segunda-feira, 6 de junho de 2022

“Rui Oliveira foi 35.º classificado na Ronde van Limburg”


Tirada conquistada por Arnaud de Lie (Lotto Soudal)

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates

O ciclista português Rui Oliveira (UAE Emirates) foi esta segunda-feira 35.º classificado na clássica belga Ronde van Limburg, conquistada pelo local Arnaud de Lie (Lotto Soudal).

O jovem belga, de 20 anos, impôs-se ao 'sprint' no final dos 202,6 quilómetros entre Hasselt e Tongeren, batendo o italiano Simone Consonni (Cofidis), segundo, e o neerlandês Danny van Poppel (BORA-hansgrohe), terceiro.

Esta foi a sexta vitória da temporada para Arnaud de Lie, que está a cumprir a sua primeira época como profissional.

Rui Oliveira chegou na 35.ª posição, a 21 segundos do vencedor, que concluiu a clássica belga em 4:40.58 horas, enquanto o outro português em prova, André Carvalho (Cofidis), foi 85.º, a 2.33 minutos do corredor da Lotto Soudal.

Fonte: Record on-line

“Vuillermoz reencontrou-se com as vitórias e chegou à liderança do Critério do Dauphiné”


Ciclista francês, que não vencia há mais de três anos, superiorizou-se ao sprint aos companheiros de fuga

 

Por: Lusa

Foto: Twitter Alexis Vuillermoz

O ciclista francês Alexis Vuillermoz (TotalEnergies) reencontrou-se esta segunda-feira com a glória, ao fugir para a vitória na segunda etapa do Critério do Dauphiné, assumindo ainda a liderança da geral.

O espírito combativo do corredor de 34 anos foi hoje recompensado, com Vuillermoz, que se juntou 'a posteriori', em solitário, ao quinteto de fugitivos inicial, a completar os 169,8 quilómetros entre Saint-Péray e Brives-Charensac em 4:03.34 horas, à frente do norueguês Anders Skaarseth (Uno-X) e do compatriota Olivier Le Gac (Groupama-FDJ).

O francês, que não vencia há mais de três anos - mais concretamente desde março de 2019 -, superiorizou-se ao sprint aos seus companheiros de fuga, relegando ainda o norte-americano Kevin Vermaerke (DSM) e o também francês Anthony Delaplace (Arkéa Samsic), respetivamente, para o quarto e quinto lugares, com Xandres Vervloesem (Lotto Soudal) a ser o único dos fugitivos a não chegar à meta à frente do pelotão, liderado pelo camisola amarela.

Wout van Aert bem pode 'culpar' a sua Jumbo-Visma por ter perdido a liderança da geral, uma vez que a equipa neerlandesa tardou demasiado a assumir a desorganizada perseguição, movida, a espaços, por BikeExchange Jayco e EF Education-EasyPost, e 'permitiu' que os 'escapados' do dia chegassem a Brives-Charensac com cinco segundos de avanço sobre o pelotão.

"É incrível. Passei momentos muito complicados. [...] Senti falta de vitórias", assumiu o ciclista da TotalEnergies, que sempre prometeu mais do que aquilo que alcançou, numa carreira em que a vitória numa etapa do Tour'2015 permanece como o maior feito.

Graças ao triunfo de hoje, Vuillermoz conquistou a amarela, tendo três segundos de vantagem sobre Skaarseth, segundo, e quatro sobre Le Gac, terceiro.

Van Aert é agora quarto, a cinco segundos, com Ethan Hayter (INEOS), o primeiro dos grandes candidatos ao triunfo final no Critério do Dauphiné, a ser sexto, a nove segundos.

Entre os portugueses, Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) integrou o pelotão, sendo 20.º na tirada, um lugar à frente de Ivo Oliveira (UAE Emirates), e ocupa o 29.º lugar da geral, a 15 segundos do novo camisola amarela. Já Oliveira é 117.º, a 4.56 minutos de Vuillermoz.

Na terça-feira, os candidatos ao triunfo final da corrida francesa, o grande 'barómetro' de forma para a Volta a França, enfrentam o primeiro desafio, nos 169 quilómetros entre Saint-Paulien e Chastreix-Sancy, que terminam numa contagem de montanha de segunda categoria.

Fonte: Record on-line

“Semana de programação do Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images)

A menos de um mês do arranque do Tour de França, os fãs vão poder seguir uma série de competições de grande emoção que marcam a preparação de equipas e corredores para a prova “Rainha” do ciclismo mundial.

A semana de programação do Eurosport arranca com muito ciclismo em direto. Ao longo dos próximos dias, os fãs da modalidade vão poder acompanhar muitas horas de ação em diferentes pontos da Europa, de uma variedade de corridas que marcam a preparação de equipas e corredores para o Tour de France. A menos de um mês de se discutir a prova ‘Rainha’ do ciclismo mundial, fique a par do que pode ver no Eurosport.

Começou este domingo mais uma edição do Critérium du Dauphiné Liberé e até dia 12 de junho é possível seguir em direto, a partir das 14:00h, a última hora de corrida desta importante competição com um perfil montanhoso. Realizada na região de Dauphiné, no Sudeste de França, a corrida tem passagem obrigatória pelos Alpes franceses onde normalmente os trepadores brilham.

É um teste ao pelotão para alguns dos locais que o Tour apresenta normalmente no seu traçado. Destaque ainda para a presença dos ciclistas portugueses Ivo Oliveira e Rúben Guerreiro nesta edição do Critérium du Dauphiné Liberé. 

Já André Carvalho e Rui Oliveira entram em ação esta tarde de segunda-feira, na Volta ao Limburgo, na Bélgica. A emissão no Eurosport 1 acontece logo após o final da corrida francesa por volta das 15:45h.

No dia 10 de junho, os portugueses celebram o feriado nacional e na Suíça realiza-se o Grande Prémio do Cantão de Aargau. A corrida tem transmissão em direto no Eurosport 1 a partir das 15:45h.

No dia seguinte, 11 de junho, a emissão salta para a Bélgica com a corrida Através de Hageland (Eurosport 2 às 16:00h), uma clássica de 177 quilómetros entre Aarschot e Diest.

Acompanhe esta semana de ciclismo no Eurosport e veja a preparação de ciclistas e equipas para o Tour de France, a prova ‘Rainha’ do ciclismo mundial, que se realiza entre os dias 1 e 24 de julho.

Fonte: Eurosport

“Clube de Natação de Torres Novas no Aquatlo jovem de Coruche”


Francisco Carvalho campeão nacional de Aquatlo, e Dinis Ferreira  vice-campeão nacional em juvenis


Paulo José Catarino Vieira

Francisco Carvalho, atleta juvenil do Clube de Natação de Torres Novas, conquistou o título de  campeão nacional de aquatlo, ao vencer o Aquatlo Jovem de Coruche, que se realizou este domingo, 5 de junho, enquanto o seu colega de equipa, Dinis Ferreira alcançou o 2º lugar, sendo Vice-campeão Nacional de Aquatlo na mesma categoria.

Tratou-se da 3ª etapa do campeonato nacional de triatlo jovem, desta vez em formato de aquatlo (natação e corrida), com mais jovens atletas do Clube de Natação torrejano a participarem nesta prova em Coruche, sendo as seguintes as suas classificações:

Diana Brito - 9º lugar Benjamins Fem.

Beatriz Carvalho - 4º lugar Infantis Fem.

Madalena Alves - 13º lugar Infantis Fem.

Santiago Magalhães - 5º lugar Infantis Masc.

Francisca Leirião - 6º lugar Iniciados Fem.

Barbara Mendes - 10º lugar Iniciados Fem.

Bianca Mendes - 15º lugar Iniciados Fem.

Salvador Fonseca - 29º lugar Iniciados Masc.

Ana Julia Monteiro Marques - 15º lugar Juvenis Fem.

Mateus Nascimento - 15º lugar Juvenis Masc.

Para os mais jovens do Clube de Natação de Torres Novas, a natação é a grande aposta na formação dos jovens triatletas, sendo notório o trabalho de grande dedicação por parte dos seus treinadores.

Por equipas, o Clube de Natação de Torres Novas obteve o 9º lugar.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas


“Clube de Natação de Torres Novas no 37º triatlo de Peniche”


Clube de Natação de Torres Novas venceu a 1ªetapa do Nacional de Triatlo por Clubes

 

Paulo José Catarino Vieira

Não podia começar melhor, a defesa do título do nacional de triatlo por clubes para o Clube de Natação de Torres Novas ao vencer o 37º Triatlo de Peniche, no sábado, 4 de junho, naquela que foi a 1ªetapa do nacional 2022.

Os atletas do Clube de Natação de Torres Novas, estiveram imparáveis e de uma forma brilhante venceram esta etapa, a equipa masculina e desta vez também a equipa feminina, o que neste setor acontece pela primeira vez com uma equipa feminina do triatlo torrejano.

Individualmente, o destaque vai para Maria Tomé e Ricardo Batista que venceram a prova, mas todos os atletas do Clube de Natação torrejano tiveram uma boa prestação nesta prova disputada no formato de distância sprint (750m/natação, 20kms/ciclismo e 5kms/corrida), demonstrando um grande espírito e trabalho de equipa para alcançarem o objetivo final, vencerem coletivamente.

Começando pelo segmento de natação, 4 atletas do Clube de Natação integraram um grupo de 5 que saiu com alguma vantagem da água. Ricardo Batista, Lucas Jouin, João Nuno Batista e José Pedro Vieira lançaram-se para o ciclismo com mais um atleta do Olímpico de Oeiras, Miguel Tiago Silva, confirmando-se que a luta na prova se iria desenrolar entre as 2 equipas, mas também com a equipa do Benfica, com a presença dos atletas olímpicos João Pereira e João Silva.

No final da corrida, Ricardo Batista venceu com uma vantagem de 53 segundos para os 2º e 3ºclassificados, João Pereira e João Silva do Benfica. Erwin Vanderplancke terminou em 5ºlugar, João Nuno Batista em 8º (1ºcadete) e Gonçalo Oliveira em 12º, fecharam o 1ºlugar para a equipa masculina, mas com mais 5 atletas torrejanos logo a seguir no 13º ao 17ºlugar, Tiago Fonseca, Gustavo do Canto (1ºjunior), Pedro Afonso Razões (2ºcadete), José Pedro Vieira e Lucas Jouin. Ainda no top25, Abel Afonso foi 22ºclassificado e Manuel Bartolomeu 25º (3º cadete).

No setor feminino, Maria Tomé venceu destacadíssima a sua prova com 2 minutos de vantagem para a 2ªclassificada. Joana Miranda e Beatriz Ferreira repetiram os lugares alcançados em Oeiras no domingo anterior, 8º e 9ºlugares, fechando o 1ºlugar da equipa do Clube de Natação de Torres Novas, e sendo também as 3 primeiras classificadas do Campeonato Nacional de Triatlo Universitário individual. Catarina Moutinho no 26ºlugar, Mafalda Leirião no 28º e Claudia Orvalho no 36º, foram mais 3 atletas torrejanas que completaram a prova em Peniche.

Ainda em masculinos, Afonso do Canto e Martim Salvador terminaram na 41ª e 42ªposições, Francisco Borges na 70ª, David Paiva na 72ª, Rui Razões na 111ª, Artur Conde na 191ª, e o veterano José Sério na 268ª. Uma palavra de incentivo para Guilherme Pires, com mais uma vez o azar a bateu-lhe à porta, um furo logo no início do ciclismo, não o deixou concluir a sua prova.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados Gonçalo Carvalho fecha em 4º lugar na Geral após grande desempenho de toda a equipa”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou a sua prestação no Troféu Ribeiro da Silva, com uma ligação de 153 quilómetros entre Rebordosa e Lordelo. Um dia onde jogámos as nossas peças no ataque na tentativa de levar Gonçalo Carvalho à vitória na Classificação Geral deste prémio.

Etapa que toda ela foi disputada num ritmo bastante elevado, e o final disputado num circuito urbano fez com que houvesse várias possibilidades para explorar na tentativa de intrometer o nosso melhor homem na Classificação Geral no pódio final. Nas 3 voltas finais, a equipa fez um excelente trabalho ao colocar constantemente homens na frente da corrida, quer fosse com Bruno Silva, Ángel Sanchez ou mesmo João Matias já dentro dos últimos 3 quilómetros que dizimou por completo o grupo dos favoritos.


No final duro instalado junto à estátua de Ribeiro da Silva, foi Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) quem venceu a tirada e, por conseguinte, o prémio. Gonçalo Carvalho esteve uma vez mais na luta pela chegada, terminando na 7ª posição a 7 segundos do vencedor. Este resultado fez com que mantivesse o seu 4º lugar na Classificação Geral.

Reflexo de uma excelente prestação coletiva, foi Bruno Silva que subiu ao 8º lugar da Classificação Geral e Gonçalo Amado ao 13º posto, eles que estavam presentes no restrito grupo da frente. Na Classificação por equipas a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados terminou num honroso 2º lugar, a apenas 1 segundo da vitória.


No final, o Diretor Desportivo Gustavo Veloso mostrava-se claramente satisfeito e afirmava que “Este fim de semana mais uma vez a equipa teve uma atitude excelente, e todos mostraram qual o nosso objetivo nesta corrida. Saímos com dois homens nos 10 primeiros da Classificação Geral e com a sensação de dever cumprido, pois toda a equipa teve a um nível espetacular e com uma enorme entrega.”


 

Classificação Etapa


Rebordosa - Lordelo: 153 Kms

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor), 3h22m09s

7.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 7s 10.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

12.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 10s 24.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 50s 32.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m28s

40.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 2m58s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Luís Mendonça vence em casa o Troféu Ribeiro da Silva”


Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, venceu o Troféu Ribeiro da Silva, após erguer os braços na chegada a Lordelo. O corredor paredense ganhou a 2.ª Etapa em casa, que lhe trouxe a Camisola Amarela que tinha escapado ontem por muito pouco. Também se sagrou líder da Geral por Pontos, vestindo a Camisola Verde. É mais um grande dia para toda a estrutura de Águeda, que volta a fazer uma corrida exemplar, ao apresentar-se muito combativa, sempre com corredores a destacarem-se na frente da corrida.

A última etapa do Troféu Ribeiro da Silva partiu de Rebordosa rumo a Lordelo, ao longo de 153,4 km. Foram várias as tentativas de fuga, mas foi a menos de 30 km para o final que sete corredores se destacaram. Frederico Figueiredo e Afonso Eulálio estavam no grupo. Na última subida para o risco, todos seriam absorvidos pelo pelotão. Mas faltavam 200 metros para a meta, Luís Mendonça atacou para a vitória em Lordelo, perante um mar de gente da sua terra.

O triunfo de Mendonça em casa permitiu-lhe ganhar a vantagem que necessitava para ganhar a Geral do Troféu Ribeiro da Silva e a Geral por Pontos.

“Esta vitória é sem dúvida ouro sobre azul, esta é a minha terra, são as minhas gentes, conheço muito bem estas estradas e de facto poder terminar assim e dar esta vitória às minhas gentes e à minha terra é muito gratificante. É uma vitória que vai ficar na minha memória e que dedico ao meu pai, que faleceu recentemente e está a cuidar de mim. Tive dois adversários à altura, mas hoje foi a mim que a sorte sorriu e permitiu levar este prémio para casa, muito especial e que me toca no coração, por isso o dedico às minhas gentes e a Paredes”, disse, com muita emoção, Luís Mendonça.


Por seu turno, Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, referiu que “foi uma grande vitória do Luís Mendonça e um grande trabalho de toda a equipa. Acima de tudo está de parabéns o grupo, o Mendonça e todos os patrocinadores, adeptos e admiradores, porque todo o apoio que temos recebido tem sido fantástico. A vitória também é para eles. Tem sido uma época espetacular, onde continuamos o nosso caminho, que temos vindo a traçar da melhor forma, com muito trabalho e união deste grupo, para que os resultados apareçam e continue a ser uma época brilhante”.

 

CLASSIFICAÇÕES:

TROFÉU RIBEIRO DA SILVA

2.ª ETAPA: Rebordosa – Lordelo » 153,4 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h22m09s

2.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 03s

3.º Rafael Silva (Efapel Cycling), a 05s

22.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 44s

35.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m03s

39.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m58s

54.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 08m57s

DNF Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor)

DNF Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa)

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 06h36m35s

2.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 08s

3.º Rafael Silva (Efapel Cycling), a 09s

21.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m32s

37.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m46s

39.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05m16s

56.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 22m53s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Rádio Popular-Paredes-Boavista, 19h51m57s

7.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 02m28s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE 

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 56 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – BRANCA

 

1.º Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 9 Pontos

3.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com