sábado, 3 de fevereiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Defender "O Gran Camiño" em Espanha é o objetivo de Jonas Vingegaard para iniciar época de 2024”


Por: José Morais

Jonas Vingegaard, o vencedor campeão da últimas edições da Volta a França, vai iniciar esta época em Espanha, na Galiza no "O Gran Camiño" em fevereiro, idêntico ao que fez na época anterior de 2023.

O ciclista dinamarquês de vinte sete anos, já delineou o seu calendário nesta época de 2024, com o mesmo a sentir-se muito confortável em Espanha, e prepara-se para preparar o caminho para a terceira vitoria consecutiva na Volta a França como também “O Gran Camiño”.

Espanha não tem sido madrasta de Jonas Vingegaard, com o dinamarquês a terminar em segundo lugar a Volta a Espanha em 2023, e ganhando também a Volta ao País Basco, no “O Gran Camiño”, alcançou a vitórias final, e ainda três vitórias parciais.

Porem, Jonas Vingegaard é a única prova que está fora da volta ao mundo em que irá marcar presença, e no seu calendário fazem parte as seguintes provas, Tirreno Adriático, a Volta ao País Basco, o Critério DU Dauphiné, a Volta a França, a Volta a Espanha e ainda o Campeonato do Mundo.

“Simon Yates vence Volta a AlUla e Rui Oliveira termina em 20.º”


Ciclista português terminou a última etapa em 38.º, a 1.26 minutos de Yates

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Rui Oliveira

O ciclista britânico Simon Yates (Jayco-AlUla) venceu este sábado a Volta a AlUla, na Arábia Saudita, com o português Rui Oliveira (UAE Emirates) a ser 20.º, após a realização da quinta e última etapa.

No final dos 151 quilómetros entre a Cidade Velha de AlUla e os Skyviews de Harrat Uwayrid, num percurso com uma contagem de montanha já perto do final, Yates foi o mais forte e venceu em 3:24.37 horas, o mesmo tempo do belga William Junior Lecerf (Soudal-QuickStep) e do australiano Finn Fischer-Black (UAE Emirates).

Rui Oliveira foi 38.º, a 1.26 minutos de Yates, e o seu irmão Ivo Oliveira, igualmente da UAE Emirates, terminou em 69.º, a 3.21.

Na geral, Yates terminou com três segundos de avanço sobre Lecerf e Fischer-Black, com Rui Oliveira em 20.º, a 1.46, e Ivo Oliveira em 84.º, a 14.45.

Fonte: Record on-line

“O photo finish dá vitória a José Dias e Rosa van Doorn em mais uma dobradinha BUFF Megamo em A Lenda do Tartessos by Alé”


Por: Alejandro Moreno

Dois sprints decidem os vencedores numa etapa muito rápida, em que a velocidade era muitas vezes superior a 40 km/h. por um mar de pinheiros e caminhos infinitos.

A etapa decorreu no cenário único da ria de Odiel, na capital Huelva.

Huelva, Espanha, 3 de fevereiro de 2024.  Uma marca registada de A Lenda do Tartessos by Alé é a variedade de cenários que abrange. Depois de duas duras etapas que, por vezes, deixaram marcas na pele em forma de feridas e arranhões, chegou a hora de entrar no mar. No mar de pinheiros que circundam Aljaraque, Cartaya e Punta Umbría e suas infinitas trilhas.


O terceiro dia de A Lenda do Tartessos pareceu rápido e difícil de ultrapassar. E ele cumpriu fielmente o roteiro. Com o enquadramento incomparável da ria de Odiel de Huelva e do cais da empresa Riotinto, iniciou-se uma etapa em que muitas vezes a velocidade superava os 40 quilómetros por hora.

Na categoria masculina, assim que saímos da ponte sobre o rio e do caminho asfaltado e entramos no pinhal, a prova foi lançada com um grupo de cerca de vinte corredores na liderança. O ritmo imponente do português Tiago Ferreira foi selecionando os candidatos ao sprint final a um ritmo vertiginoso. Já no posto de primeiros socorros, passou cerca de dez minutos à frente do melhor tempo.


Tudo sugeria que a vitória seria decidida no sprint. Uma dezena de corredores chegaram ao passeio da ria com a firme intenção de dar tudo para vencer a etapa. Lançada a 'volatta', tivemos que esperar quase dez minutos para que os juízes confirmassem com a finalização fotográfica que o português José Dias tinha cruzado primeiro, com o cordovão Miguel Muñoz na segunda posição e o russo Alexei Medvedev em terceiro, que manteve a posição para o segundo dia com a camisa laranja de líder, com meio minuto de vantagem sobre Pablo Rodríguez e um minuto e dez segundos de vantagem sobre o corredor da Klimatiza.

A categoria feminina não foi muito diferente. Um ritmo elevado e máxima vigilância entre os favoritos, conscientes da dificuldade de ultrapassagem devido à estreiteza de muitas zonas do percurso. A holandesa da BUFF Megamo Rosa van Doorn movia-se com facilidade pelas trilhas com a certeza de que estar na primeira posição dava uma vantagem notável. Ao seu volante, Tessa Kortekaas e a líder, Mónica Calderón, não desistiram de um metro, com o terceiro motociclista Cannondale, Meritxell Figueras, a curta distância.


O resultado foi o esperado. Sprint dos três primeiros que Van Doorn realizou numa demonstração de força e grande forma.

A colombiana ultrapassa o a corredora de Lanzarote por um minuto e meio e três minutos à frente do corredor BUFF Megamo.

Último dia da Lenda de Tartessos em que o pinhal e o enduro de Cartaya sentenciarão e proclamarão as novas Lendas de Tartessos.

Fonte: Organização










“Seleção Nacional/Diogo Narciso em 18.º no segundo dia da Taça do Mundo”


Por: Vasco Moreira

No segundo dia da primeira ronda da Taça do Mundo de Pista, em Adelaide, na Austrália, Diogo Narciso foi o único representante da seleção nacional em prova, tendo terminado na 18.ª posição no omnium masculino.

O jovem ciclista luso começou por garantir a qualificação com um nono lugar na segunda manga, seguindo-se um 19.º lugar no scratch e um 21.º na corrida de ritmo. A melhor prova do dia para Diogo Narciso foi a eliminação, na qual conseguiu terminar em oitavo lugar, o que o permitiu subir ao 18.º posto à entrada para a derradeira corrida por pontos, posição que manteve nas contas finais.

Ao todo, foram 37 os pontos somados por Diogo Narciso - quatro no scratch, dois na corrida de ritmo, vinte e seis na eliminação e cinco na corrida por pontos. O canadiano Dylan Bibic foi o grande vencedor do dia, com 104 pontos, à frente do italiano Elia Viviani, que somou os mesmos 104 pontos, e do belga Lindsay de Vylder, que fechou o pódio com 101.

Este domingo, Maria Martins volta a entrar em prova, na prova feminina de omnium. As qualificações estão agendadas para a 00h22 e 00h39 de Portugal, o scratch para as 5h30, a corrida de ritmo para as 6h10, a eliminação para as 7h36 e a corrida por pontos para as 8h23. Também amanhã, Diogo Narciso e Iúri Leitão vão formar dupla no madison. As qualificações vão decorrer às 2h31 e 3h17, estando a final prevista para as 6h28.

“Vitórias de José Dias e Rosa Van Doorn em grande dia para BUFF Megamo em The Legend of Tartessos de Alé”


Por: Alejandro Moteno

O campeão português subiu ao palco à frente do russo Alexei Medvedev, que vestiu a camisola de líder depois de um furo ter feito Tiago Ferreira perder quase 20 minutos. Em terceiro ficou o companheiro de Dias, Pablo Rodríguez, que ficou em segundo.

Na categoria feminina, a pupila de Pau Zamora 'atacou' a poucos quilómetros da meta, para vencer Tessa Kortekaas, de Lanzarote, e Mónica Calderón, em El Granado. O colombiano mantém a liderança.

El Granado, Huelva, 2 de fevereiro de 2024. Que A Lenda dos Tartesos de Alé é uma prova que exige cabeça, coração e muita força ficou evidente na segunda etapa desta edição. Com 77 quilômetros e quase 2.000 metros de desnível, o dia que começou e chegou à cidade andeval de El Granado apertou as classificações com base no esforço e nos furos. A primeira permitiu que alguns vencessem ou assumissem a liderança; os segundos, para outros, para tirá-lo.


Na categoria Elite Masculina, desde o início o ritmo elevado indicava que nenhum corredor poderia ficar de olho e dar vantagem no metro. Nem mesmo a intensa neblina que tomou conta da área e proporcionou imagens inéditas e espetaculares baixou o nível.

Porém, o terreno era propício a quebras e estouros de pneus, caso o material não fosse cuidado com o máximo cuidado. E eles não demoraram muito para chegar. No grupo da frente, a primeira e maior vítima foi o até então líder, Tiago Ferreira. A quebra fez com que ele perdesse quase 20 minutos da liderança e lhe tirasse a camisa de líder. Os portugueses percorreram quase toda a etapa com o inestimável apoio do cantábrico Ismael Esteban, que ajudou a evitar que a diferença fosse ainda maior. À frente, José Dias, Aleksei Medvedev, Pablo Rodríguez, Roberto Bou, Miguel Muñoz, José María Sánchez e Nicolás Samparisi observavam-se de perto.


A poucos quilômetros da meta, Dias aproveitou a experiência na área, acelerou o ritmo e só o russo e seu companheiro, com quem se dá muito bem, puderam acompanhar. O campeão português, com a cumplicidade de Rodríguez, ganhou alguns metros sobre o corredor do DMT, o que o ajudou a conquistar a vitória e a Medvedev a vestir a camisola laranja.

As mulheres também saíram com a faca entre os dentes. O ritmo dos favoritos serviu para deixar a corredora do BUFF, Rosa Van Doorn, na liderança; a líder de La Leyenda de Tartessos de Alé, Mónica Calderón e a sócia do colombiano, a nativa de Lanzarote Tessa Kortekaas. Atrás estavam Mude Rodríguez e Meritxell Figueras, que optaram por usar sua força.

A poucos quilômetros da linha de chegada, Van Doorn parecia forte, atacou e ficou sozinho na linha de chegada, cortando quase dois minutos de Kortekaas e dois minutos e meio de Calderón, que mantém o primeiro lugar geral.

Fonte: Organização






Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com