step, Lidl-Trek, Alpecin-Deceuninck, Red Bull-BORA-Hansgrohe, XDS Astana e Intermarché-Wanty, além das formações Lotto e Unibet Tietema Rockets.

Entre os principais nomes esperados estão Arnaud De Lie, Tim Merlier, Olav Kooij e Tobias Lund Andersen, numa corrida que promete grandes duelos até ao último quilómetro. Não há qualquer português na lista de inscritos desta edição.

A temporada de ciclismo pode estar a aproximar-se do fim, mas a emoção ainda não acabou e o regresso da Tour of Holland é prova disso. Uma corrida histórica está de volta, com etapas que farão as delícias de quem vive o ciclismo até ao último sprint.

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com