quinta-feira, 14 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“XVIII Semana Europeia de Cicloturismo (SE) da União Europeia de Cicloturismo”


Vila Pouca de Aguiar, Portugal - de 29 de junho a 6 de julho de 2024

 

Quem somos

Dedicada a organizar, desenvolver e promover o cicloturismo em todas as suas vertentes na Europa, a União Europeia de Cicloturismo (UECT) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2002 na França. A UECT é um ponto de encontro, intercâmbio e colaboração entre as federações e as associações europeias de cicloturismo.

Junto com os seus parceiros, desenvolvendo o turismo individual e cultural, a UECT contribui para a proteção das paisagens, locais turísticos, natureza e meio ambiente, garantindo a proteção do património e o respeito dos pessoas que vivem na Europa.

Entre os eventos da UECT, o mais importante é sem dúvida, a Semana Europeia de Cicloturismo, em paralelo com as Actividades dos Jovens Cicloturistas europeus. Estes dois eventos realizam-se todos os anos num país europeu diferente, permitindo descobrir esse país em bicicleta

Sinta-se livre para visitar o nosso site. É uma verdadeira fonte de informações sobre eventos de cicloturismo na Europa, sob a égide do UECT.

Vemo-nos em breve nas estradas da aventura europeia.

 

Informações e inscrições em:

 

https://sect24.cyclinportugal.pt/ ou https://uect.org/pt/component/uect ou https://uect.org/pt/

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua rumo à Clássica da Arrábida”


Domingo, 17 de Março, irá decorrer a sétima edição da Clássica da Arrábida, corrida 1.2, que irá contar com 16 equipas, doze portuguesas e quatro estrangeiras, onde a equipa Tavfer-Ovos Matinados- Mortágua irá alinhar com 7 corredores.

A prova compreenderá 174,1 quilômetros ao longo dos 3 conselhos da serra da Arrábida. Pela formação de Mortágua irão Gonçalo Carvalho; Ángel Sanchéz; Bruno Silva; Rafael Barbas; Francisco Morais e António Barbio.

A partida será dada na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, marcada para as 11h30. O percurso inclui três prémios de montanha, todos de terceira Sesimbra (km 141,8) e por último a apenas 11 quilómetros da meta, no Alto das Necessidades (km 164).  A chegada está prevista para as 15h43, na Avenida da Liberdade, em Palmela.

Gustavo Veloso, diretor desportivo afirma Domingo vamos até à Arrábida, são 174,1 quilómetros num percurso muito exigente, com o final em Palmela com ligeira subida. Será mais uma presença numa prova internacional onde os nosso atletas vão dar o seu melhor, tentando sempre orgulhar os nossos patrocinadores”.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“MILÃO-SANREMO o primeiro monumento de ciclismo da temporada a não perder este sábado no Eurosport”


A 115ª edição da corrida italiana vai para o ar no Eurosport 2, este sábado, a partir das 8:560 horas, numa emissão maratona com uma duração superior a 7 horas. Os comentários da prova ficam a cargo de Paulo Martins, Olivier Bonamici, Gonçalo Moreira e José Azevedo

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

A Warner Bros.Discovery (WBD) garante a cobertura de mais de 1.000 corridas esta temporada que representam 300 dias de ação.

É já este sábado, 16 de março, que se realiza a icónica corrida Milão – Sanremo, o primeiro “Monumento” de ciclismo da temporada, e os fãs da modalidade vão poder acompanhar toda a ação em direto no Eurosport ao longo de emissão “maratona” de sete horas e meia recheada de muita emoção.

Conhecida como a “Clássica da Primavera”, a Milão – Sanremo é uma prova de apenas um dia ligando as duas cidades italianas ao longo de quase 300 quilómetros e uma das mais importantes clássicas do calendário. Este ano e pela segunda vez em 115 edições a corrida não começa em Milão e tem início em Pavia, uma localidade nos arredores a cerca de 46 quilómetros de distância.

Os ciclistas deixam o frio do Norte, rumo a Sul, para Sanremo, cidade situada na costa da Ligúria, que acolhe o festival da canção italiana. Pelo caminho, o pelotão passa por locais icónicos como o Passo del Turchino e zonas de ascensão decisivas como Cipressa ou o Poggio di Sanremo.

Nos últimos anos registaram-se triunfos de Mathieu van der Poel (2023), Matej Mohoric (2022), Jasper Stuyven (2021), Wout van Aert (2020), Julian Alaphilippe (2019), Vincenzo Nibali (2018) ou Michal Kwiatkowski (2017).


O primeiro “Monumento” da época conta, como não podia deixar de ser, com a presença das principais figuras do pelotão internacional e as melhores equipas do World Tour da UCI. O nome de Tadej Pogacar surge no topo da lista de favoritos à conquista da prova. Terá a concorrência feroz do compatriota Matej Mohoric, do dinamarquês Mads Pedersen, do suíço Marc Hirschi, do belga Jasper Philipsen ou do neerlandês Mathieu van der Poel. Este ano, a lista de inscritos não conta com qualquer ciclista português.

O comentador de ciclismo do Eurosport, Jens Voigt, antevê um grande duelo entre Pogacar e van der Poel. O Pogacar disputou a sua primeira corrida do ano na Strade Bianche e venceu de forma extraordinária. Na Milão - Sanremo, outro super-herói do ciclismo está agora a começar a sua temporada, o campeão do mundo. Por isso, se Pogacar pode vencer uma grande corrida mesmo depois de terminar o estágio de treino, então o Mathieu van der Poel também poderá fazer o mesmo.

Além disso, ele não é apenas o campeão mundial. Defende também o título na Milão-Sanremo. O Matej Mohoric é também um ciclista para ter em atenção e que acabou por não estar tão bem na Strade Bianche, mas ele é mais forte do que se imagina. O Mads Pedersen e o Jonathan Milan, da Trek-Lidl, já conquistaram vitórias e mostraram grandes desempenhos em corridas recentes. O Pedersen foi forte na Paris - Nice, em Milão na Tirreno - Adriático. Os dois agora podem “pedalar” juntos na Milão - Sanremo, um confronto duplo muito interessante.

O Pogacar tem uma certa paixão por recordes e história. Ele é um dos poucos ciclistas ativos que poderia vencer os cinco “Monumentos”. Ele já venceu a Volta a Flandres, a Liège -Bastogne - Liège e a Volta à Lombardia. A única prova que lhe falta é mesmo a Milão - Sanremo, onde ele já esteve perto de vencer, e a Paris - Roubaix, que será bastante difícil para ele. O Pogacar também quer ganhar o Giro d'Itália. Ele não tem medo dos grandes desafios. O grande duelo com van der Poel vai ser em Sanremo, mas o Mohoric pode destacar-se como como o terceiro elemento a poder sorrir nesta prova.

 

WARNER BROS. DISCOVERY A “CASA DO CICLISMO”

 

A Warner Bros. Discovery (WBD) garante a cobertura de mais de 1.000 corridas esta temporada que representam 300 dias de ação em direto, oferecendo aos fãs mais ciclismo do que nunca. No pacote incluem-se todas as provas masculinas e femininas do World Tour da UCI e todas as etapas das Grandes Voltas, todas as provas das World Series de BTT da UCI e os melhores eventos de ciclismo de pista, ciclocrosse e BMX. Isto para além, claro, das provas olímpicas nos Jogos de Paris 2024.

A WBD é a casa do ciclismo e oferece uma cobertura sem interrupções das corridas mais importantes do mundo através dos seus canais de televisão e plataformas de “streaming” com 4.000 horas em direto em 19 idiomas no Eurosport, bem como 500 programas produzidos localmente ao longo da temporada.

Não perca a Milão – Sanremo 2024, este sábado, 16 de março, em direto no Eurosport 2, a partir das 08:50h, numa emissão que promete muita ação. Os comentários à prova ficam a cargo da equipa de especialistas de ciclismo do canal Paulo Martins, Olivier Bonamici, Gonçalo Moreira e José Azevedo.

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com