sábado, 7 de setembro de 2024

“Telmo Pinão 17.º na prova de fundo dos Jogos Paralímpicos”


O português Telmo Pinão foi hoje o 17.º classificado na prova de fundo conjunta para as classes C1, C2 e C3 dos Jogos Paralímpicos, disputada nos arredores de Paris, em França.

O paraciclista de Portugal, corredor de classe C2, fez uma prova regular ao longo dos 71 quilómetros - cinco voltas ao circuito de 14 200 metros, sendo o sexto melhor entre os paraciclistas de classe C2.

Telmo Pinão concluiu a corrida em 1'56m28s, ficando a 13m09s do vencedor, o C3 britânico Finlay Graham, que bateu ao sprint outro corredor da mesma classe, o francês Thomas Peyroton-Dartet. O terceiro foi o gaulês Alexandre Leauté, grande dominador das corridas exclusivas de classe C2, a 24 segundos.

O ciclismo português termina a participação nos Jogos Paralímpicos Paris'2024 com uma medalha de bronze, conquistada por Luís Costa no contrarrelógio de classe H5, e com dois diplomas, um obtido por Luís Costa na prova de fundo para H5 e o outro conquistado por Telmo Pinão na perseguição individual de classe C2.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Sabgal / Anicolor participa amanhã no regresso das 12 Voltas à Gafa – Bombarral”


Amanhã, dia 8 de setembro, a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor vai estar em duas frentes, ao participar também no regresso da mítica prova 12 Voltas à Gafa, no Bombarral, integrada nas comemorações do centenário dos Bombeiros Voluntários do Bombarral. 

A estrutura que tem sede em Águeda vai alinhar com cinco corredores: os portugueses Frederico Figueiredo, Luís Mendonça, José Sousa e Gabriel Baptista e o espanhol Guillermo García. A partida (15H00) e chegada (18H11) será junto ao edifício dos Paços do Concelho, num total de 127,6 km, ao longo dos quais o pelotão vai dar 12 voltas a um circuito que vai passar por vários locais da vila do Bombarral. 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing



“Vuelta: Eddie Dunbar volta a vencer etapa, Roglic continua líder a uma etapa do fim”


Na classificação geral, Roglic, vencedor da Vuelta em 2019, 2020 e 2021, lidera com 2,02 minutos de vantagem em relação ao australiano Ben O’Connor

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O ciclista irlandês Eddie Dunbar (Jayco AlUla) venceu hoje isolado a 20.ª e penúltima etapa da Volta a Espanha, na qual o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe) reforçou a liderança, quando falta disputar somente o contrarrelógio de domingo.

Na luta pelo pódio, a etapa rainha, repleta de exigentes escaladas, teve menos ataques dos mais fortes do que seria de supor, apostando mais no controlo mútuo do que em surpreender, facto aproveitado por Dunbar, que já tinha ganho a 11.ª etapa, para se impor novamente, no final de contagem de montanha de primeira categoria.

Os 172 quilómetros entre Villarcayo e Picón Blanco foram completados pelo irlandês em 04.38,37 horas, seguido do espanhol Enric Mas (Movistar), a somente sete segundos, e Roglic, que fechou o pódio, a 10 segundos

“Estou tão orgulhoso. Os últimos metros foram terrivelmente difíceis. Vivi tantos contratempos durante a minha carreira que hoje aproveito plenamente este sucesso”, regozijou-se o ciclista de 28 anos, após cortar a meta.

O australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale), líder entre a sexta e a 19.ª etapa, teve um dos seus melhores desempenhos de montanha e foi sexto, a 14 segundos, contudo, a bonificação de Mas, pelo segundo lugar, fazem com que o espanhol se aproximasse até nove segundos, pelo que domingo se antevê uma luta interessante no contrarrelógio pelo segundo da geral.

Na quarta posição, o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-Easy Post), que hoje foi quarto, a 12 segundos, está a 49 segundos do pódio, pelo que dificilmente se imiscuirá nessa luta.

Roglic comanda com 02.02 minutos para O’Connor e 02.11 para Mas, enquanto Carapaz está a 03.00 e o francês David Gaudu (Groupama – FDJ) a 04.48.

Roglic, vencedor da Vuelta em 2019, 2020 e 2021, prepara-se para igualar o espanhol Roberto Heras, que é recordista na competição, após impor-se nas edições de 2000, 2003, 2004 e 2005.

A tirada resolveu o prémio da montanha a favor do australiano Jay Vine (UAE Emirates), que hoje conseguiu atingir os 78 pontos, ultrapassando e ficando com mais dois do que o espanhol seu colega de equipa Marc Soler.

O português Nelson Oliveira (Movistar) foi 43.º, a 19.17, subindo um lugar, a 75.º, a 03:10.53.

O pódio da 79.ª edição da Vuelta, que arrancou de Lisboa para três etapas em solo português, vai ficar decidido no domingo, na derradeira tirada, um contrarrelógio individual em Madrid, de 24,6 quilómetros.

Fonte: Sapo On-line

“Sabgal / Anicolor Julius Johansen sobe ao 9.º lugar da Geral do Tour of Britain”


Julius Johansen, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, regressou hoje ao Top 10 do 20.º Lloyds Bank Tour of Britain, sendo atualmente o 9.º classificado da Geral. Terminou a 5.ª Etapa na 24.ª posição, ao chegar no grupo da frente e com o mesmo tempo do vencedor, que foi de novo Paul Magnier (Soudal Quick-Step). O dinamarquês prepara-se para amanhã fechar a competição com um resultado ainda melhor. Menos sorte teve Mathias Bregnhøj, que ficou preso num corte devido a uma queda nos últimos 5 km. Stephen Williams (Israel-Premier Tech) continua a liderar a Geral Individual. Coletivamente a estrutura de Águeda também subiu uma posição na Geral, sendo a 7.ª classificada e a melhor equipa continental em prova.

 

Este sábado disputou-se a 5.ª Etapa do Tour of Britain, que teve partida e chegada na cidade inglesa de Northampton, para um percurso com 146,9 km. Formou-se uma fuga logo nos quilómetros iniciais, com três elementos, que se mantiveram até depois do Sprint Especial, já perto do final. Foi com o pelotão compacto que se disputou a chegada, ao sprint, mas nos últimos 5 km deu-se uma queda que dividiu o pelotão em grupos. 

Julius Johansen conseguiu passar na frente, mas Mathias Bregnhøj ficou preso nessa queda e Oliver Rees também, o que os levou a perder tempo. A tirada de hoje acabaria por revelar-se um pouco atribulada para a Sabgal / Anicolor, onde também houve furos e avarias e apesar de nenhum corredor ter caído, ficaram presos nos cortes. Ainda assim, Johansen, que chegou bem colocado no grupo da frente, ao terminar em 24.º lugar, com o tempo do vencedor, subiu duas posições, passando ao 9.º lugar da Geral. A estrutura também subiu uma posição na Geral das Equipas, sendo agora 7.ª classificada e a melhor equipa continental.  


“Apesar de alguns percalços, estamos a fazer uma excelente corrida e com esta reentrada no Top 10, estamos no bom caminho. Se possível, o ideal seria amanhã subir ao 6.º lugar, para dar ainda mais destaque à nossa presença. Acredito que pode ser possível, será uma etapa maioritariamente plana, com previsão de vento, mas há equipas que não estão a lutar pela Geral e amanhã podem querer fazer alguma diferença e nós podemos aproveitar o trabalho dessas equipas e alcançar um resultado melhor. Convém frisar, que apesar de tudo, a nossa equipa está com um nível elevado para esta altura da época e numa prova com a presença de ciclistas de renome mundial. É muito importante destacar este excelente trabalho que a estrutura está a fazer. Se pudermos melhorar, excelente. Uma nota também para o facto de subirmos uma posição coletivamente. Estamos em 7.º lugar da Geral por Equipas, sendo por isso a melhor formação do escalão continental”, disse Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor. 


Este domingo chega a última etapa do Tour of Britain, que tem partida em Lowestoft (11H00, Promenade) e chegada na Praia de Felixstowe (15H06, Sea Road) para uma viagem com 158,4 km. A 6.ª Etapa apresenta um trajeto plano e sem grandes dificuldades, com características para roladores. Há três Sprints para bonificar, que estão em Beccles (14,5 km), em Aledburgh (90,3 km) e em Grundisburgh (126,5 km). 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

20th LLOYDS BANK TOUR OF BRITAIN MEN  

5.ª ETAPA: Northampton – Northampton» 146,9 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA 

 

1.º Paul Magnier (Soudal Quick-Step), 03h12m09s 

2.º Erlend Blikra (Uno-X Mobility), mt 

3.º Ethan Vernon (Israel-Premier Tech), mt 

24.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), mt 

42.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), a 12s 

52.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 33s 

66.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 01m50s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – VERDE (após a 5.ª Etapa) 

 

1.º Stephen Williams (Israel-Premier Tech), 18h02m56s 

2.º Oscar Onley (Team dsm-firmenich PostNL), a 16s 


3.º Mark Donovan (Q36.5 Pro Cycling Team), a 40s 

9.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 01m45s 

13.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), a 01m59s 

30.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 04m32s 

62.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 27m02s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Israel-Premier Tech, 54h11m58s 

7.ª Sabgal / Anicolor, a 05m15s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERMELHA

 

1.º Paul Magnier (Soudal Quick-Step), 95 Pontos 

2.º Stephen Williams (Israel-Premier Tech), 51 Pontos 

3.º Ethan Vernon (Israel-Premier Tech), 48 Pontos 

4.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 30 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º Callum Thornley (Trinity Racing), 50 Pontos 


2.º Dean Harvey (Trinity Racing), 24 Pontos 

3.º Laurent Gervais (Project Echelon Racing), 20 Pontos 

7.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 14 Pontos

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com