quarta-feira, 13 de abril de 2022

“Rui Gomes assume liderança da Associação de Árbitros de triatlo”


Os novos órgãos da Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal (AATP), liderados pelo presidente Rui Gomes, já tomaram posse. Na cerimónia realizada em Quarteira, estiveram também presentes o presidente da direção da FTP Federação de Triatlo de Portugal, Sérgio Dia, e o Presidente do CAC – Conselho de Arbitragem e Competições, Mário Carvalho.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Nairo Quintana abandona do Tour da Turquia”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

A equipa da Arkéa-Samsic anunciou que o seu chefe de ranking Nairo Quintana não iria continuar o Tour da Turquia, para poder recuperar das quedas sofridas, assim o colombiano já não irã estar na partida da quinta etapa, irá parar para se recuperar.

Depois do grave acidente que aconteceu há dois dias, e dado as suas condições físicas, foi um milagre vê-lo terminar a etapa de hoje, depois de uma subida muito difícil de catorze quilómetros, conseguiu um quarto lugar, disse o diretor desportivo da Arkéa-Samsic, porem Nairo Quintana também dizia que estava motivado para dar tudo, mas no desporto não existem milagres.

Nairo Quintana desde a sua queda, não se conseguiu expressar totalmente, el estava com imensas dores, e a equipa tomou a decisão de ele abandonar o Tour da Turquia, para que assim possa curar os seus ferimentos, e se recuperar, e Nairo Quintana também ainda está a sofrer com algumas lesões de alguns estágios que fez, afirmou Ledanois.

“Eduardo Sepúlveda ganha quarta etapa do Tour da Turquia e é o novo líder”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

O argentino da equipa Drone Hopper-Androni Giocattoli, Eduardo Sepúlveda, foi o vencedor da quarta etapa do Tour da Turquia, que realizou entre İzmir (Konak) e Manisa (Spil Milli Park), numa distância de 146,2 quilómetros, cortou a linha de chegada sozinho, e é o novo líder da prova. 

A catorze quilómetros para a meta, Nairo Quintana da Arkéa-Samsic e Jay Vine da Alpecin-Fenix, com uma inclinação de 7%, pareciam os ciclistas mais fortes, com o colombiano a tentar três ataques, mas o australiano não se deixou intimidar, e não ficou para trás dando sempre luta, porem a marcação do pelotão não deixava abrir brechas.

Com o pelotão junto, os líderes respondiam a todas as ofensivas, mas bastou um momento de distração para que Eduardo Sepúlveda surgir-se de trás, impôs-se, ultrapassou-os, com o argentino da Drone Hopper-Androni Giocattoli a distanciar-se a 4,5 quilómetros para a linha de chegada, e com uma pedalada muito sólida, fazia diferença para os seus principais rivais, acabando por ser o primeiro na etapa, e conquistando a camisola de líder.

“Damiano Caruso ganha 2ª etapa do Tour da Sicília”


Por: José Morais

Foto: Sprint Cycling

O ciclista da seleção de Itália Damiano Caruso ganhou a segunda etapa do Tour da Sicília, que decorreu entre Palma di Montechiaro e Caltanissetta, numa distância de 152 quilómetros, com o vice-campeão italiano a ser o mais forte a cortar a linha de chegada, com a ajuda da equipa que fez um excelente trabalho.  

Com uma fuga muito cedo composta por nove ciclistas, onde se encontrava Andrés Mancipe da equipa da Colômbia Land of Athletes, e se destacou na maioria da corrida chegando a ter quase três minutos sobre o pelotão, que era controlado pela equipa italiana.

Na última subida do dia, a equipa da Eolo Kometa assumia o comando do pelotão, para fazer uma seleção e neutralizar alguns ciclistas em fuga, com Andrés Mancipe e Stefano Gandin da equipa Corratec, a resistirem, mas acabando por serem alcançados.

Entretanto na última subida, dois ciclistas da Colômbia Tierra de Atletas tentavam nova fuga, mas controlados pela equipa italiana, que trabalho para Damiano Caruso, que acabou por cortar a linha de chegada em primeiro, Vincenzo Nibali da Astana Qazaqstan Team e Domenico Pozzovivo da Intermarché – Wanty – Gobert Matériaux, completaram o pódio da etapa.

Esta quinta-feira disputa-se a terceira etapa entre Realmonte e Piazza Armerina, com 171 quilómetros.

“Magnus Sheffield conquista a solo a clássica Flèche Brabançonne”


Ivo Oliveira, único português em prova, foi 60.º

 

Por: Lusa

O ciclista norte-americano Magnus Sheffield (INEOS) venceu esta quarta-feira isolado a clássica Flèche Brabançonne, após ataque a menos de quatro quilómetros da meta, num dia em que a equipa britânica fez uma demonstração de força.

Sheffield cumpriu os 205,1 quilómetros entre Leuven e Overijse em 4:53.21 horas, sendo 37 segundos mais rápido do que os outros dois ocupantes do pódio.

Os franceses Benoit Cosnefroy (AG2R Citroën), segundo, e Warren Barguil (Arkéa Samsic), terceiro, chegaram a 37 segundos, num sprint entre os restantes membros de um grupo de perseguição do qual o belga Tim Wellens (Lotto Soudal) foi relegado devido a irregularidade.

A performance da INEOS foi dominadora ao longo do dia, recheado de dificuldades, e ainda colocou dois jovens britânicos de 22 anos no top 5, com Ben Turner em quarto e Tom Pidcock em quinto.

Antes de se isolar, a 3.700 metros da meta, Sheffield integrava um grupo seleto que se destacou na frente, com três INEOS a darem garantia de força à equipa britânica.

O jovem de apenas 19 anos, a ter a primeira experiência no pelotão profissional, assinou a segunda vitória da época, depois de uma tirada na Volta à Andaluzia.

"Senti-me muito, muito bem, sempre na frente desde que a corrida começou. Queria ajudar os meus colegas de equipa no sprint final, mas para surpresa minha, quando ataquei, ninguém se juntou", explicou.

Cosnefroy, por seu lado, voltou a ser segundo, como na Amstel Gold Race, no domingo, perdendo de novo para um INEOS, depois de ceder ante o polaco Michal Kwiatkowski no photo finish.

O dia ficou ainda marcado pela queda do francês Julian Alaphilippe, após o carro da sua equipa, a QuickStep-Alpha Vinyl, ter deitado ao chão vários ciclistas numa passagem pela meta, em Overijse.

O campeão do mundo caiu após a ação do veículo, que procurava ultrapassar o pelotão, e voltou à bicicleta, com a sua condição médica em dúvida a caminho do Paris-Roubaix, no domingo.

O único português em prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates), foi 60.º, a 8.01 minutos do vencedor.

Antes, a corrida feminina foi vencida pela holandesa Demi Vollering (SD Worx), num esforço a solo ao fim de 3:38.00 horas, para cumprir 141,2 quilómetros. A polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon/SRAM), segunda, e a alemã Liane Lippert (DSM), terceira, chegaram a 22 segundos.

Fonte: Record on-line

“Tony Martin angaria 35 mil euros com leilão de prata olímpica mas mantém medalha”


Ex-ciclista alemão criou iniciativa para ajudar crianças ucranianas

 

Por: Lusa

O ex-ciclista alemão Tony Martin arrecadou 35 mil euros para ajudar crianças ucranianas com o leilão da prata olímpica conquistada no contrarrelógio em Londres'2012 e viu a sua generosidade recompensada pelo comprador, que lhe devolveu a medalha.

"Estou sem palavras. Não só a FitLine -- autora da oferta mais elevada pela minha prata olímpica -- arredondou a doação para 35 mil euros, como o diretor-geral Torsten Weber me devolveu a medalha", começou por revelar o vice-campeão olímpico de contrarrelógio de Londres'2012.

Martin, que encostou a bicicleta no final da temporada passada, prossegue garantido que, embora estivesse "absolutamente" confortável com a sua decisão, ficou sensibilizado com o "gesto incrivelmente generoso" do comprador.

"Quero agradecer à FitLine pelo grande apoio ao meu projeto caritativo, mas também por me devolver a oportunidade de, um dia, poder mostrar a minha medalha olímpica aos meus netos", referiu.

Em 27 de março, o alemão tinha anunciado que ia doar a medalha de prata do contrarrelógio dos Jogos Olímpicos Londres'2012 para angariar fundos para a Wir Helfen Kindern, uma instituição alemã de apoio a crianças, com as verbas a reverterem a favor dos menores ucranianos afetados pela investida militar russa.

"Separar-me do maior troféu que consegui ganhar na carreira não foi fácil, mas considerando que milhões de pessoas perderam quase tudo, é algo que quero mesmo fazer. Espero, do fundo do coração, que o povo ucraniano possa ter de volta a sua paz e liberdade", escreveu, então, na sua conta na rede social Instagram.

Tony Martin, de 36 anos, foi um dos maiores especialistas de sempre no contrarrelógio, tendo conquistado quatro títulos mundiais da especialidade (2011, 2012, 2013 e 2016), um recorde que partilha com o suíço Fabian Cancellara.

O alemão, que venceu a Volta ao Algarve em 2011 e 2013, venceu cinco etapas da Volta a França, onde chegou a vestir de amarelo (2015), duas etapas na Vuelta e 10 títulos nacionais de contrarrelógio, entre muitas outras vitórias, antes de retirar-se no final da temporada passada.

No vasto palmarés do Panzerwagen ficou a faltar o ouro olímpico na luta contra o cronómetro, com a prata de Londres2012 a figurar como o seu melhor resultado.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.842 civis, incluindo 148 crianças, e feriu 2.493, entre os quais 233 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,5 milhões para os países vizinhos.

Fonte: Record on-line

“27ª Volta ao Concelho de Loulé juniores”


De 14, 15 e 16 de abril de 2022

 

A 27ª Volta ao Concelho de Loulé é uma coorganização entre os Clubes (Centro Ciclismo de Loulé / Club BTT Terra de Loulé / Louletano Desportos Clube), a Câmara Municipal de Loulé (CML) e Associação de Ciclismo do Algarve (ACA) de acordo com os regulamentos da UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo.

Vai disputa-se nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2022, em 4 etapas, e vão juntar-se 26 equipas, dez das quais vindas de Espanha, o que transforma a tradicional corrida de Páscoa numa das mais internacionais de sempre realizadas em Portugal para a categoria júnior.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube de Natação de Torres Novas na taça da Europa de triatlo em Mersin na Turquia”


Por: Paulo José Catarino Vieira

Cinco triatletas do Clube de Natação de Torres Novas foram convocados para a Seleção Nacional de Triatlo, com vista à participação na Taça da Europa de Triatlo, que se realiza em Mersin na Turquia, nos próximos dias 16 (Juniores) e 17 de abril (Elites).

Tiago Fonseca e Joana Miranda vão competir no domingo, na Taça da Europa de Triatlo em Elites, enquanto no sábado, João Nunes Batista, Gustavo do Canto e Catarina Moutinho estarão presentes na prova de Juniores.


Estes 5 atletas do Clube de Natação torrejano já representaram por várias vezes a Seleção Nacional de Triatlo e alcançaram diversos resultados de destaque em 2021, tanto no seu escalão como a nível absoluto, e esta época, os 5 já estiveram presentes na Taça da Europa de Triatlo de Quarteira, que se realizou a 26 e 27 de março.

Tiago Fonseca, garante que “vou para a prova em boas condições e com bons feelings, em que tenho como objetivo os níveis que a federação impôs! A preparação está feira só falta executá-la!”, enquanto para Joana Miranda “todas as provas são especiais à sua maneira e esta não vai ser exceção. Vou como sempre dar o meu melhor para representar o meu país”.


Em Juniores, Gustavo do Canto, que conquistou um excelente 5º lugar em Quarteira, sente que “vai ser uma boa prova para testar a forma, rumo ao campeonato da europa”.

Para o técnico torrejano Paulo Antunes, que integra mais uma vez esta época, a equipa técnica que acompanhará a seleção nacional de triatlo, nesta deslocação à Turquia, “poderá ser uma boa jornada para o triatlo português. Será uma seleção composta por atletas Juniores e Elites uns com mais experiência que outros. Acredito que a seleção irá trazer medalhas para Portugal”.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas





Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com