domingo, 2 de julho de 2023

“André Dias em 11.º na Taça do Mundo de paratriatlo na Corunha”


A prova, destinada a atletas com deficiência visual, teve como vencedor o britânico Dave Ellis

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O português André Dias terminou este sábado na 11.ª posição a Taça do Mundo de paratriatlo (PTVI), que decorreu na Corunha, em Espanha.

A prova, destinada a atletas com deficiência visual, teve como vencedor o britânico Dave Ellis, que concluiu os três segmentos, natação (750 metros), ciclismo (20,8 km) e corrida (5 km), em 59.42 minutos.

Jose Luís Garcia Serrano, de Espanha, e Lukasz Wietecki, da Polónia, ocuparam a segunda e terceira posição, respetivamente.

André Dias foi o 11.º e último da respetiva categoria (PTVI), tendo concluído o percurso em 1:29.29 horas.

Fonte: Record on-line

“Pascal Ackermann é o primeiro líder da Volta à Áustria”


Ciclista alemão da UAE Emirates impôs-se ao sprint a um primeiro pelotão

 

Por: Lusa

O ciclista alemão Pascal Ackermann, da UAE Emirates, ganhou, este domingo, a etapa inicial da Volta à Áustria.

O germânico impôs-se ao sprint a um primeiro pelotão, de mais de setenta unidades, em 3:23.09 horas, à frente do equatoriano Jhonatan Narvaez e do também alemão Kim Heiduk, ambos da INEOS.

Na classificação geral, por efeito das bonificações da chegada, Ackermann tem Narvaez a quatro segundos e Heiduk a seis.

A Volta à Áustria disputa-se até quinta-feira, no total de cinco etapas.

Fonte: Record on-line

“Lorena Wiebes ganha 3.ª etapa do Giro feminino ao sprint”


Portuguesa Maria Martins terminou na 14.ª posição

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

A terceira etapa da Volta a Itália feminina, disputada este domingo entre Formigine e Modena, terminou com uma chegada em pelotão, com a holandesa Lorena Wiebes (SD Worx) a ser a mais forte no sprint.

Até agora, o Giro feminino só tem vencedoras de etapas da Holanda - a primeira etapa foi anulada e a segunda foi para Annemiek van Vleuten (Movistar), que conservou a posse da camisola rosa, depois de ser 29.ª, com o mesmo tempo da vencedora.

A tirada, de 118,2 quilómetros, foi cumprida em 2:52.33 horas, com 118 corredoras a chegaram no pelotão, incluindo a portuguesa Maria Martins, da Fenix-Deceuninck, que foi 14.ª.

Beatriz Pereira (Bizkaia Durango) voltou a perder tempo, entrando num grupo mais atrasado, no 161.º lugar, a 9.18 minutos.

Na classificação geral, Van Vleuten comanda com 5:32.29, 49 segundos à frente da dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-SUEZ).

Maria Martins é 150.ª, a 23.07, e Beatriz Pereira 155.ª, a 23.13.

Fonte: Record on-line

“Tour: Lafay surpreende Van Aert para ganhar segunda etapa, Pogacar sobe a segundo da geral”


Na segunda-feira, a 110.ª edição do Tour chega finalmente a França, com a terceira etapa a ligar Amorebieta-Etxano a Bayonne

 

Por: Lusa

Foto: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

O ciclista francês Victor Lafay (Cofidis) venceu hoje em San Sebastián, após atacar nos derradeiros metros da segunda etapa da 110.ª Volta a França, que continua a ser liderada pelo britânico Adam Yates (UAE Emirates).

Lafay, de 27 anos, surpreendeu com um ataque já dentro do derradeiro quilómetro da ligação de 208,9 quilómetros entre Vitória e San Sebastián, para conquistar a sua primeira vitória no Tour, relegando o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), grande favorito ao triunfo na jornada de hoje, para a segunda posição e o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) para a terceira, com as mesmas 04:46.39 horas do vencedor.

Graças às bonificações hoje somadas, Pogacar sobe ao segundo lugar da geral, a seis segundos do seu companheiro Adam Yates, a mesma diferença que o britânico da UAE Emirates tem para o seu irmão gémeo Simon (Jayco AlUla), agora terceiro.

Na segunda-feira, a 110.ª edição do Tour chega finalmente a França, com a terceira etapa a ligar Amorebieta-Etxano, ainda no País Basco espanhol, a Bayonne, num total de 193,5 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Mais um abandono no Tour: Richard Carapaz desiste devido a queda”


Equatoriano é o segundo candidato ao top-10 a ficar pelo caminho

 

Por: Lusa 

Foto: Reuters

O equatoriano Richard Carapaz, terceiro no Tour'2021, abandonou a Volta a França, após ter fraturado a rótula esquerda na queda que sofreu na parte final da primeira etapa e que levou também à desistência de Enric Mas.

"Richard Carapaz não vai iniciar a segunda etapa da Volta a França depois de uma ecografia ter revelado uma pequena fratura na sua rótula esquerda. Também precisou de três pontos para fechar o corte no mesmo joelho", lê-se na conta oficial no Twitter da equipa do campeão olímpico de fundo, a EF Education-EasyPost.

Segundo a formação norte-americana, o campeão do Giro'2019, que era um dos candidatos ao pódio final na Grande Boucle', não sofreu outras lesões e vai regressar a casa para iniciar a sua recuperação.

Carapaz foi um dos envolvidos numa queda a 22 quilómetros da meta, na descida que se seguiu à contagem de montanha de segunda categoria de Vivero, e que motivou o abandono imediato de outro dos favoritos, o espanhol Enric Mas (Movistar).

O equatoriano de 30 anos, que também foi segundo classificado no Giro'2022 e na Vuelta'2020, ainda regressou à bicicleta para cumprir os derradeiros quilómetros da ligação de 182 com início e chegada na cidade espanhola de Bilbau, cortando a meta a 15.24 minutos do vencedor, o britânico Adam Yates (UAE Emirates), que é o primeiro camisola amarela da 110.ª edição.

Fonte: Record on-line

“Campeonato Nacional de BMX Race Figueira da Foz”


Bruno Cardoso e Leonor Carvalho campeões nacionais de BMX

 

Por: José Carlos Gomes

Bruno Cardoso (Ain Cotiere BMX Sodicycle) e Leonor Carvalho (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) sagraram-se hoje campeões nacionais de BMX Race, na Figueira da Foz.

O corredor radicado em França foi o mais forte na categoria masculina de elite. Bruno Cardoso voltou a subir ao topo do pódio, conquistando o quarto título nacional de elite consecutivo. O pódio completou-se com dois representantes do Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), Gonçalo Carvalho, segundo, e Adrian Moldovan, terceiro.


A categoria principal feminina, sub-23 e sub-17, foi palco de uma surpresa. Leonor Carvalho conquistou o título nacional, apesar de ainda ter idade de cadete e de ter relegado para o segundo posto a colega de equipa e grande dominadora da época nacional até ao momento, Rita Xufre. A terceira classificada foi Matilde Melo (Linda a Pastora Sporting Clube).

O Team BMX Quarteira conquistou os títulos nacionais de juniores e de cadetes através de Bernardo Rocha e Lourenço Hartel, respetivamente. Na prova feminina de +23 anos impôs-se Mónica Gaboleiro.


Nas categorias de escolas os melhores foram o juvenil André Muller (Clube Bicross de Portimão), o infantil Martin Reis (Linda a Pastora Sporting Clube), o iniciado Miguel Pinto (Casa do Povo de Abrunheira), o benjamim Gabriel Ivo (Clube Bicross de Portimão), o pupilo Diogo Rosado (Clube Bicross de Portimão), a sub-15 Íris Moraru (Clube Bicross de Portimão), a sub-13 Maria Pinto (Casa do Povo de Abrunheira) e a sub-9 Maria Carmo (Linda a Pastora Sporting Clube).

Dário Piedade (Team BMX Quarteira) venceu o título de masters, enquanto nos cruisers impuseram-se André Martins (Team BMX Quarteira), em 30-39 anos, e Bruno Berto (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), em +40 anos.

O Clube Bicross de Portimão conquistou o título nacional por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Ana Santos melhor portuguesa na Taça do Mundo de XCO”


Por: José Carlos Gomes

Ana Santos foi hoje o melhor elemento da Seleção Nacional, terminando na 27.ª posição a prova de sub-23 femininas da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Val de Sole.

Na aproximação ao Campeonato da Europa de Sub-23 e Juniores, que decorre em Anadia de 6 a 9 deste mês, Ana Santos conseguiu o melhor resultado da época em provas da Taça do Mundo.

A corredora portuguesa fez uma prova em progressão, subindo na classificação volta após volta para terminar no 27.º lugar, a 8m24s da vencedora, a dinamarquesa Heby Sofie Pedersen. O pódio completou-se com a neozelandesa Samara Maxwell, a 38 segundos, e com a suíça Ronja Blöchlinger, a 2m02s.

“A Ana ficou presa numa queda logo no início, perdendo mais de um minuto logo na start loop. Ficou quase em último lugar no pelotão, mas, a partir daí, fez uma corrida excelente, sempre em recuperação”, explica o selecionador nacional, Pedro Vigário.

A Seleção Nacional contou com dois corredores na prova de sub-23 masculinos. João Cruz, 54.º, foi o mais bem colocado, ficando a 6m21s do vencedor, o canadense Carter Woods. Diogo Neves foi 80.º, a 9m40s. João Cruz viveu uma situação semelhante à de Ana Santos, atrasando-se também devido a uma queda no início da prova.

Carter Woods foi acompanhado no pódio de sub-23 pelo francês Adrien Boichis, que ficou a 31 segundos do vencedor, e pelo estadunidense Riley Amos, a 45 segundos.

Ricardo Marinheiro deveria ter vestido as cores nacionais na prova masculina de elite, mas uma lesão contraída numa queda durante os treinos impediu o corredor português de competir em Itália. Em contrapartida, em representação do Guilhabreu MTB, Roberto Ferreira esteve em prova, sendo o 77.º, a 11m36s do vencedor, o suíço Nino Schurter.

A correr como individual, Gonçalo Bandeira esteve em Val di Sole, competindo na Taça do Mundo de Downhill (DHI). O português foi um dos 32 corredores que conseguiram apurar-se para a final, terminando a corrida decisiva no 29.º lugar, a 24,347 segundos do canadense Jackson Goldstone, o mais veloz.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de XCM Credibom Montalegre”


Davide Machado e Melissa Maia triunfam em Montalegre

 

Por: José Carlos Gomes

David Machado (BTT Seia) e Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova) ganharam hoje, em Montalegre, as corridas de elite da quarto prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM) Credibom.

Os 95 quilómetros da prova masculina de elite assistiram a uma competição equilibrada. Davide Machado levou a melhor, mas as diferenças entre os três primeiros foram curtas para corridas deste género.

O segundo classificado foi Renato Ferreira (Movefree/CM Torres Vedras/Vofidis), a 47 segundos do vencedor. Guilherme Mota (Guilhabreu MTB) foi o terceiro, a 1m33s, e segurou o comando da classificação geral da Taça de Portugal Credibom.

Os 75 quilómetros da maratona feminina foram bem mais desequilibrados. A campeã nacional, Melissa Maia, demonstrou uma enorme superioridade sobre todas as rivais, terminando com mais de 20 minutos de vantagem.


A segunda, a 21m38s, foi Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis), enquanto Ana Tomás (Saertex Portugal/Edaetech) fechou o pódio, a 21m41s. Com a vitória de hoje, Melissa Maia passou para o comando da geral.

Entre os veteranos destacaram-se os masters 30 Rui Carvalho e Lurdes Gonçalves, ambos do Clube de Ciclismo de Castelo Branco, o master 35 Filipe Ramos (Guilhabreu MTB), os masters 40 Martinho Saragoça (Korpo Activo/Penacova) e Raquel Santos (BTT Seia), o master 45 Filipe Salvado (BTT Loulé/Elevis), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Carla Vieira, o master 55 Vítor Graça (BTT Conceição de Faro), o master 60 Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) e o master 65 Orlando Sebastião (BTT Conceição de Faro).

No paraciclismo, João Monteiro (Paredes/Fortunna) foi o melhor dos dois corredores de classe C presentes, enquanto Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem) foi o único concorrente na classe D.

Também nas bicicletas de assistência elétrica existiu uma prova só com uma participante, foi a feminina, na qual participou Cátia Santos. No setor masculino venceu Vítor Calvino.

O Korpo Actvo/Penacova foi a melhor equipa na etapa transmontana da Taça de Portugal, cuja quinta prova pontuável vai acontecer em Pinhel, no dia 17 de setembro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional Fundo”


Tiago Santos e José Salgueiro campeões nacionais de fundo

 

Por: José Carlos Gomes

O júnior Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e o cadete José Salgueiro (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) sagraram-se hoje campeões nacionais de fundo, vencendo as respetivas provas, disputadas em Vila Nova de Paiva.

A corrida de juniores, disputada na tarde deste domingo, ao longo de 115,2 quilómetros, proporcionou um bom espectáculo. Foi atacada, desde cedo, por parte de alguns dos principais candidatos ao triunfo, sempre com resposta pronta do pelotão.


Tiago Santos, José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) estiveram nas principais movimentações. O jovem da equipa de Alcobaça foi dos mais inconformados e tentou isolar-se diversas vezes, embora sempre com resposta.

O pelotão foi-se mantendo por perto, o que viria a proporcionar a entrada e saída na frente de outros corredores, vindos do grupo principal.

O certo é que Tiago Santos e José Moreira levaram o protagonismo até final. O corredor alcobacense desferiu vários ataques, mas nunca conseguiu isolar-se com uma margem que lhe desse conforto. Foi já no acesso à meta, feito em subida, que Tiago Santos conseguiu, finalmente, destacar-se, vendo premiada toda a persistência com a vitória na corrida.


Tiago Santos cortou a meta com 2h50m08s (média de 40,627 km/h). José Moreira, ainda júnior de primeiro ano, também se bateu galhardamente pelo pódio e nem uma avaria na mudança, que o obrigou a sprintar com andamentos demasiado pesados para o terreno, o impediu de ser o segundo classificado, a 3 segundos do vencedor. O terceiro, a 14 segundos, foi Manuel Marques.

Os 76,8 quilómetros da corrida de cadetes começaram mornos, com o pelotão a manter-se compacto durante vários quilómetros. No entanto, a passagem dos quilómetros foi fazendo mossa, provocando alguma seleção.


O pelotão foi-se partindo em grupos, deixando os mais fortes na dianteira. Atacando entre os melhores, José Salgueiro isolou-se já nos últimos dez quilómetros. Rapidamente consolidou uma vantagem importante, mas com o aproximar da meta os adversários também ficaram cada vez mais perto.

Só que José Salgueiro conseguiu resistir e ganhou isolado, ao fim de 1h57m10s de corrida (média de 39,329 km/h). Os mais próximos chegaram 6 segundos mais tarde, com Leonardo Garcia (Centro Ciclismo de Loulé) no segundo lugar e Francisco Alves (Cantanhede Cycling/2W Engenharia) a fechar o pódio.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com