sexta-feira, 21 de junho de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Romain Bardet anuncia fim da carreira em estrada em 2025”


Bardet é o ciclista francês de maior sucesso no Tour nos últimos anos, com três vitórias em etapas, além de dois pódios e outros cinco top 10, em 10 participações

 

Foto: Lusa

O francês Romain Bardet vai terminar a sua carreira no ciclismo de estrada em junho de 2025, no Critério do Dauphiné, anunciou hoje a equipa dsm-firmenich, com a qual prolongou contrato por alguns meses.

Bardet, de 33 anos vai disputar a partir do próximo dia 29 a sua última Volta a França, corrida em que foi segundo classificado em 2016 e terceiro no ano seguinte.

"2024 será a última temporada completa de estrada para Romain. Em 2025, a dsm-firmenich e Romain participarão no Giro e, a seguir este fará a sua última corrida do ‘World Tour’, durante o Critério do Dauphiné, uma corrida no seu país, à qual está particularmente ligado”, informou a equipa neerlandesa, em comunicado.

O francês, cujo contrato com a dsm-firmenich termina no final de 2024, vai dedicar-se a um “novo desafio” sob as cores da equipa, para a disciplina ‘gravel’, tendo como objetivo a participação no Mundial de 2025 da especialidade, marcado para Nice, em França.

Bardet é o ciclista francês de maior sucesso no Tour nos últimos anos, com três vitórias em etapas, além de dois pódios e outros cinco top 10, em 10 participações.

“Foi uma dor de cabeça saber se queria continuar na equipa ou parar de vez. Não tinha a certeza se queria continuar a pedalar, mas sinto que ainda posso realizar coisas e almejar bons resultados com a equipa”, fez saber Bardet, em comunicado.

Fonte: Sapo on-line

“António Morgado e o primeiro título nacional em Elites: «Estou feliz com a época que estou a fazer»”


Ciclista da UA Team Emirates não escondeu satisfação pela conquista, depois de na época passada ter arrecadado o cetro em Sub-23

 

Por: Lusa

Foto: João Fonseca Photographer/FP Ciclismo

O ciclista António Morgado (UA Team Emirates) mostrou-se esta sexta-feira satisfeito pelo primeiro título nacional em Elites, no contrarrelógio, que se disputou em Santa Maria da Feira, depois de na época passada ter arrecadado o cetro em Sub-23.

O ciclista de 20 anos foi o mais rápido nos 32,6 quilómetros de um percurso com partida e chegada no Europarque, numa prova em que o pódio ficou completo com o segundo lugar de Ivo Oliveira, seu colega de equipa, e com o terceiro de Rui Costa, da EF Education-EasyPost.

O ciclista das Caldas da Rainha admite que a sua "potência esteve descalibrada", numa "prova com muito significado, por se tratar do primeiro título nacional em Elites".

"Percebi que os meus números iam errados ao longo da prova e estava a ficar desmotivado com a potência, mas acabei por vencer", disse António Morgado.

O ciclista luso mostrou-se também "feliz" pela época que está a realizar.

"Estou feliz com a época que estou a fazer. O World Tour tem-me corrido bem em alguns momentos, outras vezes não, mas sinto-me bem. Tenho sempre as expectativas altas. Ninguém me consegue meter pressão, mas quero ser sempre melhor", frisou.

O seu colega de equipa, Ivo Oliveira, que terminou no segundo lugar, recorda o período difícil no final de maio, quando sofreu uma intervenção cirúrgica na mão direita, congratulando-se pelo regresso à competição.

"Estou muito satisfeito. Há 20 dias, estava no bloco operatório, não sabendo se ia competir nesta altura. Fiz o sacrifício de treinar, para estar aqui e concluir a prova em bom nível", afirmou.

Ivo Oliveira sublinhou ainda que António Morgado "merece imenso [o título] por tudo o que tem feito este ano".

"É um miúdo com muito talento e perder para ele deixa-me contente, porque ficou na equipa e ele foi o melhor", disse Ivo Oliveira.

Os campeonatos nacionais de estrada prosseguem no sábado e no domingo com as provas de fundo. A partida e a chegada acontecem no castelo de Santa Maria da Feira.

Fonte: Record on-line

“Sabgal / Anicolor Rafael Reis é o 4.º classificado no Contrarrelógio de Elite do Campeonato Nacional”


Fotos: João Fonseca Photographer

Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, foi hoje o 4.º classificado em Santa Maria da Feira, no Contrarrelógio dos Campeonatos Nacionais, categoria de Elite, especialidade que tem António Morgado (UAE Team Emirates) como o novo Campeão Nacional. Por seu turno, também em Elite, José Sousa foi o 8.º mais rápido e em Sub-23 Gabriel Baptista fez a sua estreia com um 8.º lugar, revelando bom desempenho.  


Foi ainda da parte da manhã que Gabriel Baptista disputou a sua Prova de Contrarrelógio Sub-23, ano de estreia neste escalão. Concluiu na 8.ª posição, após percorrer os 21,6 km de percurso em 29m00s. Gastou mais 01m18s do que o novo Campeão Nacional de Contrarrelógio, Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon).  

Por seu turno, de tarde Rafael Reis, um dos favoritos, teria de enfrentar alguns dos melhores na sua especialidade. O percurso, em redor do Europarque, era quase todo plano, endurecido por alguns pequenos topos e pelo vento. Os três primeiros classificados foram os únicos a cumprir o percurso em menos de 40 minutos, sendo Rafael Reis o 4.º mais veloz. 


“O Campeonato Nacional de Contrarrelógio é sempre um esforço bastante exigente. Para Gabriel foi a sua primeira experiência no escalão Sub-23, acabou por ter um bom desempenho. Em Elites, Rafael Reis teria de se bater com os melhores e é claro que é sempre difícil lutar pelo pódio, mas assim o fizemos. Acabou por ser 4.º classificado, é um lugar onde ninguém gosta de ficar, porque ficámos à porta do pódio, mas o Rafa deu o seu melhor e mais uma vez mostrámos que podemos estar entre os melhores no contrarrelógio. Posso dizer que o dia de hoje foi um bom resultado para a equipa”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor. 


Amanhã os Sub-23 disputam a Prova de Fundo, com Gabriel Baptista a representar a Sabgal / Anicolor. Pela frente vai ter 144,3 km, uma volta por várias freguesias de Santa Maria da Feira, com 45,3 km, antes de cumprir cinco voltas completas ao circuito do Castelo. O início será às 15H30 e o final está previsto para as 19H17. O Castelo de Santa Maria da Feira vai receber a partida e a chegada. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA 

CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL:  

SUB-23: Europarque, SM Feira – Europarque, SM Feira» 21,6 km  

CLASSIFICAÇÃO – CRI – SUB-23 MASCULINOS 


 

1.º Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), 27m41s752 

2.º Noah Campos (GI Group Holding - Simoldes - UDO), a 27s554 

3.º Pedro Pinto (Efapel Cycling), a 51s678 

8º Gabriel Baptista (Sabgal / Anicolor), a 01m18s731 

 

ELITES: Europarque, SM Feira – Europarque, SM Feira» 32,4 km 

CLASSIFICAÇÃO – CRI – ELITES MASCULINOS 


 

1.º António Morgado (UAE Team Emirates), 39m32s 

2.º Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), 39m49s 

3.º Rui Costa (EF Education-EasyPost), 39m59s 

4.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), 40m56s 

8.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), 42m09s 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing



“Campeonato Nacional de Estrada/António Morgado estreia-se em Nacionais de elite com título”


Por: José Carlos Gomes

António Morgado (UAE Team Emirates) sagrou-se hoje campeão nacional de contrarrelógio na categoria de elite, impondo-se na prova de 32,4 quilómetros, disputada em Santa Maria da Feira.

O percurso, em redor do Europarque, era quase todo plano, endurecido por alguns pequenos topos e pelo vento. Estreando-se entre a elite, apesar de ainda poder competir em sub-23, António Morgado era uma das grandes incógnitas da tarde.


O corredor das Caldas da Rainha, todavia, não defraudou aqueles que lhe prognosticavam o triunfo. Foi o mais rápido em todos os pontos intermédios, embora com um desempenho desigual.

“O medidor de potência não devia estar bem calibrado. A meio da prova não estava a gostar dos números que estava a conseguir e decidi ir por sensações”, conta o novo campeão nacional. O testemunho parece bater certo com os registos nos pontos intermédios. António Morgado fez 13m12s no primeiro segmento de prova, registou 13m19s no segundo e “voou” em 13m01s no último troço, parando o cronómetro em 39’32’’225.


Não se pense, contudo, que foi uma vitória fácil. Ivo Oliveira, colega de equipa de Morgado, deu luta ao segundo ao longo de todo o percurso, terminando na segunda posição, a 16,788 segundos. Rui Costa (EF Education-EasyPost) fez uma prova em crescendo, melhorando a cada setor do contrarrelógio, terminando na terceira posição, a 27,209s do vencedor. Foram os únicos três ciclistas a cumprir o percurso em menos de 40 minutos.


“Não estava à espera de ganhar, mas estou muito feliz. A última semana foi complicada, porque caí na Volta à Eslovénia e ainda estou cheio de dores no lado esquerdo do corpo, também um bocado constipado, mas agora vamos seguir em frente. No domingo iremos correr como equipa e faremos o nosso melhor”, afirma António Morgado, em resposta à pergunta sobre o que podemos esperar dele na prova de fundo para elite, no próximo domingo.


Na tarde hoje correu-se também o Campeonato Nacional de Contrarrelógio em paraciclismo, tendo sido coroados 12 corredores:

 

Campeões Nacionais de Contrarrelógio

 

B: André Dias e Bernardo Magina

C2: Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo)

C3: Paulo Teixeira (Clube BTT Matosinhos)

C4: Ângelo Correia (Academia Efapel de Ciclismo)

C5: Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo)

D: João Marques

H1: Miguel Castro (Europcar Associação Salvador)

H2: Luís Jejum (Europcar Associação Salvador)

H3: João Pinto (Mirachoro Hotels/Centro de Ciclismo de Portimão/Churrasqueira Guerreiro)

H4: Flávio Pacheco

H5 Masculino: Luís Costa

H5 Feminina: Felismina Gomes (Europcar Associação Salvador)


O programa do Campeonato Nacional de Estrada prossegue, em Santa Maria da Feira, neste sábado. Às 9h30 será dada a partida para a prova de fundo feminina, integralmente disputada no circuito de 19,8 quilómetros, com início e final no Castelo da Feira. O pelotão de elite sub-23 vai completar 99 quilómetros (cinco voltas), as juniores vão percorrer 79,2 quilómetros (quatro voltas), enquanto as cadetes e as masters vão completar59,4 quilómetros (três voltas).

À tarde será a vez dos sub-23 masculinos, que partem às 15h30 para completar 144,3 quilómetros. Darão uma volta por várias freguesias de Santa Maria da Feira, com 45,3 quilómetros, antes de cumprirem cinco voltas completas ao circuito do Castelo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo



“João Almeida confirmado no elenco da UAE Emirates para o Tour'2024: «Estou muito orgulhoso»”


Ciclista português estreia-se na prova francesa

 

Por: Lusa

Tadej Pogacar, vencedor da Volta a França em 2020 e 2021, vai contar com o português João Almeida no apoio à candidatura ao terceiro triunfo do esloveno na 111.ª edição do Tour, anunciou esta sexta-feira a UAE Emirates.

Almeida, o britânico Adam Yates, os espanhóis Juan Ayuso e Marc Soler, o francês Pavel Sivakov, o belga Tim Wellens e o alemão Nils Politt são os gregários de luxo de Pogacar, para tentar reconquistar a Grande Boucle, cuja edição de 2024 vai ser disputada entre 29 de junho e 21 de julho.

Depois dos dois triunfos, cuja sequência foi interrompida pelas duas vitórias de Jonas Vingegaard, que, apesar da violenta queda sofrida em abril, confirmou a sua presença no Tour, Pogacar, segundo em 2022 e 2023, procura o terceiro título, mas também a dobradinha Giro-Tour, alcançada pela última vez por Marco Pantani, em 1998.

"Vai ser o meu quinto Tour e mal posso esperar por começar. A preparação tem corrido lindamente desde que venci o Giro. Passámos muito tempo a treinar juntos em altitude e estamos impacientes para começar a lutar pela vitória", afirmou Pogacar, citado pela equipa.

Em dezembro de 2023, a UAE Emirates já tinha anunciado os oito eleitos para a Volta a França, confirmados esta sexta-feira.

Esta vai ser a primeira participação de João Almeida na Volta a França e a sua sétima grande Volta, depois de quatro presenças no Giro, com o terceiro lugar em 2023, os quartos em 2020 e a desistência em 2022, e duas na Vuelta, na qual foi quarto em 2022 e nono em 2023.

"É o meu primeiro Tour, o que é entusiasmante e estou orgulhoso de estar lá como parte de uma equipa muito forte e com grandes ambições na corrida. A Volta à Suíça foi um bom reforço para a confiança e uma confirmação de que as condições são boas e que estamos preparados para fazer coisas boas", afirmou João Almeida, igualmente citado pela UAE Emirates.

Já este ano, o corredor natural das Caldas da Rainha, de 25 anos, foi segundo na Volta a Suíça, atrás do também selecionado Adam Yates.

"Nós sabemos o que temos de fazer para apoiar o Tadej a chegar à vitória", assegurou o britânico, terceiro na edição de 2023 do Tour, na sua sétima participação na corrida francesa.

A edição de 2024 da Volta a França em bicicleta começa na cidade italiana de Florença, em 29 de junho, e termina, excecionalmente, três semanas depois, fora da capital francesa, em Nice, pela primeira vez na história, devido à realização dos Jogos Olímpicos Paris'2024.

Fonte: Record on-line

“Chris Froome excluído da equipa Israel-Premier Tech para o Tour'2024”


Ciclista britânico de 39 anos volta a falhar uma grande volta

 

Por: Lusa

O britânico Chris Froome, quatro vezes vencedor da Volta a França em bicicleta, foi, tal como em 2023, excluído pela sua equipa Israel-Premier Tech dos oito corredores que vão partir na sexta-feira para a 111.ª edição da corrida.

Michael Woods, vencedor no alto do Puy-de-Dôme no ano passado, também não consta nos eleitos da formação israelita, que vai ser liderada por outro canadiano, Derek Gee, terceiro no Critério do Dauphiné, e pelo britânico Stephen Williams, vencedor da Flèche Wallonne.

Mais do que a classificação geral, a Israel-Premier Tech aposta em vitórias em etapas, segundo o diretor desportivo Steve Bauer, que escolheu ainda o alemão Pascal Ackermann, o britânico Jake Stewart, o dinamarquês Jakob Fuglsang, o letão Krists Neilands, o britânico Jake Stewart e os canadianos Hugo Houle e Guillaume Boivin.

Apesar de ter vencido o Tour em 2013, 2015, 2016 e 2017, a ausência de Froome, de 39 anos, não constitui uma surpresa, dadas as dificuldades em voltar ao destaque que conseguiu após o acidente que sofreu no Dauphiné de 2019.

Na última grande Volta que disputou, em 2022, Froome não foi além do 113.º lugar da Vuelta, que venceu em 2011 e 2017, já depois de ter desistido na Grande Boucle nesse ano.

Fonte: Record on-line

“João Matias e Delmino Pereira no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal Guimarães, 24 de junho de 2024”


O ciclista minhoto João Matias e Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, são as confirmações mais recentes para a 14.ª edição do Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal" que se realiza, em Guimarães, no próximo dia 24 de junho.

João Matias e Delmino Pereira juntam-se aos também confirmados Iúri Leitão, Tiago Machado e Cândido Barbosa. O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal, promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, é uma iniciativa de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro) com possibilidade de inscrição no Passeio, Mini-Passeio e Trilho de BTT inscrições em www.acm.pt . A iniciativa terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini-passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".


João Matias divide a sua carreira de ciclismo de estrada com a de pista, sendo um dos atletas desta última vertente com mais provas a nível nacional e internacional ao serviço da seleção nacional, atingindo o ponto mais alto com a conquista do título de Vice-Campeão da Europa de Eliminação em 2021. João Matias é oriundo de uma das melhores academias de ciclismo de Portugal, ACR Roriz (Barcelos) - um projeto que viu a luz com o seu progenitor, Prof. Matias – sendo atualmente ciclista profissional da Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua.

Delmino Pereira, presença habitual no Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", cumpre o seu último mandato enquanto Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, sendo também Vice-Presidente da UEC – União Europeia de Ciclismo, depois de uma carreira desportiva que começou e terminou no Boavista, clube que representou ao longo da sua carreira entre 1988 e 2001.

A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.


Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini-Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida termina o Mini-Passeio.

O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escola de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes nos diversos trilhos de BTT que circundam Guimarães.

Nas edições anteriores o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015), fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e integrou o programa do Centenário do Vitória Sport Clube.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP Agency, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Viamaris, Desincoop, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium Automotive, Guimarpeixe, JopeDois e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Campeonato Nacional/Daniela Campos sagra-se Campeã Nacional de Contrarrelógio”


Por: Vasco Moreira

Daniela Campos (Eneicat - CMTeam - Seguros Deportivo) é a nova Campeã Nacional de contrarrelógio, depois de ter vencido a prova da elite feminina, durante a manhã desta sexta-feira, no Europarque de Santa Maria da Feira.

A jovem ciclista lusa de 22 anos, que representa a Eneicat - CMTeam - Seguros Deportivo, completou as duas voltas ao percurso (21,6 km) em 30”50’853. Ana Caramelo (Matos Mobility - Flexaco Cycling Team) foi segunda, a 43,576s, e Vera Vilaça (DAS - Hutchinson - Brother - UK) completou o pódio, a 1”12’619.


“Estou bastante satisfeita porque era um dos grandes objetivos que eu tinha para esta época. Uma vez que não pude defender o meu título no ano passado, sinto-me bastante feliz por ter a oportunidade de voltar a vestir a camisola de Campeã Nacional”, destacou Daniela Campos após conquistar o título.

Nos sub-23 masculinos, Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) é o novo campeão nacional de contrarrelógio, depois de completar os 21,6 quilómetros em 27”41’752. O pódio ficou completo com Noah Campos (GI Group Holding - Simoldes - UDO), segundo a 27,554s, e Pedro Pinto (Efapel Cycling), terceiro a 51,678s.


“Estou bastante contente. Era um título que queria há bastante tempo. Tenho medalhas de segundo lugar no contrarrelógio desde os cadetes e finalmente consegui o título. É muito importante para mim. Não era um percurso fácil e as sensações não têm sido as melhores na última semana, mas é muito bom vir aqui conquistar o título e dá-me motivação para a prova de fundo”, referiu Gonçalo Tavares após o contrarrelógio.



As masters foram as primeiras a entrar em prova, percorrendo uma volta ao percurso de 10,5 quilómetros. Em masters 30, destacou-se Patrícia Rosa (Tavira/Extremosul/SCFarense), com 17"44'714, seguida de Nádia Mendes (BTTGARDUNHA/FUNDÃO/CREATE), segunda a 10,266s, e de Liliana Silva (Academia Ciclismo do Alto Minho), terceira a 34,986s.

Já em masters 40, venceu Raquel Santos (Vertentability Cycling Team), com 17"37'790. Sónia Rodrigues (Tavira/Extremosul/SCFarense, a 14,053s, e Ana Valido (ACD Milharado/Escola Ciclismo Manuel Martins), a 34,847s, completaram o pódio. Finalmente, em masters 50, festejou Filomena Gomes (GRJA/ GFK), ao fim de 17"43'477, à frente de Rosa Marques (Academia Ciclismo do Alto Minho), a 15,632s, e Leontina Palhas (Vertentability Cycling Team), a 2”11’517.


Os Campeonatos Nacionais de Estrada, recorde-se, decorrem entre esta sexta-feira e domingo, em Santa Maria da Feira. Ainda esta tarde, irá disputar-se o contrarrelógio de Paraciclismo e da Elite Masculina, estando as provas de fundo reservadas para sábado e domingo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo




Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com