domingo, 6 de abril de 2025

“Penteado ao rubro no seu 19º Passeio de Cicloturismo”


Por: José Morais

Fotos: Arquivo Revista Notícias do Pedal

O tradicional passeio do Núcleo Cicloturismo do Penteado, foi para a estrada neste domingo 6 de abril, na sua 19ª edição, um evento com cerca de 60 quilómetros, percorrido pelo concelho da Moita, e realizado em duas partes, estando o mesmo inserido nas comemorações do 60º aniversário do Clube Recreativo do Penteado.


Ao Penteado começaram a chegar bem cedo os participantes, com os participante a confirmarem as suas inscrições, e dando uns dedos de conversa antes de iniciarem as pedaladas, num início de manhã marcada por algumas nuvens.

Pelas nove horas era dada a partida aos amantes da bicicleta, a equipa organizadora mantinha na frente alguns dos seus cicloturistas, e outros a meio e na retaguarda, com objetivo de manterem o pelotão o mais junto possível.


Ao longo das pedaladas os participantes iam conversando em animada cavaqueira, com o pelotão sempre junto, pedalada a pedalada, os quilómetros iam sendo reduzidos, porem, quase em final da primeira parte do passeio, começaram alguns pingos de chuva a cair, os quais engrossaram, e em nada favoreceram os amantes da modalidade.

Na chegada ao local da partida, as instalações do C.R.P., estava à espera de todos os participantes um suculento abastecimento, composto por bolos, fruta, sumos e água, onde os mesmo puderam descansar, e preparem-se para a segunda parte do passeio.


A mesma iniciou-se sem chuva, pensando os participantes de que seriam mais secas as pedaladas, mas, pelo contrários, passado algum tempo, a chuva voltou em força, o que dificultou as dificuldades de quem pedalava, como que acompanhava o passeio, com diversos locais de passagem a ficarem bastante alagados, e onde organização achou por bem, alterar o percurso, reduzindo o mesmo, para bem de todos os participantes, dando de alguma forma mais segurança, e menos sacrifício, o que é de louvar esta decisão e dar os parabéns, já que o cicloturismo não pode ser  encarado como competição, mas sim, como um passeio, sem massacrar.


Com a chegada ao final do passeio, foi tempo de os participantes guardarem as suas bicicletas, e tomar um banho, antes do tradicional almoço, a já apetitosa feijoada à moda do Penteado.

Durante o almoço, foi tempo de a organização agradecer a todos os participantes a sua presença, sendo ainda dado os agradecimentos a todos os patrocinadores, como à Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Moita, pelos apoios dados.

A Revista Notícias do Pedal também fez um intervenção, onde referiu o longo caminho que percorreu, e na celebração dos seus 25 anos de existência em 2024, este ano de 2025, depois de ter já em tempos ter criado o prémio do “Melhor Passeio do Ano”, tem mais uma iniciativa, e criou o “Galardão dos Carolas”, onde atribuiu o primeiro ao Núcleo Cicloturismo de Penteado, também referenciando um “Grande Carola” deste Núcleo, o “José Manuel”, que muito lutava e promovia a modalidade.


O cicloturismo que nos últimos tempos tem sido um pouco esquecido por quem direito, neste passeio existiu também um momento insólito, com a presença do presidente da Federação de Cicloturismo, a entregar a Carla Fernandes, atual responsável pelo Núcleo, um diploma de sócio de mérito a “Titulo Póstumo” de seu pai José Manuel, falecido já a alguns anos, e que na opinião de muitos presentes não caiu bem, já que não que fosse merecido, merecia sem dúvida muito, mas que veio muito atrasado.

Seguiu-se depois a entrega de lembranças a todos os participantes e grupos, homenageou-se as Senhoras que pedalaram, como a todo o staff que preparou o almoço e ajudou na organização, não esquecendo os motard, GNR e Bombeiros que deram segurança ao pelotão.

Um passeio que correu sem dúvida muito bem, com uma organização excelente, os elementos da GNR a fazerem um excelente trabalho, os Motard a completarem a segurança, e os Bombeiros da Moita que felizmente apenas acompanharam, não sendo necessário a sua intervenção, apenas a chuva marcou o mesmo.

Da nossa parte, um agradecimento com todos com as facilidades para realizar esta reportagem, e à organização o agradecimento como mais uma vez me receberam, só tenho de agradecer, num passeio que para mim é, e será sempre muito especial, muito obrigado.

Ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.

 

Pode visualizar as fotos do passeio em: https://photos.google.com/share/AF1QipOfbxLM0w0rKlvvYRn25Vj6GIhDI2grch26zZTE4UjuqxTsMgOfNO7eaOKdIwomCg?key=VW9GVnhYZVZpRGdkTFJfZzNkU2JRaWdfcTJRQUpB

“Antevisão - 1ª etapa da Volta ao País Basco: João Almeida e Brandon McNulty tentam cavar as primeiras diferenças na geral no contra-relógio de abertura”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

De 7 a 12 de abril, o pelotão vai enfrentar a Volta ao País Basco; uma corrida bem conhecida pelo seu percurso concebido para trepadores e puncheurs numa região cheia de história do ciclismo. Fazemos a antevisão da 1ª etapa.

A corrida começa com um contrarrelógio de 16 quilómetros em Vitoria-Gasteiz, um contrarrelógio que não é plano e que, como é habitual, já vai criar algumas diferenças entre os candidatos à classificação geral.


Este contrarrelógio não tem qualquer aspeto técnico, é muito simples e na primeira metade, embora não seja muito difícil, há algumas pequenas subidas. Ainda assim, é um terreno maioritariamente ondulado onde os especialistas podem fazer a diferença.

A primeira etapa da corrida será importante para a classificação geral, pois ditará a ordem em que os trepadores entrarão nas etapas montanhosas. Com isto em mente, João Almeida e Mattias Skjelmose vão tentar tirar o máximo partido do seu esforço, enquanto ciclistas como Brandon McNulty e Romain Grégoire podem ser interessantes como outsiders da CG. Os restantes tentarão limitar as perdas, mas a luta pela vitória da etapa será muito aberta, pois faltam os grandes especialistas.


O contrarrelógio é maioritariamente plano, mas algumas secções em subida podem fazer alguns segundos de diferença entre alguns ciclistas, o que pode ser vital no final. O dia será ensolarado e com uma ligeira brisa de nordeste, o que não deverá afetar o resultado do dia. Será um dia para os ciclistas colocarem grandes andamentos nas bicicletas.

 

Previsão para a 1ª etapa da Volta ao País Basco 2025:

 

*** Brandon McNulty, Victor Campenaerts

** João Almeida, Mattias Skjelmose, Romain Grégoire

* Finn Fisher-Black, Ethan Hayter, Max Schachmann, Felix Grossschartner, Nelson Oliveira, Ben Healy

Escolha: Victor Campenaerts

Pode Visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/anteviso-1-etapa-da-volta-ao-pas-basco-joo-almeida-e-brandon-mcnulty-tentam-cavar-as-primeiras-diferenas-na-geral-no-contra-relgio-de-abertura

“Pogacar atacou muito e conseguiu mesmo vencer a sua segunda Volta a Flandres”


Depois de ter vencido em 2023, o campeão do mundo voltou a impor-se na clássica belga

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) atacou várias vezes até acabar com a concorrência para ganhar hoje, pela segunda vez, a Volta a Flandres e vencer o seu oitavo ‘Monumento’.

Depois de ter vencido em 2023, o campeão do mundo voltou a impor-se na clássica belga, concluindo os 269 quilómetros, entre Bruges e Oudenaarde, em 5:58.41 horas, menos 1.01 minutos do que o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek) e do que o neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), segundo e terceiro, respetivamente.

“O objetivo era vencer, mas no fim é difícil perceber. Não posso estar mais orgulhoso da equipa e como corremos hoje, mesmo com algum azar. Mas no fim tudo correu bem. Estou muito feliz por ganhar esta corrida com esta camisola [de campeão do mundo]”, assumiu.

Para Pogacar, de 26 anos, este foi o oitavo ‘Monumento’ do seu palmarés, somando a segunda Volta a Flandres às quatro Voltas a Lombardia e às duas Liège-Bastogne-Liège, faltando-lhe apenas a Milão-Sanremo e o Paris-Roubaix, na qual se vai estrear na próxima semana.

Entre os nomes que eram referidos como possíveis vencedores da Volta a Flandres, o italiano Filippo Ganna (INEOS) foi o primeiro a mexer na corrida, com um ataque já dentro dos 100 quilómetros finais, levando consigo, entre outros, o compatriota Matteo Trentin (Tudor).

Ganna e Trentin juntaram-se ao grupo de fugitivos, com Pogacar a fazer o seu primeiro ataque na primeira passagem pelo Oude Kwaremont, a pouco mais de 55 quilómetros da meta, levando consigo Van der Poel, o norte-americano Matteo Jorgenson (Visma-Lease a bike) e Pedersen.

Seguiu-se um ataque de Van der Poel, com os dois últimos campeões do mundo a prometerem novo duelo, como tinha acontecido na Milão-Sanremo, então ganha pelo neerlandês.

A cada ataque de ‘Pogi’ apenas Van der Poel parecia ter capacidade para responder de imediato, mesmo que Pedersen ou os belgas Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) e Jasper Stuyven (Lidl-Trek) fossem conseguindo sempre reentrar.

Vindo da enorme desilusão na Através da Flandres, quando juntamente com dois companheiros de equipa permitiu a vitória ao norte-americano Neilson Powless (EF Education-EasyPost), Van Aert ainda tentou um ataque, que antecedeu a ‘estocada’ final de Pogacar.

A 18 quilómetros do final, na terceira passagem por Oude Kwaremont, a penúltima dificuldade da corrida, o campeão mundial fez o ataque decisivo, ao qual ainda tentou responder Van der Poel durante alguns metros, antes de se render ao poderio do esloveno e se contentar pela luta pelo pódio.

Mesmo contra quatro perseguidores, que pareceram contentar-se com a luta pelos lugares do pódio, Pogacar, que no último ano se sagrou campeão do mundo e venceu ainda a Volta a França e a Volta a Itália, pedalou sozinho até ao triunfo final em Oudenaarde, aumentando ainda mais o seu estatuto de melhor ciclista da atualidade.

Na luta pelo pódio, Mads Pedersen, campeão do mundo em 2019, impôs-se a Van der Poel, que foi afetado por uma queda no início da corrida, com Van Aert a ficar na quarta posição, tal como tinha acontecido em 2023, na sua última participação na Volta a Flandres.

Com Var del Poel a triunfar na Milão-Sanremo e Pogacar na Volta a Flandres, os dois ciclistas vão voltar a encontrar-se no próximo domingo, na Paris-Roubaix, em novo ‘Monumento’, que, em teoria, se adapta melhor às características do neerlandês, que venceu nos dois últimos anos.

“É uma corrida completamente diferente, mas aceitei o desafio. Este percurso assenta-me melhor, Roubaix também é uma corrida diferente, mas vou dar o meu melhor”, disse Pogacar, sobre o ‘Inferno do Norte’.

Depois de ter sido importante no plano de corrida da UAE Emirates, sendo o nome salientado por Pogacar, o português António Morgado terminou a Volta a Flandres na 90.ª posição, a 9.40 minutos do colega de equipa, depois do surpreendente quinto lugar em 2024.

Fonte: Sapo on-line

“Lotte Kopecky venceu ao sprint a Volta à Flandres e celebrou de forma icónica: "Foi pelos meus bíceps, que estão muito fortes!"


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Lotte Kopecky escreveu mais uma página dourada na sua carreira este domingo, ao tornar-se a primeira mulher a conquistar três vitórias na Volta à Flandres, vencendo ao sprint num grupo restrito de quatro ciclistas em Oudenaarde. A belga da Team SD Worx – Protime superou um dia agitado para levantar os braços num dos maiores palcos do ciclismo mundial.

“Sinto-me bem. Foi uma corrida caótica, com muitas quedas logo no início. Estava muito nervosa e as pernas não estavam a responder bem”, confessou Kopecky, de 29 anos, na entrevista após a prova. “Mas ao fim de duas horas senti-me bastante melhor, muito melhor do que na quarta-feira. E como equipa estivemos excecionais".

O momento-chave, segundo a própria, surgiu no Kruisberg:

“Foi aí que percebi que o grupo se estava a partir. Depois, quando já só éramos quatro após o Kwaremont, concentrei-me em sobreviver ao Paterberg e manter o foco até à meta. Sabia que se estivesse ali, tinha uma boa oportunidade – e executei o plano na perfeição".

Na fase final, Kopecky mediu forças com Katarzyna Niewiadoma, Liane Lippert e Pauline Ferrand-Prevot, num sprint tático e disputado:

“Tive de agarrar de imediato a roda da Niewiadoma depois de ela ter atacado de longe e manter-me firme junto às barreiras, sem deixar que o ritmo abrandasse. Quando elas lançaram o sprint, sabia que era o meu momento. Arranquei com tudo".

Mais do que igualar o recorde, vencer com a Camisola Arco-Íris teve um peso especial para Kopecky:

“Ganhar com esta camisola e com os calções brancos significa muito para mim – talvez até mais do que o próprio número de vitórias aqui. A celebração? Já a tinha planeado... Foi pelos meus bíceps, que estão muito fortes!”, brincou, após a exibição que lhe valeu mais um lugar na história.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/lotte-kopecky-venceu-ao-sprint-a-volta-flandres-e-celebrou-de-forma-icnica-foi-pelos-meus-bceps-que-esto-muito-fortes

“Taça de Portugal de XCO Abrantes”


Rafael Sousa e Beatriz Guerra festejam em Abrantes

 

Por; Vasco Moreira

Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) venceram a segunda prova pontuável da Taça de Portugal de XCO, este domingo, em Abrantes, e subiram à liderança do ranking da competição.


Na elite masculina, o ainda sub-23 Rafael Sousa destacou-se ao fim de 1h27m17s, tendo superado Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos), segundo a 1m10s, e Filipe Francisco (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira), terceiro a 1m33s.

Já na elite feminina, Beatriz Guerra venceu com um registo de 1h25m1s. A jovem, que tal como Rafael Sousa ainda é sub-23, bateu a concorrência de Leandra Gomes (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent), segunda a 3m14s, e Maaris Meier (SAGIPER/NSCP Mortágua), terceira a 7m29s.


Nas categorias mais jovens, Rafael Sousa e Beatriz Guerra foram, naturalmente, os vencedores da categoria sub-23, Tomás Pais (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceram em sub-19 e Rafael Inácio (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) e Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB Team) em sub-17.

Nos masters, Andreia Lopes (AEBTT Rio) e Diogo Afonso (Rodactiva/Golden Club Cabanas) triunfaram em M30, Ana Barata (Pódio em Movimento) e Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em M40, Carla Vieira e António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em M50 e Fernando Gonçalves (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) em M60.


Nota ainda para a vitória de Ricardo Mendes (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) no paraciclismo.

Nas contas do ranking da Taça de Portugal de XCO, destaque para Rafael Sousa, que saltou para a liderança na elite masculina com 90 pontos. É seguido de perto pelo colega Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB Team), segundo com 85 pontos, e por Ricardo Marinheiro, terceiro com 76.

Na elite feminina, a vitória de Beatriz Guerra também lhe valeu o salto para a liderança do ranking, totalizando 105 pontos ao fim de duas provas. Leandra Gomes e Maaris Meier completam o pódio por esta ordem, ambas com 85 pontos.

A Taça de Portugal de XCO irá continuar no dia 27 de abril, com a terceira prova pontuável, em Lousada.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Anicolor / Tien21Fábio Costa termina em 3.º lugar Clássica de Viana e é líder da Taça de Portugal”


Fotos: Ciclismo +TV

Fábio Costa, da Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21, é o novo líder da Taça de Portugal, após concluir hoje a 5.ª edição da Clássica de Viana em 3.º lugar. A corrida acabou por ser azarada para a estrutura que tem sede em Águeda, porque Rafael Reis seguia isolado a pouco mais de 1 km da meta, quando foi atraiçoado por uma queda, que lhe retirou a vitória. A discussão final foi ao sprint, com Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) a revelar-se o mais forte. Fábio Costa fechou o pódio do dia, Pedro Silva foi o 8.º classificado e Rafael Reis ficou com o 12.º lugar. Coletivamente foi a Anicolor / Tien21 a vencedora.  


Com partida em Mazarefes e chegada a Viana do Castelo, à Praia Norte, a corrida teve um total de 171,4 km disputados a grande velocidade. Formou-se uma fuga animada por 10 elementos, com a Anicolor / Tien21 sempre a controlar, ao assumir a perseguição no pelotão.  


No sterrato final, Paulo Fernandes sofreu uma queda e infelizmente teve de abandonar a corrida, porque fraturou a clavícula. Rafael Reis vinha fugido, com 15 segundos e preparava-se para a vitória em solitário. Teve o azar de dentro do último quilómetro sofrer uma queda, que o impediu de conseguir o melhor desfecho e seria o 12.º classificado do dia, com o mesmo tempo do vencedor. Fábio Costa, que estava em melhores condições, ainda entrou na discussão do sprint, mas seria o 3.º classificado.


 

Fábio Costa, novo líder da Taça de Portugal, referiu que esta “foi uma corrida que já se previa muito atacada e muito perigosa na parte final. Desde o início assumimos as despesas da corrida, principalmente com Gonçalo Oliveira e Tiago Santos, que fizeram um trabalho extraordinário. Sabíamos que queríamos ganhar a corrida e assim fizemos. Tivemos o azar de Rafael Reis, no final, quando já ia escapado, ter uma queda, sendo apanhado a 100 metros da meta. Coube-me a mim tentar finalizar da melhor maneira, para me adiantar nas contas da Taça, onde fico líder e agora vamos tentar levar de vencida esta Taça de Portugal nas Aldeias do Xisto”. 


“Hoje sentimos um agridoce. Saímos um pouco desanimados da corrida, porque Rafael Reis vinha isolado, já dentro do último quilómetro e meio para o final, mas houve uma queda numa curva que nos retirou a vitória desta clássica. Acaba, no entanto, por ser uma corrida muito bem conseguida para toda a equipa, com um grande trabalho de todos. Rafael Reis ia rematar na perfeição esta clássica, mas infelizmente uma queda retirou-nos a vitória, praticamente dentro do último quilómetro. Há que dar os parabéns aos adversários, mas acima de tudo à nossa equipa, pelo grande trabalho que foi feito no dia de hoje”, explicou Rúben Pereira, diretor desportivo da Anicolor / Tien21.  




 

CLASSIFICAÇÕES: 

5.ª Clássica de Viana 

Mazarefes – Viana do Castelo» 171,4 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA ETAPA 

 

1.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 04h09m51s 

2.º Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), mt 

3.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), mt 

8.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), mt 

12.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), mt 

63.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 14m42s 

65.º José Sousa (Anicolor / Tien21), mt 

DNF Paulo Fernandes (Anicolor / Tien21) 

DNF Tiago Santos (Anicolor / Tien21) 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA  


 

1.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 04h09m51s 

2.º Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), mt 

3.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), mt 

8.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), mt 

12.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), mt 

63.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 14m42s 

65.º José Sousa (Anicolor / Tien21), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS 


 

1.ª Anicolor / Tien21, 12h29m33s 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Troféu José Poeira 2º dia”


José Salgueiro foi o mais rápido em Odemira

 

Por: Vasco Moreira

José Salgueiro foi o mais rápido no segundo dia de Troféu José Poeira, em Odemira. O jovem ciclista da Picusa Academy venceu a segunda etapa da Taça de Portugal de Juniores, mas a liderança do ranking continua a pertencer ao seu colega Omer Ramon.

A tirada de 129 quilómetros, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira, terminou ao fim de 3h20m32s, tempo registado por José Salgueiro quando cruzou a meta isolado. Seguiram-se Rodrigo Jesus (Academia Efapel de Ciclismo), segundo a 22 segundos, e Tomás Mateus (DinasVale/Pereira&Gago), terceiro a 59.


A Picusa Academy, que venceu as duas provas do Troféu José Poeira, liderou ainda a classificação por equipas e Rodrigo Jesus foi o melhor na geral da juventude.

Nas contas da Taça de Portugal, Omer Ramon, quarto classificado na etapa, segue líder, agora com 130 pontos. José Salgueiro, por sua vez, subiu ao segundo lugar, com os mesmos 95 pontos de Tomás Mateus, terceiro classificado.


A Taça de Portugal de Juniores prossegue no fim de semana de 10 e 11 de maio, com as duas etapas derradeiras, em Barcelos e Penafiel.

 

Vencedores repetem-se na Taça de Portugal de Paraciclismo

 

Igualmente inserida no Troféu José Poeira, a Taça de Portugal de Paraciclismo 2025 teve este domingo a segunda prova pontuável. Ora, os 12 paraciclistas coroados foram os mesmos que venceram no primeiro dia.

Nas classes C, Bernardo Vieira venceu em C1, Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) em C2, Paulo Teixeira (Clube BTT Matosinhos) em C3, David Costa (Rodactiva/Golden Club Cabanas) em C4 e Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo) em C5.

Já nas classes das handbikes, Miguel Castro (Europcar Associação Salvador) destacou-se em H1, Luís Jejum (Europcar Associação Salvador) em H2, João Pinto (Mirachoro Hotels-Centro de Ciclismo de Portimão) em H3, Flávio Pacheco em H4 e Felismina Gomes (Europcar Associação Salvador) em H5 femininas.

Destaque ainda para André Soares (LA Alumínios/Vila Galé/Marcos Car/Matos-Cheirinhos) e André Dias (Korpo Activo/Penacova), vencedores em paraciclismo D e B, respetivamente.

Nas contas do ranking da Taça de Portugal, também não houve alterações, naturalmente, com os vencedores a cimentarem a liderança da classificação nas respetivas categorias.

A Taça de Portugal de Paraciclismo tem nova etapa agendada para 8 de junho, em Albergaria-a-Velha.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Leangel Linarez conquista Clássica de Viana do Castelo”


Ciclista venezuelano impôs-se em 4:09.51 horas

 

Por: Lusa

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

O ciclista venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) conquistou este domingo a Clássica de Viana do Castelo, numa corrida decidida ao sprint por um grupo reduzido de ciclistas.

Após os 171,4 quilómetros entre Mazarefes e Viana do Castelo, Linarez impôs-se em 4:09.51 horas, o mesmo tempo do argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) e do português Fábio Costa (Anicolor-Tien21), segundo e terceiro, respetivamente.

A vitória final foi discutida por um grupo reduzido de 21 ciclistas, que chegaram isolados do restante pelotão, numa corrida que terminou com uma média de 41,2 km/h.

João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) foi o melhor jovem, João Silva (Óbidos) venceu na montanha, Rui Silva (Porminho Sub-23) foi o melhor nas metas volantes e Miquel Valls (GI Group Holding-Simoldes-UDO) no pavê, com a Anicolor-Tien21 a triunfar coletivamente.

Fonte: Record on-line

“Anicolor / Tien21Harrison Wood é o vencedor da Geral da Montanha do Gran Premio Miguel Indurain”


Harrison Wood, da Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21, venceu este sábado a Classificação Geral da Montanha no XXVI Gran Premio Miguel Induráin, que se realizou em Navarra, Espanha, ao longo de 203,9 km que contemplaram quatro contagens de montanha. O corredor britânico da estrutura de Águeda foi um dos fugitivos do dia, destacando-se entre os vários atletas das equipas WorldTour presentes, permanecendo na frente até bem perto do final, em Estella-Lizarra. Toda a equipa esteve em bom nível, com os trepadores Alexis Guérin e Artem Nych firmes no primeiro grupo. A vitória foi em solitário e pertenceu ao belga Thibau Nys (Lidl-Trek). 

O Gran Premio Miguel Induráin é sempre motivo de alegria para a Anicolor / Tien21, que já tem algumas conquistas nesta corrida. Hoje a dureza continuou a pautar esta clássica, que voltou a contar com um pelotão de luxo. Pela frente estavam 203,9 km, com partida e chegada em Estella-Lizarra, onde se formou uma fuga após vários ataques, inicialmente com oito corredores, que passariam a sete. Harrison Wood era um deles e foi pontuando nas quatro Montanhas do dia, uma delas de 1.ª categoria, sagrando-se Rei dos Trepadores na edição de 2025 da prova navarra. 


Já perto do final, e com a fuga neutralizada, era a vez dos aspirantes à vitória saltarem para a cabeça da corrida, com Thibau Nys a atacar a menos de 2 km da meta, cruzando o risco em solitário. Alexis Guérin (46.º) e Artem Nych (47.º) foram os primeiros atletas da Anicolor / Tien21 a chegar, a 01m14s do vencedor.   


Harrison Wood, uma das figuras do dia, referiu que “foi uma boa corrida. No início foi difícil, porque havia um grupo muito forte a tentar entrar na fuga. No início a fuga teve oito corredores muito fortes, eu era um deles. Basicamente passámos o dia todo juntos, chegámos a ter quase 07 minutos de diferença e foi bom. Estou contente com a corrida e com o meu desempenho”. 


“Podemos dizer que a corrida foi quase perfeita, porque tínhamos falado na reunião, antes da partida, que o nosso objetivo era colocar um homem na fuga, porque pensámos que poderia ser uma fuga com estrutura e assim aconteceu. Harrison Wood conseguiu entrar e juntar-se a um grupo de homens fortes e esteve muito bem. Esteve com mais sete fugitivos que durante muitos quilómetros conseguiram cerca de 07 minutos de diferença para o pelotão, o que permitiu lutar pelas metas intermédias”, disse Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Anicolor / Tien21.  


E continuou: “Quando Harrison conseguiu conquistar a Montanha, para nós, enquanto equipa, foi excelente, sobretudo numa prova com o prestígio do Gran Premio Miguel Induráin. Depois, na parte final, já com a conquista da Montanha por Harrison, os nossos corredores Alexis Guérin e Artem Nych também estiveram muito bem, mantendo-se sempre no primeiro grupo, o que foi importante para a nossa equipa em termos de Classificação Geral. Com a conquista da Geral da Montanha por parte de Harrison Wood, podemos dizer que foi uma excelente corrida da nossa parte, uma prova onde já levamos alguns prémios e costuma ser uma corrida que nos encaixa bem e saímos hoje daqui satisfeitos e com bons indícios, de que a equipa está no bom caminho para os nossos objetivos e motivada para fazer o melhor nas provas em que vai participar”, rematou Paulo Figueiredo. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

 

XXVI Gran Premio Miguel Induráin 

Estella-Lizarra – Estella-Lizarra » 203,9 km 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA  

 

1.º Thibau Nys (Lidl-Trek), 04h59m54s 

2.º Alex Molenaar (Caja Rural-Seguros RGA), a 03s 

3.º Andrea Bagioli (Lidl-Trek), mt 

46.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), a 01m14s 

47.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), mt 

82.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), a 08m09s 

98.º Víctor Martínez (Anicolor / Tien21), a 17m40s 

102.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), a 17m44s 

105.º Tiago Santos (Anicolor / Tien21), a 17m53s 

106.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), mt 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21) 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Troféu José Poeira 1ª etapa”


Omer Ramon é o primeiro líder da Taça de Portugal de Juniores

 

Por: Vasco Moreira

Omer Ramon (Picusa Academy) venceu a primeira etapa realizada este sábado da Taça de Portugal de Juniores 2025, inserida no Troféu José Poeira, e assumiu a liderança do ranking da prova.

Na Zambujeira do Mar, o jovem ciclista israelita foi o mais rápido no contrarrelógio de 23,4 quilómetros. Omer Ramon completou o percurso ao fim de 29m25s, tendo registado uma média de 47,7 km/h.

O pódio ficou completo com Simão Silva (Academia Efapel de Ciclismo), melhor português e segundo classificado a 48 segundos, e Gonçalo Costa (Willebrord Wil Vooruit), terceiro a um minuto.

Nas restantes classificações, a Picusa Academy destacou-se por equipas e Gonçalo Costa é líder na juventude.


O Troféu José Poeira continua este domingo, com a segunda prova pontuável da Taça de Portugal de Juniores. Em Odemira, o jovem pelotão irá percorrer 129 quilómetros, com início em Vila Nova de Milfontes, às 10h30, e final em Odemira.

 

12 paraciclistas coroados na Zambujeira do Mar

 

Igualmente inserida no Troféu José Poeira, a Taça de Portugal de Paraciclismo 2025 também teve início este sábado, com um contrarrelógio na Zambujeira do Mar que coroou 12 paraciclistas de classes distintas.

Nas classes C, Bernardo Vieira venceu em C1, Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) em C2, Paulo Teixeira (Clube BTT Matosinhos) em C3, David Costa (Rodactiva/Golden Club Cabanas) em C4 e Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo) em C5.

Já nas classes das handbikes, Miguel Castro (Europcar Associação Salvador) destacou-se em H1, Luís Jejum (Europcar Associação Salvador) em H2, João Pinto (Mirachoro Hotels-Centro de Ciclismo de Portimão) em H3, Flávio Pacheco em H4 e Felismina Gomes (Europcar Associação Salvador) em H5 femininas.

Destaque ainda para André Soares (LA Alumínios/Vila Galé/Marcos Car/Matos-Cheirinhos) e André Dias (Korpo Activo/Penacova), vencedores em paraciclismo D e B, respetivamente.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Hoje foi dia de Passeio no Penteado”


O 19º passeio de cicloturismo do Penteado realizou-se este domingo, com uma manhã marcada com algumas nuvens, a chuva surgiu quase no final da primeira parte do passeio, e continuou em força na segunda parte, mas com obrigado a todos que continuaram e pedalaram, sem desistir.

Queria aqui deixar a minha mensagem e os agradecimentos à organização, que mais uma vez se esmerou na organização do seu passeio.

Estando a preparar fotos, artigo sobre o passeio e filme do mesmo, antecipo dando os parabéns, e quero deixar a mensagem que hoje no final do passeio durante o almoço li, sei que o som não foi o melhor, mas as vezes existem imprevistos, e para todos saberem o que se passou vou transcrever a mesma, juntando assim o primeiro “Galardão dos Carolas” atribuído ao Penteado.

Quero deixar ainda uma informação de que durante a manhã enquanto de pedalava nos nossos diretos assistiram cerca de 2300, o que nos deixa muito satisfeitos.

Obrigado.

 

 

 

 

“A nossa mensagem”

Olá, caros, amigos.

 

Nos anos de 1995, 1996, 1997 e 1998, editamos anualmente quatro edições da Revista Notícias do Pedal, com os custos elevados da impressão em papel, a opção foi a internet, e em 1999 lançamos a primeira edição on-line, e temos a satisfação de termos sido a primeira revista na internet sobre ciclismo, em especial o cicloturismo.

- Em julho de 2024 fizemos 25 anos de existência, como tudo tivemos altos e baixo, sempre lutando para com aqueles que muitas vezes nos quiseram deitar abaixo, mas resistimos, e conseguimos parcerias com todas as revistas da especialidade em papel e on-line para onde escrevi, infelizmente todas elas já ficaram pelo caminho, não esquecendo o JN-Jornal de Notícias durante 14 anos em que trabalhei, e o Rádio Clube Português, com reportagens em direto de norte a sul de Portugal ao longo de quase dois anos.

- O cicloturismo sempre foi o nosso ponto alto e prioridade, porem, tivemos de ser mais arrojados, e todas a modalidades onde se utiliza a bicicleta, fazem parte da nossa revista, com notícias diárias, tanto no nosso blogue como nas redes sociais.

- Sem apoios, e muitas vezes mal tratados, temos assim resistido, e temos feito pelo cicloturismo algo que quem por direito o deveria de fazer, e vai ignorando a modalidade.

- Temos feito o chamado serviço publico, e em “2010, 2012 e 2014”, criamos algo inovador, o “Prémio do Melhor Passeio do Ano”, com o Pinhal Novo a ser o primeiro galardoado, seguiu-se o Penteado, e por último Pombal, onde oferecemos uma lembrança alusiva, como menções honrosas a segundos e terceiros classificados, em votações feitas pelos participantes do cicloturismo.

- No início deste ano de 2025, fiz uma publicação que denominei de “Carolas”, aqueles que ao longo dos anos tem dado vida ao cicloturismo, e tentando não deixar morrer a modalidade, apesar das muitas dificuldades que vão tendo pelo caminho em colocar passeios na estrada.

- E, na sequência dos nossos 25 anos de existência, resolvemos mais vez “Criar algo inovador” e vamos atribuir este ano alguns galardões, os quais intitulámos de “Carolas”, são sem dúvida muitos por esse país fora, sei que muitos merecem o galardão, este ano vão “seis” os atribuídos a grupos, e “um” especial a uma pessoa singular e especial, o qual será atribuído em momento certo.

- O primeiro a ser atribuído será o “Penteado”, são “Carolas”, um grupo com muitos anos, apesar do seu passeio não ser dos mais antigos na modalidade, o grupo tem muitos mais anos a pedalar, mas, será também a homenagem a um “Grande Carola”, que era um grande amigo meu e de muitos vocês, ele que um dia me disse, “amigo Morais quero realizar um passeio de cicloturismo, que dizes”, e eu só disse, “avança, cá estarei para te apoiar e divulgar, conta comigo”.

- Como devem já de saber, refiro-me ao nosso Grande Amigo “José Manuel”, um verdadeiro “Carola” que muito lutou pela modalidade, e para o Núcleo do Penteado, aqui fica a primeira homenagem com o “Galardão dos Carola”.

- Porem, queria também chamar a este palco Pombal (Armando), por motivos pessoais não deu para o fazer a entrega do Galardão no seu passeio, quero salientar que este grupo está na zona centro, poucas equipas, em 2014 ganhou o Prémio do Melhor passeio do Ano, e por curiosidade, no primeiro ano que marquei presença, depois de várias tentativas em ir ao seu passeio, existiram restrições, e opiniões de que não valeria a pena ir, porque seria um passeio sem interesse, o que se veio depois a verificar-se que afinal o passeio era interessante, e até conseguiu ser o melhor passeio do ano.

- A Revista Notícias do Pedal, continua assim a apoiar o cicloturismo, a fazer o chamado serviço público, não marginalizando o mesmo, como tem sido feito nos últimos anos, que tem sido ignorado.

- Gostava de poder marcar presença em mais eventos, mas com o lançamento de um novo projeto, uma nova publicação em 2024 “País Magazine”, não vai ser possível, com outros compromissos, porem, nunca deixaremos de divulgar a modalidade, e enquanto existir força, vamos continuar, e sem apoios, iremos continuar com iniciativas como esta, mostrando quem são os verdadeiros “Carolas”, aqueles que como eu, também “Carola”, quer manter bem vivo o cicloturismo.

Obrigado a todos pelo vosso apoio ao longo dos anos.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com