domingo, 3 de agosto de 2025

“Ganhar assim, de amarelo, na última etapa..." - Pauline Ferrand-Prévot fecha com chave de ouro o triunfo na Volta a França Feminina!”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Pauline Ferrand-Prévot não se limitou a vencer a Volta a França Feminina de 2025, dominou-a por completo. Na última etapa rumo a Châtel Les Portes du Soleil, a líder da Team Visma | Lease a Bike coroou uma semana perfeita com um ataque a solo, garantindo não só a vitória na geral como também o seu segundo triunfo consecutivo em etapas, encerrando décadas de espera por uma francesa de Camisola Amarela. “Disse ao meu chefe de equipa esta manhã que queria ganhar de amarelo”, revelou Ferrand-Prévot na meta, radiante após selar o título. “Ataquei na última subida e, felizmente, consegui aguentar-me!”

A francesa, de 33 anos, teve a performance que todo o ciclismo nacional ansiava: uma demonstração de força, confiança e ambição na corrida mais emblemática do calendário feminino. O peso da Camisola Amarela fez-se sentir logo no início da jornada, quando perdeu tempo numa descida após ser apanhada num grupo atrasado. “Acho que foi a pressão da Camisola”, confessou. “Mas, quando voltei à frente, sabia que tinha de estar sempre alerta e correr com inteligência.”

E assim fez. Quando Demi Vollering acelerou a 7 quilómetros do fim, Ferrand-Prévot manteve a calma. Pouco depois, lançou o contra-ataque decisivo, sem esperar por conselhos ou aprovação, apenas a confiança de quem sabia que podia ganhar sozinha. A vitória na última etapa, selando a classificação geral, foi a imagem perfeita de uma campeã a correr com liberdade.

Na sua carreira, já coroada por múltiplos títulos mundiais em estrada, ciclocrosse e BTT, Ferrand-Prévot acrescenta agora o troféu que mais desejava: vencer em casa, com a camisola amarela. Um triunfo que a coloca definitivamente na história do ciclismo francês.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/ganhar-assim-de-amarelo-na-ultima-etapa-pauline-ferrand-prevot-fecha-com-chave-de-ouro-o-triunfo-na-volta-a-franca-feminina

“Isaac del Toro de regresso às vitórias no Circuito de Getxo 2025. Juan Ayuso termina em 2º”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

O mexicano Isaac del Toro (UAE Team Emirates - XRG) conquistou este domingo uma vitória autoritária no Circuito de Getxo 2025, reforçando uma temporada de enorme sucesso que já o viu brilhar na Volta a Itália, na Volta à Áustria e na Milan-Torino.

A corrida começou a um ritmo altíssimo, com sucessivos ataques a tentarem formar a fuga do dia. Depois de uma breve tentativa solitária de Muhammad Nur Aiman Mohd Zariff (Terengganu Cycling Team), um grupo de dez ciclistas consolidou a fuga a 163 km da meta, composto por Gari Ugarte, Antonio Jesús Soto, Daniel Cavia, Joan Albert Riera, Rory Townsend, Sam Maisonobe, Pierre Latour, Samuele Zoccarato, Conn McDunphy e Adam Lewis. A vantagem disparou rapidamente para mais de dois minutos, obrigando a UAE Team Emirates - XRG a assumir o comando do pelotão.

A fuga chegou a rondar os três minutos de avanço, mas a equipa da Emirates, ainda com a derrota na Clássica de San Sebastián na memória, impôs um ritmo sólido para manter os fugitivos controlados. A corrida entrou na sua fase mais decisiva na primeira passagem pelo Alto Pike, a 78 km do final, onde a fuga se partiu em pedaços. Apenas Soto, Cavia, Maisonobe, Latour e Zoccarato resistiram, com Townsend e Lewis a conseguirem regressar pouco depois.

Nos últimos 50 km, o pelotão encurtou a diferença para pouco mais de um minuto, e novos ataques animaram a frente da corrida. Orluis Aular e Quinn Simmons saltaram para a liderança a 43 km do fim e ainda tentaram surpreender, mas foram neutralizados já dentro dos últimos 20 km.

Foi então que Isaac del Toro lançou o seu ataque vencedor. Na derradeira subida ao Alto de Pike, o mexicano arrancou do pelotão e rapidamente abriu uma margem de 10 segundos no alto. A 10 km da meta, já tinha 20 segundos sobre um quarteto perseguidor composto pelo colega Juan Ayuso, Alex Aranburu (Cofidis) e a dupla da Lidl-Trek, Toms Skujins e Hector Alvarez.

Apesar da perseguição, a vitória nunca esteve em perigo. Del Toro manteve o seu avanço até à meta em Getxo, selando mais um triunfo de prestígio numa temporada que confirma o seu estatuto como uma das grandes revelações do pelotão internacional.

 

Top 10 Circuito de Getxo

 

1º del Toro Isaac UAE Team Emirates-XRG

2º Ayuso Juan UAE Team Emirates-XRG

3º Aranburu Alex Cofidis

4º Etxeberria Haimar Equipo Kern Pharma

5º Prades Eduard Caja Rural-Seguros RGA

6º Miquel Delgado Pau Equipo Kern Pharma

7º Barrenetxea Jon Movistar Team

8º Skujins Toms Lidl-Trek

9º Delbove Joris Team TotalEnergies

10º Sorarrain Gorka Caja Rural-Seguros RGA

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/isaac-del-toro-de-regresso-as-vitorias-no-circuito-de-getxo-2025-juan-ayuso-termina-em-2o

“Pauline Ferrand-Prévot é a primeira ciclista francesa a vencer a Volta a França”


Campeã olímpica de cross country em Paris'2024 celebra triunfo histórico

 

Por: Lusa

Foto: AP

Pauline Ferrand-Prévot, campeã olímpica de cross country em Paris2024, tornou-se este domingo na primeira ciclista francesa a vencer a Volta a França feminina, cumprindo o sonho que a levou a regressar à estrada após vários anos dedicados ao BTT.

Símbolo do desporto francês, sobretudo depois de conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos Paris2024, a corredora da Visma-Lease a Bike, de 33 anos, confirmou hoje o triunfo na quarta edição do Tour feminino, ao conquistar isolada a nona e última etapa, no final dos 124,1 quilómetros entre Praz-sur-Arly e Châtel, Les Portes du Soleil.

Campeã mundial em praticamente todas as disciplinas do ciclismo, da estrada (2014), ao gravel (2022), além do ciclocrosse, XCO e maratona, Pauline Ferrand-Prévot tornou-se a primeira francesa a vencer a Volta a França feminina, desde que esta nasceu como corrida por etapas em 2022.

A versátil ciclista regressou à estrada em setembro, nos Mundiais, uma corrida que venceu precisamente 10 anos antes, depois de ter deixado esta vertente em 2019, para se dedicar ao BTT -- participou apenas nos Nacionais de estrada em 2021.

Esta época, a 'Reine' (rainha) Pauline, como a batizou o diário desportivo francês L'Équipe na sua edição de hoje, já tinha vencido a quinta edição da Paris-Roubaix feminina, tendo também conquistado no sábado a etapa 'rainha' deste Tour, no alto do Col de la Madeleine.

"Sonhava ganhar com a amarela vestida [...]. Fiz muitos sacrifícios e esta manhã pensei que não foram em vão. Foi uma bela vitória", disse após consumar o seu triunfo, confessando ter iniciado a jornada "um pouco assustada com a pressão desta camisola".

Uma muito emocionada Ferrand-Prévot mostrou-se "tão feliz" e recebeu mesmo, em direto na 'flash-interview', uma chamada do presidente francês, Emmanuel Macron.

A francesa relegou para a segunda posição a neerlandesa Demi Vollering (FDJ-Suez), a 'azarada' vencedora de 2023, bicampeã em título da Vuelta e grande favorita deste Tour feminino, que acabou a 03.42 minutos, após sofrer uma queda aparatosa na terceira etapa.

A polaca Katarzyna Niewiadoma (CANYON//SRAM zondacrypto), vencedora da passada edição, foi terceira, a 04.09 minutos da campeã olímpica, depois de a australiana Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal) ter descido hoje quatro posições, para acabar no sexto lugar.

Fonte: Recorde on-line

“Segundo dia de competição coroa mais quatro novos campeões nacionais na juventude”


Este sábado foi para a estrada o segundo dia dos Campeonatos Nacionais de estrada para as camadas jovens, onde ficaram definidos os títulos nacionais na prova de fundo de juvenis, e nas provas de fundo femininas de cadetes e juniores. Quatro provas que definiram mais 4 campeões nacionais na juventude.

O dia começou com as provas de fundo de juvenis, num circuito de 5,6 quilómetros. As juvenis femininas realizaram quatro voltas ao percurso (22,4 quilómetros), seguindo-se os juvenis masculinos com um percurso de cinco voltas cumprindo 28 quilómetros. A vitória foi de Mariana Peixoto da LANDEIRO/ KTM / Matias & Araújo que chegou à meta isolada com 2 minutos e 7 segundos de vantagem, o pódio ficou completo por Matilde Ferreira (Alcobaça CC/ Crédito Agricola) e Carolina Bernardo (Escola Cantanhede Cycling/ VESAM) que discutiram o pódio ao sprint. Na categoria juvenis masculinos a vitória foi decidida em cima da linha de meta onde Lourenço Luciano da equipa TRIUMTERMICA-ÁGUIAS DE ALPIARÇA superou Luís Ferreira (Escola de Ciclismo de Oeiras /Parracho), o pódio ficou completo por Dinis Cabral (CE Gonçalves/Penacova/Azeitonense).


Durante a tarde, foram disputados os títulos nacionais para as cadetes femininas e juniores. Na vertente de cadetes as atletas percorreram um percurso de 47,4 quilómetros, a vitória foi de Beatriz Rodrigues da TRIUMTERMICA-ÁGUIAS DE ALPIARÇA, que chegou isolada a meta, com mais de 2 minutos de avanço. O pódio ficou completo pela sua colega de equipa Inês Fonseca e Lara Lourenço (Race Spirit Cycling Team), respetivamente.

Na vertente de juniores, a campeã nacional foi Maria Coimbra da Academia Efapel de Ciclismo, que percorreu os 71,1 quilómetros em 2h28m14s com apenas 3 segundos de vantagem para o restante pódio composto por Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) e Lara Ribeiro da mesma equipa da vencedora.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com