domingo, 2 de fevereiro de 2025

“Temporada 2025: Richard Carapaz confirma Giro e Tour”


O ciclista equatoriano de 31 anos, que venceu o Giro em 2019 e foi o campeão de montanha do Tour de França de 2024, espera ir ao Mundial em Ruanda

 

O ciclista equatoriano Richard Carapaz, na sua terceira época na equipa da EF Education-EasyPost, confirmou que vai disputar o Giro d’Itália e o Tour de França em 2025, aos 31 anos, ouro olímpico em Tóquio 2021 e campeão do Giro em 2019, Richard Carapaz encerrou 2024 com a camisola de campeão de montanha do Tour de França e o quarto lugar na classificação geral da Volta a Espanha.


Richard Carapaz afirmou que correrá pela classificação geral do Giro antes de procurar vitórias em etapas no Tour, “o Tour será um pouco diferente”, disse, comparando a sua estratégia para o Tour de 2025 com a de 2024, “estaremos um pouco mais relaxados na procura por etapas”, disse o ciclista, que chegou a vestir a camisola amarela do Tour no ano passado.


Richard Carapaz abre a época na França, na prova Etoile de Bessèges, no início de fevereiro, depois, o seu calendário inclui a Strade Bianche, a Tirreno-Adriático, a Volta da Catalunha e a clássica Liège-Bastogne-Liège antes de retornar ao Giro d’Itália, que começa na Albânia a 9 de maio.

Richard Carapaz também espera uma vaga no Mundial de Ciclismo de Estrada, que será disputado num percurso desafiador e adequado para escaladores em Ruanda, em África.

Na época passada, ele desistiu do Mundial para ficar com sua filha, que havia passado por uma cirurgia, enquanto no início do verão ele não defendeu o seu título olímpico depois que a federação equatoriana optou por selecionar Jhonatan Narváez, “agora há tempo suficiente para repensar o sistema de pontuação, e levar uma equipa séria para o Mundial”, disse Richard Carapaz, “temos quase uma equipa completa de cinco ou seis ciclistas, a única coisa que pedimos é que planejem e levem a sério, porque a verdade é que esta federação deixa muito a desejar.”

“Mathieu Van der Poel domina e faz história ao conquistar o 7° título mundial de ciclocrosse! Wout Van Aert e Thibau Nys completam o pódio”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A história do Ciclocrosse foi feita em Lievin! Mathieu van der Poel conquistou a vitória no Campeonato do Mundo de 2025, dominando absolutamente o pelotão desde a primeira volta para garantir um recorde de 7 campeonatos do mundo. A tão esperada luta entre Van der Poel e Wout van Aert nunca se concretizou, com o belga a ficar num distante 2º lugar.

Depois de um arranque frenético, foi o belga Toon Aerts que liderou na primeira curva. No entanto, não demorou muito para que a figura familiar de Mathieu van der Poel se colocasse na frente, tentando tirar o máximo partido do facto de Wout van Aert ainda não ter chegado à frente, depois de ter partido da 4ª linha. No final da primeira volta, Van der Poel já tinha conseguido abrir uma vantagem de 20 segundos sobre o 2º classificado Laurens Sweeck, com Van Aert a 46 segundos, em 16º.

Van Aert estava definitivamente a recuperar lugares, cruzando a linha no final da 2ª volta em 7º, mas quaisquer esperanças de uma camisola arco-íris já pareciam escassas, uma vez que Van der Poel continuava a acelerar, aumentando a sua vantagem para cerca de 45 segundos. No início da terceira volta, Van Aert juntou-se ao grupo de perseguição, que era composto pelos compatriotas Michael Vanthourenhout, Thibau Nys, Laurens Sweeck e Emiel Verstrynge, para além do holandês Joris Nieuwenhuis. Quando cruzaram a linha de meta no final da terceira volta, Van Aert atacou e conseguiu afastar-se do grupo perseguidor, tentando iniciar a sua ofensiva para reduzir a diferença de 46 segundos para Van der Poel.

Enquanto Van der Poel continuava a liderar sozinho, Van Aert e Nieuwenhuis travavam uma emocionante batalha pelo 2º lugar, trocando a vantagem a cada passagem pelas boxes. No entanto, na 5ª volta, Van Aert começou finalmente a livrar-se do holandês da sua roda traseira e a consolidar o seu 2º lugar. No final da volta, Nieuwenhuis tinha, no entanto, outra companhia belga, com Thibau Nys a juntar-se a ele na corrida pelo 3º lugar do pódio.

Com a medalha de ouro e a medalha de prata garantidas no final da sexta volta, com Van der Poel a passar a 1:01 de Van Aert, que, por sua vez, tinha 31 segundos de vantagem sobre Nieuwenhuis e Nys, a luta pelo bronze parecia ser o único lugar que faltava decidir. Com os dois líderes a conseguirem percorrer em segurança as últimas voltas, Mathieu Van der Poel sagrou-se campeão do mundo, Van Aert arrecadou a prata e Thibau Nys garantiu o bronze.

 

Top 10

 

1º VAN DER POEL Mathieu 1:02:44

2º VAN AERT Wout     0:45

3º NYS Thibau    1:06

4º NIEUWENHUIS Joris       1:15

5º VERSTRYNGE Emiel      1:53

6º AERTS Toon  1:56

7º VANTHOURENHOUT Michael 2:00

8º WYSEURE Joran   2:03

9º VAN DER HAAR Lars      2:09

10º SWEECK Laurens 2:28

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclocrosse/mathieu-van-der-poel-domina-e-faz-histria-ao-conquistar-o-7-ttulo-mundial-de-ciclocrosse-wout-van-aert-e-thibau-nys-completam-o-pdio

“Iuri Leitão sem espinhas no Trofeo Palma! Que grande ataque e que grande vitória do Vianense da Caja Rural”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Iuri Leitão, da Caja Rural - Seguros RGA, venceu a última corrida da Challenge de Maiorca 2025, negando a vitória aos sprinters com um incrível ataque tardio no Trofeo Palma.

Com um final de prova plano, a caminho dos últimos 30 quilómetros, apenas um ciclista tentava levar a melhor sobre as equipas de sprinter. Florian Lipowitz, da Red Bull - BORA - hansgrohe, estava na frente a solo, mas à medida que o pelotão começava a aumentar o ritmo e a meta se aproximava, as esperanças do alemão de conseguir uma vitória memorável pareciam escassas. A 20 quilómetros do final, a vantagem de Lipowitz já tinha caído para apenas 15 segundos sobre o grupo. Apesar de um esforço impressionante de Lipowitz, a 13 quilómetros do fim, o pelotão absorveu o alemão.

 

Resultados do Trofeo Palma 2025

 

Pos   Atleta         Equipa       Tempo

1º LEITÃO Iuri    Caja Rural - Seguros RGA   3:08:40

2º ANIOLKOWSKI Stanislaw         Cofidis       

3º BLIKRA Erlend        Uno-X Mobility   

4º MALUCELLI Matteo XDS Astana Team      

5º KANTER Max XDS Astana Team      

6º TURGIS Anthony    Team TotalEnergies    

7º WÆRENSKJOLD Soren Uno-X Mobility   

8º MACIAS Cear Petrolike   

9º GIRMAY Biniam      Intermarché-Wanty     

10º DAINESE Alberto  Tudor Pro Cycling Team      

11º DÉMARE Arnaud  Arkéa - B&B Hotels     

12º BOMBOI Davide   Unibet Tietema Rockets      

13º ZANONCELLO Enrico   VF Group - Bardiani CSF -Faizanè       

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com