sábado, 8 de outubro de 2022

“Termino a pensar no futuro, diz Alejandro Valverde”


Por: José Morais

Vou-me embora com entusiasmo a pensar no futuro, disse Alejandro Valverde na última corrida como profissional, com o ciclista de Múrcia da Movistar, a terminar o último monumento da temporada a II Lombardia, em 6º lugar no seu quinto monumento em que marcou presença este ano, exibindo-se com um grande nível, com o seu parceiro Enric Mas a ficar no 2º lugar da 'Clássica das Folhas Mortas'.   

Foi muito positivo, Enric Mas estava na frente, e eu fiquei atrás para controlar os ciclistas que perseguiam, estou satisfeito, e deixo esta Lombardia entusiasmado com o futuro, tenho tristeza sem dúvida por dizer adeus desta maneira com o grande nivela que atualmente tenho, mas estou feliz pela grande equipa que novamente mostramos ser, lutamos até ao fim, e trabalhos com afinco, disse Alejandro Valverde.  

Quero agradecer a todos, os meus companheiros de equipa, um obrigado, a dar os parabéns pela vitória a Pogacar, e a Enric Mas pelo segundo lugar conquistado, foi muito positivo, depois de vinte e um ano de ciclismo profissional, saiu muito feliz, e disfrutei de grande coisas, agora será tempo de dar lugar aos mais jovens, fazendo votos de que também eles gostem deste grande desporto, afirmou o ciclista de Múrcia, que se iniciou em 2002 como profissional na Kelme.

“Taça do mundo cascalho, Ferrand-Prévot foi a vencedora e a argentina Sofía Gómez fica na 12ª posição”


Por: José Morais

A primeira edição do campeonato mundial de cascalho foi ganha pela francesa Pauline Ferrand-Prévot, realizada em Veneto, Itália, com a ciclista francesa a conseguir o seu quarto título mundial, em menos de dois meses, ela que já tinha conquistado o Mtb Xco, Mtb Xcc e a maratona de Mtb.

A ciclista francesa destacou-se, disputando com a ciclista suíça Sina Frei pela luta pelo título, superando nos metros finais, com a Chiara Teocchi, a ciclista italiana a completar o pódio, depois de chegar 11s depois, após bater Jade Treffeisen no sprint.

Temos de destacar o desempenho da ciclista argentina Jade Treffeisen no sprint., a qual já viveu algumas temporadas nos Estados Unidos, é uma das estrelas do cascalho no circuito americano, a deixar a sua marca na primeira edição da taça do mundo, a qual terminou em 12º lugar, a 3m55 da vencedora, e permaneceu assim no grupo das favoritas, durante bastante tempo.

“Pogacar repete triunfo na Volta à Lombardia na despedida de Valverde e Nibali”


Foto: Lusa/Epa

Por: NFO

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) conquistou hoje pelo segundo ano consecutivo a Volta à Lombardia, vencendo, com 24 anos, o seu terceiro 'monumento'.

A 116.ª da Il Lombardia foi decidida num 'sprint' a dois, com Pogacar a superiorizar-se ao espanhol Enric Mas (Movistar), concluindo em 6:21.22 horas os 253 quilómetros entre Bergamo e Como, em Itália, numa corrida que marcou a despedida do espanhol Alejandro Valverde (Movista) e do italiano Vincenzo Nibali (Bahrain-Victorious)

Num excelente dia para os ciclistas espanhóis, que apenas falharam o triunfo, Mikel Landa (Bahrain-Victorious) foi terceiro, a 10 segundos, e o campeão nacional Carlos Rodríguez (INEOS) quinto, a 52.

Um excelente trabalho a UAE Emirates nos últimos 65 quilómetros, iniciado pelo português João Almeida que abandonou, acabou por ser decisivo para o triunfo de Pogacar.

O ataque final do esloveno aconteceu a 19 quilómetros do fim, na dura subida a Civiglio, com Enric Mas a ser o único a conseguir responder inicialmente, antes de Landa se juntar aos dois.

Contudo, Landa mostrou-se sempre mais frágil do que os seus dois adversários, pelo que um forte ataque de Mas na entrada dos seis quilómetros finais o deixou definitivamente fora da luta pelo triunfo final.

Sem que nenhum dos dois conseguisse descolar até à reta da meta, Pogacar acabou por ser mais forte no sprint final e somou a sua segunda Volta à Lombardia, que junta à Liège-Bastogne-Liège de 2021.

Ao defender com sucesso o seu triunfo de 2021, Pogacar repetiu um feito que ninguém conseguia 2013, quando o espanhol Joaquin Rodríguez venceu a segunda edição seguida.

"Repetir o sucesso é fantástico. Tudo acontecido como estava pensado. Eu queria atacar no Civiglio. O Mas estava com o mesmo nível nas subidas, por isso, colaborámos até final. Eu sabia que tinha boas pernas hoje", disse Pogacar, o primeiro ciclista a vencer duas Voltas a França e duas Voltas à Lombardia antes dos 25 anos.

Aos 42 anos, Alejandro Valverde fez a última corrida da sua condecorada carreira e foi sexto, a 1.24 minutos, ainda conseguindo vencer ao 'sprint' num reduzido grupo de perseguidores.

A 'bala' termina a carreira com 133 vitórias, com destaque para o Mundial de 2018, a Volta a Espanha de 2009 e os quatro triunfos na Liège-Bastogne-Liège, o seu 'monumento'.

Após cortar a meta, Valverde disse estar "muito feliz por ter tido 21 anos de profissional" e que agora está na hora de "dar a vez aos jovens".

Mais atrás ficou Nibali, que se despediu com um 24.º lugar, a 2.27 minutos de Pogacar.

O 'tubarão de Messina', de 37 anos, somou, ao longo da carreira, 52 triunfos, vencendo as três grandes voltas Giro de 2013 e 2016, Tour de 2014 e Vuelta de 2010.

Além destes triunfos, destaque ainda para os três 'monumentos' conquistados Milão-Sanremo de 2018 e as Voltas à Lombardia de 2015 e 2017.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com