quarta-feira, 9 de outubro de 2024

“Vasco Rodrigues, Diretor do IRONMAN Portugal: “Cascais é o cenário perfeito para este evento”


No próximo dia 19 de outubro, a cidade de Cascais vai acolher o 11ª edição do IRONMAN Portugal Cascais, um evento desportivo que inclui o teste Full IRONMAN e o IRONMAN 70.3.

Com inscrições esgotadas, e um aumento de participação internacional, esta prova consolidou-se como uma das mais importantes do calendário triatlético europeu, á conversar com Vasco Rodrigues, Diretor de Prova do IRONMAN Portugal Cascais, deu detalhes sobre os desafios e oportunidades de organizar um evento desta magnitude, bem como algumas dicas importantes para triatletas e espectadores.


 

“Cascais, um cenário ideal”

 

Vasco Rodrigues, faz parte da equipa de IRONMAN desde 2022, embora a sua ligação à prova de Cascais remonte à sua fundação em 2017, altura em que exerceu o cargo de diretor da competições do Federação Portuguesa de Triatlo. “Eu me considero sortudo por poder organizar tanto o IRONMAN como HOMEM DE FERRO 70.3 em um lugar como Cascais, ao mesmo tempo, é uma grande responsabilidade.


É difícil encontrar outro local no mundo mais adequado: estamos a apenas 20 minutos da capital, junto ao mar, com montanhas à nossa volta e rodeados de história, castelos, parques e museus.” “Além disso, Cascais é uma vila pequena, atraente e segura, onde a comunidade é muito hospitaleira, a Baia de Cascais é um anfiteatro natural para este tipo de eventos, algo que quem já presenciou o emocionante passeio pode confirmar.”

 

Mudanças no trajeto de ciclismo, mais segura e rápida

 

Este ano, o percurso de ciclismo sofreu algumas alterações significativas, destinadas a melhorar a segurança e a experiência dos triatletas. “As principais modificações respondem a questões de segurança e à atratividade do percurso.


Reiniciamos o segmento de ciclismo pela estrada do Guincho, permitindo um melhor ambiente paisagístico e maior fluidez nos primeiros 10 quilómetros, isso ajuda os triatletas a entrar no seu ritmo, e prepararem-se para os 25 quilómetros com mais curvas que se seguem". “Além disso, eliminamos uma parte do percurso de ida e volta mais sinuoso e substituímos por uma incursão maior em Lisboa, com uma avenida larga e plana que leva quase ao centro da capital, resumindo, o percurso será mais rápido, mais seguro e com melhor ambiente.”

 

Desafios como organizador

 

Quando questionado sobre os desafios de organizar um evento desta magnitude, Vasco Rodrigues respondeu claramente: “A palavra-chave é o 'desafio', e o mesmo é garantir que este evento corresponda ou supere as expectativas de todos aqueles que o escolheram como objetivo, felizmente, tenho uma excelente equipa e o apoio incomparável de Cascais, a junção das forças de segurança e a comunidade em geral, todos se esforçam para tornar tudo mais fácil e especial.”

 

Dicas para triatletas

 

Para quem vai participar da prova, Vasco Rodrigues oferece algumas dicas úteis para enfrentar a concorrência: “Minha sugestão é chegar cedo e aproveitar o evento na íntegra. Você trabalhou duro para estar aqui, então aproveite cada momento, na prática, será um dia longo, então prepare-se bem, lembrem-se que a natação está no Atlântico e a água estará fria. no ciclismo, os últimos 55 quilómetros de cada volta são planos, é aqui que o triatleta pode ir mais rápido. e a corrida, embora não tenha grandes declives, é sempre ondulada, o que acrescenta um desafio constante.”

 

Dicas para acompanhantes

 

Para espectadores e acompanhantes que desejam acompanhar a prova, Vasco Rodrigues disse: “O principal é que eles esqueçam o carro no dia do evento, Cascais é pequeno e estará cheio de triatletas e espectadores. a recomendação é que caminhe ou alugue bicicletas ou trotinetes, também é uma boa opção ficar no centro de Cascais, onde os triatletas passarão diversas vezes, as áreas de partidas, chegada e transição estão concentradas, para que possa aproveitar a corrida sem ter que se movimentar muito.”

 

Agradecimentos especiais

 

Finalmente, Vasco Rodrigues deixou agradecimentos especiais a uma pessoa chave para o do evento: “Quero fazer um agradecimento especial a Jorge Pereira, por ter a visão e a coragem de trazer este evento para Portugal e em Cascais, um município que recebe a prova como nenhum outro.”

“Conheça os vencedores do Campeonato Europeu de Mecânicos de Bicicleta”


Primeira edição do Campeonato de Mecânicos, foram os holandeses que levaram a melhor na disputa

 

A Shimano recebeu competidores de toda a Europa e, pela primeira vez, do Brasil, no Campeonato Europeu de Mecânicos de Bicicleta 2024, que aconteceu de 5 a 7 de outubro em Mechelen, na Bélgica. Foi um evento que uniu técnica e emoção, colocando em destaque os profissionais que cuidam diariamente das bicicletas, celebrando as habilidades indispensáveis no desempenho de um papel vital ao manter ciclistas de todo o mundo em atividade na bike.

Participantes de três diferentes lojas Shimano Service Center na Holanda, os mecânicos Jelmer Bijvang, Berend Bervoets e Kevin Smit foram os vencedores do primeiro Campeonato Europeu de Mecânicos de Bicicleta. Os competidores demonstraram destreza Técnica, trabalho de equipe, clareza na comunicação, habilidade em identificar e resolver complexos problemas de mecânica, impressionando os juízes durante a competição realizada no último fim de semana.

 

A competição

 

Com um número cada vez maior de bicicletas no mercado e uma demanda crescente por manutenção profissional de qualidade, a necessidade por mecânicos bem treinados e altamente qualificados nunca foi tão alta. E a Shimano está comprometida em melhorar a qualidade dos serviços para a bike, apresentando, na competição europeia, o expertise de mecânicos tanto da Europa, como de outros países.

As equipas da Holanda e Itália encontraram-se numa final emocionante que testou os seus conhecimentos, Kevin Smit, da loja Wielercentrum Bruggemann em Ede, na Holanda e Jelmer Bijvang, que trabalha na loja Zwolle em Scholten Fietsgoed, estavam exultantes após saberem do resultado final, “Numa palavra? Sensacional! Nós vencemos mesmo,” disse Kevin. “Conseguimos! Viemos aqui para isso e conseguimos,” concluiu Jelmer.

O técnico da equipa holandesa e gerente da loja conceito da Shimano Benelux, Kenny van Hummel, também comentou: “Fiquei realmente impressionado com os nossos rapazes no Campeonato de Mecânicos realizado este fim de semana, para mim o destaque ficou por conta da habilidade deles em balancear rapidez e precisão, conseguiram evoluir bem pelas tarefas apresentadas, sempre comprometidos, focando em cada passo e detalhes dos desafios impostos estes últimos dias foram muito emocionantes, fiquei bem orgulhoso do trabalho da nossa equipa”.

 

Bastidores do Campeonato de Mecânicos

 

Vindos de 14 países diferentes, os mecânicos profissionais que participaram nesta prova em Mechelen, enfrentaram uma série de desafios técnicos, elaborados para colocar em prática as suas habilidades e conhecimentos específicos de manutenção e serviços na bicicleta.

Foram sete desafios extremamente exigentes enfrentados pelos competidores, com múltiplas tarefas, que cobriram uma ampla gama de habilidades na manutenção de bicicletas, incluindo:

Configuração do Sistema de marchas: Instalar um pedal SHIMANO CUES, escolher e instalar um cassete compatível com o sistema de transmissão CUES, ajuste fino dos câmbios dianteiro e traseiro utilizando a plataforma E-TUBE PROJECT Cyclist para customizar os botões de troca de marchas do SHIMANO ULTEGRA Di2.

Manutenção de rodas: Manutenção de freehub, substituição do corpo de um freehub e execução de sangria de freio.

Shimano E-Bike Systems: Instalar um motor SHIMANO EP5 montando as coroas corretas no pedal, e utilizar o E-TUBE PROJECT Professional para diagnosticar os ‘erros’ que a bateria apresentou.

Manutenção de Cubo das rodas: Desmontar, limpar e montar novamente um cubo de marchas interna SHIMANO NEXUS.

 

Aumentando a conscientização

 

Através de uma extensa rede de mais de 2.000 lojas Shimano Service Centers no mundo todo, a Shimano se posiciona como um parceiro essencial na indústria da bicicleta, oferecendo treino, manutenção altamente qualificada e conselhos aos clientes.

 

Mecânicos do futuro

 

Essa competição demonstrou que a profissão de mecânicos de bicicleta é uma carreira do futuro, ainda mais se levarmos em conta que o aumento na utilização de bicicletas pode desempenhar um papel fundamental no combate às alterações climáticas reduzindo a poluição atmosférica e o congestionamento nas cidades, em todo o mundo, as cidades continuam a realizar mudanças para promover o ciclismo, e a demanda por mecânicos profissionais habilidosos vai simplesmente aumentar, e a Shimano lidera quando o assunto é oferecer educação técnica e treinamentos necessários para atender essa demanda.

 

Países na competição:

 

Áustria

Bélgica

Brasil (Convidado especial)

Republica Tcheca

França

Alemanha

Hungria

Itália

Holanda

Portugal

Eslováquia

Espanha

Suíça

Reino Unido

“Tadej Pogacar, Remco Evenepoel e Primoz Roglic confirmados na II Lombardia”


A quinta e última clássica Monumento da época será disputada este sábado dia 12 de outubro, com Tadej Pogacar a tentar a sua quarta vitória seguida

 

A Il Lombardia edição de 2024, será a última clássica monumento da época, a ser disputada este sábado dia 12 de outubro, com a 118ª edição da prova a ter partida em Bergamo e a chegada a Como, com 252 quilómetros de trajeto, com 8 subidas icónicas no mesmo, entre elas estão as escaladas de Ghisallo, Colma di Sormano e San Fermo della Battaglia antes da linha de chegada.

Depois de uma época dos sonhos, o ciclista esloveno Tadej Pogacar da equipa da UAE Team Emirates que venceu a Tríplice Coroa em 2024, ao vencer o Giro d’Itália, o Tour de França e o Mundial de Estrada, vencendo a clássica em 2021, 2022 e 2023, podendo fazer ainda mais história, caso consiga mais uma vitória, consegue empatar com quatro vitórias com Alfredo Binda e iguala o rei da Lombardia, o lendário Fausto Coppi, que conseguiu vencer a “Clássica das Folhas Mortas” em cinco edições, quatro delas consecutivas, entre 1946 e 1949.


Se Tadej Pogacar conseguir vencer com a camisola do arco-íris, consegue assim entrar para o seleto clube de ciclistas que venceram na Lombardia usando a camisola, num elenco com apenas sete ciclistas, são eles Paolo Bettini, Alfredo Binda, Tom Simpson, Eddy Merckx, Felice Gimondi, Giuseppe Saronni e Oscar Camezind.

Porem, entre os adversários vão estar o belga Remco Evenepoel da equipa da Soudal QuickStep, outros dois ouros olímpicos e ainda o ouro no Mundial no contrarrelógio, e Primoz Roglic da equipa da Bora Hansgrohe, que ficou em terceiro em 2023 e recente vencedor da Vuelta a Espanha.

 

O percurso de 2024

 

Com o percurso desta edição a começar em Bergamo, seguindo em direção a Val Seriana com um pequeno percurso plano, antes de enfrentarem os ciclistas uma série de subidas nos Pré-Alpes ao redor da cidade, o Forcellino di Bianzano de Valle Rossa, a subida Ganda, o Colle di Berbenno e Valpiana, onde se juntam sem fôlego, concluindo assim a primeira série de subidas que cobrem mais de 50% da diferença total de altitude da prova.

Após uma curta planície que vai conduzir os ciclistas à zona do Lago de Como que sobe de Lecco a Onno, os mesmos enfrentam a clássica subida em direção a Asso (“o Onno”) e daí o Ghisallo pelo lado menos difícil, após isso, vem uma descida até Bellagio com o percurso a seguir ao longo da costa até Nesso, a partir dai inicia-se a subida mais difícil da prova, de Nesso a Colma di Sormano, com 13 quilómetros com inclinações que podem atingir até 11%, com uma estrada às muitas vezes estreita, e imensas curvas fechadas.

Será uma descida muito rápida e perigosa, com curvas fechadas, que terminam em Maglio, com uma parte ligeiramente em declive, com os ciclistas a chegarem a Como, onde os ciclistas vão ter o desafio final, o San Fermo della Battaglia com 397 metros, antes da descida final, até à meta, com a inclinação a girar em torno de 7%, no máximo de 10%.

“Jovens portugueses encantados com intercâmbio em Roma sobre triatlo”


“Encantados” com o programa e com os cinco dias que passaram em Roma. Foi assim que os três jovens portugueses que participaram no Eutriweek, um programa de intercâmbio desportivo aplicado ao triatlo, voltaram a casa depois de uma experiência única na capital italiana

Afonso Silva, Diana Bernardes e Miguel Silva, participaram no programa na sequência das candidaturas abertas pela Federação de Triatlo de Portugal aos clubes interessados. O Clube Best respondeu ao desafio e levou os jovens a Roma onde, entre 1 e 5 de Outubro, tiveram sessões de treino, visitaram o centro histórico, tiveram formação sobre antidoping e ética no desporto, participaram numa prova de aquatlo e foram voluntários na Taça do Mundo de Roma para atletas de elite.

“Foi uma iniciativa muito importante, um fantástico projeto e muito bem articulado. Deu oportunidade às delegações participantes para terem momentos de partilha, os treinadores trocam as suas experiências e apresentaram realidades muito diferentes.


Fizeram-se amizades, partilharam-se contatos e abriram-se janelas de oportunidade para intercâmbios futuros. Os jovens vieram encantados, tiveram a oportunidade de conviver, treinar e conhecer outras realidades. Senti um orgulho extra por representarem o seu país e o seu clube numa atividade formativa internacional “, explica Nuno Pereira e Silva, do Best.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com