terça-feira, 21 de abril de 2020

“Já conhece…”

Blogue Diário da Revista Notícias do Pedal, as mais diversas notícias e as divulgações dos eventos diariamente, com ligação direta às redes sociais, divulgando e expandindo ao máximo, todas as notícias nas diversas modalidades onde se utiliza a bicicleta, consulte em: http://revistanoticiasdopedal.blogspot.pt/ subscreva já o mesmo, basta inserir o seu mail, e receba diariamente todas a notícias atualizadas sobre todas as modalidades.

Revista mensal em: www.noticiasdopedal.com

“Coronavírus: Euforia inicial de Bardet deu lugar a dúvidas sobre realização do Tour”

Corredor da AG2R deixou preocupação nas páginas do jornal francês Le Monde

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista francês Romain Bardet, segundo na Volta a França em 2016 e terceiro em 2017, mostrou-se esta terça-feira cauteloso sobre a euforia inicial vivida após o adiamento da prova francesa, vincando que ninguém sabe se esta se realizará.

"O anúncio do adiamento do Tour foi uma luz ao fundo do túnel! [...] Depois, a euforia das primeiras 48 horas deu lugar a uma pequena incerteza. A prudência 'sequestrou-me'. [...] Sabemos que Christian Prudhomme [o diretor do Tour] se recusa a uma corrida 'á porta fechada' - e essa é uma ótima decisão -, mas, de agora a setembro, não vislumbramos o aparecimento de um tratamento médico miraculoso [para a covid-19]", escreveu o corredor da AG2R nas páginas do jornal francês Le Monde.

No seu longo texto, Bardet recordou que será necessário respeitar "medidas muito, muito rigorosas" e questionou se estas serão "compatíveis com um evento como a Volta a França".

"Isso moderou um pouco o meu entusiasmo. Todas as questões quanto às medidas práticas não foram colocadas. Ninguém poderá dizer se as condições [para que a prova se dispute] estarão reunidas", sustentou.

O francês, que tinha renunciado ao Tour nas suas datas iniciais (de 27 de junho a 19 de julho), mas deverá estar à partida da 'Grande Boucle' em 29 de agosto, caso esta se realize, lembrou que os encontros de futebol "correm o risco" de ser disputados à porta fechada, pelo menos, até 2021, e que os epidemiologistas defendem que a única forma de os grandes eventos desportivos decorrerem será sem público.

"Quando vemos a grandeza do Tour, tenho dificuldade em pensar que um participante nunca esteja em contacto com um portador do vírus. Vamos propagar o vírus em todo o território, durante três semanas, sem necessariamente termos conhecimento disso?", interrogou.

O vice-campeão da edição de 2016 do Tour notou que "o pelotão é um ninho potencial de contaminação" e admitiu que seria impossível "respeitar todas as precauções".

"Sinto, assim, o entusiasmo do desportista e o realismo do cidadão. Alterno entre os dois. Ao dias após o anúncio do [adiamento] do Tour foram eufóricos. Para o desportistas, o simples facto de fazer planeamento, de discutir o regresso à estrada com a equipa, deu sentido aos treinos em casa, que são maçadores. É importante manter esse estado de espírito. Temos todo o interesse em agir como se as provas se fossem realizar, mesmo sabendo que não é 100% garantido", analisou.

Na passada quarta-feira, a União Ciclista Internacional anunciou que a Volta a França, originalmente agendada entre 27 de junho e 19 de julho, vai decorrer entre 29 de agosto e 20 de setembro, confirmando ainda que a Volta a Itália e a Volta a Espanha irão acontecer depois dos Mundiais, agendados entre 20 e 27 de setembro.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 170 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 558 mil doentes foram considerados curados.

Em França, morreram 20.265 das mais de 155 mil pessoas registadas como infetadas.

Fonte: Record on-line

“RUSADA suspende campeã russa de ciclismo por quatro anos por doping”

Goncharova foi sancionada por ter acusado o consumo de uma substância proibida – que não foi especificada.

A Agência Russa Antidopagem (RUSADA) suspendeu por quatro anos a ciclista Alexandra Goncharova, campeã nacional de pista e de estrada de 2019, devido a um controlo positivo, anunciou hoje o organismo de combate ao doping.

De acordo com a RUSADA, Goncharova foi sancionada por ter acusado o consumo de uma substância proibida – que não foi especificada – e a suspensão por quatro anos da ciclista, apesar de ter sido tornada pública hoje, tem início em 09 de setembro de 2019.

Em março, o diretor-geral da RUSADA, Yuri Ganus, anunciou a suspensão dos controlos antidoping devido à pandemia de covid-19, mas assegurou que o organismo continuaria o trabalho de combate ao doping “através de um novo formato, à distância”.

Fonte: Sapo on-line

“Coronavírus: Bicicleta de Vincenzo Nibali leiloada por mais de 10 mil euros”

Verba será destinada ao combate à pandemia de covid-19

Por: Lusa

Foto: Instagram

Uma bicicleta utilizada pelo ciclista italiano Vincenzo Nibali em uma das etapas da Volta a França de 2014 foi leiloada por um cidadão suíço por 10.600 euros, verba que será destinada ao combate à pandemia de covid-19.

Nibali, um dos sete ciclistas que venceu o Giro, o Tour e a Vuelta, levou a leilão no fim de semana a bicicleta usada na quinta etapa da edição de 2014 da mais importante corrida velocipédica, que ligou Ypres, na Bélgica, a Arenberg Port du Hanait, em França.

A nível global a pandemia de covid-19 já provocou mais de 170 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 558 mil doentes foram considerados curados.

Fonte: Record on-line

“Coronavírus: Quintana sugere corridas para "assegurar a sobrevivência" do ciclismo”

De modo a evitar maiores prejuízos para equipas e desportistas, face à pandemia de covid-19

Por: Lusa

O colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic) sugeriu esta segunda-feira que se realizem algumas provas de ciclismo este ano, para "assegurar a sobrevivência" financeira da modalidade e evitar maiores prejuízos para equipas e desportistas, face à pandemia de covid-19.

"Obviamente que a prioridade é a saúde de todos, mas, mesmo que seja em horários tardios ou sem público, é preciso que se realizem algumas provas, para garantir a sobrevivência do ciclismo mundial", afirmou o ciclista da equipa francesa Arkéa Samsic, durante uma conversa com a Federação Colombiana de Ciclismo na rede social Instagram.

Um eventual cancelamento da Volta a França, entretanto adiada para 29 de agosto, seria "extremamente arriscado" para os ciclistas e as equipas, porque "poderiam perder-se patrocinadores", referiu Quintana, acrescentando: "Seria catastrófico."

Quintana foi segundo classificado do 'Tour' em 2013 e 2015, e terceiro em 2016, edições essas que foram conquistadas pelo grande rival, o britânico Chris Froome, da INEOS.

No decorrer desta conversa, o ex-ciclista da Movistar, de 30 anos, vencedor da Volta a Itália, em 2014, e da Volta a Espanha, em 2016, anunciou que vai leiloar a camisola rosa com que venceu o 'Giro' e "arrecadar algum dinheiro para ajudar as pessoas mais necessitadas" a enfrentar a crise mundial de saúde pública, provocada pelo novo coronavírus.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 167 mil mortos e infetou mais de 2,4 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 735 pessoas das 20.863 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

Fonte: Record on-line

“Sabe tudo sobre a Volta a Portugal? Teste os seus conhecimentos neste quis”

Inquérito Record

O Record on-line está a por em teste os amantes do ciclismo, desta vez sobre a Volta a Portugal, clique aqui, e faço já o seu teste: https://www.record.pt/iniciativas/detalhe/sabe-tudo-sobre-a-volta-a-portugal-teste-os-seus-conhecimentos-neste-quiz?ref=Ciclismo_DestaquesPrincipais

Fonte: Record on-line

“MOBILIDADE MAIS SEGURA/EMEL isenta Agentes de Proteção Civil de Lisboa de pagamento da GIRA”

Por: Maria Teresa Loureiro

Após a recetividade da medida que, no início do mês, permitiu que as deslocações dos Profissionais de Saúde na Rede de Bicicletas Partilhadas de Lisboa passasse a ser gratuita durante dois meses, a EMEL isenta, a partir de hoje, os Agentes de Proteção Civil do pagamento das suas viagens na GIRA.

Esta medida, que permite aos Agentes de Proteção Civil de Lisboa GIRAr sem pagar, visa apoiar o esforço de quem tem que sair de casa para garantir a nossa segurança, oferecendo um meio de deslocação capaz de cumprir com o essencial distanciamento social e uma maior liberdade de movimentos, e soma-se às já postas em prática pela empresa municipal, de suspensão do pagamento de estacionamento na via pública e estacionamento gratuito para residentes em parques da EMEL, com vista a colaborar na luta contra o COVID-19 e para que a cidade de Lisboa retome com a maior rapidez possível a normalidade do seu dia-a-dia.

Para  beneficiar desta isenção basta enviar um e-mail para gira@emel.pt com os elementos de identificação: imagem do Cartão de Cidadão (frente e verso) e um documento comprovativo da profissão ou local de trabalho.

A GIRA tem atualmente 13 mil passes ativos, 40 dos quais já atribuídos a Profissionais de Saúde. A utilização diária tem rondado as 200 e 400 viagens, com uma duração média por viagem de 25 minutos, mais 10 do que o habitual. Também o tipo de viagens sofreu alteração, passando a ser em grande parte round-trips, isto é, com o mesmo ponto de partida e de chegada.

Fonte: Emel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com