sexta-feira, 7 de abril de 2023

“Feliz Páscoa…”


Votos de Feliz Páscoa, são os desejos da equipa da Revista Notícias do Pedal.

“Contrarrelógio por equipas em Loulé coloca López de amarelo”


A jornada dupla da Volta ao Concelho de Loulé foi pródiga em reviravoltas na classificação. A segunda etapa, disputada na manhã desta sexta-feira, foi ganha por Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada), que assumiu o comando da geral. Foi uma liderança provisória, porque o contrarrelógio coletivo da tarde, vencido pelos espanhóis da Valverde Team/Ricardo Fuentes, permitiu a Luis López passar para o topo da classificação.

Como se esperava, o contrarrelógio por equipas provocou diferenças muito significativas, apesar de apenas ter 10,9 quilómetros. A equipa mais forte foi a Valverde Team/Ricardo Fuentes, que fechou o exercício coletivo em 14m11s.

A ABTF Betão/Bairrada, tentando defender a camisola amarela de Manuel Marques, foi a formação que mais se aproximou dos espanhóis, tendo, no entanto, sido 23 segundos mais lenta. O terceiro posto na terceira etapa foi para a Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact, a 39 segundos dos vencedores.

Antes da etapa vespertina, os corredores tinham cumprido, na manhã de hoje, 82 quilómetros com partida e chegada no centro de Loulé. Manuel Marques atacou de longe e chegou ao final com 15 segundos de vantagem sobre o primeiro grupo perseguidor, de 12 elementos.


Feitas as contas às duas etapas de sexta-feira, a Valverde Team/Ricardo Fuentes ocupa os quatro primeiros lugares da classificação individual, por intermédio de Luis López, Diego Aparicio, Álvaro García e Antonio Arias. Manuel Marques desceu ao quinto lugar, a 15 segundos do camisola amarela.

A Valverde Team/Ricardo Fuentes é dona de todas as classificações individuais e coletiva. Antonio Arias é o primeiro na classificação por pontos, Luis Lajarín lidera na montanha e na juventude.

A Volta ao Concelho de Loulé termina neste sábado, com aquela que é considerada a etapa-rainha. São 109 quilómetros, com partida e chegada em Loulé. Duas passagens no Barranco do Velho, outras duas no Freixo Seco e a rampa de Tôr, a 10,6 quilómetros da meta prometem fazer diferenças significativas. A partida será às 11h40 e a chegada prevê-se para as 14h30.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta ao País Basco Sergio Higuita venceu a etapa, Ruben Guerreiro foi 9º”


Por: José Morais

Foto: David Ramos/Getty Images

A quinta etapa da Volta ao País Basco disputou-se esta sexta-feira com partida e chegada a Amorebieta, com um trajeto de 164,5 quilómetros, com o ciclista colombiano Sergio Higuita ter uma brilhante vitória, sendo o mais rápido e mais astuto num sprint reduzido, onde conseguiu a sua primeira vitória da época, de referenciar o português Ruben Guerreiro a ser 9º na linha de chegada.

Foi uma etapa onde pouco mudou geral, já todos os ciclistas do top-10 se mantiveram no grupo da frente, com a camisola amarela a manter-se em Jonas Vingegaard, da equipa da Jumbo-Visma, com Mikel Landa da equipa da Bahrain-Victorious em segundo e David Gaudu da equipa da Groupama-FDJ em terceiro.

Para o português Ruben Guerreiro a etapa até estava a correr bem, já que seguia no grupo da frente, quase no final da etapa e com a linha de chegada à vista, o português era lançado para a frente pelo líder na Movistar Enric Mas, com o objetivo de o mesmo ganhar a etapa, porem as pernas falharam, sendo ultrapassado por Sergio Higuita, abrandando depois de grande esforço, acabando por cortar a linha de chegada em 9º lugar.

Este sábado será a última etapa, serão 138 quilómetros, onde os ciclistas vão ter pela frente sete prémios de montanha, percorridos nos arredores da cidade de Eibar.

“Manuel Marques ganha etapa e assume o comando”


Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) é o novo dono da camisola amarela da Volta ao Concelho de Loulé, graças ao triunfo na segunda etapa da competição, disputada na manhã desta sexta-feira.

Os 82 quilómetros com partida e chegada no centro de Loulé adivinhavam-se palco para alterações classificativas. Os quatro prémios de montanha, todos na segunda metade da corrida, introduziam dificuldades que poderiam traduzir-se em diferenças significativas.

Manuel Marques, que iniciava a etapa com um atraso de 11 segundos para o camisola amarela à partida, Joel del Ojo, devido a um “corte” na chegada da etapa inaugura, precisava de recuperar terreno. E fez por isso.


O vencedor da primeira prova da Taça de Portugal, no sábado passado, voltou a ganhar. Fê-lo em solitário, cortando a meta com 2h06m35s, menos 15 segundos do que o grupo perseguidor de 12 corredores. O segundo classificado foi Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta de Portuzelo) e o terceiro Finlay Hawker (ABTF Betão/Bairrada).

Após esta etapa, Manuel Marques subiu ao topo da geral, com 8 segundos de vantagem sobre os nove adversários mais diretos. Antonio Arias (Valverde Team/Ricardo Fuentes) é o segundo e Gabriel Batista (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulac) é o terceiro.

Antonio Arias é o primeiro na classificação por pontos, Luis Lajarín (Valverde Team/Ricardo Fuentes) manda na montanha e Daniel Moreira é o melhor júnior de primeiro ano. A Valverde Team/Ricardo Fuentes continua à frente na geral por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com