quinta-feira, 13 de julho de 2023

“Troféu Joaquim Agostinho – Prólogo”


Rafael Reis voa pela terceira vez no Turcifal

 

Por: Vasco Moreira

Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) provou que não há duas sem três e foi o mais rápido no prólogo na vila do Turcifal, que marcou o início da 46.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho.

O ciclista português de 30 anos já tinha vencido o prólogo de oito quilómetros nas edições de 2016 e 2018 e voltou a fazê-lo em 2023. Rafael Reis foi o último a partir no contrarrelógio e precisou de apenas 10’07”86 para terminar a prova, melhorando os 10m19s que conseguiu em 2016 e que eram a sua melhor marca neste percurso até esta quinta-feira.


No segundo lugar ficou Mauricio Moreira, também da Glassdrive-Q8-Anicolor, que terminou o contrarrelógio em 10’10”96 e ficou na expetativa até ao último momento, mas acabou por demorar mais 3,10 segundos que o companheiro de equipa. Ainda assim, ciclista uruguaio de 27 anos melhorou em mais de 40 segundos o seu melhor registo neste mesmo prólogo nas duas participações anteriores (10m54s).

O pódio ficou completo com Tiago Antunes (Efapel Cycling), que tinha vencido o prólogo na vila do Turcifal em 2022 com 10m23s. Desta vez, o ciclista de 26 anos terminou os oito quilómetros em 10’23”79, a 9,69 segundos do melhor tempo, confirmando a tendência de melhoria em relação aos resultados anteriores.


Contas feitas, Rafael Reis é o primeiro camisola amarela da presente edição do Troféu Joaquim Agostinho, liderando a geral com 10m07s. O segundo lugar classificação geral é ocupado por Mauricio Moreira, a três segundos, com 10m10s, e o terceiro por Tiago Antunes, a dez segundos, com 10m17s.

Nas restantes classificações, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), que terminou na 18.ª posição, a 35,02 segundos de Rafael Reis, com 10’42”88, é o primeiro líder da juventude, seguido de Daniel Dias (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense). Nota final para a Glassdrive-Q8-Anicolor, que assumiu a liderança da geral por equipas.

Esta sexta-feira será dia da primeira etapa em linha do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho, numa jornada de 156,7 quilómetros, essencialmente plana, que vai ligar Sobral de Monte Agraço a Foz do Arelho. A partida está marcada para as 12h e a chegada prevista para as 15h43.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vírus impede João Silva de competir no triatlo”


Tem estado afastado da competição desde março devido a um problema de saúde

 

 Por: Record

João Silva tem estado afastado, desde março, da competição devido a um problema de saúde. "Tenho um vírus que se alastrou ao coração. Tive de parar por um tempo. Vou ser reavaliado no próximo mês e se tudo correr bem e, espero que sim, voltarei a competir", explicou-nos o olímpico do Benfica, de 34 anos, que procura marcar presença em Paris’2024, naqueles que poderão ser os seus quartos Jogos Olímpicos, depois de Londres’2012 (9º), Rio’2026 (35º) e Tóquio’2020 (23º).

Entretanto, de amanhã a domingo disputa-se mais uma etapa do mundial de traiatlo, desta vez num figurino de super sprint, com eliminatórias a decidirem quem vai à final.

Em masculinos, Portugal estará representado por Vasco Vilaça, líder do ranking do Mundial, e por João Pereira, 44º na mesma tabela, e, em femininos, por Maria Tomé, sendo que Melanie Santos apenas participará na estafeta mista.

Paralelamente, na mesma cidade e datas, decorrerá o europeu de juniores, com Maria Gonçalves, Gustavo do Cantos e João Nuno Batista.

Fonte: Record on-line

“Izagirre deu a segunda vitória à Espanha no Tour e Vingegaard segurou a amarela”


Ciclista da Cofidis conquistou a 12.ª etapa

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

Ion Izagirre (Cofidis) deu esta quinta-feira a segunda vitória à Espanha na 110.ª Volta a França, ao integrar a fuga do dia para conquistar a 12.ª etapa, com o ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) a conservar a amarela.

O espanhol de 34 anos, que já tinha vencido uma etapa no Tour2016, cortou a meta isolado, no final dos 168,8 quilómetros entre Roanne e Belleville-en-Beaujolais, após 03:51.42 horas na estrada, com o francês Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) a ser segundo e o norte-americano Matteo Jorgenson (Movistar) terceiro, ambos a 58 segundos do vencedor.

Na sexta-feira, a liderança de Jonas Vingegaard, que hoje chegou no pelotão, será colocada à prova nos 137,8 quilómetros entre Châtillon-sur-Chalaronne e o Grand Colombier, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de categoria especial. O dinamarquês vai procurar defender a amarela dos ataques do esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), segundo a 17 segundos, com o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe) em terceiro na geral, a 02.40 minutos.

Fonte: Record on-line

“Fabio Jakobsen abandona Tour devido a queda na 4.ª etapa: «Estou muito triste»”


"Agora, tomarei um tempo para recuperar e limpar a cabeça"
, refere o ciclista holandês

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista holandês Fabio Jakobsen não alinhou na 12.ª etapa da Volta a França, por não ter recuperado das lesões resultantes de uma queda sofrida na quarta tirada, informou esta quinta-feira a Soudal Quick-Step.

"Devido à minha queda na quarta etapa, e depois de discutir a questão com a equipa, decidimos que é melhor parar por aqui a minha jornada na Volta a França. Neste momento, parece-me impossível chegar a Paris, uma vez que não estou a recuperar e o meu corpo não está a sarar da queda", explicou o campeão europeu de fundo, citado em comunicado da equipa.

Um dos melhores sprinters da atualidade, Jakobsen caiu na aproximação à meta, já dentro do circuito de Nogaro, e desde então o ciclista de 26 anos tinha evidenciado grandes dificuldades para concluir as etapas.

"Estou muito triste por abandonar a Grande Boucle, porque tinha grandes objetivos para esta corrida e queria estar no meu melhor. Agora, tomarei um tempo para recuperar e limpar a cabeça", indicou, dizendo esperar regressar ao melhor nível "mais tarde na época".

Jakobsen venceu uma etapa na passada edição do Tour, tendo ainda cinco triunfos na Vuelta.

A 12.ª etapa da Volta a França liga hoje Roanne e Belleville-en-Beaujolais, numa distância de 168,8 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Portugal cumpre os objetivos na perseguição individual”


Por: Vasco Moreira

No terceiro dia de Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23, Portugal contou com três representantes, todos nas provas de perseguição individual de juniores, que cumpriram os objetivos estabelecidos durante a qualificação, mantendo a perspetiva de desenvolvimento dos jovens lusos.

Paulo Fernandes foi o primeiro a entrar em prova, na segunda manga de qualificação da perseguição individual de juniores masculinos. O jovem luso, que já tinha participado no 1km contrarrelógio mas é estreante em europeus, terminou na 21.ª posição, com um tempo de 3’39”005 e uma média de 49.313 km/h, a 30.519 segundos do melhor registo.


A concorrência era muito forte, tanto que os dois melhores tempos registados nesta qualificação foram dois novos recordes do Mundo. Primeiro, Mathew Brennan (Grã-Bretanha) superou o recorde que pertencia ao canadiano Carson Mattern, com 3’09”572. Pouco depois, o italiano Luca Giaimi fez ainda melhor e voltou a bater o recorde do Mundo com 3’08”485 e uma média de 57.298 km/h. Estes dois ciclistas vão discutir o título europeu da disciplina, esta tarde, enquanto Ben Wiggins (Grã-Bretanha) e Tom Crabbe (Bélgica) vão disputar o terceiro e quarto lugares.


As outras duas portuguesas em competição neste terceiro dia de Europeu participaram na prova seguinte, a perseguição individual de juniores femininas. Patrícia Duarte, em estreia, dominou a segunda manga, contra a sérvia Marija Pavlovij, com um tempo de 2’30”182 e uma média de 47.941 km/h, tendo terminado a qualificação na 12.ª posição, a 10.497 segundos do melhor tempo. Raquel Dias, que já tinha participado no scratch nesta estreia em europeus, competiu na quarta manga e registou 2’38”902 e uma média de 45.310 km/h, tendo terminado no 19.º lugar, a 19.216 segundos de Federica Venturelli (Itália), que vai discutir o título europeu na final com Hélène Hesters (Bélgica). Ella Jamieson (Grã-Bretanha) e Alice Toniolli (Itália) vão enfrentar-se na luta pelos segundo e terceiro lugares.


“Nós temos conhecimento do rendimento dos atletas que estão aqui presentes e trabalhamos de acordo com a previsão do rendimento que possam ter e não de acordo com a classificação, mais a mais numa primeira vez e contra atletas que estão noutro nível de rendimento. Se eu tenho um atleta que faz um tempo dentro do estabelecido, para mim cumpriu os objetivos, mesmo que seja último classificado”, começou por explicar Gabriel Mendes.

“Todos eles cumpriram os objetivos mínimos definidos. De todos, a Patrícia esteve mais consistente e conseguiu um tempo final muito bom. Eles estão a fazer o processo de trabalho e estou muito satisfeito. Agora há que continuar a trabalhar. Hoje fazem 3’40 e no próximo ano o objetivo será, por exemplo, fazer 3’35. Temos de ter noção dessa perspetiva de desenvolvimento”, acrescentou o selecionador nacional de pista, referindo ainda o exemplo da evolução de Ivo Oliveira, que culminou no título europeu.

Portugal não terá nenhum representante nas finais da tarde desta quinta-feira do Campeonato da Europa, mas volta a entrar em prova na sexta-feira. Diogo Narciso, que conquistou duas medalhas de prata nesta categoria em anos anteriores e já somou uma medalha de prata no scratch na presente edição, vai competir na corrida por pontos de sub-23 masculinos, enquanto Beatriz Roxo vai competir na prova feminina. Já Marta Carvalho e Gabriel Baptista vão disputar o omnium de juniores femininos e masculinos, respetivamente.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


“Seleção Nacional/Prata para Diogo Narciso no Europeu de Pista”


Por: Vasco Moreira

Ao segundo dia, Portugal conquistou a primeira medalha no Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23. Exatamente dez anos depois de Rui Oliveira conquistar a primeira medalha para seleção nacional de pista, Diogo Narciso garantiu a prata na prova de scratch de sub-23 masculinos.

O jovem português, que já tinha conquistado duas medalhas de prata na corrida por pontos nos dois últimos europeus, fez uma prova de grande nível e ficou muito perto de conquistar a medalha de ouro, tendo perdido a primeira posição para o dinamarquês Phillip Mathiesen mesmo no último momento da corrida e por muito pouco. Elmar Abma, dos Países Baixos, ficou com o bronze.

“Sinto-me muito feliz. Triste por um lado, mas muito feliz por outro. Já tenho duas medalhas de prata na corrida por pontos e é a minha primeira medalha de Scratch. Foi até à última. Tentei a primeira vez, mas os adversários fecharam. A segunda vez já foi perto do final. Iam dois atletas fugidos e eu passei direto para tentar a vitória, mas o dinamarquês ganhou força na última curva e passou-me. Claro que queria muito vestir a tão desejada camisola porque já a ando a perseguir há muito tempo, mas sei que a vou vestir um dia”, referiu Diogo Narciso.

O primeiro português a entrar em competição foi Paulo Fernandes, logo na primeira final do dia, na prova de 1km contrarrelógio de juniores masculinos. O jovem luso, estreante em europeus, terminou na 18.ª posição, com 1'09"138 e uma média de 52.069 km/h. Ficou a quase sete segundos de Davide Stella (Itália), que conquistou o ouro com 1'02"448, à frente de Nolan Huysmans (Bélgica) e Jakob Vogt (Alemanha).

Seguiu-se Daniela Campos, na final de Scratch sub-23 femininas. A portuguesa terminou na 10.ª posição, depois de uma boa corrida, em que atacou e chegou a ter alguma vantagem a cerca de 20 voltas do final. Maja Tracka (Polónia) ficou com o ouro, Flora Perkins (Grã-Bretanha) com a prata e Constance Marchand (França) com o bronze.

Pouco depois, foi a vez de Marta Carvalho, na prova feminina de eliminação de juniores. A jovem lusa resistiu muito bem à eliminação durante boa parte da corrida, terminando em nono lugar. Hélène Hesters (Bélgica), Anita Baima (Itália) e Sina Temmen (Alemanha) completaram o pódio por esta ordem.

O segundo melhor resultado português do dia chegou logo a seguir à prata de Diogo Narciso, com Gabriel Batista a terminar no sétimo lugar na corrida de eliminação de juniores masculinos. O jovem estreante em europeus até sofreu uma queda na fase inicial da corrida, mas conseguiu recuperar e manteve-se dentro do pelotão durante quase toda a prova. Davide Stella (Itália) conquistou o primeiro lugar, Žak Eržen (Eslovénia) o segundo e Collin Westbroek (Países Baixos) o terceiro.

“Foi um dia extremamente positivo e terminámos em excelência. Estou extremamente satisfeito com todos os atletas. Digo desde o início que estamos aqui para promover o desenvolvimento e a progressão dos atletas mais jovens e isso está a acontecer. Os juniores não têm corridas a este nível e, mesmo correndo pela primeira vez, conseguiram ter resultados muito bons e inspiradores para o futuro deles”, começou por explicar Gabriel Mendes.

“O Diogo Narciso é o atleta mais experiente desta seleção e esteve ao mais alto nível. Não conseguiu sair daqui campeão da europa por pouco e tem muito mérito na corrida que fez. Deu tudo o que podia dar, está de parabéns. Estamos muito orgulhosos”, acrescentou o selecionador nacional de pista.

Nas restantes provas, por equipas, a Itália brilhou em juniores ao conquistar o ouro tanto na prova masculina como na feminina de perseguição. A equipa italiana masculina conseguiu mesmo bater o recorde do mundo da categoria com 3’53”980, superando em quase cinco segundos o recorde anterior, que os próprios italianos tinham conseguido no primeiro dia, durante a qualificação. A seleção italiana, que foi a grande vencedora do dia com cinco medalhas de ouro, também festejou na prova masculina de sub-23 de velocidade por equipas, mas foi a Grã-Bretanha quem garantiu o ouro na prova feminina.

O Campeonato da Europa de Pista, que vai decorrer até domingo no Velódromo de Sangalhos, em Anadia, continua esta quinta-feira. Portugal vai ter três representantes ao longo do terceiro dia de prova, todos nas provas de perseguição individual de juniores. Paulo Fernandes vai competir na prova masculina e Patrícia Duarte e Raquel Dias na feminina.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua Troféu Joaquim Agostinho é o próximo objetivo da equipa”


Fonte: Xavier Silva

A 46.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho vai acontecer entre os dias 13 e 16 de julho (quinta-feira a sábado). O arranque da prova internacional, há 40 anos inscrita no calendário UCI, será na quinta- feira, com o prólogo na vila de Turcifal, um contrarrelógio individual de 8 quilómetros com partida agendada para as 17h.

Na sexta-feira será a primeira etapa em linha, numa jornada de 156,7 quilómetros, essencialmente plana, que vai ligar Sobral de Monte Agraço a Foz do Arelho. A partida está marcada para as 12h e a chegada prevista para as 15h43. A segunda etapa, no sábado, parte de Serra d'El Rei, às 12h15, numa tirada de 143,7 quilómetros, os últimos 50 dos quais disputados no circuito torriense que inclui as subidas do Varatojo e da serra da Vila. A corrida termina à quarta passagem pela meta, às 15h45, de acordo com a previsão.

A terceira e última etapa do Troféu Joaquim Agostinho será também a de maior grau de exigência. São 185,8 quilómetros, com início na Lourinhã, às 11h15, e chegada ao Alto de Montejunto, às 15h40 (hora prevista). Os últimos 7,2 quilómetros serão sempre a subir, com uma inclinação que chega a atingir os 10,2% no último quilómetro e com dois prémios montanha de primeira categoria, o último dos quais coincidente com a meta.

Iremos alinhar para esta prova com 7 corredores e são eles Gonçalo Amado, Rui Carvalho, João Matias, Nicolas Saenz, Francisco Morais, Ángel Sanchez e o nosso corredor natural da zona Oeste, António Barbio.

Em antevisão a esta prova Gustavo Veloso afirma que “Terminámos a última competição com indicadores muito bons e toda a equipa está motivada para continuar neste registo. O Troféu Joaquim Agostinho é uma competição exigente, mas onde vamos lutar para estar nas primeiras posições”.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com