quinta-feira, 25 de março de 2021

“O Tour de France de 2023 começará em Bilbao”


Por: José Morais

Foto: Arquivo Np

A Volta a França edição de 2023 vai partir de Bilbao, as negociações que estavam abertas há diversos anos, foi agora fechado o acordo com a organização, segundo informações do país Basco, serão 10 milhões de euros o investimento.

Vai ser oficializado pelo governo basco esta sexta-feira, com os deputados gerais de Biscay, Gipuzcoa e Alava, neste acordo está a ideia de alem da partida, sejam realizadas duas etapas no País Basco, passando pelos três territórios.

Com grande tradição ciclística, o País Basco receberá uma prova que é vista em mais de 190 países, e onde ciclistas da terra como Mikel Landa, Pello Bilbao, Omar Fraile, ou os irmãos Izagirre, pretendem mostrar-se em grande.

“Sram anuncia versão mais econômica do Eagle AXS”


Novo kit de upgrade GX AXS é opção eletrônica sem fio mais econômica do mercado com preço cerca de 1000 euros

 

Por: José Morais

Fotos: SRAM

A Sram revelou o novo grupo eletrônico da família AXS, sem fios. O GX AXS é a opção mais económica neste segmento e o kit de upgrade com transmissão traseiro a bateria, mudanças e carregador/cabo chega ao mercado por cerca de 1000 euros.


O kit é compatível com todo o ecossistema Eagle e permite uma forma económica para os donos de transmissão mecânicas do ecossistema Eagle ingressarem nas trocas de mudanças eletrônicas. O GX AXS conversa com todos Eagle, seja SX, NX, GX (mecânico), XO1 mecânico e AXS, além do top de linha XX1, nas versões mecânicas e AXS.

Segundo a empresa, o micromotor do câmbio e a bateria são os mesmos que equipam os “irmãos” mais velhos da linha XO1 e XX1. A bateria, por sinal é a mesma que equipa o canote retrátil Reverb.


O preço ao consumidor da transmissão traseiro GX1 (465 gramas, com bateria e capa) é 640 euros (sem a bateria) e o trocador (78 gramas, com bateria e abraçadeira) será vendido por 285 euros.

A suíça BMC não perdeu tempo e já anunciou o modelo Foustroke 01 equipados de fábrica com o novo grupo e preços a partir de 5.500 euros.

Para mais informações e detalhes pode consultar o site oficial da marca em: www.sram.com/en/sram/mountain/series/gx-eagle-axs

“João Almeida caiu para sétimo na Volta à Catalunha”


Esteban Chaves venceu a quarta etapa da prova

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O colombiano Esteban Chaves (BikeExchange) venceu esta quinta-feira, isolado, a quarta etapa da Volta à Catalunha em bicicleta, em que a equipa INEOS ocupa os primeiros três lugares da geral individual, relegando o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) para sétimo.

Chaves atacou na subida até à meta e chegou em primeiro, cumprindo os 166,5 quilómetros entre Ripoll e Port Ainé em 4:29.47 horas, sete segundos à frente do canadiano Michael Woods (Israel Start-Up Nation), segundo, e do britânico Geraint Thomas (INEOS), terceiro.

Na geral, Simon Yates continua líder, agora à frente de dois companheiros de equipa: o australiano Richie Porte é segundo, a 45 segundos, e Thomas é terceiro, a 49, por troca com João Almeida, que foi 13.º na etapa, a 25 segundos, e caiu para sétimo, agora a 1.07 minutos do líder.

Ainda assim, o português continua na liderança da classificação da juventude, com 28 segundos de vantagem para o australiano Lucas Hamilton (BikeExchange), segundo, e na geral individual está a três segundos do quinto e sexto classificados, e a quatro do quarto, o espanhol Alejandro Valverde (Movistar).

Com duas montanhas de categoria especial e uma outra de primeira categoria, o dia foi duro e, apesar dos esforços da fuga, não foi decidido entre os fugitivos, com os candidatos à vitória final a baterem-se, com a INEOS, que até tinha 'puxado' sozinha no pelotão durante grande parte do dia, a sair vencedora.

O prémio é um pódio preenchido com os 'grenadiers', num dia em que Chaves mostrou estar de volta à boa forma, regressando às vitórias após o 'jejum' em 2020.

O outro português em prova, Ruben Guerreiro (Education First-Nippo), segurou o 27.º posto da geral, ao cortar a meta no 35.º lugar

Na sexta-feira, o pelotão corre a quinta de sete etapas na Catalunha, com 201,1 quilómetros, entre La Pobla de Ségur e Manresa, num dia menos acidentado do que as duas últimas tiradas, mas, ainda assim, com uma subida de terceira categoria e uma de primeira, a caminho da meta.

Fonte: Record on-line

“Eurosport reforça oferta de ciclismo com as clássicas da Flandres”


No acordo com a Infront incluem-se clássicas icónicas como a Omloop Het Nieuwblad, Gent-Wevelgem, Dwars Door Vlaanderen, Volta a Flandres, Scheldeprijs, Brabantse Pijl, Brussels Cycling Classic e a Amstel Gold Race.

 

Por: Vasco Simões

O Eurosport e a GCN garantiram os direitos de transmissão das ‘Clássicas da Flandres’ na Europa e na Ásia a longo prazo reforçando a posição do canal como ‘A Casa do Ciclismo’. As sete provas (femininas e masculinas) incluídas nas ‘Clássicas da Flandres’ estarão à disposição do público, em exclusivo, no âmbito do acordo assinado e válido para os próximos quatro anos. Nele estão incluídos os direitos da Amstel Gold Race, bem como os da Omloop Het Nieuwsblad, que se realizou no final de fevereiro passado e foi emitida pelo Eurosport.

Deste modo, os fãs de ciclismo vão continuar a desfrutar de uma cobertura incomparável das clássicas flamengas em direto e a pedido nos canais e plataformas do Eurosport, bem na GCN +.

Guy Voisin, Diretor de Ciclismo do Eurosport: ‘Estamos constantemente à procura expandir e melhorar a nossa oferta de ciclismo aos fãs deste desporto. Estamos a adicionar mais corridas em direto ao nosso portfólio, pelo que temos o prazer de anunciar que continuamos a esforçar-nos para proporcionar a melhor cobertura das corridas masculinas e femininas de elite com o objetivo de atingir o maior público possível.

Vimos que esta nova temporada começou bem, com grandes e emocionantes compromissos no calendário que o público pode ver através dos nossos canais e plataformas. Este domingo com a Gent-Wevelgem temos uma nova oportunidade de desfrutar do melhor ciclismo com a narração e análise dos nossos especialistas.”

Amikam Kranz, Vice-presidente de Vendas e Operações de Media da Infront: ‘Esta série de corridas tem uma história muito rica e ocupa um lugar especial no calendário do ciclismo. Este novo acordo, que inclui a transmissão televisiva das provas é mais um passo em direção ao nosso objetivo de oferecer o melhor ciclismo a fãs do mundo inteiro.’

A oferta de ciclismo do Eurosport não cessa de crescer e conta já com mais de 200 eventos profissionais de estrada, de pista, de BMX e de ciclocrosse. Para além disso, as três ‘Grandes Voltas, os cinco ‘Monumentos’, os Campeonatos do Mundo e os Jogos Olímpicos fazem com que a ‘A Casa do Ciclismo’ emita mais de 2.500 horas de ciclismo em direto em 300 dias ao longo de 2021. Durante este mês de março, o Eurosport fez história ao emitir de forma continua e sem interrupções a Milão – Sanremo, o 1.º ‘Monumento’ da temporada.

 

Data-Chave das Clássicas de Flandres

 

• 28 de março - Gent-Wevelgem

• 31 de março - Dwars door Vlaanderen

• 4 de abril - Ronde van Vlaanderen (Volta a Flandres)

• 7 de abril - Scheldeprijs

• 14 de abril - Brabantse Pijl

• 18 de abril - Amstel Gold Race

• 28 de agosto - Brussels Cycling Classic

Fonte: Discovery Networks

“Seleção Nacional/João Marques sexto classificado na corrida por pontos”


Por: José Carlos Gomes

O português João Marques foi hoje o sexto classificado na corrida por pontos do Campeonato da Europa de Ciclismo de Estrada para Surdos, em Alanya, Turquia.

A prova, também conhecida como critério, desenrolou-se num circuito urbano de 1800 metros, cumprido 16 vezes pelos ciclistas. Destacaram-se três homens, que conseguiram dobrar o pelotão.

O eslovaco Adrian Babic foi o melhor, somando 91 pontos. Seguiram-se dois representantes da seleção da Rússia, Ivan Makarow, com 66, e Dmitriy Rozanov, com 49.

João Marques esteve entre os oito ciclistas que conseguiram pontuar. No entanto, por ter sido dobrado pelo trio dominador, concluiu a corrida com 17 pontos negativos, no sexto lugar.

O representante de Portugal já participou em três das quatro provas deste Campeonato da Europa. Foi quarto em velocidade, décimo no contrarrelógio e sexto na corrida por pontos. A participação termina no próximo domingo, dia da prova de fundo.

A corrida final inicia-se às 11h00. Os corredores vão enfrentar 77,7 quilómetros de uma prova quase sempre plana e junto á costa, mas que fará uma incursão por uma montanha, sensivelmente a metade do percurso, onde será, por certo, feita uma triagem de valores.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Circuito CAR Anadia e Prova de Abertura – Região de Aveiro”


Taça de Portugal Jogos Santa Casa abre época nacional de estrada

 

Por: José Carlos Gomes

A época nacional de estrada inicia-se no fim de semana de 10 e 11 de abril, na Região de Aveiro, com as duas primeiras provas pontuáveis para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

A abertura da temporada será, em 2021, dividida em duas corridas. No sábado, 10 de abril, corre-se o Circuito CAR Anadia, na freguesia de Sangalhos. Trata-se de uma prova exclusivamente destinada às equipas de clube, embora pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa.


Os corredores das equipas maioritariamente compostas por sub-23 vão percorrer 129 quilómetros, resultantes de seis voltas a um circuito de 17 quilómetros, no mesmo traçado utilizado em 2020 para a disputa da Prova de Reabertura.

O regresso do pelotão profissional à estrada está marcado para o dia seguinte, 11 de abril, data da Prova de Abertura – Região de Aveiro, também pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, com participação exclusiva das equipas continentais.

Será uma corrida de 172 quilómetros, com início em Aveiro e chegada em Anadia. O traçado, maioritariamente plano, cruza todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro. A subida de segunda categoria, em Talhadas, a 40 quilómetros da chegada, é o único ponto montanhoso e o maior obstáculo ao previsível predomínio dos roladores e dos velocistas.

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa irá contar com mais duas corridas, a Clássica Aldeias do Xisto, a 25 de abril, e a Volta a Albergaria, no dia 30 de maio.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo



Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com