terça-feira, 23 de agosto de 2022

“ Ideias de reciclagem…vamos recordar”


Por: José Morais

Fotos: Arquivo Revista Notícias do Pedal

No passeio deste domingo 21 de agosto no Afonsoeiro, todos ficaram encantado pela originalidade das lembranças oferecidas, as mesmas pensadas e elaboradas pelo artesão “José Manuel Mendes”, estavam sem dúvida muito boas e bonitas, uma forma diferente, já que o seu autor resolveu aproveitar peças velhas de acessórios de bicicletas, e com elas construir interessantes trofeus.


É sem dúvida muito importante a reciclagem, de onde podem sair peças sem dúvida muito interessantes, e algo que poderá no futuro vir a acontecer noutros eventos, porem, relembrei-me de que “eu”, em 2015, também elaborei uma lembrança, utilizando carretos e uma corrente, usados de bicicleta,  para fazer o trofeu do “Prémio da Revista Notícias do Pedal.2014”, atribuído ao Clube de Cicloturismo de Pombal, por ter tido o melhor passeio do ano, votado pelos cicloturistas.

Ao relembrar-me desse trofeu, fui ao baú das recordações, e aqui deixo essa recordação, juntamento com as novas recordações.

Boas pedaladas.



“Primoz Roglic vence quarta etapa e assume liderança da geral da Vuelta”


Mais rápido num sprint restrito em que o dinamarquês Mads Pedersen

 

Por: Lusa

Foto: Epa

O ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), vencedor das últimas três edições da Volta a Espanha, triunfou esta terça-feira na quarta etapa da 77.ª edição e assumiu a liderança da classificação geral individual.

Roglic, de 32 anos, cumpriu os 152,5 quilómetros entre Vitoria-Gasteiz e Laguardia em 3:31.05 horas, o mais rápido num 'sprint' restrito em que o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) foi segundo pela terceira tirada seguida, com o espanhol Enric Mas (Movistar) no terceiro posto. O português João Almeida (Emirates) chegou sete segundos depois do vencedor, enquanto que Nélson Oliveira (Movistar) terminou 1 minutos e 45 segundos depois.

Na geral, o tricampeão esloveno subiu à liderança e tem agora 13 segundos de vantagem para o colega de equipa norte-americano Sepp Kuss, segundo, e 26 segundos para um trio de ciclistas da INEOS, com o britânico Ethan Hayter a fechar o pódio.

João Almeida é 14º, a 53 segundos de Roglic. Oliveira está no 64º posto, a 2m41s.

Na quarta-feira, a quinta etapa da Vuelta liga Irún a Bilbau em 187,2 quilómetros, com cinco subidas categorizadas, duas delas de segunda categoria.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor conquista três vitórias nos Circuitos de Ciclismo”


Terminou o período dos Circuitos de Ciclismo que marcam a fase após a Volta a Portugal e onde a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor se destacou, ao conseguir três vitórias. Afonso Eulálio conquistou o Circuito de São Bernardo, em Alcobaça e Rafael Reis ganhou o Circuito de Nafarros e todas as classificações em disputa. O contrarrelogista venceu ainda a corrida por pontos na Malveira, durante as provas na Pista Túlio Pereira, que se realizaram após terminar o Circuito da Malveira.

O vencedor da 83.ª Volta a Portugal, Mauricio Moreira, Rafael Reis, Frederico Figueiredo, António Carvalho e os Sub-23 Afonso Eulálio e Pedro Silva foram os corredores da estrutura de Águeda que disputaram os tradicionais Circuitos de Verão.

Foi no sábado em Alcobaça que começaram as corridas populares, que enchem as ruas de gente e alegria, com o Circuito de São Bernardo, onde a vitória pertenceu a Afonso Eulálio, sendo o colega Pedro Silva o 3.º melhor Sub-23. No domingo seguiu-se o 81.º Circuito da Malveira, com Pedro Silva a ocupar a 3.ª posição à Geral e o 1.º no escalão Sub-23. Já Afonso Eulálio foi o 2.º Melhor Jovem, partilhando ambos o pódio da Juventude. Terminada a prova de estrada sucederam-se as provas na Pista Túlio Pereira, com a corrida por pontos a ser ganha por Rafael Reis.


Ontem, dia 22 de agosto, Rafael Reis foi também o grande vencedor do 60.⁰ Circuito de Ciclismo de Nafarros, ao arrebatar todos os prémios e camisolas em disputa, entre as quais a Amarela da União das Freguesias de Sintra. Afonso Eulálio foi o 2.º classificado. No mesmo dia decorreu o 69.º Circuito da Moita, na Marinha Grande, onde António Carvalho recebeu o Prémio Fairplay pela sua atitude no final da corrida, que terminaria em 3.º lugar.

A organização atribuiu o 2.º lugar ao corredor, mas havendo dúvidas, porque cruzou o risco praticamente em simultâneo com o seu adversário, já no pódio, partiu de António Carvalho inverter posições e assumir a 3.ª posição, num gesto nobre e que revelou muita humildade. O jovem Pedro Silva foi o 2.º melhor no escalão Sub-23.


“Estivemos na discussão destes quatro circuitos, onde conseguimos três vitórias, dando continuidade à época memorável que estamos a fazer. Estas corridas são importantes para a população e adeptos da modalidade, porque permitem um contacto e convívio mais próximo dos seus ídolos e com as equipas de ciclismo, mantendo, também, vivas tradições de anos. Para nós é sempre um gosto participarmos”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor







“Agenda de Ciclismo”


Volta a Portugal de Juniores no topo da agenda de ciclismo

 

Por: José Carlos Gomes

A 16.ª edição da Volta a Portugal de Juniores, na estrada entre quinta-feira, 25, e domingo, 28, domina a agenda de ciclismo desta semana. O pelotão será composto por cerca de 150 corredores, representando 21 equipas oriundas de Portugal, Espanha e França.

A corrida terá um total de 393,7 quilómetros, distribuídos por quatro etapas, uma das quais com duplo setor. As primeiras pedaladas acontecem em Almeida, local de partida e chegada da etapa inaugural, que somará 92,6 quilómetros, com início às 14h00 de quinta-feira. O final está apontado para as 17h00. A meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria.

A segunda etapa, na sexta-feira, corre-se no concelho de Celorico da Beira, em dois setores. Às 10h30 o pelotão parte do Mercado Municipal para completar um trajeto de 57,6 quilómetros, com final previsto para as 12h00, no mesmo local da partida. À tarde disputa-se um contrarrelógio individual de 10,8 quilómetros, entre Lajeosa do Mondego e o Mercado de Celorico da Beira. O primeiro ciclista parte às 16h00.


A terceira etapa, no sábado, vai ligar o Sabugal (12h00) a Penamacor (15h40), por um itinerário de 129,4 quilómetros, assumindo-se como a etapa mais extensa da competição.

No domingo corre-se a etapa-rainha. A tirada de 103.3 quilómetros começa no Fundão, às 12h00, e termina na Covilhã, cerca das 15h00. Será uma viagem com três subidas pontuáveis para o prémio de montanha, as escaladas de Penamacor, Belmonte e a subida de 5,6 quilómetros para a meta.


Mais eventos oficiais

 

27 de agosto: Circuito Maçãs D. Maria, Alvaiázere

28 de agosto: IV BTT Tesouros do Ave, Porto D’Ave, Póvoa de Lanhoso

28 de agosto: 3.ª Prova Taça do Algarve de BMX – Troféu André Duarte, Portimão

28 de agosto: 5.ª Prova da Taça da Madeira de Ciclismo de Estrada, Santana

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato do Minho de BTT XCO na Póvoa de Lanhoso”


Porto de Ave recebe no dia 28 de agosto o 5º BTT XCO Tesouros do Ave, sexta e penúltima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 5º BTT XCO Tesouros do Ave será disputado no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave - Póvoa de Lanhoso e destina-se às categorias de escolas, cadetes, juniores, sub-23, elites e masters, masculinos e femininos.

O 5º BTT XCO Tesouros do Ave arranca às 10 horas com as provas de pupilos/benjamins e iniciados. Às 11h00 começam as provas de infantis e juvenis, estando a cerimónia protocolar marcada para as 12 horas.

Às 13 horas será dada a partida para as corridas de cadetes, femininas e paraciclismo e às 14h30 arrancam os elites, sub23, juniores e masters. A cerimónia protocolar está marcada para as 16h00.

O 5º BTT XCO Tesouros do Ave tem o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Gabinete do Ave - Seguros & Contabilidade, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de Ciclismo, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Maratona BTT Trilhos da Raia 16 de outubro de 2022”


O evento

A vila de Idanha-a-Nova, sede de um concelho com 800 anos de história e com uma extensão de 1416,34 Km2, será o ponto de partida para a Maratona de BTT Trilhos da Raia.

Numa região rica em costumes, tradições, monumentos e aldeias históricas, os ciclistas poderão aliar o prazer de pedalar por caminhos e trilhos com uma panorâmica privilegiada sobre o Geopark Naturtejo, o qual alberga uma importantíssima riqueza natural.

As extensas zonas de montado de sobro e azinho, as estepes cerealíferas, bem como inúmeras espécies de fauna e flora ocupam também um lugar de destaque.

 

Na "MARATONA BTT TRILHOS DA RAIA" os atletas poderão optar por uma de duas distâncias:

 

• Meia Maratona: 50Km - 850M D+ (provisória)

• Maratona: 75Km -1 350M D+ (provisória)

inscrições a partir do dia 15 de Agosto de 2022 em https://trilhosdaraia.acin.com.pt/.  Numa região caracterizada pelo "tão bem saber receber" esperamos por vocês no dia 16 de outubro de 2022.

Fonte: Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova

“Vitórias repartidas no fim-de-semana de circuitos”


O fim-de-semana dos circuitos pós-Volta a Portugal estendeu-se até segunda-feira 22 agosto, coroando quatro vencedores em outras tantas corridas de estrada. O périplo pelas corridas populares iniciou-se no sábado dia 20, em Alcobaça, com o Circuito de São Bernardo, onde Afonso Eulálio (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o primeiro a cortar a meta.

No domingo 21, o ponto de encontro foi no Circuito da Malveira, ao qual se sucederam as provas na Pista Túlio Pereira. Na estrada impôs-se João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), que viu o colega de equipa António Barbio ganhar a corrida de eliminação na pista. A corrida por pontos foi conquistada por Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), que, hoje, conquistou o Circuito de Nafarros e todas as classificações em disputa.

Na segunda-feira 22, decorreu o Circuito da Moita, na Marinha Grande. O vencedor foi Tiago Machado (Rádio Popular-Paredes-Boavista), que, em final de carreira, vai dando uns retoques no palmarés.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Passeio acabou e agora chega a verdadeira Vuelta”


Volta a Espanha cumpriu ontem um interregno que nem se pode considerar o dia de descanso, pois o pelotão teve de viajar da Holanda até ao País Basco

 

 Por: Alexandre Reis

Foto: LUSA / EPA

A Vuelta cumpriu ontem um interregno que nem se pode considerar o dia de descanso, pois o pelotão teve de viajar da Holanda até ao País Basco facto que irritou ciclistas como o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), onde hoje começou a verdadeira corrida, após três etapas planas. A ligação entre Vitória Gasteiz e Laguardia (152,5 km) já apresentou um perfil ondulado, sendo de destacar as contagens de montanha em Opakua (2º) e Herrera (3º), e um final inclinado para trepadores explosivos. A Jumbo-Visma mereceu até ao momento as maiores atenções, ao vencer o crono por equipas, que marcou a geral, liderada pelo italiano Edoardo Affini, enquanto o esloveno Primoz Roglic já se encontra no pódio, à caça do quarto triunfo consecutivo na prova. Mas outsiders como João Almeida (Emirates, a 33 s) e o colombiano Richard Carapaz (Ineos, a 13) estão à espreita. Já o irlandês Sam Bennett (Bora) tem sido o rei dos sprinters, após vencer a 2ª e 3ª etapas.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com