terça-feira, 19 de janeiro de 2016

“Com portugueses no pelotão, Caleb Ewan vence primeira etapa do Tour Down Under"




Foto: DAVID MARIUZ / AFP
Nelson Oliveira (Movistar) e Tiago Machado (Katusha) terminaram no pelotão.
O ciclista australiano Caleb Ewan (Orica-GreenEdge) venceu esta terça-feira a primeira etapa do Tour Down Under, primeira prova do WorldTour, com os portugueses Nelson Oliveira (Movistar) e Tiago Machado (Katusha) a terminarem no pelotão.
O jovem australiano, de apenas 21 anos, já tinha vencido o circuito de Adelaide, no domingo, prova que serve de apresentação para o Tour Down Under, e foi hoje o mais rápido no final dos 130,8 quilómetros, que ligaram Prospect e Lyndoch, Austrália.

aleb Ewan gastou 3:24.13 horas para cumprir o percurso, corrido sob temperaturas a rondar os 40 graus, e bateu o australiano Mark Renshaw (Qhubeka) e holandês Wouter Wippert (Cannondale), tendo agora quatro segundos de avanço sobre o compatriota e sobre o francês Alexis Gougeard (AG2R).
Na prova que marca a sua estreia com a camisola da Movistar, Nelson Oliveira foi 60.º, com o mesmo tempo do vencedor, tal como Tiago Machado (Katusha), que foi o 71.º a cortar a meta.
Na quarta-feira, os corredores vão ligar Adelaide a Stirling, num circuito de 132 quilómetros.
Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa

“Quintana garante que não vive obcecado por vencer a Volta a França”



Foto: LIONEL BONAVENTURE
Quintana também elogiou a Sky, uma equipa “muito forte” que controla todos os ataques.
O colombiano Nairo Quintana (Movistar) garantiu hoje que não tem nenhuma obsessão pela Volta a França e que a sua única preocupação é preparar a maior prova do ciclismo mundial o melhor possível.
Depois de ganhar a Volta a Itália de 2014 e de ter sido duas vezes segundo no Tour (2013 e 2015), Quintana espera que à terceira seja de vez.
“O Tour não é uma obsessão para mim. Se fizer bem o meu trabalho, espero chegar nas melhores condições e, uma vez aí, não ter má sorte. O resultado chegará com o trabalho”, sublinhou Quintana antes do arranque da segunda etapa do Tour de San Luis, na Argentina, a sua primeira prova da época.
O corredor de 25 anos explicou que para o seu terceiro ‘assalto’ à amarela da principal prova velocipédica mundial vai seguir o mesmo planeamento da temporada passada. “No ano passado, correu bem, o que aconteceu foi que cometemos erros”, completou.
“O tempo que perdi na primeira semana do Tour não foi por falta de nível. Trataremos de escolher bem as corridas para não chegar saturado ao Tour. Naquele dia de vento, aconteceu um erro ou um infortúnio”, disse, referindo-se à segunda etapa, jornada em que perdeu 01.28 minutos para Chris Froome (a diferença entre primeiro e segundo no final foi de 01.12).
O ciclista da Movistar falou também sobre aquele que é o seu principal rival, o britânico da Sky.
“Froome não é um inimigo, é um rival. Sobre a bicicleta, há rivalidade, é normal, mas nunca discutimos nem tivemos qualquer problema, inclusive algumas vezes compactuámos em prova. Cumprimentamo-nos, mas também não falamos muito”, confessou.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

“78º Volta a Portugal em Bicicleta”




Setúbal – Cidade Europeia do Desporto 2016 Setúbal – Cidade Europeia do Desporto 2016 na 78ª Volta a Portugal em Bicicleta Volta a Portugal em Bicicleta
O regresso da mais importante prova do ciclismo português a SetúbalSetúbal acontece quatro décadas e meia depois da última chegada à cidade sadina. A 6 de agosto, Setúbal estará em festa para receber o final da penúltima etapa da Volta penúltima etapa da Volta que terá partida em Alcácer do Sal. Antes de chegar à cidade de Bocage, a emblemática Serra da Serra da Arrábida Arrábida vai assistir à discussão do derradeiro Prémio de MontanhaPrémio de Montanha que vai confirmar o nome do novo “Rei dos Trepadores”.
Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, “o regresso da Volta “o regresso da Volta a Portugal em Bicicleta será um dos mais destacados acontecimentos desportivos integrados a Portugal em Bicicleta será um dos mais destacados acontecimentos desportivos integrados no vasto programa de Setúbal - Cidade Europeia do Desporto 2016” no vasto programa de Setúbal - Cidade Europeia do Desporto 2016” . A autarca faz questão de sublinhar esta associação “porque a Volta é a mais popular festa “porque a Volta é a mais popular festa desportiva do nosso país, aquela em que a participação popular não tem limites nem barreiras. desportiva do nosso país, aquela em que a participação popular não tem limites nem barreiras. Onde todos podem estar, ver e sentir a pureza do desporto” Onde todos podem estar, ver e sentir a pureza do desporto” .
A ligação de Setúbal à Volta a Portugal é antiga e remonta à primeira edição da prova quando, em 1927, recebeu o final da etapa inaugural. Até aos dias de hoje, a cidade já recebeu 14 chegadas da competição, a última há 45 anos quando Joaquim Agostinho com a camisola do Sporting foi, em 1971, o vencedor da etapa que ligou Almada a Setúbal. Em 1974 a cidade foi local de partida da etapa que terminaria em Lagos com o triunfo de Américo Silva, do Sport Lisboa Benfica.
Alentejo na Volta Alentejo na Volta
A partida da penúltima etapa da Volta a PortugalVolta a Portugal, que se corre entre 27 de julho e 7 de agosto 27 de julho e 7 de agosto, organizada pela Podium EventsPodium Events, vai acontecer em Alcácer do Sal. Nas palavras do presidente do presidente do município, Vítor Proença, será município, Vítor Proença, será “um momento de festa para a população decorrente da atitude “um momento de festa para a população decorrente da atitude proativa e empenhada da autarquia. Com o empenho da Câmara Municipal de Alcácer do Sal a proativa e empenhada da autarquia. Com o empenho da Câmara Municipal de Alcácer do Sal a Volta regressa ao Alentejo” Volta regressa ao Alentejo” . . Será a segunda vez que uma etapa da competição vai começar naquela cidade do litoral alentejano. Em 1990, Alcácer do Sal viu partir uma etapa da 52ª Volta em direção ao Algarve. Com a ligação entre Alcácer do Sal e Setúbal Alcácer do Sal e Setúbal no próximo agosto e com passagens em Montemor-o-Novo Montemor-o-Novo e Vendas NovasVendas Novas, a prova regressa às estradas alentejanas arredadas há vários anos do mapa da Volta.
Fonte: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com