quarta-feira, 8 de maio de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Giro: Benjamin Thomas ganha quarta etapa e Pogacar mantém liderança”


Pogacar, que lidera desde a segunda etapa, manteve a camisola rosa, com 46 segundos de avanço sobre o britânico Geraint Thomas

 

O francês Benjamin Thomas (Cofidis) venceu hoje a quarta etapa da Volta a Itália em bicicleta, com o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) a manter a liderança.

No final dos 178 quilómetros, entre Génova e Luca, Thomas venceu em 03:59.59 horas, o mesmo tempo do dinamarquês Michael Valgren (EF Education-EasyPost) e do italiano Andrea Pietrobon (Polti Kometa), segundo e terceiro, respetivamente, que fizeram vingar a fuga, com seis segundos de avanço para o pelotão.

Pogacar, que lidera desde a segunda etapa, manteve a camisola rosa, com 46 segundos de avanço sobre o britânico Geraint Thomas (INEOS) e 47 sobre o colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe).

Na quinta-feira corre-se a sexta etapa, num percurso de 180 quilómetros entre Viareggio e as termas de Rapolano, com alguns setores de terra, semelhantes aos da clássica Strade Bianche.

Fonte: Sapo on-line

“Ruben Guerreiro tem duas hérnias: «Tenho o meu ano e a minha carreira um pouco em risco»”


Recuperação, neste momento, "está muito, muito lenta", lamenta o ciclista

 

Por: Lusa

Foto: Reuters/Arquivo

Ruben Guerreiro tem a época em risco após terem-lhe sido detetadas duas hérnias nas costas, com o ciclista português da Movistar a temer até pela sua carreira, devido à "paragem muito grande" que está a enfrentar.

"Tinha previsto [estar n'] o Giro de Itália e foi por isso que fiz o calendário que fiz até abril, mas no Grande Prémio Miguel Induráin tive uma queda que me fez uma luxação no cotovelo, mas que não me impossibilitou de treinar ou fazer o meu dia a dia normal. Segui para Serra Nevada, para fazer a preparação para o Giro, mas na Serra Nevada realmente comecei a ter uma forte dor nas costas, na zona da lombar e da cervical", começou por revelar à agência Lusa.

O ciclista de Pegões Velhos (Montijo), de 29 anos, tinha somado resultados de relevo nas provas desta temporada, como o oitavo lugar n'O Gran Camiño, o nono na Clássica da Figueira, o 14.º no Tour Down Under e o 21.º no Paris-Nice, tendo mesmo concluído o GP Miguel Indurain na 23.ª posição, apesar da queda.

"Era uma dor realmente muito forte. Depois de exames feitos, foram detetadas duas hérnias. Os especialistas dizem que foi devido às várias quedas dos últimos anos", explicou.

A recuperação, neste momento, "está muito, muito lenta", lamenta o vencedor da classificação da montanha (e de uma etapa) da Volta a Itália de 2020.

"Tenho feito fisioterapia normal e o corpo não evolui. Realmente, as coisas têm sido muito difíceis para mim, porque tive algumas lesões e quedas e sempre foram fáceis de tratar e recuperar, e agora com as duas hérnias tenho vindo a ser impossibilitado de treinar, de fazer o meu dia a dia, porque requer uma paragem muito grande", disse à Lusa.

Campeão nacional de fundo em 2017, vencedor da Volta à Arábia Saudita no ano passado e da edição de 2022 do Mont Ventoux Dénivelé Challenge, Guerreiro está visivelmente desanimado com este novo revés numa carreira perturbada por lesões e quedas.

"Neste momento, posso dizer que tenho um pouco o meu ano em risco e a minha carreira também, porque, com esta idade e com o ciclismo atual, é difícil parar tanto tempo", concedeu.

Guerreiro, que cumpriu toda a sua carreira profissional em equipas do WorldTour, tem contrato com a Movistar até 2025 e está entre os pré-selecionados de Portugal para as provas de estrada dos Jogos Olímpicos Paris2024.

Fonte: Record on-line

“Pogacar recebeu ultimato da UCI... por causa dos calções”


Líder do Giro corrida o risco de ser expulso da prova

 

Por: Record

Foto: REUTERS

E se Tadej Pogacar fosse desqualificado do Giro? Não aconteceu, mas podia ter acontecido. Foi este o ultimato dado pela UCI ao líder do Giro caso ele não alinhasse com outros calções à partida para a quarta etapa.

O esloveno, por indicação da organização, alinhou nas etapas anteriores com uns calções de cor lilás, em alusão à homenagem que a prova quis fazer por ocasião do 75.º aniversário do trágico acidente de avião em Turim, que ficou conhecido por Superga e que vitimou 24 elementos do Torino.


Acontece que a cor dos calções era quase igual à camisola dos pontos.

Esta terça-feira, Pogacar alinhou com os calções pretos originais do equipamento da Emirates e tudo ficou sanado.

Na estrada, imperou a lei de Jonathan Milan (Lidl), vencendo ao sprint a quarta etapa.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Portugueses apurados para a final de XCC no Europeu de BTT”


Por: Vasco Moreira

Portugal iniciou da melhor forma a participação no Campeonato da Europa de BTT, que decorre na Roménia entre esta quarta-feira e o próximo domingo, uma vez que os três atletas da Seleção Nacional que foram a prova garantiram a qualificação para a final do XCC (cross-country curto).

O elite masculino Roberto Ferreira foi o primeiro a selar o apuramento para a final, depois de ter terminado em 16.º na segunda manga de qualificação do pelotão masculino elite e sub-23. O português percorreu as três voltas em 10m51s, a 41 segundos do melhor tempo.


Raquel Queirós, elite feminina, também garantiu a presença na final depois de ter sido 11.ª na primeira manga de qualificação de atletas femininas elite e sub-23, com 12m55s, a 39 segundos da líder.

O júnior João Fonseca fechou a qualificação com o 10.º lugar na segunda manga de qualificação. O jovem luso terminou a prova em 11m47s, mais 47 segundos que o melhor registo.


“O nosso objetivo passava por fazer o necessário nas qualificações para estarmos na final e foi o que os nossos atletas fizeram. Interpretaram as instruções na íntegra e garantiram o lugar na final”, explica Pedro Vigário, selecionador nacional de BTT.

As finais de XCC vão ter lugar esta quinta-feira. João Fonseca irá competir nos juniores masculinos, às 9h45, Raquel Queirós com o pelotão feminino de elite e sub-23, às 14h, e Roberto Ferreira na prova masculina de elite e sub-23, às 14h45.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Juniores e cadetes femininas competem na Galiza”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional Feminina compete, no próximo sábado, na Galiza, alinhando com sete corredoras das categorias de juniores e de cadetes no Prémio de Ciclismo San Isidro – Troféu Blanco Villar.

O selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra convocou as juniores Bruna Gonçalves (Cantanhede Cycling/VESAM), Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), Maria Marques e Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SC Farense) e as cadetes Maria Coimbra (Maiatos), Eva Emídio e Mariana Resende (Tavira/Extremosul/SC Farense).

A competição vai disputar-se na localidade de Rois, correndo-se em circuito, num percurso ondulado e com chegada em subida. As cadetes, que partem às 8h30, vão pedalar ao longo de 55,3 quilómetros. A prova de juniores, com 70,9 quilómetros, inicia-se às 10h15.

Esta é a segunda saída a Espanha da Seleção Feminina na época de 2024, sendo mais uma oportunidade para a jovens corredoras, depois de em março ter competição na Taça de Espanha.

“Estamos a fazer um trabalho progressivo de motivação, avaliação e evolução de jovens corredoras. Depois de nos termos apresentado com umas cadetes na prova de Pontevedra, vamos agora avaliar um novo grupo de ciclistas para percebermos como se adaptam a corridas internacionais, mesmo que não sejam ainda de mais alto nível. A equipa de juniores já tem alguma consistência e estamos também em fase progressiva, visando provas com um grau de dificuldade crescente para que se apresentem na máxima condição no Campeonato do Mundo”, explica José Luis Algarra. 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Rescaldo da Óbidos Cycling Team na Ronde de L’Isard: “Foi uma grande experiência”


Por: Helena Dias

Fotos: Florian Frison / DirectVelo

Entre os passados dias 1 e 5 de maio, a Óbidos Cycling Team esteve presente na Ronde de L’Isard, prova por etapas francesa de categoria 2.2U UCI. Na 46ª edição, a equipa da Região Oeste fez parte de um pelotão de 22 equipas, 11 das quais de categoria Continental UCI, batendo-se com alguns dos melhores ciclistas sub-23 do pelotão internacional.

Para o manager e diretor-desportivo Micael Isidoro, “A Ronde de L’Isard foi uma grande experiência com ciclistas sub-23 ao mais alto nível. Muitos daqueles corredores já têm contrato com as equipas WorldTour, o que reflete bem o seu nível. Em termos de percurso, foi muito duro com subidas extremamente longas e descidas perigosas como o caso do Col de Portet-d’Aspet [prémio de montanha de 1ª categoria]”.


A Óbidos Cycling Team alinhou com o quinteto composto por Diogo Pinto, Mark Kryuchkov, Pau Rodríguez Vidal, Sérgio Saleiro e João Silva, o mais recente vencedor da Taça de Portugal de Esperanças.

No balanço feito ao desempenho dos ciclistas da Óbidos Cycling Team, Micael Isidoro frisou: “Penso que a prova correu bem à Óbidos Cycling Team. Foi pena com o frio do primeiro dia termos perdido o Pau e o Diogo ter cometido alguns erros, que o levaram a perder tempo, caso contrário podíamos ter tido um resultado diferente por equipas. Os quarto e quinto dias foram positivos com o João a meter-se nos 25 primeiros na chegada da última etapa e o Diogo a conseguir uma boa chegada no final da quarta etapa em Plateau de Beille”.


No total das cinco etapas foram pedalados 681,8 quilómetros, atravessando a Occitânia em quatro departamentos: Haute-Garonne, Hautes-Pyrénées, Aude e Ariège. Nos cinco dias de competição, os ciclistas fizeram frente a 13 prémios de montanha, dos quais cinco de 1ª categoria, para além da chegada da quarta etapa na categoria especial de Plateau de Beille, famosa montanha do Tour de France, na qual Diogo Pinto conseguiu estar entre os 40 primeiros a pisar o risco de meta.

Nas contas finais da classificação geral, o primeiro lugar ficou nas mãos do neerlandês Darren Van Bekkum (Team Visma) e os ciclistas da Óbidos Cycling Team fecharam em 68º Diogo Pinto, 77º João Silva, 83º Sérgio Saleiro e 85º Mark Kryuchkov, tendo Pau Rodríguez Vidal abandonado na primeira etapa por princípio de hipotermia.

“A experiência e a imagem que a Óbidos Cycling Team passou ao lado de grandes equipas foram as melhores, o que é motivo de contentamento e de querermos sempre mais. Acreditamos que se continuarmos a trabalhar conseguimos estar ao nível das melhores equipas”, afiançou Micael Isidoro.

O calendário da Óbidos Cycling Team prossegue em território nacional na Volta a Portugal do Futuro, entre os dias 22 e 26 de maio, rumando logo em seguida ao continente africano para disputar a Volta a Marrocos, entre 31 de maio e 9 de junho.

 

Classificação Geral:

 

1º Darren Van Bekkum (Team Visma) 17h37m11s

2º Jarno Widar (Lotto-Dstny) +1m46s

3º Menno Huising (Team Visma) +1m52s

...

68º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team) +1h21m00m

77º João Silva (Óbidos Cycling Team) +1h30m33s

83º Sérgio Saleiro (Óbidos Cycling Team) +1h50m06s

85º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) +1h56m54s

 

Geral Equipas:

 

1ª Team Visma 53h03m17s

18ª Óbidos Cycling Team +4h29m53s

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com